A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caso Natan Donadon: processo demorou demais por culpa do STF

5 participantes

Ir para baixo

Caso Natan Donadon: processo demorou demais por culpa do STF Empty Caso Natan Donadon: processo demorou demais por culpa do STF

Mensagem por marcelo l. Qui Jun 27, 2013 12:15 pm

Natan Donadon praticou peculato (desvio de verba pública) e formação de quadrilha entre os anos de 1995 e 1998, mas os crimes só foram julgados pelo STF em 2010.

A pena, no entanto, não começou a ser cumprida, pois a decisão não era definitiva. Faltava julgar os embargos de declaração, o que ocorreu ontem, 15 anos após os crimes.

A decisão tem importância simbólica e jurídica. No plano simbólico, é a primeira vez, desde a Constituição de 1988, que o STF julga, condena e manda prender um deputado. Isso aumenta a confiança na Justiça.

A população sabe --e as estatísticas provam-- que o sistema penal funciona de forma diferente em razão da renda, escolaridade ou poder politico do réu. A prisão de Donadon, por si só, não altera as estatísticas, mas manda uma mensagem importante de que a impunidade para determinados crimes pode diminuir.

No plano jurídico a decisão também é importante. Prestigia a presunção de inocência, segundo a qual a punição só deve ocorrer quando há decisão definitiva, com trânsito em julgado. Mas, se a prisão estava certa e os princípios também, qual a razão de tanta demora? Culpa da defesa? Recursos infinitos?

RAZÕES DA DEMORA

A ação no STF só teve início em 2005 e andou bem até 2008. Três anos é um prazo razoável para julgar um processo criminal. Mas ficou parada por um ano e três meses esperando para entrar na pauta de votações, em 2010, e mais cinco meses até a publicação da decisão, em 2011.

A defesa fez embargos em cinco dias. O Ministério Público levou um mês para dar seu parecer. O recurso ficou parado por mais dezoito meses até ser votado e outros três meses até ser publicado.

Novo recurso da defesa no prazo de cinco dias, mais um mês para a resposta do MP e dois meses para a decisão que considerou o segundo recurso sem fundamento e tornou a condenação definitiva.

A demora não foi culpa da defesa. E sim da demora na investigação e na pauta de julgamento. São gargalos importantes na eficiência da Justiça. Questão de prioridades.

A decisão de ontem servirá de precedente para outros casos, como o mensalão, cujas condenações ainda não são definitivas. Encerrado o julgamento em 2012, embargos de declaração foram apresentados dez dias após a publicação da decisão. A lei não traz prazo para julgar. É responsabilidade do relator e do plenário. Será que o STF levará três anos para julgá-los?

THIAGO BOTTINO é professor da FGV Direito

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Ir para o topo Ir para baixo

Caso Natan Donadon: processo demorou demais por culpa do STF Empty Re: Caso Natan Donadon: processo demorou demais por culpa do STF

Mensagem por Questao Qui Jun 27, 2013 7:40 pm

a mascara está começando a cair

-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Caso Natan Donadon: processo demorou demais por culpa do STF Empty Re: Caso Natan Donadon: processo demorou demais por culpa do STF

Mensagem por Quero Café Qui Jun 27, 2013 8:13 pm

Lástima.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagem por Rurouni André Qui Jun 27, 2013 9:04 pm

Espero que ñ seja só fogo de palha!
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagem por Mogur Qui Jun 27, 2013 10:05 pm

Está com cara de Bode Expiatório, para dar satisfação às manifestações...Rolling Eyes

Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo