Mas afinal, o que é inteligência? (Isaac Asimov)
5 participantes
Página 1 de 1
Mas afinal, o que é inteligência? (Isaac Asimov)
(por Isaac Asimov)
Quando eu estava no exército, fiz um teste de aptidão, solicitado a todos os soldados, e consegui 160 pontos.
A média era 100.
Ninguém na base tinha visto uma nota dessas e durante duas horas eu fui o assunto principal.
(Não significou nada – no dia seguinte eu ainda era um soldado raso da KP – Kitchen Police)
Durante toda minha vida consegui notas como essa, o que sempre me deu uma ideia de que eu era realmente muito inteligente. E eu imaginava que as outras pessoas também achavam isso.
Porém, na verdade, será que essas notas não significam apenas que eu sou muito bom para responder um tipo específico de perguntas acadêmicas, consideradas pertinentes pelas pessoas que formularam esses testes de inteligência, e que provavelmente têm uma habilidade intelectual parecida com a minha?
Por exemplo, eu conhecia um mecânico que jamais conseguiria passar em um teste desses, acho que não chegaria a fazer 80 pontos. Portanto, sempre me considerei muito mais inteligente que ele.
Mas, quando acontecia alguma coisa com o meu carro e eu precisava de alguém para dar um jeito rápido, era ele que eu procurava. Observava como ele investigava a situação enquanto fazia seus pronunciamentos sábios e profundos, como se fossem oráculos divinos.
No fim, ele sempre consertava meu carro.
Então imagine se esses testes de inteligência fossem preparados pelo meu mecânico.
Ou por um carpinteiro, ou um fazendeiro, ou qualquer outro que não fosse um acadêmico.
Em qualquer desses testes eu comprovaria minha total ignorância e estupidez. Na verdade, seria mesmo considerado um ignorante, um estúpido.
Em um mundo onde eu não pudesse me valer do meu treinamento acadêmico ou do meu talento com as palavras e tivesse que fazer algum trabalho com as minhas mãos ou desembaraçar alguma coisa complicada eu me daria muito mal.
A minha inteligência, portanto, não é algo absoluto mas sim algo imposto como tal, por uma pequena parcela da sociedade em que vivo.
Vamos considerar o meu mecânico, mais uma vez.
Ele adorava contar piadas.
Certa vez ele levantou sua cabeça por cima do capô do meu carro e me perguntou:
“Doutor, um surdo-mudo entrou numa loja de construção para comprar uns pregos. Ele colocou dois dedos no balcão como se estivesse segurando um prego invisível e com a outra mão, imitou umas marteladas. O balconista trouxe então um martelo. Ele balançou a cabeça de um lado para o outro negativamente e apontou para os dedos no balcão. Dessa vez o balconista trouxe vários pregos, ele escolheu o tamanho que queria e foi embora. O cliente seguinte era um cego. Ele queria comprar uma tesoura. Como o senhor acha que ele fez?”
Eu levantei minha mão e “cortei o ar” com dois dedos, como uma tesoura.
“Mas você é muito burro mesmo! Ele simplesmente abriu a boca e usou a voz para pedir”
Enquanto meu mecânico gargalhava, ele ainda falou:
“Tô fazendo essa pegadinha com todos os clientes hoje.”
“E muitos caíram?” perguntei esperançoso.
“Alguns. Mas com você eu tinha certeza absoluta que ia funcionar”.
“Ah é? Por quê?”
“Porque você tem muito estudo doutor, sabia que não seria muito esperto”
E algo dentro de mim dizia que ele tinha alguma razão nisso tudo.
(tradução livre do original “What is inteligence, anyway?”)
Re: Mas afinal, o que é inteligência? (Isaac Asimov)
Isto se verifica nas escolas. O aluno vai mal nas humanas, mas arrasa nas exatas.
Convidado- Convidado
Canino escreveu:Isto se verifica nas escolas. O aluno vai mal nas humanas, mas arrasa nas exatas.
É...xD
Também, penso assim...Quando algum amigo meu me fala que é burro ou fala que sou mais inteligente que ele ou vice-versa, eu sempre falo assim ''Isso não tem anda haver, eu posso saber mais que tu em certo assunto, e tu vai saber mais que eu em outro assunto''...a Inteligência é relativa....xD
Christopher...Pekneo- Farrista das mil e uma noites
Acredito que exista essa diferença de "tipo" de conhecimento, mas também acredito que existem pessoas mais inteligentes que outras.
Também acho que capacidade de memorização tem tudo a ver com inteligência.
O incentivo em crianças no desenvolvimento do sistema nervoso vai refletir fortemente em um adulto mais inteligente. Já se sabe que uma maior quantidade de conexões nervosas permite uma melhor capacidade de inteligência e abstração.
O incentivo em crianças no desenvolvimento do sistema nervoso vai refletir fortemente em um adulto mais inteligente. Já se sabe que uma maior quantidade de conexões nervosas permite uma melhor capacidade de inteligência e abstração.
Mogur escreveu:Acredito que exista essa diferença de "tipo" de conhecimento, mas também acredito que existem pessoas mais inteligentes que outras.
Sim, isso...Inteligência tem tudo haver com memória...Uma pessoa com mais facilidade de lembrar das coisas, que aprendeu, estudou e teve um certo contato com tal assunto, sempre vai ter uma capacidade melhor...
E inteligência, só adquire quem quer....
Christopher...Pekneo- Farrista das mil e uma noites
exemplo de inteligencia de uma menina de 2 anos.
Clique para ver a Duda Teclando
Clique para ver a Duda Teclando
Jotaranha- Farrista Zumbizando Serelepe
Vivo a dizer isso.
Mestrado, doutorado, conhecimento acadêmico, não nos faz inteligentes.
Mestrado, doutorado, conhecimento acadêmico, não nos faz inteligentes.
Convidado- Convidado
Acho que inteligência não tem tanto a ver com conhecimento, ou educação ou memória ou com a forma de utilizar esses componentes, mas com a vontade da pessoa em faze-lo.
Todas as pessoas "burras" que conheço apenas se recusam a refletir sobre o assunto ou achar uma solução, POIS é MUITO mais fácil passar o problema (ou esperar alguém para passa-lo) para outro e principalmente fugir da responsabilidade de assumir uma posição (ou pior poder ter suas certezas de vida encaradas como não perfeitas).
Eu mesmo sou "burro" em exatas por preguiça e falta de vontade (ou até má vontade) de querer me esforçar em assimilar todos os conceitos e embasamento necessário para entender a linha de raciocínio da área.
Todas as pessoas "burras" que conheço apenas se recusam a refletir sobre o assunto ou achar uma solução, POIS é MUITO mais fácil passar o problema (ou esperar alguém para passa-lo) para outro e principalmente fugir da responsabilidade de assumir uma posição (ou pior poder ter suas certezas de vida encaradas como não perfeitas).
Eu mesmo sou "burro" em exatas por preguiça e falta de vontade (ou até má vontade) de querer me esforçar em assimilar todos os conceitos e embasamento necessário para entender a linha de raciocínio da área.
Victor Pax- Farrista já viciei...
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos