A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prefeito japonês diz que escravas sexuais foram necessárias na Segunda Guerra

2 participantes

Ir para baixo

Prefeito japonês diz que escravas sexuais foram necessárias na Segunda Guerra Empty Prefeito japonês diz que escravas sexuais foram necessárias na Segunda Guerra

Mensagem por Questao Qua maio 15, 2013 12:25 pm

fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O prefeito de Osaka, no Japão, causou polêmica ao dizer que o sistema que forçou milhares de mulheres de outros países a se prostituirem durante a Segunda Guerra Mundial para atender soldados japoneses foi "necessário".
Durante o conflito, cerca de 200 mil mulheres de territórios ocupados pelo Japão foram obrigadas a atuar como escravas sexuais para soldados do Exército japonês. A maioria era da China e da Coreia, mas também havia mulheres das Filipinas e da Indonésia.
Notícias relacionadas
Japão comemora aniversário do fim da ocupação dos aliados
Sem domésticas, japonesas interrompem carreira para cuidar dos filhos e da casa
Tópicos relacionados
Internacional, japão
Toru Hashimoto disse que as "mulheres de conforto", como ficaram conhecidas, deram aos soldados japoneses uma "chance para relaxar".
O prefeito disse que naquelas circunstâncias, "em que balas voavam como chuva e vento, os soldados corriam o risco de perder suas vidas". "Para que eles descansassem, um esquema de mulheres de conforto era necessário. Qualquer um pode entender isso."
Nacionalista
Hashimoto é cofundador do partido nacionalista japonês Restauração, que tem poucos assentos no Parlamento e não faz parte do governo.
Ele foi o governador mais jovem da história do Japão antes de se tornar prefeito de Osaka. No ano passado, ele já havia causado polêmica quando disse que o Japão precisava de uma "ditadura".
Hashimoto reconheceu que as mulheres eram forçadas a ser escravas sexuais contra sua vontade. Mas ele lembrou que o Japão não foi o único país a usar o sistema, apesar de ser "responsável por suas ações".
O prefeito de Osaka disse também que concordou com um pronunciamento do ex-primeiro-ministro japonês Tomiichi Murayama, que em 1995 se desculpou pelas ações do Japão na Ásia durante a guerra.
Tensão regional
A forma como o governo do Japão interpreta sua participação do país na Segunda Guerra sempre foi fonte de tensão com os vizinhos e, após o pronunciamento de Hashimoto, uma autoridade sul-coreana expressou sua "profunda decepção".
"Há um reconhecimento internacional de que a questão das ‘mulheres de conforto’ remonta a casos de estupro cometidos pelo Japão durante seu passado imperial, em uma série de violações de direitos humanos", disse um porta-voz do ministério das Relaçes Exteriores da Coreia do Sul à agência de notícias AFP.
Nesta terça-feira, membros do governo japonês tentaram se distanciar dos comentários do prefeito Hashimoto. O porta-voz do governo japonês Yoshihide Suga não quis comentar diretamente o episódio, reiterando que o governo "sente por pessoas que passaram por momentos difíceis, que são impossíveis de descrever".
Em 1993, o Japão emitiu um pedido de desculpas pela "dor imensurável e o sofrimento causado às mulheres de conforto". Em 1995, o país também se desculpou por suas agressões durante a guerra.
No mês passado, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, causou revolta na China e na Coreia do Sul ao sugerir que seu país não iria mais reconhecer seus próprios pedidos de desculpa de 1995.


_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Prefeito japonês diz que escravas sexuais foram necessárias na Segunda Guerra Empty Re: Prefeito japonês diz que escravas sexuais foram necessárias na Segunda Guerra

Mensagem por elcioch Sáb maio 18, 2013 10:51 am

queria saber o que ele acha da ideia de soldos japoneses como escravos!
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos