A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"exércitos digitais" dos governos.

4 participantes

Ir para baixo

"exércitos digitais" dos governos. Empty "exércitos digitais" dos governos.

Mensagem por Victor Pax Ter Jul 02, 2013 11:48 am

Geopolítica digital

Com aumento do alcance da internet em todo o mundo, governos tentam aumentar mecanismos de controle e criam "exércitos digitais"
Brasil Econômico - Nelson Vasconcelos* | 02/07/2013 08:37:24

A bola de cristal do Boston Consulting Group estima que, em 2016, a internet vai movimentar mais que US$ 4,2 trilhões dentro de suas fronteiras digitais - que, aliás, estão cada vez menos delimitadas. Se for isso mesmo, e nenhum gigante adormecido resolver acordar, significa que a internet será a quinta maior economia do mundo, ficando atrás apenas de EUA, China, Japão e Índia.

Somos hoje 2,5 bilhões de internautas, afogados em cerca de 100 bilhões de sites que contém virtualmente tudo o que se imagina. É tanta coisa que alguns países reais decidiram que a internet pode ser danosa aos seus interesses e tornaram-se inimigos da rede, como diz a organização Repórteres Sem Fronteiras.

Bahrein, China, Irã, Síria e Vietnam são os cinco piores (mas a verdade é que ninguém é tão bonzinho quanto parece, quando se trata de liberdade).

Números e cifras assim nos levam a imaginar sobre o futuro econômico - e, por extensão - político da rede. São inúmeras oportunidades e nichos que se abrem, e tende a ganhar quem sair na frente. Tem sido assim na história através dos milênios, e também na própria história da internet. Sabem disso as gigantes Google e Facebook, que vão pouco a pouco mexendo suas peças em todo o planeta real.

Com tanta grana boiando por aí, não é à toa que muita gente esteja se armando. Estima-se que a China, por exemplo, conte com nada menos que 50 mil “soldados” construindo a grande muralha virtual do seu país, blindando-o de eventuais ataques e surpresas dos inimigos ocidentais.

Já nos EUA, calcula-se que o Pentágono mantenha 14 mil ciber-soldados, mamando num orçamento de US$ 3,7 bilhões somente para “cyberspace operations” neste ano. Sem contar US$ 8,4 bilhões na construção de alguns quartéis-generais dedicados somente a proteger as fronteiras digitais do país - além, naturalmente, de fuxicar a vida alheia.

As guerras esperadas para um futuro distante, aliás, já existem. Há pouco mais de dois anos, os EUA conseguiram suspender a distribuição de energia no Irã usando ataques cibernéticos. Ninguém morreu, nenhum tiro foi disparado, mas o prejuízo foi gigantesco. E nem falemos dos drones, pequenos robôs voadores operados à distância, capazes de detonar vidas e bens sem que o agressor deixe sua vida em risco.

Até mesmo nosso Brasilzão está se articulando para criar um certo sistema de inteligência para monitorar as redes sociais. Que, pelo jeito, são as grandes inimigas das instituições, principalmente depois das manifestações que tanto assustaram os poderes democraticamente constituídos e paulatinamente prostituídos.

*Nelson Vasconcelos escreve no Brasil Econômico às terças-feiras.

http://tecnologia.ig.com.br/2013-07-02/geopolitica-digital.html
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

"exércitos digitais" dos governos. Empty Re: "exércitos digitais" dos governos.

Mensagem por elcioch Ter Jul 02, 2013 1:25 pm

se eu fosse um hacker fodido podia estar ganhando algum trocado com essa putaria toda!
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

"exércitos digitais" dos governos. Empty Re: "exércitos digitais" dos governos.

Mensagem por Mogur Ter Jul 02, 2013 3:08 pm

É claro que o FB está sendo vigiado depois dessas manifestações... Principalmente os grupos organizados para realizar as manifestações.

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

"exércitos digitais" dos governos. Empty Re: "exércitos digitais" dos governos.

Mensagem por elcioch Ter Jul 02, 2013 3:24 pm

caramba vai ser mais difícil agora reunir os amigos para planejar um golpe de estado!
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

"exércitos digitais" dos governos. Empty Re: "exércitos digitais" dos governos.

Mensagem por ediv_diVad Ter Jul 02, 2013 5:32 pm

Isso me lembrou o "Fortaleza Digital" do Dan Brown...

Esse livro aqui vai ficar atual por um bom tempo, salvem, leiam, repassem, porque seu conteúdo é extremamente revelador:

https://arraf.forumeiros.com/t14601-cypherpunks-liberdade-e-o-futuro-da-internet

_________________
"exércitos digitais" dos governos. 1rdPv
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

"exércitos digitais" dos governos. Empty Re: "exércitos digitais" dos governos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos