[Old School] Captain Commando
+4
Isaura
zkrk
ediv_diVad
Rurouni André
8 participantes
Página 1 de 1
[Old School] Captain Commando
Os games estilo beat ‘em up dos anos 90 eram desenvolvidos por duas produtoras: a Capcom e o resto! A empresa ganhou muita experiência no lançamento de séries como Final Fight, o que fez com que ela praticamente dominasse os arcades da época. Em 1991, a empresa lançou Captain Commando, jogo que se tornou um clássico do gênero!
Como pouca gente se importa com a trama de um beat ‘em up e quer mesmo é sair na porrada, Captain Commando não tinha sequer uma desculpa para a pancadadaria: o game não mostrava cutscenes de pessoas sendo sequestradas para que o herói pudesse salvar (trama normal nos demais títulos da época), nem ameaças chegando à cidade para os heróis entrarem em ação.
O jogo simplesmente largava o jogador para lutar, sem se preocupar em introduzir praticamente nada! Simplicidade responsa, se considerarmos que o game possui um elenco dos mais curiosos.
O jogador podia escolher entre os membros das tropas Commando, o Captain Commando e seus três companheiros Mummy (uma múmia urbana armada com facas), Ninja e Baby Commando (um bebê montado em um pequeno mech de combate). Cada um contava com seu próprio leque de golpes, poderes e habilidades especiais.
Essa caracterização dos personagens permitiu que a Capcom esbanjasse criatividade, com a própria história do Baby Commando: Hoover (nome japonês) é um bebê prodígio que luta em uma armadura especial que ele mesmo projetou, e apresar de ser um bebê, é o cérebro da equipe!
Se Final Fight buscava caracterizar os inimigos como pit boys para entrar no contexto da gangue Mad Gear, Captain Commando (por não ter história) permitiu que a Capcom colocasse os mais variados tipos de inimigos no jogo. De alienígenas a eletricistas, diversidade foi a principal ideia para criar os oponentes.
Os gráficos do jogo eram iguais ao que se tinha na época, sem grandes inovações. A diferença, principalmente se compararmos com Final Fight, é que a câmera era mais afastada, permitindo que o jogador tivesse uma visão mais ampla dos arredores.
O áudio era um ponto que viajava por altos e baixos: ao mesmo tempo em que as músicas eram boas, as vozes eram muito estranhas, até mesmo se comparadas às dublagens de personagens de outros títulos da Capcom na época.
Muita gente lembra de clássicos como Golden Axe, Final Fight, Tartarugas Ninja e Cadillacs and Dinosaurs, mas jamais devemos esquecer de Captain Commando, afinal estes personagens que se tornaram tão queridos que até ganharam uma série em quadrinhos, e posteriormente integraram o elenco de outros games, como Marvel Vs. Capcom.
O gênero beat ‘em up perdeu um pouco de seu brilho no decorrer dos anos, mas foi nesta época – o início dos anos 90 – que ele mais brilhou, em casas de fliperama de todo o mundo. Captain Commando foi um dos games que contribuiu com a popularização deste gênero tão bacana.
Mesmo com seu descaso com a trama e seus personagens pra lá de estranhos, Captain Commando se tornou um marco na história da Capcom e uma prova de que uma boa equipe não é feita apenas de caras musculosos e mulheres com pouca roupa!
Mais do que isso, Captain Commando é garantia de diversão até hoje, especialmente no multiplayer com 4 jogadores simultâneos!
Como pouca gente se importa com a trama de um beat ‘em up e quer mesmo é sair na porrada, Captain Commando não tinha sequer uma desculpa para a pancadadaria: o game não mostrava cutscenes de pessoas sendo sequestradas para que o herói pudesse salvar (trama normal nos demais títulos da época), nem ameaças chegando à cidade para os heróis entrarem em ação.
O jogo simplesmente largava o jogador para lutar, sem se preocupar em introduzir praticamente nada! Simplicidade responsa, se considerarmos que o game possui um elenco dos mais curiosos.
O jogador podia escolher entre os membros das tropas Commando, o Captain Commando e seus três companheiros Mummy (uma múmia urbana armada com facas), Ninja e Baby Commando (um bebê montado em um pequeno mech de combate). Cada um contava com seu próprio leque de golpes, poderes e habilidades especiais.
Essa caracterização dos personagens permitiu que a Capcom esbanjasse criatividade, com a própria história do Baby Commando: Hoover (nome japonês) é um bebê prodígio que luta em uma armadura especial que ele mesmo projetou, e apresar de ser um bebê, é o cérebro da equipe!
Se Final Fight buscava caracterizar os inimigos como pit boys para entrar no contexto da gangue Mad Gear, Captain Commando (por não ter história) permitiu que a Capcom colocasse os mais variados tipos de inimigos no jogo. De alienígenas a eletricistas, diversidade foi a principal ideia para criar os oponentes.
Os gráficos do jogo eram iguais ao que se tinha na época, sem grandes inovações. A diferença, principalmente se compararmos com Final Fight, é que a câmera era mais afastada, permitindo que o jogador tivesse uma visão mais ampla dos arredores.
O áudio era um ponto que viajava por altos e baixos: ao mesmo tempo em que as músicas eram boas, as vozes eram muito estranhas, até mesmo se comparadas às dublagens de personagens de outros títulos da Capcom na época.
Muita gente lembra de clássicos como Golden Axe, Final Fight, Tartarugas Ninja e Cadillacs and Dinosaurs, mas jamais devemos esquecer de Captain Commando, afinal estes personagens que se tornaram tão queridos que até ganharam uma série em quadrinhos, e posteriormente integraram o elenco de outros games, como Marvel Vs. Capcom.
O gênero beat ‘em up perdeu um pouco de seu brilho no decorrer dos anos, mas foi nesta época – o início dos anos 90 – que ele mais brilhou, em casas de fliperama de todo o mundo. Captain Commando foi um dos games que contribuiu com a popularização deste gênero tão bacana.
Mesmo com seu descaso com a trama e seus personagens pra lá de estranhos, Captain Commando se tornou um marco na história da Capcom e uma prova de que uma boa equipe não é feita apenas de caras musculosos e mulheres com pouca roupa!
Mais do que isso, Captain Commando é garantia de diversão até hoje, especialmente no multiplayer com 4 jogadores simultâneos!
Rurouni André- Farrista me gusta
- Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010
Re: [Old School] Captain Commando
Caracas, eu lembro disso nos fliperamas!
Lembra Streets of Rage...
Lembra Streets of Rage...
_________________
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: [Old School] Captain Commando
ótimo jogo.
Eu gostava mais do Ninja.
Eu gostava mais do Ninja.
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: [Old School] Captain Commando
Joguei poucos de fliperama (eu mais assistia), mas um que gastei muitas tardes e dinheiro com as fichas e os bróda foi esse aqui:
_________________
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: [Old School] Captain Commando
Eu adorava o Cadillac e Dinousauros. Estranhamente quase nunca eu o vejo em lsita top ten de beat'n'ups.
Isaura- Farrista Zumbizando Serelepe
- Mensagens : 409
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 37
Localização : BH-MG
Re: [Old School] Captain Commando
Somos 2!zkrk escreveu:Eu gostava mais do Ninja.
Rurouni André- Farrista me gusta
- Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010
Re: [Old School] Captain Commando
Isaura escreveu:Eu adorava o Cadillac e Dinousauros. Estranhamente quase nunca eu o vejo em lsita top ten de beat'n'ups.
Merecia estar.
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: [Old School] Captain Commando
Quanto dinheiro eu torrei nesse.
Chegava a deixar de lanchar na escola pra poder jogar com um amigo... Demorei anos e nunca consegui zerá-lo nos fliperamas, só zerei quando comprei a versão PSX...
Chegava a deixar de lanchar na escola pra poder jogar com um amigo... Demorei anos e nunca consegui zerá-lo nos fliperamas, só zerei quando comprei a versão PSX...
Goris- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
- Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ
Re: [Old School] Captain Commando
de todos os personagens o unico que não curtia muito era o baby! adorava ver os inimigos sento fadiado ao meio pelo ninja e derretido pela mumia!
elcioch- Estou chegando lá
- Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010
Nika Hagen- Farrista das mil e uma noites
- Mensagens : 1037
Data de inscrição : 13/07/2010
Re: [Old School] Captain Commando
Nika Hagen escreveu:
Um dos meus favoritos até hoje!
Só jogava com o Leonardo!
zkrk- Farrista desafio aceito!
- Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: [Old School] Captain Commando
Valeu Nika, achei a peça q faltava no meu projeto de ecommerce!
Ñ lembrava q a garota do fliper tinha essa juba td, anos 80's...
Ñ lembrava q a garota do fliper tinha essa juba td, anos 80's...
Rurouni André- Farrista me gusta
- Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos