warriors (1999) - mini-série
Página 1 de 1
warriors (1999) - mini-série
Warriors(1999) é telefilme britânico, escrito por Leigh Jackson, produzido por Nigel Stafford-Clark e dirigido por Peter Kosminsky . O título irônico é tirado do nome do veículo blindado utilizado pelas forças britânicas, o FV 510 Warriors.
Elenco
Lt Neil Loughrey – Damian Lewis
Pte Alan James – Matthew Macfadyen
Lt John Feeley – Ioan Gruffudd
Sgt Andre Sochanik – Cal Macaninch
Pte Peter Skeet – Darren Morfitt
Pte John Hookway – Shaun Dooley
Capt Richard Gurney – Tom Ward
Minka – Sheyla Shehovich
Emma – Jodhi May
Almira Zec – Branka Katić
Lt Jonathan Engel – Ifan Meredith
Maj 'Brick' Stone – Simon Shepherd
Rik Langrubber – Carsten Voigt
Naser Zec – Predrag Bjelac
Sandra Skeet – Elizabeth Lovelady
Serbian Officer- Izudin Bajrovic
imdb 7,7
A aproximadamente 20 anos atrás, no vale de Lasva na Bósnia tivemos no mesmo local um massacre desta vez não era os aliados cristãos dos nazistas contra judeus e opositores, eram os descendentes dos mesmos contra a população muçulmana que naquela guerra tinha ficado neutra.
Estamos claro falando da guerra da Bósnia (1992-1995), um conflito que dividiu famílias e vizinhos fazendo-os se tornar inimigos mortais. O filme aborda de certa forma os limites das forças de paz da ONU, e se seu papel foi prestar ajuda humanitária ao povo da Bósnia, ou serviram apenas para legitimar a limpeza étnica.
As tropas inglesas do 1 º Batalhão do regimento de Cheshire, foram enviadas para ficar sob a ONU, não para lutar, mas para entregar ajuda e proteger os feridos. Eles não foram autorizados a disparar a sua arma, a menos que eles estavam enfrentando uma ameaça direta.
Os sentimentos e frustrações das forças e pessoas envolvidas estão muito bem retratados no filme, ele acompanha as experiências desde da saída, concentrando-se na abordagem contida dá uma vista única sobre o conflito. Ela permite a avaliação da tragédia e uma conexão pessoal com os soldados no chão. Isso torna o filme muito mais acessível para o público ocidental, ajudando a colmatar eventuais lacunas percebidas na cultura.
Kosminsky não foca na guerra em si, mas na situação das tropas britânicas que foram lá para fora para atuar como soldados, mas encontraram-se presos no meio de outra pessoa guerra muito bruta, os homens, treinados para matar, agora operando sob o mandato UNPROFOR com sérias restrições, o título já é irônico com que se vê no filme.
Mesmo podendo se criticar, a Bosnia é considerado a primeira vez que exércitos ocidentais envolvidos em lutas não se orgulham de seu papel, afinal ficam impotentes por causa de um mandato restritivo e assistir vizinho matar vizinho teve um efeito psicológico sobre os homens e mulheres envolvidos.
Sally Beare, foi o pesquisador, que que entrevistou as tropas britânicas sobre os meses na Bósnia., foram através delas que saiu o roteiro de Leigh Jackson.
Atrocidades, principalmente as realizadas em Ahmići são mostrados para destacar a cultura de massacres e assassinatos impiedosos. A cidade de Ahimici foi palco de incríveis crueldades perpetradas pela comunidade croata da Bósnia sobre os civis bósnios na área.
O filme não tenta explicar o conflito mas sim passar as experiências dos soldados, fictício são o trágico casal ocidentalizado Almira e Naser Zec que é na verdade uma junção de vários que o próprio roteirista conheceu quando foi a região.
Sob o aspecto dos capacites azuis, mais tarde em Strike Back mostrará como as tropas ocidentais se acostumaram com a situação com roteiro de um ex-sas, já que não faziam nada, eles adaptaram-se e interagem com os piores elementos de todos os lados que contrabandistas de drogas, mulheres, e órgãos em troca dão dinheiro para os capacetes azuis serem "neutros".
Mas, retornando ao atual filme, é uma grande analise de como um conflito afeta as pessoas, me lembra muito Platoon em certos aspectos.
Prêmios
British Academy Television Awards
Melhor Série Drama
Melhor Som
Melhor Desenho (nomeado)
Melhor Fotografia e Iluminação (nomeado)
Festival Internacional de Biarritz de Programação Audiovisual , Golden FIPA
Broadcasting Imprensa Aliança Awards, Broadcasting Imprensa Guild Award, Melhor Drama
Festival de TV de Monte-Carlo, Golden Nymph, Mini-Series - Melhor Mini-Série
Prix Italia , Ficção, 2000
Royal Television Society , Reino Unido, RTS Television Award
Melhor Drama Único
Melhor Figurino
Melhor Música - Trilha Sonora Original
Melhor Som - Drama
Melhor Design de Produção - Drama (nomeado)
Melhor Ator - Male (nomeado)
Melhor Escritor (nomeado)
marcelo l.- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010
Tópicos semelhantes
» Morden i Sandhamn - Dica de mini-série
» Manowar - Warriors of the World (Dragon Age Warriors)
» (anime) "Samurai Warriors"/ "Ronin Warriors"/ "Yoroiden Samurai Troopers"
» A Bruxa de Blair - 1999
» Ôdishon/Audition (1999)
» Manowar - Warriors of the World (Dragon Age Warriors)
» (anime) "Samurai Warriors"/ "Ronin Warriors"/ "Yoroiden Samurai Troopers"
» A Bruxa de Blair - 1999
» Ôdishon/Audition (1999)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos