A Favela do Serra
5 participantes
Página 1 de 1
A Favela do Serra
Os marketeiros do Serra não estão dando uma dentro... depois do infame discurso de comedor, vem o jingle da campanha, tentando colocar uma imagem de "popular" em José Serra, e mesmo dando a entender que seu governo seria uma continuação do governo Lula ("depois que o Lula da Silva sair é a vez do ZÉ (sic) entrar").
Não gostei do governo petista por uma série de motivos, e não pretendo votar na dupla Dilma/ Temer, mas acho ridícula essa atitude do Serra... vê-se que é claramente eleitoreira e uma mudança artificial de posição. Sempre um opositor e crítico do Lula, Serra e sua equipe notaram que seria uma atitude kamikaze peitar a imagem de um cara com cerca de 90% de aprovação (só para constar...eu me encontro na margem dos cerca de 10% que não aprovam...). Ou seja... a sinceridade e o posicionamento polítioco/ ideológico são chutados para escanteio em vista do pragmatismo eleitoral... Posso ser chamado de ingênuo, até de idiota, mas não concordo com isso. Acho muito mais louvável um cara que chega e fala "perco o voto, mas mantenho a posição. É o tipo de coisa... o Joaquim Nabuco era monarquista... quando a república foi instaurada ele recebeu convite para ser deputado no sistema republicano e declinou, dizendo que não concordava com a república. Não sou monarquista, mas acho que a atitude do J. Nabuco foi louvável, independente de concordar com o viés político dele ou não.
O pior na propaganda do Serra é a caricatura de cenário que ele usou. Essa é a idéia tosca de o que seria uma comunidade carente para as elites? Porque eles não perguntam para seus filhos/ sobrinhos/ "filhinhos de papai"/ etc, que estão acostumados a subir no morro para comprar cocaína e demais drogas, como a favela se parece? E com tanta favela no Brasil... porque o Serra não foi filmar sua propaganda em uma? Chega a ser grotesco tal coisa... a utilização de algo que é fruto do descaso político em assuntos como habitação popular ser utilizado como forma de um candidato neoliberal fazer pose de "populesco", com fins unicamente eleitoreiros.
zkrk- Farrista desafio aceito!
Re: A Favela do Serra
Estão massacrando o marqueteiro Luiz González, mas o cara é competente, apesar deu concordar que é bola fora dele o cenário da favela.
Mas, se ele fosse bom não teria ganho as outras campanhas para Alckmin, Serra e Kassab. E ter contratos publicitários de 150 milhões com governo de São Paulo e Prefeitura.
O que ocorre é que nem sempre é fácil vender um produto e quando um candidato começa a cair nas pesquisas, tem que gastar mais com aliados e ainda capta menos recursos e o orçamento é o mesmo.
É mais fácil uma campanha como a da Dilma, ela só não precisa errar, as outras tem que acertar e ainda os produtos não ajudam...
Mas, se ele fosse bom não teria ganho as outras campanhas para Alckmin, Serra e Kassab. E ter contratos publicitários de 150 milhões com governo de São Paulo e Prefeitura.
O que ocorre é que nem sempre é fácil vender um produto e quando um candidato começa a cair nas pesquisas, tem que gastar mais com aliados e ainda capta menos recursos e o orçamento é o mesmo.
É mais fácil uma campanha como a da Dilma, ela só não precisa errar, as outras tem que acertar e ainda os produtos não ajudam...
marcelo l.- Farrista "We are the Champions"
marcelo l. escreveu:Estão massacrando o marqueteiro Luiz González, mas o cara é competente, apesar deu concordar que é bola fora dele o cenário da favela.
Cara, apesar dos méritos profissionais do passado do cara... colocar um direitista numa caricatura de favela esperando passar uma idéia de populesco não pode ser considerado outra coisa que não uma bola fora...
sinceramente eu não entendo
NINGUEM ve o horario eleitoral gratuito grande parcela da população acompanha no maximo 20 min do debate e a grande maioria so ve o nome e o numero
alkimin e kassab tiveram pessimas administrações assim como serra,lula incrivelmente apesar de ter decepcionado os petistas mais xiitas ainda consegue ser popular e ter um poder politico incrivel,capaz de carregar uma anonima dilma nas pesquisas
por isso vou votar marina uahuahuahu acho que pesquisa é tudo manipulado quem pagar mais fica na frente e o povo que é gado faz o que a pesquisa diz
mas se o serra não vencer desses candidatos nunca mais ele deve se candidatar so tem gente sem nome e sem nenhum carisma,esse lance de presidente mulher quase fez a roseana presidente só não foi porque deixou a candidatura em cima da hora por causa do escandalo da sudan e sudene que ela desviou bilhoes
Questão não esquece...
nem esqueço da falta de principios dele ao dizer para não votar nele se largasse o cargo dele para tentar ser presidente alguem se lembra? como nosso colega disse me chame de ingenuo ou idiota mas eu sou assim
NINGUEM ve o horario eleitoral gratuito grande parcela da população acompanha no maximo 20 min do debate e a grande maioria so ve o nome e o numero
alkimin e kassab tiveram pessimas administrações assim como serra,lula incrivelmente apesar de ter decepcionado os petistas mais xiitas ainda consegue ser popular e ter um poder politico incrivel,capaz de carregar uma anonima dilma nas pesquisas
por isso vou votar marina uahuahuahu acho que pesquisa é tudo manipulado quem pagar mais fica na frente e o povo que é gado faz o que a pesquisa diz
mas se o serra não vencer desses candidatos nunca mais ele deve se candidatar so tem gente sem nome e sem nenhum carisma,esse lance de presidente mulher quase fez a roseana presidente só não foi porque deixou a candidatura em cima da hora por causa do escandalo da sudan e sudene que ela desviou bilhoes
Questão não esquece...
nem esqueço da falta de principios dele ao dizer para não votar nele se largasse o cargo dele para tentar ser presidente alguem se lembra? como nosso colega disse me chame de ingenuo ou idiota mas eu sou assim
-J.R.R.Tolkien
Concordo contigo zkrk é um erro, mas não acho que foi fatal, o problema é que o seu produto até o momento não definiu qual é o papel...sem um personagem definido fica difícil...
Também acho que dá pra ser relevado, levando em conta essa questão. Ficou algo meio imparcial, digamos assim. Talvez, por isso, não tenha ocorrido uma repercussão maior.
Convidad- Convidado
Sabe, acho que o marketeiro do Serra é horrível, não apenas ruim.
Honestamente eu não sei no que o Serra acredita.
Eu sei que estou me repetindo, mas "o governo dele vai continuar fazendo tudo de certo que o governo Lula faz e vai melhorar onde precisa ser melhorado!" é assim que eu vejo a campanha do Serra.
Ele não tem cara (exceto a de Sr Burns), gosto ou ideologia...
Acho que a direita reclama muito do Lula por que por anos não ligou pro povão. Lula faz um monte de coisa errada, mas ele tirou o povão da miséria (tá, levou pra pobreza, mas pra quem era miserável foi um progresso, com certeza) e esse povão, que nunca foi contemplado pelo pessoal do Serra vota em peso na candidata do Lula.
Serra podia apelar pro pessoal médio, como eu, com uma plataforma de reformas (acho que tem muito funcionário público ou muita ineficiência) ou qualquer coisa que mostrasse que ele queria um rumo diferente e melhor pro Brasil... Ao dizer que vai manter o rumo do Lula, como ele vai convencer alguém além dos 10% que odeiam o Lula de que vale a pena votar nele e não na Dilma, que é a verdadeira continuação?
Sabe, todo dia eu recebo ao menos UM e-mail de serristas falando mal do Lula, da Dilma, do PT... Mas nunca recebi um e-mail falando "com Serra séra melhor por que Serra vai investir nisso, nisso e naquilo".
O marketing serrista descobriu o e-mail antes do marketing Lulista, mas fez um uso tão amador, idiota e suicida que ao invés de atrair gente pra seu lado, levou pro lado oposto.
Mentiras deslavadas, logicismos infantis, mas nenhuma idéia me chegaram aos e-mails direto.
Os poucos e-mails que recebi de lulistas eram mais resposta a ataques falsos que pró-Lula.
Ou seja, todo o Marketing em torno do Serra se resume a dizer, não que Serra Burns é o melhor candidato, mas que Dilma é pior que ele... Ou seja, se perdeu uma chance imensa de mostrar Serra se falando mal da Dilma.
Pior, falar mal da Dilma ajuda muito os 10% que desaprovam o Lula e os outros 30% que nao gostam da Dilma, mas não ajuda em nada os outros sei lá, 20% de indecisos...
Honestamente eu não sei no que o Serra acredita.
Eu sei que estou me repetindo, mas "o governo dele vai continuar fazendo tudo de certo que o governo Lula faz e vai melhorar onde precisa ser melhorado!" é assim que eu vejo a campanha do Serra.
Ele não tem cara (exceto a de Sr Burns), gosto ou ideologia...
Acho que a direita reclama muito do Lula por que por anos não ligou pro povão. Lula faz um monte de coisa errada, mas ele tirou o povão da miséria (tá, levou pra pobreza, mas pra quem era miserável foi um progresso, com certeza) e esse povão, que nunca foi contemplado pelo pessoal do Serra vota em peso na candidata do Lula.
Serra podia apelar pro pessoal médio, como eu, com uma plataforma de reformas (acho que tem muito funcionário público ou muita ineficiência) ou qualquer coisa que mostrasse que ele queria um rumo diferente e melhor pro Brasil... Ao dizer que vai manter o rumo do Lula, como ele vai convencer alguém além dos 10% que odeiam o Lula de que vale a pena votar nele e não na Dilma, que é a verdadeira continuação?
Sabe, todo dia eu recebo ao menos UM e-mail de serristas falando mal do Lula, da Dilma, do PT... Mas nunca recebi um e-mail falando "com Serra séra melhor por que Serra vai investir nisso, nisso e naquilo".
O marketing serrista descobriu o e-mail antes do marketing Lulista, mas fez um uso tão amador, idiota e suicida que ao invés de atrair gente pra seu lado, levou pro lado oposto.
Mentiras deslavadas, logicismos infantis, mas nenhuma idéia me chegaram aos e-mails direto.
Os poucos e-mails que recebi de lulistas eram mais resposta a ataques falsos que pró-Lula.
Ou seja, todo o Marketing em torno do Serra se resume a dizer, não que Serra Burns é o melhor candidato, mas que Dilma é pior que ele... Ou seja, se perdeu uma chance imensa de mostrar Serra se falando mal da Dilma.
Pior, falar mal da Dilma ajuda muito os 10% que desaprovam o Lula e os outros 30% que nao gostam da Dilma, mas não ajuda em nada os outros sei lá, 20% de indecisos...
Goris- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Comentaram sobre esse cara, justamente por causa daquele vídeo do "Serra Comedor". Não sei o nome dele, mas surgiram várias críticas em cima do trabalho dele.
Convidad- Convidado
Questao escreveu:sinceramente eu não entendo
Questão não esquece...
pois é... eu detesto esses simplismos.. algo que eu ficava puto era quando diziam "eu queria votar na Roseana, porque os homens tentaram e não conseguiram... quem sabe uma mulher no poder resolva?"... isso é um posicionamento de uma imaturidade política plena! Não é ofato de ser homem ou mulher que definiria alguém como progressista/ disposto a mudanças... vejam a presidente da Argentina, Cristina Kichner... de inovadora não tem nada! Segue a mesma linha demagógica- populista tradicional dos governantes argentinos!
O Serra já mostrou que tudo que faz e fala em campanha é para ganhar o cargo em questão (sem intenção de trocadilho, cara ... ). Quando se candidatou a prefeito de São Paulo garantiu que não se candidataria a governador, como forma de desarmar ataques de adversários contra ele, que diriam que seria tolice votar em um candidato que já entraria pensando em sair do cargo. Serra ganhou, e quando chegou a eleição para governador... o que ele fez?? Candidatou-se... e venceu...
Pelo histórico do cara, dá para dizer que ele tem como prioridade conseguir o cargo, e não ter um plano de governo, ou um posicionamento sólido em termos político- ideológicos.
Eu mesmo já critiquei o PT dizendo que tem pouco plano de governo, etc, e que parece que sua motivação é "ganhar e depois a gente vê como faz", mas acho engraçado os direitistas que votam no Serra falar isso do PT e não notar que o Serra faz o mesmo!
Quanto a Marina... é engraçado alguém que entrou no estilo "Benedita" (que se dizia "negra, mulher e favelada") para ganhar votos e afirma que por ter nascido pobre, na floresta, etc, compreende a posição e o estado das pessoas mais humildes, escolher um megaempresário (presidente da NATURA) para ser vice! Tem incoerência nisso aí... "sou pobre, nasci na floresta, blábláblá" e escolhe um ricaço como vice?? Bom... vindo do Partido Verde brasileiro, que é um caso atípico entre os partidos verdes do mundo todo, por ser mais voltado para a direita e conservador, enquanto no resto do mundo os "verdes' se aproximam mais da esquerda, é até compreensível.
Última edição por zkrk em Sex Set 03, 2010 11:57 am, editado 1 vez(es)
eu sou um homem simples cara,voto mais por falta de opção alem do mais pelo menos ela lutou ao lado de chico mendez,sabe aquele carinha que falava de aquecimento global se queimarmos a amazonia,que a amazonia tinha recursos naturais que tem uma fundação aqui mas ninguem sabe quem ele foi e o unico país a fazer um filme sobre ele foi os EUA,que tem no elenco o James Olmos ( o fodão adamão) o raul julia ( o pai da familia adams) e a sonia braga
democracia brasileira é uma piada os partidos escolhem os candidatos que vão concorrer e ainda somos obrigados a votar e ameaçados,isso só acontece em ditadura e paises extremamente pobres,mas aqui ninguem ve problema
eu sinceramente preferiria voto facultativo,daria tempo para ter pre candidatos e a gente votava no melhor pre que ia ser candidato,acha que no nosso sistema politico um cara sem nome ou dinheiro como barak obama ia ser presidente? nunca,ser negro não seria problema para ele ser mas sim o fato de não ter nome ou dinheiro quanto os outros candidatos
olha vote em quem você curtir mas não vote pelo ibope é a unica coisa que eu imploro,vote no menos pior que no meu caso eu acho a marina
democracia brasileira é uma piada os partidos escolhem os candidatos que vão concorrer e ainda somos obrigados a votar e ameaçados,isso só acontece em ditadura e paises extremamente pobres,mas aqui ninguem ve problema
eu sinceramente preferiria voto facultativo,daria tempo para ter pre candidatos e a gente votava no melhor pre que ia ser candidato,acha que no nosso sistema politico um cara sem nome ou dinheiro como barak obama ia ser presidente? nunca,ser negro não seria problema para ele ser mas sim o fato de não ter nome ou dinheiro quanto os outros candidatos
olha vote em quem você curtir mas não vote pelo ibope é a unica coisa que eu imploro,vote no menos pior que no meu caso eu acho a marina
-J.R.R.Tolkien
Estava escrevendo um texto mas como tinha vários nomes ia ficar confuso e vai que algum seja farrista...
Mas, é só pensar campanha é produto, agora o produto o Serra quer ele se re-inventar, aí fica difícil, ainda mais que ele parece ter sindrome que o outro roube a vitória, ele dividiu todas as mídias e ele escolheu cada indicado, mesmo sem perguntar qual era prioridade do programa de tv, o que seria trabalhado institucionalmente etc.
A internet está com uma amiga dele, a discussão com os estados com outro amigo, no fundo cada um tem sua estratégia e quem decide é o Serra, eu acho pelo organograma que se fala, ele pensou que estava eleito, sentou na cadeira, e fez um plano que ninguém se sobrepor a ele, como foi o Duda Mendonça que criou o Lulinha Paz e Amor, ele é o estrategista da sua campanha e se vencesse todos os louros seriam dele.
Se fosse um programa é como a mãe da atriz mirim cuidar de tudo e dividir entre amigas, foi isso que ele fez...sei que não gostaram, mas é a analogia, mais bondosa que pensei.
Por isso, o produto é tão ruim...se alguém conseguir honestamente definir qual é o produto Serra nessas eleições vai ter que pensar muito, sem usar frases de efeito...por que não tem nem verniz de conteúdo.
Ele ainda tem 30 dias para definir o que quer ser, acho difícil, no fundo tocou a luz vermelha e vão partir para ataques. Acho que é o restou, por que não tem como fazer um personagem crível e consolidar em 30 dias, a menos que o outro lado faça uma besteira incrível.
Mas, é só pensar campanha é produto, agora o produto o Serra quer ele se re-inventar, aí fica difícil, ainda mais que ele parece ter sindrome que o outro roube a vitória, ele dividiu todas as mídias e ele escolheu cada indicado, mesmo sem perguntar qual era prioridade do programa de tv, o que seria trabalhado institucionalmente etc.
A internet está com uma amiga dele, a discussão com os estados com outro amigo, no fundo cada um tem sua estratégia e quem decide é o Serra, eu acho pelo organograma que se fala, ele pensou que estava eleito, sentou na cadeira, e fez um plano que ninguém se sobrepor a ele, como foi o Duda Mendonça que criou o Lulinha Paz e Amor, ele é o estrategista da sua campanha e se vencesse todos os louros seriam dele.
Se fosse um programa é como a mãe da atriz mirim cuidar de tudo e dividir entre amigas, foi isso que ele fez...sei que não gostaram, mas é a analogia, mais bondosa que pensei.
Por isso, o produto é tão ruim...se alguém conseguir honestamente definir qual é o produto Serra nessas eleições vai ter que pensar muito, sem usar frases de efeito...por que não tem nem verniz de conteúdo.
Ele ainda tem 30 dias para definir o que quer ser, acho difícil, no fundo tocou a luz vermelha e vão partir para ataques. Acho que é o restou, por que não tem como fazer um personagem crível e consolidar em 30 dias, a menos que o outro lado faça uma besteira incrível.
cara... eu vou votar no Plínio... logo, estou esquentando para o IBOPE?
Cezzarus Guinness escreveu:Isso aí tá mais para Vila Sésamo do que pra favela!
Pois é, quem dera se a favela fosse assim...
Convidad- Convidado
O mais esquisito foi o cara sambando com um botijão de gás no ombro...
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
Cezzarus Guinness escreveu:Isso aí tá mais para Vila Sésamo do que pra favela!
Será que o Serra comeu o Garibaldo também?
Última edição por zkrk em Sex Set 03, 2010 11:39 am, editado 1 vez(es)
luccasf escreveu:Cezzarus Guinness escreveu:Isso aí tá mais para Vila Sésamo do que pra favela!
Essa é a prova cabal de que o PSDB não quer que haja crescimento social para a população pobre.
O dia que o Serra entrar numa favela de verdade, aposto que ele vai tomar banho com creolina quando ele chegar em casa.
Convidad- Convidado
Cezzarus Guinness escreveu:luccasf escreveu:Cezzarus Guinness escreveu:Isso aí tá mais para Vila Sésamo do que pra favela!
Essa é a prova cabal de que o PSDB não quer que haja crescimento social para a população pobre.
O dia que o Serra entrar numa favela de verdade, aposto que ele vai tomar banho com creolina quando ele chegar em casa.
Idealizar uma favela, foi bem ridículo.
Quem ele queria enganar? Coloque num noticiário, por 10 minutos, aquilo sim é favela.
Drama real.
Convidad- Convidado
Questao escreveu:eu sou um homem simples cara,voto mais por falta de opção alem do mais pelo menos ela lutou ao lado de chico mendez,sabe aquele carinha que falava de aquecimento global se queimarmos a amazonia,que a amazonia tinha recursos naturais que tem uma fundação aqui mas ninguem sabe quem ele foi e o unico país a fazer um filme sobre ele foi os EUA,que tem no elenco o James Olmos ( o fodão adamão) o raul julia ( o pai da familia adams) e a sonia braga
Questão, esbarrei com essa notícia, e como você havia tocado no nome do Chico Mendes, lembrei de você:
Viúva convive com assassinos de Chico Mendes no AC
Vinte e dois anos após a morte do líder seringueiro Chico Mendes, a família do símbolo da luta ambiental no Acre tem de conviver com seus assassinos. Após cumprirem menos de 10 anos dos 19 de condenação, os fazendeiros Darly Alves da Silva e Darci Alves Pereira foram libertados e vivem em Xapuri, cidade do interior do Acre onde o seringueiro foi morto. "Temos de conviver com esses assassinos", reclama a viúva Ilzamar Mendes.
Embora a família Mendes viva em Rio Branco, capital acreana, é comum as viagens para Xapuri, onde foi criada uma fundação para preservar a memória de Chico Mendes na casa onde moravam quando o seringueiro foi morto. "Quem perdeu o pai, o marido e o líder foram minha família e os trabalhadores rurais", lamenta.
Os fazendeiros mantêm propriedades e criação de gado na região. Assim, os encontros da família de Chico Mendes com os assassinos são comuns, em praça pública, em prédios públicos e em bancos. "As fazendas deles só aumentaram nos últimos anos. Todos vivem muito bem, nem enfrentam fila em banco, são clientes preferenciais", diz Ilzamar, em tom de revolta.
A trajetória de Chico Mendes foi marcada pela luta em defesa da floresta e do fim da exploração dos trabalhadores rurais. Após a desapropriação de uma propriedade de Darly e das constantes ameaças de morte, o líder seringueiro foi assassinado em 22 de dezembro de 1988, aos 44 anos.
FONTE: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
uma triste verdade
-J.R.R.Tolkien
zkrk escreveu:Questao escreveu:eu sou um homem simples cara,voto mais por falta de opção alem do mais pelo menos ela lutou ao lado de chico mendez,sabe aquele carinha que falava de aquecimento global se queimarmos a amazonia,que a amazonia tinha recursos naturais que tem uma fundação aqui mas ninguem sabe quem ele foi e o unico país a fazer um filme sobre ele foi os EUA,que tem no elenco o James Olmos ( o fodão adamão) o raul julia ( o pai da familia adams) e a sonia braga
Questão, esbarrei com essa notícia, e como você havia tocado no nome do Chico Mendes, lembrei de você:
Viúva convive com assassinos de Chico Mendes no AC
Vinte e dois anos após a morte do líder seringueiro Chico Mendes, a família do símbolo da luta ambiental no Acre tem de conviver com seus assassinos. Após cumprirem menos de 10 anos dos 19 de condenação, os fazendeiros Darly Alves da Silva e Darci Alves Pereira foram libertados e vivem em Xapuri, cidade do interior do Acre onde o seringueiro foi morto. "Temos de conviver com esses assassinos", reclama a viúva Ilzamar Mendes.
Embora a família Mendes viva em Rio Branco, capital acreana, é comum as viagens para Xapuri, onde foi criada uma fundação para preservar a memória de Chico Mendes na casa onde moravam quando o seringueiro foi morto. "Quem perdeu o pai, o marido e o líder foram minha família e os trabalhadores rurais", lamenta.
Os fazendeiros mantêm propriedades e criação de gado na região. Assim, os encontros da família de Chico Mendes com os assassinos são comuns, em praça pública, em prédios públicos e em bancos. "As fazendas deles só aumentaram nos últimos anos. Todos vivem muito bem, nem enfrentam fila em banco, são clientes preferenciais", diz Ilzamar, em tom de revolta.
A trajetória de Chico Mendes foi marcada pela luta em defesa da floresta e do fim da exploração dos trabalhadores rurais. Após a desapropriação de uma propriedade de Darly e das constantes ameaças de morte, o líder seringueiro foi assassinado em 22 de dezembro de 1988, aos 44 anos.
FONTE: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A justiça no Brasil, é vergonhosa.
Do que adianta colocar uma pena tão grande, se nunca vão cumprir?
E é justamente por isso que existe o crescimento do crime.
Convidad- Convidado
essa propaganda me deu um nojo tão grande, quanta mentira desse cara, achar q a gente é idiota ao ponto de aceditar nisso!
nem quem vota nele acredita...
Convidado- Convidado
fabiola_a9 escreveu:essa propaganda me deu um nojo tão grande, quanta mentira desse cara, achar q a gente é idiota ao ponto de aceditar nisso!
Quem vota nele, na maioria das vezes, mal sabe o que está fazendo.
E não só nele...
Convidad- Convidado
Pior se ele resolver entrar no FARRA, ver o avatar de Fabíola e fazer a próxima propaganda inspirada na dancinha final de Miss Sunshine...
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
Jamm escreveu:Pior se ele resolver entrar no FARRA, ver o avatar de Fabíola e fazer a próxima propaganda inspirada na dancinha final de Miss Sunshine...
Se ele soubesse o que significa, cara, rs.
Convidad- Convidado
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos