A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Delegado fica revoltado após Juiza negar a internação de menores traficantes

4 participantes

Ir para baixo

Delegado fica revoltado após Juiza negar a internação de menores traficantes Empty Delegado fica revoltado após Juiza negar a internação de menores traficantes

Mensagem por Questao Qui Abr 19, 2012 11:50 am

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Delegado fica revoltado após Juiza negar a internação de menores traficantes Empty Re: Delegado fica revoltado após Juiza negar a internação de menores traficantes

Mensagem por Convidado Qui Abr 19, 2012 12:50 pm

Outro lado
A juíza Ana Paula Gomes de Freitas, que determinou a liberação dos menores, justificou suas decisões apontando que só existe três possibilidades para decretar a internação: casos de grave ameaças (homicídios, estupros, roubos); aplicação de medidas socieducativas diferentes da internação e que acabem não sendo cumpridas ou nos casos de reiteração de condutas infracionais (seja qual fora a gravidade).
"Só pode internar adolescente que pratica tráfico de drogas, dando exemplo, no caso de reiteração de ato infrancional. E o Superior Tribunal de Justiça diz o seguinte, e serve para todos os juízes do país, que a reiteração desses atos infracionais não é uma simples reincidência. Reincidência é o adolescente que cometeu o ato infrancional e teve uma sentença condenando ele por aquele ato", destacou. "Se há alguma prova no processo que ele responda qualquer procedimento, seja ele na delegacia ou já tenha vindo para o fórum, eu considero aquilo um ato infracional apto a ser somado com outro para que seja considerado uma reiteração", acrescentou.
No caso dos envolvidos, a juíza apontou que não havia a declaração de que os menores já tinham cometido algum ato infracional. "O que eu tinta nos autos para decidir: veio o auto de prisão, auto de apreensão com declarações das testemunhas e das pessoas apreendidas, além disso boletim de ocorrência da subscrito pela Polícia Militar. Se naquele procedimento o senhor delegado não encaminhou nada dizendo que aqueles três adolescentes, ou qualquer um deles, fosse reiterador da prática de ato infracional eu não poderia, sob pena de ferir o estatuto da criança e do adolescente, decretar a internação daqueles adolescentes", apontou.
Conforme a juíza, os itens apreendidos servirão para análise de julgamento. " Aquilo é mérito que vou ter que analisar para fins de julgamento, condenação ou absolvição. Aquilo não deve servir para eu decidir se devem [os adolescentes] responder em liberdade ou serem internados", enfatizou. "O juiz tem responsabilidade sob internação e pode responder sobre isso", ponderou.
Em relação ao depoimento do delegado, a juíza apontou foi "muito temerário" e que pode fomentar a prática de crimes. "Talvez, no calor da emoção, não tenha sido a intenção mas há o grande risco de ter se incitado os menores a praticar crimes. É obrigação dele continuar investigando e prendendo. É obrigação dele e da Polícia Civil", acrescentou. Segundo ela, a população deve continuar procurando à polícia.
A juíza destacou acreditar que o delegado tenha falado da suspensão das prisões em momento de "exaltação", porém, se acontecer, seja por parte de delegado ou de investigadores, o caso deve ser denunciado ao Ministério Público. "Repito, não acreditamos que não vá acontecer, mas o delegado e os respectivos policiais que se recusarem a atender a população, a proceder uma investigação, estarão cometendo um crime chamado prevaricação", finalizou.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Convidado
Convidado

Delegado fica revoltado após Juiza negar a internação de menores traficantes Empty Re: Delegado fica revoltado após Juiza negar a internação de menores traficantes

Mensagem por Questao Qui Abr 19, 2012 1:09 pm

resumindo quem vai se ferrar é o delegado qualquer coisa auhaua

serio eu ja pensei em ser delegado mas por essas e outras que eu nunca vou ser,a juiza pode colocar em internação ao seu livre convecimento qualquer maior de 12 anos e menor de 18 que tenha cometido ato infracional

Art. 103 do ECA. Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal.

mas ai fica a criterio da juiza que tipo de medida socio educativa vai ser aplicada,nesse caso pelo bom senso seria a internação do menor ou prestação a comunidade,eu posso entender a frustração do delegado que ve casos assim todo os dias,mas a reforma do processo penal agora vai rever esses criterios todos,vai ser mandada ao congresso nacional que vai decidir (quando eu não sei,talvez depois da copa) tem muitos assuntos polemicos como a internação obrigatoria em certos tipos de crime

Para os adolescentes de 12 a 18 anos aplicam-se outras medias partindo do que dispõem o Art. 106: "Nenhum adolescente será privado de sua liberdade senão em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente." Desta forma, ao se verificar a prática do ato-infracional pelo adolescente, a autoridade competente poderá aplicar as seguintes medidas:

Art. 112 do ECA

I - advertência;

II - obrigação de reparar o dano;

III - prestação de serviços à comunidade;

IV - liberdade assistida;

V - inserção em regime de semi-liberdade;

VI - internação em estabelecimento educacional

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao

Mensagem por Convidado Qui Abr 19, 2012 1:39 pm

Pois é, entendo total o delegado,e tbm ficaria frustrada e desgostosa do trabalho, mas ele pode ter se deixado levar um pouco, falar que não vai pegar menor agora pode realmente incitar mais a violência. Bandido adora ser colocado em holofote, esses caras agora devem estar se sentindo o máximo.

Aí vc pensa: tá manda eles p a Febem. Só que lá é tão tosco quanto deixar os caras soltos.

Convidado
Convidado

Mensagem por Questao Qui Abr 19, 2012 1:48 pm

fabiola_a9 escreveu:Pois é, entendo total o delegado,e tbm ficaria frustrada e desgostosa do trabalho, mas ele pode ter se deixado levar um pouco, falar que não vai pegar menor agora pode realmente incitar mais a violência. Bandido adora ser colocado em holofote, esses caras agora devem estar se sentindo o máximo.

Aí vc pensa: tá manda eles p a Febem. Só que lá é tão tosco quanto deixar os caras soltos.

bom fabiola as instituições para menores tem uma porcentagem de pessoas (eu sei que é pequena) que aprende com os delitos e programas de reabilitação que funcionam com algumas pessoas,ao contrario do que era a antiga febem,mas espero que essas coisas mudem,ouvi dizer que o MP queria entrar com uma ação contra o delegado por difamação a juiza,ja que expor sua opinião pessoal sobre uma prisão não é crime,espero que não façam isso

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao

Mensagem por Chusma Qui Abr 19, 2012 2:52 pm

Pra mim o que o cara queria era chamar atenção para o problema. Duvido que ele deu ordens para isso mesmo. Mas vai acabar pagando caro, pois não se pode falar publicamente uma coisa dessas (mesmo se pudesse, o caro ia acabar se ferrando, pois a opinião pública iria detonar a juiza, que iria querer dar o troco depois).

Quanto ao "incitar mais a violência", não concordo. Os jovens bandidos sabem que, no fim, nada de sério de fato acontecem com ele no que diz respeito às leis.

O que eu faria com esses vermes, vagabundo abaixos dos 18? Se eu falar, me chamam de fascista.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagem por Jamm Qui Abr 19, 2012 3:00 pm

Chusma escreveu:

O que eu faria com esses vermes, vagabundo abaixos dos 18? Se eu falar, me chamam de fascista.

Sinta-se à vontade pra falar. like
Jamm
Jamm

Mensagem por Quero Café Qui Abr 19, 2012 3:18 pm

O negócio é que quando se trata de questões envolvendo menores poucas pessoas conseguem ser científicas e desapaixonadas.
Há de um lado os datenescos que representavam a ordem antiga sobre o assunto e os madre-teresa-de-calcutá de outro lado que andam com o ECA debaixo do braço e são cegos a qualquer discussão séria sobre o assunto.
É um absurdo esse instituto que prevê que o menor de idade não comete crime e sim ato infracional análogo ao crime. Isso é um verdadeiro estímulo para a criminalidade e impunidade além de acabar servindo na prática para o aliciamento de menores por parte de bandidos maiores.
A menor idade talvez devesse ser considerada somente para cálculo de pena, sistema de progressa de regime e diminuição da pena e para comprimento de pena em instituição própria.
O problema é que o Direito e a política brasileira ainda são "viuvinhas" do 64.
Todo mundo ficou com medo do exército, da polícia, há muita legislação simbólica e há muita demagogia e muita pieguice no nosso país.
Tortura e injustiça são obviamente abominações que se deve repelir com intolerância no sentido Bobbiano, mas não se pode esquecer de que não se pode deixar de ter a devida energia com situações que o mereçam.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagem por Questao Qui Abr 19, 2012 5:06 pm

Hal 9000 escreveu:O negócio é que quando se trata de questões envolvendo menores poucas pessoas conseguem ser científicas e desapaixonadas.
Há de um lado os datenescos que representavam a ordem antiga sobre o assunto e os madre-teresa-de-calcutá de outro lado que andam com o ECA debaixo do braço e são cegos a qualquer discussão séria sobre o assunto.
É um absurdo esse instituto que prevê que o menor de idade não comete crime e sim ato infracional análogo ao crime. Isso é um verdadeiro estímulo para a criminalidade e impunidade além de acabar servindo na prática para o aliciamento de menores por parte de bandidos maiores.
A menor idade talvez devesse ser considerada somente para cálculo de pena, sistema de progressa de regime e diminuição da pena e para comprimento de pena em instituição própria.
O problema é que o Direito e a política brasileira ainda são "viuvinhas" do 64.
Todo mundo ficou com medo do exército, da polícia, há muita legislação simbólica e há muita demagogia e muita pieguice no nosso país.
Tortura e injustiça são obviamente abominações que se deve repelir com intolerância no sentido Bobbiano, mas não se pode esquecer de que não se pode deixar de ter a devida energia com situações que o mereçam.
like

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo