A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA

5 participantes

Ir para baixo

MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA Empty MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA

Mensagem por Brainiac Qua Mar 13, 2013 11:17 pm

Marte foi capaz de suportar vida microbiana em seu passado. Apesar de não sabermos se isso de fato aconteceu, a sonda Curiosity encontrou em Marte as primeiras evidências definitivas de que o planeta tinha condições favoráveis à vida

Descobrir se o planeta vermelho em algum momento de seu passado foi capaz de suportar vida era um dos principais objetivos da sonda Curiosity, que pousou em Marte em Agosto de 2012. Esperava-se que essa questão só pudesse ser respondida próximo ao final deste ano, quando é esperado que a sonda alcance a montanha Mount Sharp, de 5Km de altura, e principal destino do laboratório ambulante de 900 Kg. Ao invés disso, no início deste mês, a sonda, que conta com todos os instrumentos operantes em perfeitas condições, encontrou indícios irrefutáveis de que o ambiente no planeta, num longíquo passado, continha todas as características necessárias para que vida microbiana pudesse se desenvolver. Tal feito foi possível graças à uma ferramenta no braço robótico da sonda, o qual perfurou uma rocha no solo de Marte que aparentava ser um bom alvo. E a escolha acertou em cheio. O furo, de pouco mais de 5cm de profundidade, trouxe resultados surpreendentes.

A equipe procurava por três coisas que, juntas, se traduzem em habitabilidade: um ambiente não ácido, água suficiente para micróbios prosperarem, e minerais que pudessem agir como 'baterias', permitindo a elétrons fluir e trazer energia para quaisquer possíveis organismos. Eles encontraram os três.

Os instrumentos mostraram que de 20 a 30% da poeira coletada é um mineral chamado Esmectita, que se forma na presença de água. E mais importante, eles encontraram sais de sulfato de cálcio, que se formam em água que não contenha acidez. Também encontraram dióxido sulfúrico e sulfeto de hidrogênio, duas formas de enxofre que têm respectivamente eléctrons livres e de valência, podendo ter agido como fonte de energia para os micróbios.

"Essa rocha honestamente parece com algo que você veria na Terra", diz o cientista de projeto John Grotzinger. "Encontramos um ambiente habitável tão benigno e capaz de suportar vida que se esta água estivesse por perto e você estivesse no planeta, você poderia bebê-la."

O instrumento SAM (Sample Analysis at Mars) também detectou traços de dióxido de carbono e outras moléculas baseadas no carbono na amostra coletada. Um outro objetivo da sonda é encontrar traços orgânicos preservados, componentes que incluem tanto carbono quanto hidrogênio. Então, o que encontraram pode ser um sinal direto de que algo de fato viveu em Marte. Esses traços de carbono são incríveis - mas a equipe não está se deixando levar pela antecipação.

"Esta foi a primeira amostra que passou pelo tubo coletor. É sempre possível que resíduos de carbono (de origem terrestre) estivessem por lá," disse Paul Mahaffy, investigador chefe do instrumento SAM. "Estamos muito interessados em ver se os resultados persistem."

Grotzinger indica que certos micróbios conseguem viver de CO2 mesmo na ausência de componentes orgânicos. "O fato de Paul poder mostrar esse pico de CO2, é o que realmente nos deixa animados," ele diz, enfatizando que embora CO2 seja inorgânico, ainda pode ser usado por um micróbio.

A Curiosity deverá seguir para Mt. Sharp em breve, mas não tão breve como esperado. Grotzinger deixa claro que a missão será feita de acordo com as descobertas. Como encontraram coisas interessantes (e impressionantes) em Yellowknife Bay (a área da perfuração), ela deverá continuar ali por mais um bom tempo, para novas perfurações e confirmação dos resultados anteriores. Além disso, Marte estará atrás do Sol, de nossa perspectiva, durante todo o mês de Abril, bloqueando toda a comunicação com nosso planeta. Mas isso não significa que o trabalho será pausado. Os cientistas têm dados de sobra para estudar e pesquisar durante esse tempo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA Empty Re: MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA

Mensagem por ediv_diVad Qua Mar 13, 2013 11:20 pm

Uau, se é da NASA, se é DEFINITIVA, então é isso mesmo!

Que bom, agora eu posso acreditar!

MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA 1333174731 MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA 1333174731 MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA 1333174731

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA Empty Re: MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA

Mensagem por ediv_diVad Qua Mar 13, 2013 11:29 pm

Curiosidade que me deu: como é a atmosfera e a gravidade em Marte?

Peço ajuda aos universitários...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA Empty Re: MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA

Mensagem por Quero Café Qua Mar 13, 2013 11:54 pm

Legal.
Isso pode ser o marco de uma revolução na humanidade.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA Empty Re: MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA

Mensagem por Quero Café Qua Mar 13, 2013 11:55 pm

ediv_diVad escreveu:Curiosidade que me deu: como é a atmosfera e a gravidade em Marte?

Peço ajuda aos universitários...

Sei que a gravidade é bem menor do que a da terra, por isso a atmosfera é mais rarefeita.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA Empty Re: MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA

Mensagem por Mogur Qui Mar 14, 2013 11:36 am

E tem gente que acha que a Terra é o único lugar no Universo Infinito que possui seres vivos...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA Empty Re: MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA

Mensagem por ediv_diVad Qui Mar 14, 2013 11:53 am

Mogur escreveu:E tem gente que acha que a Terra é o único lugar no Universo Infinito que possui seres vivos...
Universo Umbigo...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA Empty Re: MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA

Mensagem por Mononoke Hime Qui Mar 14, 2013 8:46 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA Empty Re: MARTE FOI CAPAZ DE SUPORTAR VIDA - Provas definitivas encontradas pela NASA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos