A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Watchmen X Cavaleiro das Trevas

4 participantes

Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por ediv_diVad Seg Mar 12, 2012 9:25 pm

O que será que essas duas obras têm em comum?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



** CUIDADO: SPOILERS VIOLENTOS PARA AS DUAS OBRAS **

Bom, eu gosto de fazer analogias ou relações textuais entre obras, e algo que vem alimentando minha mente há algum tempo é sobre alguns pontos semelhantes encontrados em Watchmen (Alan Moore) e Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Returns - Frank Miller).

As duas foram publicadas na segunda metade da década de 80 e ambas fazem críticas diretas às políticas internacionais do Estado Americano. Eu não pesquisei mais a fundo para saber quais as relações entre os autores e se houve alguma “inspiração” de um para outro e quais os possíveis significados dessa interação. Mas aí vão as relações que eu identifiquei:

1 - Final de Guerra Fria e ameaça comunista, perigo do lançamento de armas nucleares de ambos os lados - o americano e soviético

2 - Presidentes reeleitos após grandes acontecimentos geopolíticos. Nixon se reelegeu após a vitória no Vietnã (Watchmen) e Ronald Reagan continua na presidência dos EUA (Cavaleiro)

3 - Aposentadoria dos "herois encapuzados", os vigilantes mascarados estão proibidos por lei e estão ou exilados, ou mortos, ou presos (com exceção do Super-Homem e Dr. Manhattan)

4 - População se questiona se os herois encapuzados seriam mais uma ameaça do que uma proteção à sociedade

5 - Aumento da criminalidade e a necessidade de ex-herois voltarem a combate-lo. Dreiberg (o Coruja II) e um Bruce Wayne há 10 anos aposentado recolocam a mascara e voltam para as ruas (necessidade de alguém fazer alguma coisa em defesa do cidadão comum)

6 - Presidente americano utiliza um super-heroi como arma em casos de guerra ou crises internacionais (Dr. Manhattan e Super-Homem)

7 - Um personagem tenta anular o superpoder de outro personagem. Em Watchmen, Ozymandias confunde a mente do Dr. Manhattan enquanto fabrica e teletransporta o monstro, em Cavaleiro, Batman utiliza armas especiais para derrotar o Super-homem (arma sônica, armadura ligada na energia eletrica, uma flecha com kryptonita sintetizada, etc.)


E voce Farrista, acha que essas semelhanças fazem sentido ou são coisas da minha cabeça?

Consegue identificar mais alguma similaridade? E o que você pensa a respeito dessas obras?

Será que existem mais obras da literatura, HQ ou cinema com temas e elementos semelhantes?


Última edição por ediv_diVad em Qui Mar 15, 2012 2:22 pm, editado 2 vez(es)

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por Questao Seg Mar 12, 2012 9:44 pm

para mim watchmen é mais profundo que isso,uma clara homenagem aos herois da charltom comics,já cavaleiros das trevas é uma critica a sociedade liberal esquerdista pelo direitista frank miller,usando o mesmo conflito entre o super homem (que serve ao governo) e batman (que vive a margem do governo),alem disso watchmen tambem vai atras da psicologia dos herois,seus fetiches e disturbios,alem de que os herois não são bideimensionais (como o superman),cavaleiro das trevas é uma hq bem focada,já watchmen cria todo um universo em apenas 12 edições usando como base o universo charlton criando algo novo(como planetary em suas 27 edições)

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por ediv_diVad Seg Mar 12, 2012 10:02 pm

Questao escreveu:para mim watchmen é mais profundo que isso,uma clara homenagem aos herois da charltom comics,já cavaleiros das trevas é uma critica a sociedade liberal esquerdista pelo direitista frank miller,usando o mesmo conflito entre o super homem (que serve ao governo) e batman (que vive a margem do governo),alem disso watchmen tambem vai atras da psicologia dos herois,seus fetiches e disturbios,alem de que os herois não são bideimensionais (como o superman),cavaleiro das trevas é uma hq bem focada,já watchmen cria todo um universo em apenas 12 edições usando como base o universo charlton criando algo novo(como planetary em suas 27 edições)
Bom, eu não tive a pretensão de resumir ou escrever um artigo completo sobre as obras ou investigar suas origens, muito pelo contrário, fiz recortes bem específicos sobre as semelhanças geopolíticas e sociais entre as duas, mas deixa ver se eu entendi, a sua resposta tá querendo dizer que tais analogias não existem?

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por Questao Seg Mar 12, 2012 10:04 pm

ediv_diVad escreveu:
Questao escreveu:para mim watchmen é mais profundo que isso,uma clara homenagem aos herois da charltom comics,já cavaleiros das trevas é uma critica a sociedade liberal esquerdista pelo direitista frank miller,usando o mesmo conflito entre o super homem (que serve ao governo) e batman (que vive a margem do governo),alem disso watchmen tambem vai atras da psicologia dos herois,seus fetiches e disturbios,alem de que os herois não são bideimensionais (como o superman),cavaleiro das trevas é uma hq bem focada,já watchmen cria todo um universo em apenas 12 edições usando como base o universo charlton criando algo novo(como planetary em suas 27 edições)
Bom, eu não tive a pretensão de resumir ou escrever um artigo completo sobre as obras ou investigar suas origens, muito pelo contrário, fiz recortes bem específicos sobre as semelhanças geopolíticas e sociais entre as duas, mas deixa ver se eu entendi, a sua resposta tá querendo dizer que tais analogias não existem?

elas existem pois falam da guerra fria,é que nem falar sobre a 2 guerra e falar sobre nazismo,hitler e campos de concentração,você pode fazer historia diferentes usando o mesmo periodo mas tem mensagens diferentes e conteudo diferente

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por ediv_diVad Seg Mar 12, 2012 10:13 pm

Questao escreveu:elas existem pois falam da guerra fria,é que nem falar sobre a 2 guerra e falar sobre nazismo,hitler e campos de concentração,você pode fazer historia diferentes usando o mesmo periodo mas tem mensagens diferentes e conteudo diferente
Como você distorce as coisas cara, em nenhum momento eu disse que são mensagens parecidas ou conteúdos parecidos, nem mesmo falei que a inspiração de um É a obra do outro, apenas separei elementos que são comuns, não só em relação à Guerra Fria, mas principalmente sobre a utilização de super-herois como arma pelo governo, presidentes reeleitos e a baixa popularidade dos herois, cuja função é questionada pela população.

Quer dizer, estou mais questionando do que afirmando, se tu acha que não tem nada a ver tais elementos, então morreu o assunto...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por Questao Seg Mar 12, 2012 10:45 pm

ediv_diVad escreveu:
Questao escreveu:elas existem pois falam da guerra fria,é que nem falar sobre a 2 guerra e falar sobre nazismo,hitler e campos de concentração,você pode fazer historia diferentes usando o mesmo periodo mas tem mensagens diferentes e conteudo diferente
Como você distorce as coisas cara, em nenhum momento eu disse que são mensagens parecidas ou conteúdos parecidos, nem mesmo falei que a inspiração de um É a obra do outro, apenas separei elementos que são comuns, não só em relação à Guerra Fria, mas principalmente sobre a utilização de super-herois como arma pelo governo, presidentes reeleitos e a baixa popularidade dos herois, cuja função é questionada pela população.

Quer dizer, estou mais questionando do que afirmando, se tu acha que não tem nada a ver tais elementos, então morreu o assunto...

me desculpe cara só disse a minha opinião afim de que você me falasse mais do que pensa que são parecidas,não queria distorcer ou ofender você

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por ediv_diVad Seg Mar 12, 2012 10:57 pm

Questao escreveu:me desculpe cara só disse a minha opinião afim de que você me falasse mais do que pensa que são parecidas,não queria distorcer ou ofender você
Não precisa pedir desculpa cara, você só precisa interpretar certinho o que eu tô querendo dizer... tá tudo nos 7 tópicos em negrito, e a situação de Guerra Fria é apenas UMA das características...

Lembrando que não são resumos das obras nem pretensões de elucidar suas origens (toda a comparação dos herois de Watchmen com os herois da Charlton eu já li na Edição Definitiva, mas o tópico não é sobre isso), claro que ambas são BEM mais profundas que isso, mas o que eu quis foi fomentar uma discussão de paralelos entre as duas obras e ver se existem mais pontos em comum.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por Questao Seg Mar 12, 2012 11:18 pm

ediv_diVad escreveu:
Questao escreveu:me desculpe cara só disse a minha opinião afim de que você me falasse mais do que pensa que são parecidas,não queria distorcer ou ofender você
Não precisa pedir desculpa cara, você só precisa interpretar certinho o que eu tô querendo dizer... tá tudo nos 7 tópicos em negrito, e a situação de Guerra Fria é apenas UMA das características...

Lembrando que não são resumos das obras nem pretensões de elucidar suas origens (toda a comparação dos herois de Watchmen com os herois da Charlton eu já li na Edição Definitiva, mas o tópico não é sobre isso), claro que ambas são BEM mais profundas que isso, mas o que eu quis foi fomentar uma discussão de paralelos entre as duas obras e ver se existem mais pontos em comum.

bom cara a numero 7 eu discordo,ozymandias queria matar o doutor e assim impedir que ele fosse efetivo contra seu plano depois ele tenta o papo da televisão e no final o doutor diz "nada nunca muda" sobre a pergunta de ozy se ele tinha conseguido salvar e mudar o mundo,já o batman queria apenas quebrar o superman e revelar um ponto antes de sua pseudo morte como martir para começar sua revolução afetando o super homem para que ele fosse questionar o governo

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por ediv_diVad Ter Mar 13, 2012 12:11 pm

Bom, tá certo o que tu escreveu, mas nada disso nega o fato de que nas duas histórias um heroi tenta anular o poder de um super-heroi.

E não é "nada nunca muda", é "nada chega ao fim".

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por Questao Ter Mar 13, 2012 12:47 pm

ediv_diVad escreveu:Bom, tá certo o que tu escreveu, mas nada disso nega o fato de que nas duas histórias um heroi tenta anular o poder de um super-heroi.

E não é "nada nunca muda", é "nada chega ao fim".

hauhuahua bom mas pela cara depre do ozy quando ele disse isso e o fato do rosharch ter mandado o diario ao jornal que iam publicar qualquer coisa,provavelmente vai foder tudo auhau

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por ediv_diVad Ter Mar 13, 2012 1:22 pm

Questao escreveu:
ediv_diVad escreveu:Bom, tá certo o que tu escreveu, mas nada disso nega o fato de que nas duas histórias um heroi tenta anular o poder de um super-heroi.
E não é "nada nunca muda", é "nada chega ao fim".
hauhuahua bom mas pela cara depre do ozy quando ele disse isso e o fato do rosharch ter mandado o diario ao jornal que iam publicar qualquer coisa,provavelmente vai foder tudo auhau
Sim, huahuah, eu to sempre pensando que grande merda vai acontecer depois daquilo...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por Batimá Ter Mar 13, 2012 8:59 pm

Não sei se estou certo, mais ambas as obras foram publicadas na mesma época e em alguns mesmos meses não ?
Batimá
Batimá
Farrista das "Árvores Somos Nozes"
Farrista das

Mensagens : 738
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 30
Localização : Algum Lugar de Gotham City

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por ediv_diVad Qua Mar 14, 2012 10:00 am

Batimá escreveu:Não sei se estou certo, mais ambas as obras foram publicadas na mesma época e em alguns mesmos meses não ?
Sim, ambas de 1986, já o mês eu não sei não...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por Hiena Qui Mar 15, 2012 1:34 am

A semelhança vem do fato das duas obras serem da mesma época e terem o foco na política internacional da época.

Um não influenciou o outro, eles apenas fizeram duas interpretações diferentes da mesma situação geopolítica.

Era uma corrida armamentista a analogia com o Super Homem e o Dr. Manhattan é obvia ambos eram as armas mais poderosas dos EUA, o nome Dr. Manhattan já diz tudo.
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1429
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen X Cavaleiro das Trevas Empty Re: Watchmen X Cavaleiro das Trevas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos