A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

+2
Mononoke Hime
Victor Pax
6 participantes

Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Victor Pax Qui Nov 08, 2012 8:16 am


Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos.
Por Regis Tadeu | Na Mira do Regis – ter, 6 de nov de 2012

Sei que o que vou escrever aqui vai deixar muita gente horrorizada, principalmente aqueles que defendem uma postura "politicamente correta" mesmo frente às maiores barbaridades. Só que ignorar isto significa que tem gente vivendo em outra realidade, fingindo que mora em um país desenvolvido ou mentindo descaradamente.
Alguém precisa dizer isto com clareza: é simplesmente impossível viabilizar qualquer evento cultural gratuito no Brasil. É, é isto mesmo o que você acabou de ler.
A verdade nua e crua desta afirmação foi comprovada — mais uma vez — por quem esteve, como eu, tentando assistir a exibição do maravilhoso e clássico filme Nosferatu, o mais bem acabado exemplo do movimento expressionista alemão, que foi exibido na noite de sexta passada no Parque Ibirapuera, ao ar livre, gratuitamente, tendo como bônus a presença de uma orquestra interpretando a trilha ali, "ao vivaço".
O que tinha tudo para ser uma noite memorável se tornou um pesadelo muito maior do que a história do filme em si. Em parte por culpa da própria organização do evento, que simplesmente deixou grande parte das luzes do parque acesas, algo que para uma sessão de cinema é o fim da picada. Se havia o receio de assaltos, 'arrastões' ou o que quer que seja na escuridão adequada do local para tal tipo de evento, que providenciassem um reforço no policiamento e na segurança.
É claro que a claridade — desculpe, não pude evitar a frase infame — atrapalhou completamente a visualização do que se passava na tela, ou melhor, na parede da parte posterior do Auditório Ibirapuera. Lançado em 1922, o filme ainda hoje é um dos melhores exemplos de como o contraste entre luz e sombras pode adquirir o status de arte no cinema, mas com o excesso de claridade, a impressão é que estávamos assistindo a um filme caseiro da minha avó Jesuína, feito no dia em que ela começou a namorar o meu avô. Para piorar as coisas, o som da orquestra estava tão baixo que dava para ouvir o debate entre três grilos a respeito da situação política que reina no gramado do parque...
Mas nada me deixou tão irritado quanto a maneira como o próprio público presente encarou o evento. Fiquei chocado em ver que, ao meu redor, apenas meia dúzia de pessoas estava literalmente tentando assistir ao filme. O resto estava muito mais interessado em botar a conversa em dia, falando alto e gargalhando, como se estivesse em uma 'balada' qualquer.
Incomodado com tal postura e prestes a arrumar uma discussão com um bando de zé-manés, comecei a circular pela plateia tentando encontrar um lugar onde pudesse apelo menos assistir ao que estava rolando com um pouco de silêncio à minha volta. Não consegui. O comportamento das pessoas era o mesmo: conversas constrangedoras em alto volume, meninas 'twitando' o tempo todo, grupos tirando fotos de si mesmos de costas para o filme, energúmenos fumando baseados sem a menor consideração pelas crianças que estavam presentes...
Saí do local no meio da sessão, enfurecido com a total falta de educação das pessoas. A mesma que me fez abandonar a ida aos eventos da Virada Cultural em São Paulo depois que quase arrumei uma briga com três imbecis que se recusaram a parar de falar alto ao meu lado durante uma apresentação do hoje falecido tecladista Jon Lord ao lado de uma orquestra há alguns anos.
Também saí com a certeza de que enquanto não houver uma profunda e radical mudança no comportamento do público brasileiro em geral, estes eventos culturais gratuitos vão se tornar cada vez mais raros, até se extinguirem completamente.
E antes que alguém venha com algum tipo de palhaçada, já vou avisando: isto não tem nada a ver com "baixo poder aquisitivo", "classes menos favorecidas" e outros argumentos discriminatórios. Em todos os shows — gratuitos ou não — que assisto vejo gente endinheirada se portando como "maloqueiros com grana no banco". Toda esta situação tem a ver com EDUCAÇÃO!
Pense nisto na hora de criar seus filhos, por favor...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E o dito aqui estendo para os universitários e doutores.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Convidado Qui Nov 08, 2012 8:22 am

realmente,
gente endinheirada costuma ser pior q os "menos favorecidos". já fui em eventos assim, e o pessoal mais pobre estavam todos atentos com a novidade toda, enquanto a classemédia besta-boba cometia essa falta de educação....

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Mononoke Hime Qui Nov 08, 2012 8:43 am

Depois de ver alguns vídeos como o do aniversário da cidade de São Paulo, eu desisto de muitos eventos gratuitos, menos os mais eruditos...

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Chusma Qui Nov 08, 2012 11:25 am

Vou comentar sobre uma experiência pessoal semelhante, mas com resultado diferente.

Em agosto, assisti ao filme "Luzes da Cidade"(do Chaplin, um dos meus 10 filmes filmes favoritos) no Parque Municipal (BH), evento gratuito pelo qual foram distribuídas 500 senhas. Foi o primeiro e, até agora, único filme que vi a céu aberto. Pelo menos nessa sessão, o público foi super educado (a não ser pelo cigarro de um ou outro indivíduo), foram lá pra ver o filme mesmo. A questão da luminosidade foi um "problema", só que acho meio difícil que fosse diferente.

Aliás, costumo ir muito ao Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes) em eventos gratuitos e sempre o pessoal é muito educado, sendo o filme que for, tirando um bêbado que vai lá pra encher o saco de vez em quando, kk.

Minha conclusão só pode ser uma: não se deve generalizar para todo o Brasil esse tipo de atitude.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Convidado Qui Nov 08, 2012 2:45 pm

Bom pela minha experiencia eu cheguei a conclusão que os brasileiros ganha +10 de bonus de "bagunça" quando estão em hordas, quando é um evento "pequeno" ou vc tem que fazer algo para entrar, como agendar ou doar 1 kilo de aliemnto ou uma roupa para entrar o evento ocorre bem, pq só vai pessoas interessadas no tal evento, agora quando o evento é "liberadaço" ai vai juntar gente que não tem interesse e ai o bonus de horda entra em jogo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Dona Sancha Qui Nov 08, 2012 7:58 pm

Pelas minhas experiências em Ribeirão Preto e São Paulo, são raros os eventos culturais que não me acontece alguma coisa irritante, seja pago ou gratuito.
O que mais me incomoda nesses eventos é que o pessoal não vai para ver o que será apresentado, mas sim para ganhar a estrelinha de "Eu sou uma pessoa culta".



Dona Sancha
Dona Sancha
Farrista Ribombando nas Galáxias
Farrista Ribombando nas Galáxias

Mensagens : 332
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Convidado Qui Nov 08, 2012 10:50 pm

Dona Sancha escreveu: o pessoal não vai para ver o que será apresentado, mas sim para ganhar a estrelinha de "Eu sou uma pessoa culta".




E não se esqueça da foto no facebook fazendo um bico de pato

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Goris Sex Nov 09, 2012 7:25 am

Hmmm...

Noobisse do autor do texto. Não é questão de o país merecer ou não eventos gratuítos, mas de que sendo gratuíto, em um local de fácil acesso, não vai apenas quem tem interesse, mas qualquer um.

Isso é tão básico que, mesmo entendendo a razão do desabafo, não entendo a indignação do cara. Esse mesmo evento com um ingresso de 1kg de alimento não perecível ou 5 reais pra pagar os custos já teria um outro nível de participantes.

Ao menos aqui, nas cidades de minha região, evento público gratuíto = nem me levanto da cadeira.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Victor Pax Sex Nov 09, 2012 9:30 am

Goris escreveu:Hmmm...

Noobisse do autor do texto. Não é questão de o país merecer ou não eventos gratuítos, mas de que sendo gratuíto, em um local de fácil acesso, não vai apenas quem tem interesse, mas qualquer um.

Isso é tão básico que, mesmo entendendo a razão do desabafo, não entendo a indignação do cara. Esse mesmo evento com um ingresso de 1kg de alimento não perecível ou 5 reais pra pagar os custos já teria um outro nível de participantes.

Ao menos aqui, nas cidades de minha região, evento público gratuíto = nem me levanto da cadeira.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Chusma Sex Nov 09, 2012 10:56 am

Pessoas mal educadas tem em qualquer lugar, seja o evento pago ou gratuito. Quem nunca viveu uma situação que vc pede silêncio no cinema e o cara responde que está fala o que quiser, pois esta apagando?
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Dona Sancha Sex Nov 09, 2012 12:46 pm

Chusma escreveu:Pessoas mal educadas tem em qualquer lugar, seja o evento pago ou gratuito. Quem nunca viveu uma situação que vc pede silêncio no cinema e o cara responde que está fala o que quiser, pois esta apagando?

Fato, o evento não precisa ser de graça pra ter gente sem noção. Basta o qualquer coisa ser "badaladinha" que entulha de gente sem educação.
Dona Sancha
Dona Sancha
Farrista Ribombando nas Galáxias
Farrista Ribombando nas Galáxias

Mensagens : 332
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Mononoke Hime Sex Nov 09, 2012 6:35 pm

Dona Sancha escreveu:
Chusma escreveu:Pessoas mal educadas tem em qualquer lugar, seja o evento pago ou gratuito. Quem nunca viveu uma situação que vc pede silêncio no cinema e o cara responde que está fala o que quiser, pois esta apagando?

Fato, o evento não precisa ser de graça pra ter gente sem noção. Basta o qualquer coisa ser "badaladinha" que entulha de gente sem educação.

Concordo. Falta de educação é mato!

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Quero Café Sex Nov 09, 2012 9:01 pm

Chusma escreveu:Vou comentar sobre uma experiência pessoal semelhante, mas com resultado diferente.

Em agosto, assisti ao filme "Luzes da Cidade"(do Chaplin, um dos meus 10 filmes filmes favoritos) no Parque Municipal (BH), evento gratuito pelo qual foram distribuídas 500 senhas. Foi o primeiro e, até agora, único filme que vi a céu aberto. Pelo menos nessa sessão, o público foi super educado (a não ser pelo cigarro de um ou outro indivíduo), foram lá pra ver o filme mesmo. A questão da luminosidade foi um "problema", só que acho meio difícil que fosse diferente.

Aliás, costumo ir muito ao Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes) em eventos gratuitos e sempre o pessoal é muito educado, sendo o filme que for, tirando um bêbado que vai lá pra encher o saco de vez em quando, kk.

Minha conclusão só pode ser uma: não se deve generalizar para todo o Brasil esse tipo de atitude.

Essa foi uma exceção então. Digo isso porque minha experiência com eventos gratuitos em B.H. é péssima.
Em festivais de cinema alternativo, por exemplo, sempre aparecem um monte de pessoas que não colocariam os pés lá se o evento cobrasse uma entrada de três reais. Essa pessoas lotam as filas duas horas antes do começo filmes, portam-se de maneira absolutamente inadequada o tempo inteiro e raramente assistem às apresentações inteiras.
Vou mais longe.
Fui um frequentador razoavelmente assíduo de bibliotecas.
A frequência com que eu testemunhei pessoas em Belo Horizonte entrando numa biblioteca em grupo e conversando como se estivessem num bar é assustadora.
Acho que isso, se for possível dizer que se verifica em boa extensão territorial do Brasil, é um sintoma claríssimo do nível cultural e comportamental de nossa nação.
Uma vez eu estava numa biblioteca estudando e entrou um grupo de vestibulandos (os gafanhotos das bibliotecas). Eles fizeram de conta que estavam estudando em grupo. Vez por outra uma questão de matemática era debatida. Falaram numa altura insuportável. Só se estuda em grupo em bibliotecas em lugares devidamente reservados para isso. Além do que, biblioteca não é lugar para falar baixo. É lugar para não falar.
Eu perguntei para eles como eles queriam um lugar numa universidade se eles não sabiam nem como se comportar numa biblioteca.
Pelo menos, eles entenderam e foram para fora da biblioteca.
Eu me estenderia por páginas sobre esse assunto de comportamento, mas não vou enfastiar os farristas agora. Dependendo do contexto, vamos falando sobre isso.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Convidado Sáb Nov 10, 2012 7:19 pm

Polêmica problemática. O pior do que uma mentira é uma meia verdade ou uma acusação certa voltada para o lado errado. Erra a organização em não considerar o público alvo e o formato do evento. Erra pais, professores e sociedade em afrouxar regras básicas de convivência em nome da liberdade individual e da inabilidade em ser referência como educadores de uma nova geração. E erra o poder público em não ter estes eventos como rotina na vida de TODOS cidadãos e em todos territórios e espaços e não uma exceção eventual. A reclamação é justificável. Já querer acabar com esta ações por causa da baderna, não.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos Empty Re: Brasileiro não merece eventos culturais gratuitos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos