A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

4 participantes

Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Convidado Dom Jun 13, 2010 12:20 pm

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sugere uma ligação entre as populares novelas da TV Globo e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas.

Na pesquisa, foi feito um cruzamento de informações extraídas de censos nos anos 70, 80 e 90 e dados sobre a expansão do sinal da Globo - cujas novelas chegavam a 98% dos municípios do país na década de 90.

Segundo os autores do estudo, Alberto Chong e Eliana La Ferrara, "a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Globo se torna disponível" nas cidades do país.

Além disso, a pesquisa descobriu que esse efeito é mais forte em municípios menores, onde o sinal é captado por uma parcela mais alta da população local.

Instrução

Os resultados sugerem que essas áreas apresentaram um aumento de 0,1 a 0,2 ponto percentual na porcentagem de mulheres de 15 a 49 anos que são divorciadas ou separadas.

"O aumento é pequeno, mas estatisticamente significativo", afirmou Chong.

Os pesquisadores vão além e dizem que o impacto é comparável ao de um aumento em seis vezes no nível de instrução de uma mulher. A porcentagem de mulheres divorciadas cresce com a escolaridade.

O enredo das novelas freqüentemente inclui críticas a valores tradicionais e, desde os anos 60, uma porcentagem significativa das personagens femininas não reflete os papéis tradicionais de comportamento reservados às mulheres na sociedade.

Foram analisadas 115 novelas transmitidas pela Globo entre 1965 e 1999. Nelas, 62% das principais personagens femininas não tinham filhos e 26% eram infiéis a seus parceiros.

Nas últimas décadas, a taxa de divórcios aumentou muito no Brasil, apesar do estigma associado às separações. Isso, segundo os pesquisadores, torna o país um "caso interessante de estudo".

Segundo dados divulgados pela ONU, os divórcios pularam de 3,3 para cada 100 casamentos em 1984 para 17,7 em 2002.

"A exposição a estilos de vida modernos mostrados na TV, a funções desempenhadas por mulheres emancipadas e a uma crítica aos valores tradicionais mostrou estar associada aos aumentos nas frações de mulheres separadas e divorciadas nas áreas municipais brasileiras", diz a pesquisa.

fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/01/090130_noveladivorciobrasil_np_tc2.shtml

AHAHAHA cara isso pode até ser verdade, mas achei mto engraçado!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Convidad Dom Jun 13, 2010 10:54 pm

"a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Globo se torna disponível"

Só essa frase me fez ler o resto da notícia, rs. Foi uma das mais bizarras que eu já li. A Globo, além de alienar o espectador, ainda acaba com seus relacionamentos amorosos. Que vergonha de emissora, rs.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Questao Dom Jun 13, 2010 10:59 pm

é faz sentido...
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Convidad Dom Jun 13, 2010 11:18 pm

agora conta uma novidade...
eu acho que o buraco é bem mais embaixo, a novela em si não tem o poder pra tanto, mas se somarmos à situação em que essas mulheres vivem e/ou foram criadas aí sim fica interessante o estudo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Convidad Dom Jun 13, 2010 11:30 pm

Enquanto isso nos municípios menores...

" -Vem pra cama..."
"-Agora não, estou vendo a novela..."

Laughing Laughing

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Koppe Seg Jun 14, 2010 2:07 am

Quem disse que isso é uma coisa ruim? Talvez as mulheres do interior estejam aprendendo que não precisam ficar amarradas a um cara pelo resto da vida só porque casaram com ele. Se não prestar, pé na bunda e a fila anda.

Nem tudo que a Globo faz é ruim só por ser dela. Imaginem se ela fizesse novelas copiando as mexicanas (como faz o SBT), com cenários que parecem lojas de antigüidades, mocinhas ingênuas que vêm do interior e se apaixonam por homens ricos e passam a ser perseguidas pelas ex-namoradas e mães desses, tramas centradas em famílias ricas que se consideram superiores por causa do sobrenome... não ia ser pior ainda?
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Convidad Seg Jun 14, 2010 8:51 am

esfinge e nonola escreveu:(...) a novela em si não tem o poder pra tanto(...)

Não sei não, esfinge e nonola... não sei não...

É só aparecer um corte de cabelo da protagonista; é só aparecer um cosmético; é só aperecer uma roupa - ou estilo; é só aparecer um adorno diferente; é só aparecer uma musiquinha sentimentalzinha; é só... etc etc etc... que a mulherada no minuto seguinte mesmo já inunda a central da empresa com mensagens pedindo informações; no dia seguinte já estão entupindo as lojas para procurar pelos apetrechos; na primeira oportunidade que têm vão aos salões para moldarem seus cabelos aos "modelitchus" mostrados... Achar que, até mesmo só subconscientemente, isso não iria afetar seu estado de espírito para com seu cônjuge acho que é minimizar demais os efeitos que esses produtos têm sobre a mente e a sensibilidade, principalmente, feminina.
Ela vê o cara garanhão, romântico, rico, extrovertido, energético, inteligente, chique, "multidisciplinar" (rsrsrs), sempre arrumado (nunca de cueca samba-canção), cheiroso (não fedido, depois do joguinho de futebol do fim de semana - ou remelento e bafudo ao acordar), talentoso, dedicado etc acha que merece uma "coisa" melhor do que aquela com quem está dividindo a vida! Ela acha (como já escrevi, mesmo que só subconscientemente) que o homem perfeito da novela está lhe esperando em algum lugar ali fora... Em vão!!! Esse homem só existe na cabeça dos autores dessas tramas açucaradas. (É só lembrar que muitos dos atores que fazem esses galãs têm uma vida - real - para lá de tumultuada!!!)

Depois de cada capítulo, elas deveriam assistir a um episódio de programas tipo "troca de famílias" para dar (em alguns casos, claro) valor ao que tem em casa! (rsrsrsrs)

Agora, só para pôr lenha na fogueira, lembremos aos homens que as "tchutchucas" e boazudas de plantão, via de regra, também são só isso e parem de diminuir as companheiras com as quais vivem. Tratem-nas como as protagonistas da família, tratem-nas como estrelas da sua vida real e, tenho certeza, essas separações diminuirão!

Como canta Grace Jones, "I'm not perfect (but i'm perfect for you)".

[]'s
;-P

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Convidad Seg Jun 14, 2010 9:02 am

Koppe escreveu:(...)Nem tudo que a Globo faz é ruim só por ser dela. Imaginem se ela fizesse novelas copiando as mexicanas (como faz o SBT) (...) não ia ser pior ainda?


Concordo, Koppe. Mas coisas maiores sempre tendem a fazer estragos maiores... A extensão do mal é, via de regra, proporcional ao tamanho e poder do elemento que produz esse mal.

Mas concordo com você e acrescento: onde houver novelas açucaradas - sejam elas mexicanas ou brasileiras, sejam de qualidade ou inferiores, sejam looooongas ou curtas, sejam... mexerão, sempre, em um grau ou outro - mas principalmente - com o imaginário feminino!

[]'s
;-P

(Aí, pessoal, é o que eu acho; mas não sou dono de verdade alguma além da minha! []'s)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Convidad Seg Jun 14, 2010 6:26 pm

Gzork escreveu:
Koppe escreveu:(...)Nem tudo que a Globo faz é ruim só por ser dela. Imaginem se ela fizesse novelas copiando as mexicanas (como faz o SBT) (...) não ia ser pior ainda?


Concordo, Koppe. Mas coisas maiores sempre tendem a fazer estragos maiores... A extensão do mal é, via de regra, proporcional ao tamanho e poder do elemento que produz esse mal.

Mas concordo com você e acrescento: onde houver novelas açucaradas - sejam elas mexicanas ou brasileiras, sejam de qualidade ou inferiores, sejam looooongas ou curtas, sejam... mexerão, sempre, em um grau ou outro - mas principalmente - com o imaginário feminino!

[]'s
;-P

(Aí, pessoal, é o que eu acho; mas não sou dono de verdade alguma além da minha! []'s)

Exatamente, concordo.
As proporções não ficam apenas nisso, muito pelo contrário, elas tendem, de acordo com o tempo, a ficarem bem maiores, atingindo outros fatores. Dificilmente a coisa para por aí. Foi interessante o que disseram, mas claro, se isso se mantivesse apenas nesse sentido.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por L.Anne Seg Jun 14, 2010 6:39 pm

Por mim, novelas seriam extintas.
Nenhuma presta. Não tem valores morais.
Não ensinam nada de útil.
Lixo televisivo.
L.Anne
L.Anne
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Convidad Seg Jun 14, 2010 11:31 pm

Gzork escreveu:
esfinge e nonola escreveu:(...) a novela em si não tem o poder pra tanto(...)

Não sei não, esfinge e nonola... não sei não...

É só aparecer um corte de cabelo da protagonista; é só aparecer um cosmético; é só aperecer uma roupa - ou estilo; é só aparecer um adorno diferente; é só aparecer uma musiquinha sentimentalzinha; é só... etc etc etc... que a mulherada no minuto seguinte mesmo já inunda a central da empresa com mensagens pedindo informações; no dia seguinte já estão entupindo as lojas para procurar pelos apetrechos; na primeira oportunidade que têm vão aos salões para moldarem seus cabelos aos "modelitchus" mostrados... Achar que, até mesmo só subconscientemente, isso não iria afetar seu estado de espírito para com seu cônjuge acho que é minimizar demais os efeitos que esses produtos têm sobre a mente e a sensibilidade, principalmente, feminina.
Ela vê o cara garanhão, romântico, rico, extrovertido, energético, inteligente, chique, "multidisciplinar" (rsrsrs), sempre arrumado (nunca de cueca samba-canção), cheiroso (não fedido, depois do joguinho de futebol do fim de semana - ou remelento e bafudo ao acordar), talentoso, dedicado etc acha que merece uma "coisa" melhor do que aquela com quem está dividindo a vida! Ela acha (como já escrevi, mesmo que só subconscientemente) que o homem perfeito da novela está lhe esperando em algum lugar ali fora... Em vão!!! Esse homem só existe na cabeça dos autores dessas tramas açucaradas. (É só lembrar que muitos dos atores que fazem esses galãs têm uma vida - real - para lá de tumultuada!!!)

Depois de cada capítulo, elas deveriam assistir a um episódio de programas tipo "troca de famílias" para dar (em alguns casos, claro) valor ao que tem em casa! (rsrsrsrs)

Agora, só para pôr lenha na fogueira, lembremos aos homens que as "tchutchucas" e boazudas de plantão, via de regra, também são só isso e parem de diminuir as companheiras com as quais vivem. Tratem-nas como as protagonistas da família, tratem-nas como estrelas da sua vida real e, tenho certeza, essas separações diminuirão!

Como canta Grace Jones, "I'm not perfect (but i'm perfect for you)".

[]'s
;-P

Acho que voce se esqueceu de ler o resto da frase... é por isso que eu falei que deve se somar a realidade de cada mulher. Como o koppe falou, talvez as mulheres estejam finalmente saindo da cozinha e ocupando os demais cômodos da casa. Mas é sempre bom salientar que cada caso é um caso... O estudo foi muito restrito e não atentou para outros fatores sociais e culturais.

Disse e repito a novela em si não tem poder pra tanto, dizer que uma novela pode afetar é o mesmo que dizer que games violentos transformam as crianças em futuros criminosos. Deve-se avaliar o contexto em que se inseriu aquela novela, a condição psicologica, social e cultural daquela mulher alvo do estudo. As pessoas não são todas iguais, cada uma vivenciou fatos que lhe renderam uma experiencia diferenciada, portanto, para se avaliar o efeito do impacto de algum programa televisivo é necessario levar em consideração esse fator.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Convidad Ter Jun 15, 2010 1:54 am

A TV muda a sociedade, é Claro... Principalmente a emissora que 90% da população assiste... Antes do Faustão, as pessoas não falavam algumas palavras em publico, só entre amigos ou um bar ( A maioria dos freqüentares eram homens...) Hoje é comum vermos até uma senhora idosa falando: bacaca, sacanagem, viado e etc... O homossexualismo era dentro das casas, não nas ruas, shopping, e praias... Desde que virou tema nas novelas, hoje é comum... Nas novelas tudo é muito novo, não tem sofá rasgado, geladeira enferrujada, A pintura das paredes é nova, os moveis são novos... Os personagens só usam roupas novas, não tem camisas ou calças desbotadas ou surradas, e não importa se o personagem é rico ou podre... Os carros são novos ou muito bem conservados, não tem amassado ou ferrugem... TODAS novelas tem um, ou uma família Rica... As empregadas domesticas usam uniformes, Eu só vejo isso nas novelas ou filmes... Famílias pobres, ou desempregadas moram de frente da praia, escola é particular, para todos, só na novela... Todos vão se dar bem no final, vai casar, ficar rico e viver feliz para sempre... Esse sonho dourado é vendido para todos, indempente da razão, do estudo ou da profissão... Essa vida de plástico, contra a vida real não tem comparação... Quem vê a novela acha que o mundo é assim, e quer uma casa, carro, móveis, eletrodoméstico, roupas, mulher/homem para ele (a)... Por isso as favelas, o crime, e a prostituição estão crescendo... Neutral


Última edição por Dimitris em Qua Jun 16, 2010 3:23 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Convidado Ter Jun 15, 2010 4:25 pm

L.Anne escreveu:Por mim, novelas seriam extintas.
Nenhuma presta. Não tem valores morais.
Não ensinam nada de útil.
Lixo televisivo.

Surprised Concordo ! Em GÊNERO, NÚMERO E GRAU.
Há zilhões - mas BOTA ZILHÃO nisso ! - de anos, ñ vejo novela de ESPÉCIE ALGUMA, seja no canal q for e absolutamente sinto qq falta ! Na verdade, me dah um mal estar, se acaso PRECISO ficar olhando pedaços de alguma, q usualmente "tenho um treco" e ñ fico ateh o final: s/ apelação, CAIO FORA ! Detesto novela, qq uma !
... e se acaso Ñ SER FEMININA eh ñ gostar de novela, da Bobo ou ñ, ENTÃO ACHO Q SOU CASO DE ESTUDO, pois me acho ULTRA feminina (e ñ sou apenas eu q julgo, podem ter certeza !), a despeito das tais NOVELAS !
Laughing


[

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Convidado Ter Jun 15, 2010 4:28 pm

... DIGO, " a despeito de ñ assistir NENHUMA novela" (jah chega a da m/ vida, rsrssrsr... dessa, ñ tenho, ñ posso, ñ tenho pretensão de escapar... Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Goris Sáb Jun 19, 2010 4:07 pm

Então, se eu aumentar a qualidade da banda larga da Internet num país, aumento a riqueza dele em tantos porcento, mas se eu mostrar dia-a-dia durante meses e meses que traição é normal (como na última novela que todo mundo traia todo mundo) a pessoa média (aquela que não tem formação definida) não vai achar normal fazer o que todo mundo faz e trair?

Acho a relação bem interessante e visível.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil Empty Re: Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos