A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

+2
zkrk
marcelo l.
6 participantes

Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por marcelo l. Seg Abr 15, 2013 4:17 pm

Um tribunal de Istambul condenou nesta segunda-feira (15) a 10 meses de prisão - mas com a suspensão condicional da pena - o famoso pianista turco Fazil Say, que foi considerado culpado de "insultos aos valores religiosos" por suas afirmações provocadoras no Twitter contra os muçulmanos.

O veredicto do processo polêmico provocou um novo debate sobre a liberdade de expressão na Turquia.

Fazil Say, que não compareceu à audiência, foi declarado culpado de "insulto aos valores religiosos de parte da população", mas a pena não será aplicada a menos que o artista reincida durante um período de condicional de cinco anos, disse o juiz Hulusi Pur.

O acusado, de 43 anos, corria o risco de ser condenado a um ano e meio de prisão.

A advogada do pianista e seus amigos, que compareceram ao tribunal, se negaram a fazer comentários à imprensa após o anúncio do veredicto.

Durante a primeira audiência do processo, em outubro do ano passado, o pianista alegou inocência e disse que nenhuma de suas mensagens pretendia insultar, humilhar o islã e seus fiéis.

A advogada do músico, Meltem Akyol, reiterou os argumentos e pediu a absolvição.

Fazil Say, claramente hostil ao governo islamita conservador da Turquia, no poder desde 2002, acusou o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) de ter estimulado o processo.

"Tudo isto é político. Por trás há pessoas do AKP", declarou em dezembro ao canal CNN-Türk.

"Querem me obrigar a acreditar em Deus fazendo com que eu passe um ano e meio na prisão", denunciou o artista, que havia advertido alguns meses antes que, em caso de condenação, partiria para o exílio.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Apesar de não dizer no texto acima do G1, a briga começou quando ele twitou uma parte de um poema do Omar Khayyām (poeta do século XII): “ "Você diz que seus rios fluirão em vinho. É o Jardim do Éden uma casa de beber? Você diz que vai dar duas virgens prometidas* para cada muçulmano. É o Jardim do Éden um bordel?”

Posteriormente:"Eu não sei se você notou ou não, mas sempre que há uma pessoa estúpida ou um ladrão, eles são crentes em Deus. É um paradoxo? "

* Houris


marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Re: Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por zkrk Seg Abr 15, 2013 11:43 pm

E o Brasil caminha para ficar assim também.
...
No mínimo Bolsonaro e Marco Feliciano concordariam com a prisão do pianista. Laughing
zkrk
zkrk
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Re: Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por marcelo l. Qui Abr 18, 2013 1:43 pm

A desculpa saiu hoje:

Um tribunal turco que condenou de renome mundial turco pianista Fazıl Diga a uma pena de prisão suspensa de 10 meses para os tweets blasfemas lançou sua justificativa para a convicção de hoje, dizendo que o objetivo do músico era "humilhar os valores religiosos."

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Re: Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por Dona Sancha Qui Abr 18, 2013 2:03 pm

zkrk escreveu:E o Brasil caminha para ficar assim também.
...
No mínimo Bolsonaro e Marco Feliciano concordariam com a prisão do pianista. Laughing

Medinho... estou pensando em fugir pra Russia caso o Brasil vire uma ditadura religiosa.
Dona Sancha
Dona Sancha
Farrista Ribombando nas Galáxias
Farrista Ribombando nas Galáxias

Mensagens : 332
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Re: Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por zkrk Qui Abr 18, 2013 5:34 pm

Dona Sancha escreveu:
zkrk escreveu:E o Brasil caminha para ficar assim também.
...
No mínimo Bolsonaro e Marco Feliciano concordariam com a prisão do pianista. Laughing

Medinho... estou pensando em fugir pra Russia caso o Brasil vire uma ditadura religiosa.

Canadá é melhor... vai por mim...
Em especial a parte francesa (Montreal, Quebec, etc) é bem legal.

O Canadá é meu plano de fuga para quando o Brasil atingir o status de "Insuportável"

E o relógio do caos já mexeu mais um pouco os ponteiros, quando li gente dizendo "Marco Feliciano para presidente"...
zkrk
zkrk
Farrista desafio aceito!
Farrista desafio aceito!

Mensagens : 3093
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Re: Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por alancosme32 Qui Abr 18, 2013 9:15 pm

zkrk escreveu:
Dona Sancha escreveu:
zkrk escreveu:E o Brasil caminha para ficar assim também.
...
No mínimo Bolsonaro e Marco Feliciano concordariam com a prisão do pianista. Laughing

Medinho... estou pensando em fugir pra Russia caso o Brasil vire uma ditadura religiosa.

Canadá é melhor... vai por mim...
Em especial a parte francesa (Montreal, Quebec, etc) é bem legal.

O Canadá é meu plano de fuga para quando o Brasil atingir o status de "Insuportável"

E o relógio do caos já mexeu mais um pouco os ponteiros, quando li gente dizendo "Marco Feliciano para presidente"...

Eu não sou tão alarmista, já que pra cada fanático religioso que o apoia há uns cinco que o repudiam. Duvido muito que isso vá acontecer aqui, já que não temos histórico de fundamentalismo como a Turquia. Ainda bem.
alancosme32
alancosme32
Farrista das "Árvores Somos Nozes"
Farrista das

Mensagens : 788
Data de inscrição : 09/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Re: Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por ediv_diVad Qui Abr 18, 2013 9:19 pm

Eu também acho difícil isso acontecer no Brasil, mas do jeito que as coisas tão bizarras, quem sabe, né?

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia 437485193

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Re: Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por ediv_diVad Qui Abr 18, 2013 11:09 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Re: Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por elcioch Sex Abr 19, 2013 12:33 pm

o mundo só sera salvo quando a religião acabar e revelar toda as suas mentiras!
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Re: Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por marcelo l. Sex Abr 19, 2013 6:34 pm

Sempre que o Estado se impõe sobre o individuo seja através do discurso religioso ou ideológico em qualquer lugar e tempo histórico foram momentos muitos ruins, mas hoje em dia eu não colocaria a Rússia como local livre da religião ao contrário o Conselho Municipal de São Petersburgo é o sonho de qualquer Feliciano.

Eu também iria ou Canadá ou Nova Zelândia.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Re: Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por ediv_diVad Sex Abr 19, 2013 11:27 pm

Opinião sem bases concretas:

Acho que se A Igreja não fosse pulverizada do jeito que é, ainda estaríamos na antiga Idade das Trevas.

Por isso a ideia da Igreja Única é um baita perigo ou ameaça e tema de ótima degustação pelos teóricos da conspiração...

Mas por outro lado, dizem as más línguas que a ideia é que tais divisões religiosas são importantes para se manter um mínimo de caos e desentendimento enquanto as estruturas invisíveis pelo cidadão comum jogam os dados sem maiores preocupações. Afinal, sempre haverá outra religião pra culpar.

Vamos ver até quando essa segmentação é importante para manter as almas no cercado, eu imagino que o esforço pelo Ecumenismo está vindo devagarinho agora, mas cedo ou tarde virá a todo o vapor.

Ou não.

Só divagando...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Re: Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por ediv_diVad Sex Abr 19, 2013 11:30 pm

Posts bem legais do Farrista Nehemias de hoje, acho que tem a ver com as cartas religiões e o fator dualidade dO Jogo:

Sou a favor de dizerem que o suspeito pelo atentado de Boston é muçulmano, desde que falem que aquele atirador da Noruega era maçom.

E podem dizer também que a maioria das pessoas que cometem crimes no Brasil são católicos, por ser a religião da maioria.

E evangélicos e espíritas também cometem crimes. Não é a prática religiosa/espiritual que define se a pessoa é babaca ou não.

Nos EUA é assim: tudo de ruim que acontece eles jogam em cima dos muçulmanos, imigrantes mexicanos, colombianos, etc. e nunca neles mesmos.




_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia Empty Re: Pianista turco Fazil Say pode ir para a cadeia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos