A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas

5 participantes

Ir para baixo

RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas Empty RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas

Mensagem por Brainiac Qua Out 31, 2012 11:08 pm

Rio terá campanha para ensinar bons modos aos cariocas na Olimpíada

Preparativos incluem uma campanha de civilidade e cursos para melhor receber os turistas

TURISMO - 30/10/2012 06h00 - Atualizado em 30/10/2012 11h40

MARTHA MENDONÇA

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais gentis do mundo. Numa pesquisa sobre o assunto feita pela Universidade Estadual da Califórnia, a capital fluminense chegou em primeiro lugar num ranking de 23 metrópoles – entre elas, Nova York, Madri, Viena, Xangai e Copenhague. O foco da pesquisa, que privilegiou na amostragem cidades representativas de diferentes culturas e localizações geográficas, era ajudar na rua turistas em dificuldade. Nesse quesito, os cariocas se mostraram mais solícitos que vienenses, madrilenhos ou nova-iorquinos. Ponto para o Rio, cujos cidadãos, no Brasil, já têm há muito tempo reputação de hospitaleiros. Para abrigar eventos como a Olimpíada 2016 e a Copa do Mundo de 2014 – e, em 2013, a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, para a qual é esperado 1 milhão de turistas –, gentileza só não basta. É preciso se livrar de hábitos ruins, como jogar lixo nas ruas, urinar na calçada ou fechar os cruzamentos no trânsito. Inspirada no exemplo de Pequim, a prefeitura do Rio criará uma campanha de conscientização para mudar comportamentos desagradáveis dos cariocas. “Temos de cuidar do legado intangível, aproveitar os eventos que a cidade sediará e acabar com hábitos ruins dos cidadãos do Rio”, diz o prefeito Eduardo Paes. “Não queremos que o carioca pare de jogar lixo nas ruas somente durante a Olimpíada. Queremos que pare de jogar lixo para sempre.” Hoje, no Rio, a limpeza das ruas custa R$ 550 milhões anuais.
A inspiração é Pequim, cidade cujos habitantes não sabiam formar fila e tinham o hábito de cuspir no chão. Pouco antes da Olimpíada de 2008, foi feita uma campanha para mudar esses comportamentos. Eles não sumiram completamente, mas foram bastante reduzidos, segundo pesquisas. Em Londres – onde a principal queixa dos turistas é o ar esnobe dos ingleses –, foram treinados 70 mil voluntários como anfitriões. Espalhados por aeroportos, restaurantes e locais turísticos, eles procuraram receber os turistas como quem recebe uma visita em casa. No Rio, existe um código de posturas do cidadão, que prevê punição para comportamentos desagradáveis.

Civilidade não é algo que se consegue por decreto. “O carioca precisa se conscientizar dos ganhos de cidadania que essas transformações trazem para todos nós, além, é claro, dos ganhos turísticos”, diz a socióloga Tereza Lobo, presidente da ONG Rio Como Vamos. Ela tem feito pesquisas de percepção dos cariocas acerca deles mesmos nos últimos anos. “O resultado é que o cidadão do Rio sabe muito bem o que faz de errado”, afirma. Segundo a pesquisa da Rio Como Vamos, os principais problemas dos cariocas, de acordo com os próprios cariocas, são mesmo o lixo na rua, a urina na calçada e a falta de civilidade no trânsito. “As pessoas sempre citam tais comportamentos como erros dos outros, nunca delas mesmas”, afirma Tereza.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas Empty Re: RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas

Mensagem por ediv_diVad Qua Out 31, 2012 11:24 pm

Tarde demais, tinham que começar uns 20 ou 200 anos antes.

* Comentário de quem só leu o título, ok?

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas Empty Re: RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas

Mensagem por L.Anne Qua Out 31, 2012 11:27 pm

Laughing
L.Anne
L.Anne
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4404
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 39
Localização : Mares do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas Empty Re: RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas

Mensagem por Mononoke Hime Qui Nov 01, 2012 8:51 am

ediv_diVad escreveu:Tarde demais, tinham que começar uns 20 ou 200 anos antes.

* Comentário de quem só leu o título, ok?


haushauhsauhsuahsahushaushaushauhsau morri de rir aqui com essa David!

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas Empty Re: RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas

Mensagem por ediv_diVad Qui Nov 01, 2012 8:59 am

Mononoke Hime escreveu:
ediv_diVad escreveu:Tarde demais, tinham que começar uns 20 ou 200 anos antes.
* Comentário de quem só leu o título, ok?
haushauhsauhsuahsahushaushaushauhsau morri de rir aqui com essa David!
Que bom... Laughing


_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas Empty Re: RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas

Mensagem por n-rod Qui Nov 01, 2012 9:07 pm

na boa, eu não acredito que o povo carioca seja o mais gentil do mundo.
sou carioca, sempre vivi no rio de janeiro e não tenho como comparar, mas ainda assim prefiro crer que há povos melhores que nós no mundo.
n-rod
n-rod
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1658
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 38
Localização : planeta terra

http://nrodzine.wix.com/nrodcomics

Ir para o topo Ir para baixo

RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas Empty Re: RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas

Mensagem por ediv_diVad Qui Nov 01, 2012 9:26 pm

Não há povos "melhores ou piores", essa é outra ilusão criada para nos separar. É só consultar os livros de história... ou de religião...

Mas todos os cariocas que já conheci pessoalmente são gente boa...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas Empty Re: RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas

Mensagem por n-rod Qui Nov 01, 2012 9:48 pm

só pra esclarecer, quando eu digo "povo melhor", me refiro ao sentido de ser mais civilizado.
lógico que existem pontos positivos e negativos em qualquer povo neste mundo, mas a ideia que nos passam de que somos a sociedade mais maravilhosa deste mundo pra mim é forçar demais a barra.

parece que a melhor forma de enganar os outros é começar enganando a nós mesmos.
n-rod
n-rod
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1658
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 38
Localização : planeta terra

http://nrodzine.wix.com/nrodcomics

Ir para o topo Ir para baixo

RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas Empty Re: RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas

Mensagem por ediv_diVad Qui Nov 01, 2012 10:29 pm

n-rod escreveu:só pra esclarecer, quando eu digo "povo melhor", me refiro ao sentido de ser mais civilizado.
lógico que existem pontos positivos e negativos em qualquer povo neste mundo, mas a ideia que nos passam de que somos a sociedade mais maravilhosa deste mundo pra mim é forçar demais a barra.
parece que a melhor forma de enganar os outros é começar enganando a nós mesmos.
Entendi, em meu ver essa própria noção de "civilização" já é duplipensada, quer dizer, tem sentidos ambíguos, pode significar desde a reificação de tudo até o outro extremo, o de uma fraternidade "universal", e uma comunidade livre de problemas, realmente é mais fácil acreditar que o que se acredita é a realidade do que pensar nas probabilidades inversas.

Como diria Groo, O Errante: "Terei Errado?"


_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas Empty Re: RJ fará campanha para ensinar bons modos durante Olimpíadas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos