A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma estranha realidade

+2
Questao
ediv_diVad
6 participantes

Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Uma estranha realidade

Mensagem por ediv_diVad Seg maio 27, 2013 6:55 pm

"O leigo pensa habitualmente que, quando diz “realidade”, fala de algo que é conhecido de forma evidente, enquanto a mim me parece que a tarefa mais importante e mais difícil do nosso tempo consiste em trabalhar na elaboração de uma nova concepção da realidade. É isto que tenho em mente quando sublinho sempre que a ciência e a religião têm de ter alguma coisa a ver uma com a outra. A Física e a transcendência designam apenas domínios diferentes da mesma realidade, que vão da camada mais baixa, onde ainda nos é possível objectivar completamente, até uma camada superior, na qual a visão se abre para as partes do mundo sobre as quais só se pode falar em metáforas."

As sete maravilhas do mundo quântico

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
De líquidos que voam a partículas que simplesmente surgem do nada, a maior diversão dos físicos quânticos
é mostrar que nós não conhecemos o mundo ao nosso redor – afinal, não há limite para o quão absurdo ele possa ser.

1. DUALIDADE DE ONDAS E PARTÍCULAS
O maior dos mistérios quânticos diz respeito a uma dúvida que o homem tem desde os tempos de Euclides. Afinal, do que a luz é feita? O palpite de Isaac Newton é que a luz é feita de partículas muito pequenas, chamadas de corpúsculos. No entanto, Thomas Young, um físico do século XIX, mostrou que a luz se espalhava após passar por uma fresta, se comportando como se fosse uma onda. Então a luz é uma onda ou uma partícula? Talvez as duas! Um electrão, por exemplo, é uma partícula, mas pode ser refractado ou interferir com si mesmo como se fosse uma onda. Essa é a explicação criada pelo físico quântico pioneiro, Louis de Broglie, em 1924. Mas então como algo pode ser onda e partícula ao mesmo tempo? Talvez porque a luz não é nenhuma das duas coisas. É o que acha o físico Markus Arndt. Para ele os termos “onda” e “partícula” são construções que fazemos na nossa mente a partir de convenções, para facilitar a compreensão do mundo.

2. O EFEITO HAMLET
Você já ouviu sua mãe dizer que uma panela de água não ferve enquanto você olhar para ela? Talvez você se ache muito esperto para acreditar nela, mas os físicos quânticos acreditam. A verdade é que panelas quânticas se recusam a ferver. Ou, só para te surpreender, elas fervem ainda mais rápido do que o normal. Também há vezes que elas entram em um dilema, como Hamlet: ferver ou não ferver, eis a questão! Parece loucura, mas tudo isso é uma consequência lógica da equação Schrodinger que descreve como os objectos quânticos evoluem em termos de probabilidade durante o tempo. Em termos básicos, simplesmente olhar para um objecto quântico interfere na forma com que ele se comporta.

3. PARTÍCULAS QUE SURGEM DO NADA
Elas podem só dar uma “passadinha” no nosso plano para dar um oi e depois sumirem, mas cientistas acham que elas podem ser o combustível de nano máquinas. Física quântica e Shakespeare andam juntos no efeito Hamlet, mas aqui é diferente. O rei Lear diz que “nada surge do nada”, mas na física quântica objectos podem surgir do nada sim. Especificamente, se você colocar duas placas de metal uma em frente da outra (sendo que elas não estão carregadas), elas se movem, se atraindo. Elas não se movem muito (apenas algumas mil partes de milímetro), mas o movimento pode ser percebido com aparelhos específicos – isso por causa de partículas que surgem do nada. De acordo com cientistas é porque não existe o que chamamos de vácuo. O espaço que pode parecer vazio não o está.

4. A BOMBA QUÂNTICA
Se uma bomba pudesse ser activada por um fótão, nós não estaríamos em uma situação boa. No momento em que a partícula de luz fosse percebida por nós, ela já teria interferido na bomba, activando-a. Mas sabe como poderíamos contra-atacar? Com luz! Parece bizarro usar o que pode nos matar para salvarmos, mas usando esse truque quântico temos uma chance de 25% de nos sairmos bem. Pelo menos é isso o que propõem físicos israelitas. Vá entender.

5. ATIVIDADE ASSUSTADORA A DISTÂNCIA
Essa propriedade realmente modifica a forma com que entendemos o mundo. Em 1964 um físico suíço calculou uma inequação matemática que mostrava a correlação entre o estado de partículas remotas em experimentos e suas condições: que os cientistas que estão fazendo o experimento conseguirão arrumar as condições para a ocorrência, que as propriedades das partículas medidas são reais e que nenhuma influência no experimento viajaria mais rápido do que a luz. No entanto experiências quânticas violam estes princípios. Em 2008 um físico da Universidade de Geneva mostrou que, se o livre arbítrio dos cientistas e a realidade forem mantidas, ***a velocidade de uma mudança de estado quântico pode ser 10 mil de vezes mais rápida do que a velocidade da luz***.

6. O CAMPO QUE NÃO ESTÁ LÁ
Para entender física quântica você deve saber onde um campo electromagnético não está para saber onde ele realmente está. Experimente pegar um imã em forma de rosca, cobri-lo com um metal para que não exista campo dentro dele, e jogar um electrão lá no meio. Se não há campo o electrão deveria se comportar como se não houvesse um, certo? Errado. A onda que é associada com o movimento do electrão vibra como se houvesse algo ali. Aparentemente, quando calculamos algo em escala quântica, não podemos buscar o efeito de uma partícula considerando as propriedades de onde a partícula se encontra. Também precisamos nos preocupar com as propriedades de onde a partícula não está.

7. MATÉRIA MIRACULOSA
Esqueça aranhas radioactivas ou genes mutantes. É a física quântica que te dá super-poderes. O gás hélio, por exemplo. Quando está em temperatura normal você pode usá-lo para encher balões (ou então inalar o negócio e falar com voz de “Tico e Teco”). Mas quando é resfriado, ele fica em estado líquido e é regido por propriedades quânticas. Aí que a verdadeira diversão começa. O hélio “super-líquido” desafia as regras da gravidade, subindo pelas paredes. Ele também pode passar por buracos incrivelmente pequenos. E, o mais bizarro – se você colocar hélio super-líquido dentro de uma bacia e girar a bacia, o hélio não se move. Mas se você mexer no líquido e fizer com que ele gire dentro da bacia, ele irá girar eternamente.

*** : É possível viajar 10 000 vezes mais rápido do que a luz.
De: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por ediv_diVad em Ter maio 28, 2013 11:33 pm, editado 2 vez(es)

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por Questao Seg maio 27, 2013 7:18 pm

incrível

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por Goris Ter maio 28, 2013 3:16 pm

O *** é falso, nada viaja mais rápido que a luz.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por Wally_Gator Ter maio 28, 2013 8:19 pm

Jogue os livros de ciência da escola fora. Compre mais quadrinhos.
Wally_Gator
Wally_Gator
Farrista Não me manda sair do PC
Farrista Não me manda sair do PC

Mensagens : 572
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 34
Localização : with the hobbits in Isengard.

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por Quero Café Ter maio 28, 2013 10:19 pm

Prefira a palavra transcendente a transcendental já que o segundo é um termo muito específico da filsofia Kantiana. Aliás, nem transcendente para se aplicar ao caso.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por ediv_diVad Ter maio 28, 2013 10:56 pm

Transcendental é tudo aquilo que está além do limites conhecidos do universo (em que está inserido). Sendo por conseguinte uma qualidade atribuída ao divino e própria ou relativa ao conceito de Deus, compreendendo também sua natureza, seu modo de agir, e entendimento a partir de uma perspectiva mística. Entretanto, o termo não possui um caráter exclusivamente místico, podendo ser aplicado ao que ultrapassa à explicação da lógica e o formalismo da ciência.

Natureza do Transcendental
O transcendental não é algo superior, ou ainda algo que venha a quebrar as leis da natureza, nem tão pouco um conceito magico/fantástico. Este seria o domínio do sobrenatural, que diverge de transcendental no sentido que este ultimo está além dos limites ou simplesmente não é afetado por eles. Enquanto que o sobrenatural é uma ruptura nas leis naturais ou físicas de um sistema, de caráter não aceito pela ciência. O transcendental é tido como o domínio ou amplitude total deste sistema, de um modo inconcebível para aqueles que estão limitados ao sistema, e não mensurável através de conceitos científicos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Sobre o sentido filosófico:

Transcendental
adj. Filosofia. Que pertence à razão pura, a priori, anteriormente a qualquer experiência, e que constitui uma condição prévia dessa experiência: segundo Kant, o espaço e o tempo são dois conceitos transcendentais. (Esta palavra não deve ser confundida com transcendente, pela qual é por vezes erradamente empregada.)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por ediv_diVad Ter maio 28, 2013 11:02 pm

Segundo o Dicionário Houaiss:

trans.cen.den.tal adj.2g. -> TRANSCENDENTE
trans.cen.den.te ou trans.cen.den.tal adj.2g. 1 sublime, superior 2 além do conhecimento e da experiência

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por Quero Café Ter maio 28, 2013 11:24 pm

Meu camarada.
O dicionário Houaiss e a wikipedia, ainda que sejam nobres fontes, não são o melhor sítio para se pesquisar o sentido ou etmologia de termos filosóficos.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por ediv_diVad Ter maio 28, 2013 11:26 pm

Foi mal, quer mesmo que eu mude lá o título?

Procurando aqui por um dicionário etmológico para justificar o uso da palavra...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por Quero Café Ter maio 28, 2013 11:29 pm

Oh, não, por favor.
É só chatice mesmo.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por Quero Café Ter maio 28, 2013 11:31 pm

Trollagem barata.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por ediv_diVad Ter maio 28, 2013 11:35 pm

Mas pelo que entendi o sentido filosófico é diferente mesmo, e por acaso esse que tu disse se aproxima mais deste?

adj. Filosofia. Que pertence à razão pura, a priori, anteriormente a qualquer experiência, e que constitui uma condição prévia dessa experiência: segundo Kant, o espaço e o tempo são dois conceitos transcendentais. (Esta palavra não deve ser confundida com transcendente, pela qual é por vezes erradamente empregada.)

Nunca li Kant e não entendi direito essa definição...

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por Quero Café Ter maio 28, 2013 11:39 pm

Sim, mais ou menos por aí.
Mas deixe para lá.
Já me arrempendi do ímpeto de desagradar aos colegas.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por Wally_Gator Qua maio 29, 2013 1:34 am

Transcendência

Ela vem do Latim TRANSCENDERE, “subir sobre, cruzar por cima”, de TRANS-, “através”, mais SCANDERE, “subir, trepar”.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tanto "transcendente" quanto "transcedental" possuem a mesma raiz, por isso acho que o termo foi bem usado lá no início. O termo trata de algo além, não exatamente superior como já foi explicado. Certo que o termo pode estar no acervo semântico da filosofia kantiana, mas nem por isso pertence exclusivamente a ela.
Wally_Gator
Wally_Gator
Farrista Não me manda sair do PC
Farrista Não me manda sair do PC

Mensagens : 572
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 34
Localização : with the hobbits in Isengard.

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por volpi Qui maio 30, 2013 5:24 pm

Goris escreveu:O *** é falso, nada viaja mais rápido que a luz.

Até que se prove o contrário.
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por ediv_diVad Qui maio 30, 2013 7:40 pm

volpi escreveu:
Goris escreveu:O *** é falso, nada viaja mais rápido que a luz.
Até que se prove o contrário.
É exatamente esse o assunto do artigo.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Uma estranha realidade Empty Re: Uma estranha realidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos