MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
+8
Mogur
Goris
ghmartins
Questao
Mononoke Hime
Hiena
Chusma
Brainiac
12 participantes
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Brainiac escreveu:Hiena escreveu:
Mas me senti duplamente ofendido neste tópico, primeiro com o autor do texto e segundo com Brainiac me mandando estudar português...
Brainiac, me desculpe por ter respondido seu post em um momento de impulso.
Que nada , pode responder, o objetivo de voces é discutir o assunto, o meu é sacanear todo mundo.
Ok, retiro minhas desculpas... agora vê se para de ficar lendo besteiras na internet, o site onde você encontrou esse texto até parece evangélico, tamanho é o esforço dele em converter pessoas ao ateísmo...
Hiena- Farrista das mil e uma noites
- Mensagens : 1431
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Chusma escreveu:Parece que a cota veio pra ser 'solução' mesmo, pq em vez de melhorarem o ensino de base estão é arrumando maneiras de piorarem a situção ainda mais...
Afirmação P.E.R.F.E.I.T.A.!!!!
Victor Pax- Farrista já viciei...
- Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Isso não passa de armação para diminuir o número de docentes e assim poder reduzir os gastos em educação pública, além de propagar o obscurantismo que beneficia as elites e os políticos corruptos.
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Bingo.zkrk escreveu:Isso não passa de armação para diminuir o número de docentes e assim poder reduzir os gastos em educação pública, além de propagar o obscurantismo que beneficia as elites e os políticos corruptos.
Manter o povo na iNgnorância? Teórico da Conspiração detected...
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
ediv_diVad escreveu:Bingo.zkrk escreveu:Isso não passa de armação para diminuir o número de docentes e assim poder reduzir os gastos em educação pública, além de propagar o obscurantismo que beneficia as elites e os políticos corruptos.
Manter o povo na iNgnorância? Teórico da Conspiração detected...
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
ediv_diVad escreveu:Bingo.zkrk escreveu:Isso não passa de armação para diminuir o número de docentes e assim poder reduzir os gastos em educação pública, além de propagar o obscurantismo que beneficia as elites e os políticos corruptos.
Manter o povo na iNgnorância? Teórico da Conspiração detected...
na verdade não... eu tenho sempre comigo que no Brasil nossas elites e classe política (sendo que muitos membros pertencem a ambas simultaneamente) possuem algo como "o obscurantismo como projeto", voltado a manutenção do poder e do status quo atual, independente de se aleijar o país economicamente e dos graves problemas sociais.
Já leu "O Analfabeto Político" de Bertold Brecht? Basicamente nossa população é formada por analfabetos políticos e "proles" (como a descrição dos proles em "1984" de George Orwell)
Sobre os proles de "1984":
The proles constitute 85% of the population. They receive little education, work at jobs in which tough physical labour is the norm, live in poverty (but qualitatively richer than the Outer Party members with regard to certain freedoms inherent to their relative anonymity), and usually die by the age of sixty.
TRADUÇÃO LIVRE: Os proles constituem 85% da população. Recebem pouca instrução/ educação formal, trabalham em empregos onde a norma é o esforço braçal/ físico, vivem na pobreza (mas qualitativamente ricos que os membros do Partido Externo devido ao fato de sua relativa anonimidade) e usualmente morrem pela idade de 60.
Bem... aqui no Brasil, a desigualdade de renda e a má distribuição da riqueza são a norma (semelhante ao que ocorre na Índia) e se não temos mais um índice de pobreza de 85%, isso não significa que não seja algo que já não tenha ocorrido. No mais, acredito que nossos índices atuais são maquiados e mesmo artificiais (pois se retirássemos o assistencialismo barato e politiqueiro das "Bolsas famílias" e correlatos, a quantidade de pessoas que despencariam para baixo da linha da pobreza seria imensa); o ensino público é de qualidade pífia, em especial devido a falta de verbas e péssima infraestrutura; quem é professor de escola pública também pode corroborar com a parte que fala de trabalhadores braçais... a esmagadora maioria dos alunos que saem das escolas públicas se tornam trabalhadores não-especializados e vão exercer tarefas simples, repetitivas e braçais (os típicos empregos que se trabalha muito, recebe pouco e se é mandado embora com facilidade, pois tem muita "peça de reposição" disponível desempregada).
A principal diferença é que a média de vida no brasil subiu (72 anos atualmente, se não me engano), mas isso varia muito de localidade a localidade e da posição social que se ocupe, sendo que em regiões pobres a expectativa de vida é BEM mais baixa, mas não faz muito tempo e ela estava na casa dos 60 mesmo.
Quem me dera o que eu falei tivesse sido uma mera "teoria da conspiração"...
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
zkrk escreveu:ediv_diVad escreveu:Bingo.zkrk escreveu:Isso não passa de armação para diminuir o número de docentes e assim poder reduzir os gastos em educação pública, além de propagar o obscurantismo que beneficia as elites e os políticos corruptos.
Manter o povo na iNgnorância? Teórico da Conspiração detected...
na verdade não... eu tenho sempre comigo que no Brasil nossas elites e classe política (sendo que muitos membros pertencem a ambas simultaneamente) possuem algo como "o obscurantismo como projeto", voltado a manutenção do poder e do status quo atual, independente de se aleijar o país economicamente e dos graves problemas sociais.
Já leu "O Analfabeto Político" de Bertold Brecht? Basicamente nossa população é formada por analfabetos políticos e "proles" (como a descrição dos proles em "1984" de George Orwell)
Sobre os proles de "1984":
The proles constitute 85% of the population. They receive little education, work at jobs in which tough physical labour is the norm, live in poverty (but qualitatively richer than the Outer Party members with regard to certain freedoms inherent to their relative anonymity), and usually die by the age of sixty.
TRADUÇÃO LIVRE: Os proles constituem 85% da população. Recebem pouca instrução/ educação formal, trabalham em empregos onde a norma é o esforço braçal/ físico, vivem na pobreza (mas qualitativamente ricos que os membros do Partido Externo devido ao fato de sua relativa anonimidade) e usualmente morrem pela idade de 60.
Bem... aqui no Brasil, a desigualdade de renda e a má distribuição da riqueza são a norma (semelhante ao que ocorre na Índia) e se não temos mais um índice de pobreza de 85%, isso não significa que não seja algo que já não tenha ocorrido. No mais, acredito que nossos índices atuais são maquiados e mesmo artificiais (pois se retirássemos o assistencialismo barato e politiqueiro das "Bolsas famílias" e correlatos, a quantidade de pessoas que despencariam para baixo da linha da pobreza seria imensa); o ensino público é de qualidade pífia, em especial devido a falta de verbas e péssima infraestrutura; quem é professor de escola pública também pode corroborar com a parte que fala de trabalhadores braçais... a esmagadora maioria dos alunos que saem das escolas públicas se tornam trabalhadores não-especializados e vão exercer tarefas simples, repetitivas e braçais (os típicos empregos que se trabalha muito, recebe pouco e se é mandado embora com facilidade, pois tem muita "peça de reposição" disponível desempregada).
A principal diferença é que a média de vida no brasil subiu (72 anos atualmente, se não me engano), mas isso varia muito de localidade a localidade e da posição social que se ocupe, sendo que em regiões pobres a expectativa de vida é BEM mais baixa, mas não faz muito tempo e ela estava na casa dos 60 mesmo.
Quem me dera o que eu falei tivesse sido uma mera "teoria da conspiração"...
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Zkrk, eu estava sendo irônico, esse é mais um exemplo de fato que tá na cara de todos mas poucos levam a sério.
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
ediv_diVad escreveu:Zkrk, eu estava sendo irônico, esse é mais um exemplo de fato que tá na cara de todos mas poucos levam a sério.
Ah, caramba... me desculpe, David...
Internet tem essa capacidade de fazer que o tom de nossas palavras seja mal compreendido.
Desculpe mesmo.
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Questao escreveu:zkrk escreveu:ediv_diVad escreveu:
Bingo.
Manter o povo na iNgnorância? Teórico da Conspiração detected...
na verdade não... eu tenho sempre comigo que no Brasil nossas elites e classe política (sendo que muitos membros pertencem a ambas simultaneamente) possuem algo como "o obscurantismo como projeto", voltado a manutenção do poder e do status quo atual, independente de se aleijar o país economicamente e dos graves problemas sociais.
Já leu "O Analfabeto Político" de Bertold Brecht? Basicamente nossa população é formada por analfabetos políticos e "proles" (como a descrição dos proles em "1984" de George Orwell)
Sobre os proles de "1984":
The proles constitute 85% of the population. They receive little education, work at jobs in which tough physical labour is the norm, live in poverty (but qualitatively richer than the Outer Party members with regard to certain freedoms inherent to their relative anonymity), and usually die by the age of sixty.
TRADUÇÃO LIVRE: Os proles constituem 85% da população. Recebem pouca instrução/ educação formal, trabalham em empregos onde a norma é o esforço braçal/ físico, vivem na pobreza (mas qualitativamente ricos que os membros do Partido Externo devido ao fato de sua relativa anonimidade) e usualmente morrem pela idade de 60.
Bem... aqui no Brasil, a desigualdade de renda e a má distribuição da riqueza são a norma (semelhante ao que ocorre na Índia) e se não temos mais um índice de pobreza de 85%, isso não significa que não seja algo que já não tenha ocorrido. No mais, acredito que nossos índices atuais são maquiados e mesmo artificiais (pois se retirássemos o assistencialismo barato e politiqueiro das "Bolsas famílias" e correlatos, a quantidade de pessoas que despencariam para baixo da linha da pobreza seria imensa); o ensino público é de qualidade pífia, em especial devido a falta de verbas e péssima infraestrutura; quem é professor de escola pública também pode corroborar com a parte que fala de trabalhadores braçais... a esmagadora maioria dos alunos que saem das escolas públicas se tornam trabalhadores não-especializados e vão exercer tarefas simples, repetitivas e braçais (os típicos empregos que se trabalha muito, recebe pouco e se é mandado embora com facilidade, pois tem muita "peça de reposição" disponível desempregada).
A principal diferença é que a média de vida no brasil subiu (72 anos atualmente, se não me engano), mas isso varia muito de localidade a localidade e da posição social que se ocupe, sendo que em regiões pobres a expectativa de vida é BEM mais baixa, mas não faz muito tempo e ela estava na casa dos 60 mesmo.
Quem me dera o que eu falei tivesse sido uma mera "teoria da conspiração"...
Transformaram o Questão em um Fox Mulder infanto-juvenil!
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Huahuahua, eu sou assim a maior parte do tempo, se fosse através da oralidade você teria me compreendido no mesmo instante, não é fácil ser sarcástico somente através das palavras.zkrk escreveu:Ah, caramba... me desculpe, David...ediv_diVad escreveu:Zkrk, eu estava sendo irônico, esse é mais um exemplo de fato que tá na cara de todos mas poucos levam a sério.
Internet tem essa capacidade de fazer que o tom de nossas palavras seja mal compreendido.
Desculpe mesmo.
Mas tu disse tudo ali na resposta, comecei a ler um livro chamado "Os Novos Senhores do Mundo" (John Pilger) que diz um pouco sobre algumas técnicas de se manter o controle garantindo a máscara da democracia.
Triste realidade.
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
zkrk escreveu:Questao escreveu:zkrk escreveu:
na verdade não... eu tenho sempre comigo que no Brasil nossas elites e classe política (sendo que muitos membros pertencem a ambas simultaneamente) possuem algo como "o obscurantismo como projeto", voltado a manutenção do poder e do status quo atual, independente de se aleijar o país economicamente e dos graves problemas sociais.
Já leu "O Analfabeto Político" de Bertold Brecht? Basicamente nossa população é formada por analfabetos políticos e "proles" (como a descrição dos proles em "1984" de George Orwell)
Sobre os proles de "1984":
The proles constitute 85% of the population. They receive little education, work at jobs in which tough physical labour is the norm, live in poverty (but qualitatively richer than the Outer Party members with regard to certain freedoms inherent to their relative anonymity), and usually die by the age of sixty.
TRADUÇÃO LIVRE: Os proles constituem 85% da população. Recebem pouca instrução/ educação formal, trabalham em empregos onde a norma é o esforço braçal/ físico, vivem na pobreza (mas qualitativamente ricos que os membros do Partido Externo devido ao fato de sua relativa anonimidade) e usualmente morrem pela idade de 60.
Bem... aqui no Brasil, a desigualdade de renda e a má distribuição da riqueza são a norma (semelhante ao que ocorre na Índia) e se não temos mais um índice de pobreza de 85%, isso não significa que não seja algo que já não tenha ocorrido. No mais, acredito que nossos índices atuais são maquiados e mesmo artificiais (pois se retirássemos o assistencialismo barato e politiqueiro das "Bolsas famílias" e correlatos, a quantidade de pessoas que despencariam para baixo da linha da pobreza seria imensa); o ensino público é de qualidade pífia, em especial devido a falta de verbas e péssima infraestrutura; quem é professor de escola pública também pode corroborar com a parte que fala de trabalhadores braçais... a esmagadora maioria dos alunos que saem das escolas públicas se tornam trabalhadores não-especializados e vão exercer tarefas simples, repetitivas e braçais (os típicos empregos que se trabalha muito, recebe pouco e se é mandado embora com facilidade, pois tem muita "peça de reposição" disponível desempregada).
A principal diferença é que a média de vida no brasil subiu (72 anos atualmente, se não me engano), mas isso varia muito de localidade a localidade e da posição social que se ocupe, sendo que em regiões pobres a expectativa de vida é BEM mais baixa, mas não faz muito tempo e ela estava na casa dos 60 mesmo.
Quem me dera o que eu falei tivesse sido uma mera "teoria da conspiração"...
Transformaram o Questão em um Fox Mulder infanto-juvenil!
Cara o manolo só fala merda quando ele fala dos Illuminati.. Se os illuminati estão tão poderosos assim vou cortar as pontas de plastico dos meus cadarços.
Convidado- Convidado
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Brainiac escreveu:tá, historia não é ciencia.
O ponto é que filosofia , sociologia, artes e ed. fisica são inuteis.
Mano.. Acorda
História nem vou discutir... vc simplesmente falou merda ao falar de história
Ed. Física é super importante, geralmente as crianças só conhecem futebol, e ainda assim muito mal, regras mesmo não sabem nada, os outros esportes só vão conhecer na aula de educação física. Muitos atletas começaram em times escolares. Principalmente pq o investimento em esportes no Brasil é ridículo. Lembro q no Sesi q dei aula eles tinham o maior orgulho de uma menina q foi pra seleção brasileira de vólei e começou a jogar lá. Fora que muitas crianças só tem uma oportunidade de brincar de verdade nessas aulas, existem muitos pais q não deixam os filhos saírem para brincar na rua.
Artes, tipo, é o contato das crianças com a cultura.. se vc acha sem importância vc é um cara sem cultura nenhuma.
Sociologia e Filosofia são as mais incríveis do grupo. Tipo são as ciências q criam o cidadão pensante. São nessas aulas q os alunos aprendem a questionar e discutir.
Dizer q são matérias inúteis. Sinto muito, mas vc falou uma grande bobagem.
Convidado- Convidado
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Lucas Daniel escreveu:Brainiac escreveu:tá, historia não é ciencia.
O ponto é que filosofia , sociologia, artes e ed. fisica são inuteis.
Mano.. Acorda
História nem vou discutir... vc simplesmente falou merda ao falar de história
Ed. Física é super importante, geralmente as crianças só conhecem futebol, e ainda assim muito mal, regras mesmo não sabem nada, os outros esportes só vão conhecer na aula de educação física. Muitos atletas começaram em times escolares. Principalmente pq o investimento em esportes no Brasil é ridículo. Lembro q no Sesi q dei aula eles tinham o maior orgulho de uma menina q foi pra seleção brasileira de vólei e começou a jogar lá. Fora que muitas crianças só tem uma oportunidade de brincar de verdade nessas aulas, existem muitos pais q não deixam os filhos saírem para brincar na rua.
Artes, tipo, é o contato das crianças com a cultura.. se vc acha sem importância vc é um cara sem cultura nenhuma.
Sociologia e Filosofia são as mais incríveis do grupo. Tipo são as ciências q criam o cidadão pensante. São nessas aulas q os alunos aprendem a questionar e discutir.
Dizer q são matérias inúteis. Sinto muito, mas vc falou uma grande bobagem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Brainiac- Farrista ninguém me alcança
- Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Brainiac escreveu:Lucas Daniel escreveu:Brainiac escreveu:tá, historia não é ciencia.
O ponto é que filosofia , sociologia, artes e ed. fisica são inuteis.
Mano.. Acorda
História nem vou discutir... vc simplesmente falou merda ao falar de história
Ed. Física é super importante, geralmente as crianças só conhecem futebol, e ainda assim muito mal, regras mesmo não sabem nada, os outros esportes só vão conhecer na aula de educação física. Muitos atletas começaram em times escolares. Principalmente pq o investimento em esportes no Brasil é ridículo. Lembro q no Sesi q dei aula eles tinham o maior orgulho de uma menina q foi pra seleção brasileira de vólei e começou a jogar lá. Fora que muitas crianças só tem uma oportunidade de brincar de verdade nessas aulas, existem muitos pais q não deixam os filhos saírem para brincar na rua.
Artes, tipo, é o contato das crianças com a cultura.. se vc acha sem importância vc é um cara sem cultura nenhuma.
Sociologia e Filosofia são as mais incríveis do grupo. Tipo são as ciências q criam o cidadão pensante. São nessas aulas q os alunos aprendem a questionar e discutir.
Dizer q são matérias inúteis. Sinto muito, mas vc falou uma grande bobagem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Apenas confirmando
Convidado- Convidado
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Brainiac- Farrista ninguém me alcança
- Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Não adianta Lucas, os tecnocratas já nascem formados.
E depois querem conquistar planetas...
E depois querem conquistar planetas...
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Brainiac escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
bem isso mesmo.
L.Anne- Farrista já viciei...
- Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Lucas Daniel escreveu:Brainiac escreveu:tá, historia não é ciencia.
O ponto é que filosofia , sociologia, artes e ed. fisica são inuteis.
Mano.. Acorda
História nem vou discutir... vc simplesmente falou merda ao falar de história
Ed. Física é super importante, geralmente as crianças só conhecem futebol, e ainda assim muito mal, regras mesmo não sabem nada, os outros esportes só vão conhecer na aula de educação física. Muitos atletas começaram em times escolares. Principalmente pq o investimento em esportes no Brasil é ridículo. Lembro q no Sesi q dei aula eles tinham o maior orgulho de uma menina q foi pra seleção brasileira de vólei e começou a jogar lá. Fora que muitas crianças só tem uma oportunidade de brincar de verdade nessas aulas, existem muitos pais q não deixam os filhos saírem para brincar na rua.
Artes, tipo, é o contato das crianças com a cultura.. se vc acha sem importância vc é um cara sem cultura nenhuma.
Sociologia e Filosofia são as mais incríveis do grupo. Tipo são as ciências q criam o cidadão pensante. São nessas aulas q os alunos aprendem a questionar e discutir.
Dizer q são matérias inúteis. Sinto muito, mas vc falou uma grande bobagem.
Lucas, não dê atenção... ainda não sacou que o brainiac quer fazer barulho e chamar atenção?
Uma possível explicação para tal comportamento é que quando não se tem a capacidade necessária para debater algo, se disfarça isso com o discurso "sou troll e quero só zoar"...
Quanto a História ser ciência... bem, se você usar o conceito clássico de ciência (onde envolve descobrir leis imutáveis para eventos reproduzíveis) realmente não é, mas aí a maioria dos detratores das ciências humanas esquece que a própria visão das ciências ditas exatas já mudou! a concepção clássica de ciência já se mostra defasada para as próprias ciências exatas, onde coisas como a relatividade já foram incorporadas.
Esse texto toca no tema. É voltado para a área de Direito mas também toca na questão das ciências exatas (ah, sim isso se chama INTERDISCIPLINARIDADE, um proceder onde as várias áreas do conhecimento trabalham juntas no lugar de se ficar discutindo qual é mais útil ou menos útil):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Quanto a minha experiência pessoal...desculpe, mas no mundo atual, com a distância de contato e informação cada vez menor e um imbricamento tão grande nas economias locais com a macroeconomia global, alguém falar que História, Geografia, Antropologia e Sociologia são inúteis é dar provas de que é um anacrônico com a cabeça ainda presa em padrões da época da revolução industrial. A questão da cultura, entendimento desta, relação local- global, etc, estão no cerne das RELAÇÕES INTERNACIONAIS hoje, área que se liga a diversas outras como ECONOMIA e POLÍTICA EXTERNA. Como lidar com um estreitamento e aproximação das relações coma China (para ficar com a "economia do momento") sem conhecer o desenvolvimento histórico e político da China torna tudo muito mais difícil (esse sempre foi o principal erro da diplomacia internacional norte-americana, muito mais centrada na "diplomacia do canhão"). E quais disciplinas são o cerne de tal ação? HISTÓRIA,SOCIOLOGIA, GEOPOLÍTICA, ANTROLOGIA CULTURAL e FILOSOFIA (afinal, como entender a Revolução Chinesa, o maoísmo e a Via Chinesa do Socialismo de Mercado SEM ENTENDER A LINHA POLÍTICO- FILOSÓFICA DO MARXISMO, E DE FORMA MAIS AMPLA DO SOCIALISMO? A filosofia liga-se ao estudo da teoria política! Na verdade é impossível desvincular filosofia e teoria política. Qualquer um que tenha um pouco de conhecimento na área de teoria política saberia disso... mas talvez TEORIA POLÍTICA não seja algo útil para se estudar... ).
Francamente... o estudo de disciplinas ditas "inúteis" como sociologia e filosofia colaboraram e acrescentaram muito para mim, ampliando meus horizontes e permitindo melhor compreensão do mundo contemporâneo, das relações internacionais e das tensões delas decorridas, no papel atribuído a cada um no cenário internacional, do cenário contemporâneo atual, centrado na Globalização e Neoliberalismo como modelos "oficiais" e impostos, e as respostas e alternativas propostas contra eles, sendo portanto muito mais útil na minha formação do que ESTUDAR BINÔMIO DE NEWTON & CIA...
Última edição por zkrk em Dom Ago 26, 2012 8:28 pm, editado 1 vez(es)
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
QUANTO A ARTES COMO DISCIPLINA
O problema da disciplina Artes acaba sendo o mesmo da Educação Física... é MAL-APLICADO E mal aproveitado. O estudo de Artes em sí é importantíssimo em algo que é o verdadeiro diferencial do ser humano dos outros animais: O PERTENCIMENTO E PARTICIPAÇÃO NA CULTURA. Já ficou provado que macacos são capazes de fazer e utilizar instrumentos rústicos (pedras para quebrar sementes e frutas de casca dura como côcos ou pequenos bastões de madeira para retirar insetos seus esconderijos) o que diferenciaria tal atitude dos símios de atitudes semelhantes feitas por seres humanos? O ser humano não apenas cria um instrumento, mas ele o decora e personaliza de acordo com sua cultura. O ser humano não apenas como, mas prepara o que come de formas diferenciadas, ou mesmo só come em determinadas épocas e situações. Isso tudo se encaixa na área conhecida como CULTURA, cuja definição mais básica é a forma como indivíduos e/ou sociedades percebem, entendem e interpretam o mundo e as cosias ao seu redor e mesmo as relações entre eles e o mundo e mesmo entre sí.
A arte está impregnada disso. A arte não é algo etéreo, um castelo criado em nuvens... ela está marcada pela sua época, pela sociedade e pelo momento histórico em que foi elaborada. O estudo das artes permite um ampliamento do horizonte intelectual, aumento da sensibilidade (que por sua vez torna os indivíduos mais humanos, e talvez mais dados a compreensão ou diálogo). O estudo da arte liga-se a isso, a introdução e acesso a algo mais amplo,a CULTURA.
Agora... se eu precisar falar o quanto é importante um indivíduo ter cultura e valorizar a cultura, prefiro nem conversar mais...no mínimo vou acabar escutando que "funcionário não tem que ter cultura. tem que saber fazer o que eu mando e caso encerrado" ou "Você não precisa de cultura para consertar um telefone ou fiação elétrica", pois tal discurso é o que existe de mais direitista conservador.
Recomendo a leitura dos livros "Cultura: Um Conceito Antropológico" de Carlos Alberto laraiua (um bem fininho. Bem introdução mesmo) e "Civilização" de Kenneth Clark (lançado no Brasil pela editora Martin Fontes)
Também recomendo que se assista a série da BBC "Civilização" (feita em 19619). Sobre a série:
"Civilização", série da BBC, na verdade é mais do que um simples programa de televisão: trata-se de uma jornada épica através de 11 países e mais de 16 séculos de arte, arquitetura, filosofia e história da civilização ocidental. No decorrer da série, Clark expõe e fundamenta sua teoria de que a humanidade pode ser entendida através da arte. A série se compõe de 13 episódios:
1. Por um Triz (Idade Média)
2. O Aquecimento (Século 12)
3. Romance e Realidade
4. Homem - A Medida de Todas as Coisas (Renascença)
5. O Herói como Artista (Figuras da Renascença)
6. Protesto e Comunicação (Reforma)
7. Esplendor e Disciplina (Contra-Reforma)
8. A Luz da Experiência
9. A Busca da Felicidade (Rococó)
10. O Sorriso da Razão (Iluminismo)
11. O Culto da Natureza
12. As Falácias da Esperança (Romantismo)
13. Materialismo Heróico
PERMITO-ME DESTACAR O SEGUINTE TRECHO: Clark expõe e fundamenta sua teoria de que a humanidade pode ser entendida através da arte
A arte está impregnada disso. A arte não é algo etéreo, um castelo criado em nuvens... ela está marcada pela sua época, pela sociedade e pelo momento histórico em que foi elaborada. O estudo das artes permite um ampliamento do horizonte intelectual, aumento da sensibilidade (que por sua vez torna os indivíduos mais humanos, e talvez mais dados a compreensão ou diálogo). O estudo da arte liga-se a isso, a introdução e acesso a algo mais amplo,a CULTURA.
Agora... se eu precisar falar o quanto é importante um indivíduo ter cultura e valorizar a cultura, prefiro nem conversar mais...no mínimo vou acabar escutando que "funcionário não tem que ter cultura. tem que saber fazer o que eu mando e caso encerrado" ou "Você não precisa de cultura para consertar um telefone ou fiação elétrica", pois tal discurso é o que existe de mais direitista conservador.
Recomendo a leitura dos livros "Cultura: Um Conceito Antropológico" de Carlos Alberto laraiua (um bem fininho. Bem introdução mesmo) e "Civilização" de Kenneth Clark (lançado no Brasil pela editora Martin Fontes)
Também recomendo que se assista a série da BBC "Civilização" (feita em 19619). Sobre a série:
"Civilização", série da BBC, na verdade é mais do que um simples programa de televisão: trata-se de uma jornada épica através de 11 países e mais de 16 séculos de arte, arquitetura, filosofia e história da civilização ocidental. No decorrer da série, Clark expõe e fundamenta sua teoria de que a humanidade pode ser entendida através da arte. A série se compõe de 13 episódios:
1. Por um Triz (Idade Média)
2. O Aquecimento (Século 12)
3. Romance e Realidade
4. Homem - A Medida de Todas as Coisas (Renascença)
5. O Herói como Artista (Figuras da Renascença)
6. Protesto e Comunicação (Reforma)
7. Esplendor e Disciplina (Contra-Reforma)
8. A Luz da Experiência
9. A Busca da Felicidade (Rococó)
10. O Sorriso da Razão (Iluminismo)
11. O Culto da Natureza
12. As Falácias da Esperança (Romantismo)
13. Materialismo Heróico
PERMITO-ME DESTACAR O SEGUINTE TRECHO: Clark expõe e fundamenta sua teoria de que a humanidade pode ser entendida através da arte
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
sobre Educação Física
O grande problema da E.F é a atuação deplorável de vários de seus profissionais, que criaram a imagem que essa aula é simplesmente um professor que entrega um bola para a rapaziada jogar e saí pra tomar café.
A E.F é uma das disciplinas mais injustiçadas e mal aproveitadas, e parte da culpa cabe, indubitavelmente a maus profissionais. Em geral acabava que o aluno que não gostava de futebol ou tinha dificuldade em esportes passava a odiar educação física, enquanto os alunos que não gostavam de estudar gostavam da educação física por entendê-la como sinônimo de RECREAÇÃO.
As pessoas esquecem que a faculdade de Educação Física é parte das disciplinas biomédicas. Parte da grade de E.F é a mesma de medicina, por exemplo,embora adaptada para necessidades diferentes. Basta dizer que os estudantes de Educação Física tem aula de anatomia na faculdade.
A disciplina estar sendo mal aproveitada e/ou mal exercida não significa que seja inútil. Educação Corporal, Educação Sexual, Noções Básicas de Saúde (exemplos simples... o que é caloria? como se ganha? como se perde? por que se perde? O que é colesterol? O que é sedentarismo?), Noções de Higiene e Prevenção de Doenças, todas essas são áreas onde a educação física e seus profissionais podem ajudar MUITO, em especial quando trabalhando em conjunto com os professores da área de Biologia ou Ciências (lembra que eu falei acima da questão da interdisciplinaridade?).
Se for dito que a FORMA ATUAL que a Educação Física vem sendo trabalhada e aplicada nas escolas é errônea e passível de mudanças e reformas, eu concordo. Que a educação Física é inútil, nunca concordarei.
A E.F é uma das disciplinas mais injustiçadas e mal aproveitadas, e parte da culpa cabe, indubitavelmente a maus profissionais. Em geral acabava que o aluno que não gostava de futebol ou tinha dificuldade em esportes passava a odiar educação física, enquanto os alunos que não gostavam de estudar gostavam da educação física por entendê-la como sinônimo de RECREAÇÃO.
As pessoas esquecem que a faculdade de Educação Física é parte das disciplinas biomédicas. Parte da grade de E.F é a mesma de medicina, por exemplo,embora adaptada para necessidades diferentes. Basta dizer que os estudantes de Educação Física tem aula de anatomia na faculdade.
A disciplina estar sendo mal aproveitada e/ou mal exercida não significa que seja inútil. Educação Corporal, Educação Sexual, Noções Básicas de Saúde (exemplos simples... o que é caloria? como se ganha? como se perde? por que se perde? O que é colesterol? O que é sedentarismo?), Noções de Higiene e Prevenção de Doenças, todas essas são áreas onde a educação física e seus profissionais podem ajudar MUITO, em especial quando trabalhando em conjunto com os professores da área de Biologia ou Ciências (lembra que eu falei acima da questão da interdisciplinaridade?).
Se for dito que a FORMA ATUAL que a Educação Física vem sendo trabalhada e aplicada nas escolas é errônea e passível de mudanças e reformas, eu concordo. Que a educação Física é inútil, nunca concordarei.
Última edição por zkrk em Dom Ago 26, 2012 10:23 pm, editado 1 vez(es)
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
Sobre Filosofia
A Filosofia é mal compreendida... a Filosofia se divide em DEZENAS de áreas e vai muito além da filosofia existencialista (principal alvo de piadas). A ÉTICA, por exemplo, é parte integrante da Filosofia, e o que mais faz falta atualmente do que discussões sobre esse tema e sobre qual a função da ética na sociedade? Tudo que tem a ver com Ética... o que é ou não ético... as diferenças entre visões diferentes de ética (ética religiosa X ética científica), etc... são algo extremamente atual e necessário... Sabe o lance das células-tronco e sua utilização ou não? Caí no âmbito da ética e portanto, da Filosofia...
Outras áreas da filosofia também são notáveis pela sua utilização prática... a Estética e suas discussões sobre a noção de belo, são essenciais para se entender e questionar uma sociedade de espetáculo como a nossa ou um de seus aspectos como o chamado "culto ao corpo". A Lógica, outra área da Filosofia, também tem todo um campo de interesse específico, e muitas vezes se aproxima da Ética.
Isso sem contar a Filosofia Política e sua ligação com Teoria Política, que já comentei acima.
Dizer que a forma que a Filosofia vem sendo aplicada nas escolas (na verdade parece mais que ensinam História da Filosofia) é algo que necessita reformulação ou que esteja sendo aplicado de forma falha (se passando as idéias de um determinado pensador e cobrando que o aluno as decore e responde vírgula-por-vírgula, o que mata todas as possibilidades passíveis de serem desenvolvidas com o estudo filosófico), aí sim é algo que se pode discutir e considero cabível e válido. Dizer que é inútil... nem pensar... Filosofia só pode ser considerado inútil por quem considera que é inútil pensar.
Outras áreas da filosofia também são notáveis pela sua utilização prática... a Estética e suas discussões sobre a noção de belo, são essenciais para se entender e questionar uma sociedade de espetáculo como a nossa ou um de seus aspectos como o chamado "culto ao corpo". A Lógica, outra área da Filosofia, também tem todo um campo de interesse específico, e muitas vezes se aproxima da Ética.
Isso sem contar a Filosofia Política e sua ligação com Teoria Política, que já comentei acima.
Dizer que a forma que a Filosofia vem sendo aplicada nas escolas (na verdade parece mais que ensinam História da Filosofia) é algo que necessita reformulação ou que esteja sendo aplicado de forma falha (se passando as idéias de um determinado pensador e cobrando que o aluno as decore e responde vírgula-por-vírgula, o que mata todas as possibilidades passíveis de serem desenvolvidas com o estudo filosófico), aí sim é algo que se pode discutir e considero cabível e válido. Dizer que é inútil... nem pensar... Filosofia só pode ser considerado inútil por quem considera que é inútil pensar.
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
No mais... Brainy... até para se "trolar" (como dizem hoje... detesto esse termo...) é preciso ter algum conhecimento de causa... do contrário vai passar a impressão de um adolescente pirracento e implicante bancando o aprendiz de feiticeiro, lidando com coisas que não consegue compreender.
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
zkrk escreveu:No mais... Brainy... até para se "trolar" (como dizem hoje... detesto esse termo...) é preciso ter algum conhecimento de causa... do contrário vai passar a impressão de um adolescente pirracento e implicante bancando o aprendiz de feiticeiro, lidando com coisas que não consegue compreender.
que isso novinho que isso auhaua calma ae auhauha
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Re: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
Questao escreveu:zkrk escreveu:No mais... Brainy... até para se "trolar" (como dizem hoje... detesto esse termo...) é preciso ter algum conhecimento de causa... do contrário vai passar a impressão de um adolescente pirracento e implicante bancando o aprendiz de feiticeiro, lidando com coisas que não consegue compreender.
que isso novinho que isso auhaua calma ae auhauha
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» Melhor escola de ensino médio.
» Aos 42 anos, Mark Wahlberg conquista diploma do Ensino Médio
» Governo exclui artes e educação física do ensino médio
» Governo Temer quer liberar até 40% do ensino médio a distância
» Livro mostra que massificação do ensino médio fez dos EUA a maior economia do século XX
» Aos 42 anos, Mark Wahlberg conquista diploma do Ensino Médio
» Governo exclui artes e educação física do ensino médio
» Governo Temer quer liberar até 40% do ensino médio a distância
» Livro mostra que massificação do ensino médio fez dos EUA a maior economia do século XX
Página 2 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos