Cidade líder em mortalidade infantil tem mais médicos que governo recomenda
3 participantes
Página 1 de 1
Cidade líder em mortalidade infantil tem mais médicos que governo recomenda
fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para chegar a Roteiro (a 50 km de Maceió), o motorista precisa passar por um verdadeiro rally: os 4 km iniciais após a saída da AL-101 Norte são de barro, em meio a plantações de cana, sem qualquer casa ou estabelecimento comercial. Quando chove, o local fica intransitável para carros pequenos.
A cidade alagoana também não possui saneamento básico e é dona da maior mortalidade infantil do país, segundo dados do Atlas do Desenvolvimento Humano 2013, do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
Segundo o levantamento, em 2010 o índice chegava a 46,8 mortes por cada mil nascidos vivos até um ano –a média nacional é de 16,7. O município também tem a menor expectativa de vida entre os brasileiros: 65,3 anos, oito anos a menos que a média nacional.
Arte UOL
Saiba qual a proporção de médicos em cada Estado e o panorama em outros países
Veja o infográfico
Em Roteiro, não é difícil achar histórias de bebês que morreram. Há dois anos, o neto de Maria José da Conceição, 38, foi uma das vítimas --o município não tem maternidade.
"Minha nora demorou a ser levada para São Miguel dos Campos [cidade vizinha onde normalmente são realizados os partos] e, quando chegou, o médico não quis fazer uma cesárea, teve normal e aí veio a complicação. O menino nasceu com problema, ficou dois dias na UTI, mas morreu. Os pais ficaram arrasados. Era para termos processado o governo, mas nunca fizemos isso", contou.
Equipes completas
Mesmo com o alto índice de mortalidade, o município ficou fora da lista de lugares prioritários para receber médicos cubanos. Também não se inscreveu na primeira fase do Mais Médicos – isso foi feito apenas na segunda etapa, com o pedido de um profissional.
O UOL visitou Roteiro na última quinta-feira (5). Marcados pela pobreza extrema, os 6.800 moradores da cidade sofrem com a estrutura precária do município. Mas, entre tantas queixas da população - desde falta de empregos até saneamento-, uma parece superada: a carência de médicos.
Ampliar
Programa Mais Médicos: profissionais e pacientes17 fotos 1 / 17
Cubano vaiado por colegas brasileiros ao chegar; índia recém-formada que quer participar ("apesar de não concordar 100% com o programa"); uruguaio que estreou antes do previsto (presenciou um atropelamento): conheça histórias de médicos e pacientes envolvidos no programa Mais Médicos Arte UOL
LEIA MAIS
Maioria dos médicos cubanos atuará no Norte e Nordeste
Bahia é o terceiro Estado com maior número de cubanos do programa Mais Médicos
"Não estamos trazendo o regime cubano para o Brasil", diz Padilha
Advogado-geral da União defende Mais Médicos
Cidade de alto IDH do Paraná espera cubanos para resolver falta de médicos
Médicos brasileiros deveriam parabenizar cubanos e não vaiá-los, diz Lula
Mais Médicos não resolve, diz David Uip, secretário de Saúde de SP
A cidade possui três equipes de PSF (Programa de Saúde da Família) completas para atender os habitantes. O número de equipes é maior do que o indicado como ideal pelo Ministério da Saúde, que é o acompanhamento de 3.000 pessoas por equipe. Em Roteiro, essa média é uma equipe para cada 2.200.
Além dos médicos da atenção básica, o município também contratou cinco especialistas complementares: um cardiologista, um psiquiatra, um dermatologista, um pediatra e um ginecologista.
Segundo a secretária de Saúde de Roteiro, Glória Cavalcanti, as equipes estão completas, e não há - em tese - necessidade de mais médicos. Mesmo assim, uma ajuda seria bem-vinda.
"Se algum profissional nos escolher nessa segunda fase do Mais Médicos, ótimo: vamos colocá-lo para ajudar no atendimento dos locais onde já temos médicos", explicou.
Cavalcanti garante que o índice de mortalidade apresentado em 2010 já foi reduzido e neste ano apenas uma morte foi registrada - "e por prematuridade".
"Hoje, sem dúvida, é muito inferior ao apresentado. Temos um controle de pré-natal, uma vigilância epidemiológica completa. Agora temos também plantão aos fins de semana", disse.
Médicos elogiam estrutura
O UOL também ouviu médicos que atuam na cidade. Eles relatam bons números de profissionais e condições de trabalho para atenção básica.
"Aqui realmente não faltam médicos. Comparando com outros municípios, temos médicos para toda a população. Aqui temos uma boa estrutura, com maca no consultório, ar-condicionado, higiene, remédios e ambulâncias", disse a médica Manuela Rocha Ramirez, que está no município há quatro meses.
Alinhada ao discurso das entidades, a profissional refuta a ideia de que haja a necessidade de médicos de fora do país. "Médicos temos aqui. O que precisa é oferecer condições de trabalho. De que adianta dar um bom salário e chegar lá e não ter estrutura, não ter remédios, o prefeito atrasar o pagamento? Nenhum profissional estuda seis anos para jogar o diploma na lama", completou.
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Re: Cidade líder em mortalidade infantil tem mais médicos que governo recomenda
Mais médicos batendo ponto. Pra variar! Corrupção está no DNA do brasileiro! Putaqueopariu!
Mononoke Hime- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami
Re: Cidade líder em mortalidade infantil tem mais médicos que governo recomenda
Olha não é só saneamento para a estatística ser tão ruim, se tem medicamentos e médicos suficientes, a menos que Roteiro seja um caso único. O problema de alguns municípios não é ter só médicos, mas que eles trabalhem lá, e não apenas recebam.
marcelo l.- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010
Conteúdo patrocinado
Tópicos semelhantes
» Espanhóis comemoram mais de 290 dias sem um líder: "sem governo, sem ladrões"
» UNICEF analisa redução da mortalidade infantil no mundo
» No Brasil, taxa de mortalidade infantil cai 75% desde 1990, aponta ONU
» Líder de milícia xiita iraquianadiz ele iria derrubar o governo se ordenada pelo líder supremo do Irã
» Mais dois cubanos deixam o programa Mais Médicos
» UNICEF analisa redução da mortalidade infantil no mundo
» No Brasil, taxa de mortalidade infantil cai 75% desde 1990, aponta ONU
» Líder de milícia xiita iraquianadiz ele iria derrubar o governo se ordenada pelo líder supremo do Irã
» Mais dois cubanos deixam o programa Mais Médicos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos