Hu Jintao diz que corrupção é ameaça à China e promete reformas no partido
Página 1 de 1
Hu Jintao diz que corrupção é ameaça à China e promete reformas no partido
.fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Em meio a escândalos recentes na escolha para o seu sucessor, o presidente da China, Hu Jintao, advertiu que a corrupção é um ameaça ao país e prometeu reformas políticas. O discurso foi realizado durante a abertura do Congresso do Partido Comunista, que dará início a uma mudança na liderança do governo, fato que acontece uma vez a cada dez anos.
AP
O presidente da China, Hu Jintao, e o ex-presidente do país, Jiang Zemin, anunciam a abertura do Congresso do Partido Comunista
Mais de 2.000 delegados escolhidos a dedo se reuniram no Grande Salão do Povo, em Pequim, para o início da reunião de uma semana de duração, realizada sob um cenário de crescente agitação social, indignação pública e um enorme abismo entre ricos e pobres.
Saiba mais: A portas fechadas, China inicia escolha de nova liderança
"Se falharmos em lidar com a questão da corrupção, pode ser fatal para o partido, e até mesmo causar o colapso do governo e a queda do Estado", advertiu Hu no discurso de abertura.
"A reforma da estrutura política é uma parte importante da reforma geral da China. Temos de continuar a fazer esforços ativos e prudentes para realizar a reforma da estrutura política e tornar a democracia popular mais ampla, mais completa em escopo e maior na prática."
Veja também: Conheça os políticos que disputam a liderança da China
Mas ninguém espera um movimento em direção a uma democracia plena e o porta-voz do partido Cai Mingzhao deixou claro na quarta-feira que o governo de partido único é inviolável.
O partido expulsou o líder regional Bo Xilai e o acusou de abusar de seu poder, aceitar subornos enormes e outros crimes em um incidente dramático que a abalou a transição da liderança.
"Nós nunca devemos deixar palavras atuar em lugar da lei ou o poder (pessoal) substituir a lei, nem iremos permitir a ignorância da lei para benefício pessoal", disse Hu.
Sucessão
Ele nunca disputou uma eleição. Pouco se sabe sobre suas opiniões acerca da economia mundial ou do aquecimento global. Para muitos chineses, é mais fácil reconhecê-lo como marido de uma popular cantora folk. Apesar disso, Xi Jinping , de 59 anos, está prestes a se tornar o homem mais poderoso da China, como líder do dominante Partido Comunista.
As transferências de poder no país, ainda feitas sob extremo sigilo, têm provocado tensão e incertezas. Mas, agora, com a China ocupando o posto de segunda maior economia do mundo e de uma superpotência em ascensão, as visões do novo líder realmente importam.
Xi, que já pertence ao comitê, daria início à quinta geração e gradualmente assumiria os poderes e títulos hoje conferidos a Hu. À primeira vista, a herança é atrativa. Durante os 10 anos em que Hu permaneceu à frente da China, a economia do país cresceu, em média, 10% anualmente e tirou milhões da pobreza
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Tópicos semelhantes
» China sentencia antigo dirigente do Partido Comunista à morte por corrupção
» Robô promete criar Zoo humano no futuro
» [Made in China] China adota medidas para conter ‘invasão cultural’ do Ocidente
» Último reduto socialista, Cuba faz reformas desestatizantes
» Máquina promete ser a sua cervejaria pessoal
» Robô promete criar Zoo humano no futuro
» [Made in China] China adota medidas para conter ‘invasão cultural’ do Ocidente
» Último reduto socialista, Cuba faz reformas desestatizantes
» Máquina promete ser a sua cervejaria pessoal
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos