A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Retrofuturismo - Tarja Editora

Ir para baixo

Retrofuturismo - Tarja Editora Empty Retrofuturismo - Tarja Editora

Mensagem por alancosme32 Qua Out 02, 2013 4:04 pm

Retrofuturismo - Tarja Editora Retrofuturismo2
Essa coletânea da Tarja Editora reúne vários contos de autores brasileiros, cada um deles abordando uma faceta do retrofuturismo. De modo geral, retrofuturismo é o gênero da ficção especulativa que coloca tecnologias avançadas ou modernas em uma história que se desenvolve no passado. O pontapé inicial do gênero foi nos anos 1980, mas só agora ele começa a ficar popular. Com vários lançamentos em filmes, séries e games. Cada conto equivale a um subgênero do retrofuturismo. Sendo que o Steampunk é de longe o mais popular. Lendo a coletânea eu entendi a diferença entre eles e percebi que muita obra é rotulada como Steampunk sendo que na verdade é outra coisa.
Retrofuturismo - Tarja Editora Steampunk
O público leigo acha que toda história de passado tecnologicamente avançado é sinônimo de Steampunk. Não é bem assim, essa definição representa o retrofuturismo em geral. Steampunk é uma vertente dele. O Steampunk se resume as histórias que usam tecnologia à vapor como base e que geralmente se passam na era vitoriana, final do século XIX, início do XX. Em histórias que mostram uma idade média avançada, por exemplo, o rótulo certo é Middlepunk ou Dungeonpunk. Nesse caso temos o filme João e Maria Caçadores de Bruxas.

Dentre todo o retrofuturismo o gênero mais confundido com o Steampunk é o Clockpunk. Esse gênero representa o século XV, XVII, a fase da renascença. E usa como base para tecnologia engrenagens envolvendo rodas dentadas. Como exemplo temos o seriado Da Vinci´s Demons e o filme Os Três Mosqueteiros de Paul W. S. Anderson.

Stonepunk, Bronzepunk, Transistorpunk, Nazipunk, Dieselpunk… A coletânea aborda todos os gêneros possíveis do retrofuturismo. É um livro de contos, histórias curtas sem ligação entre si. Alguns contos se passam em universos ficcionais de outros livros já lançados pela editora fazendo com que o livro as vezes pareça uma grande propaganda. De modo geral gostei das histórias, principalmente a Clockpunk e a Bronzepunk.
alancosme32
alancosme32
Farrista das "Árvores Somos Nozes"
Farrista das

Mensagens : 788
Data de inscrição : 09/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Retrofuturismo - Tarja Editora Empty Re: Retrofuturismo - Tarja Editora

Mensagem por Convidado Qua Out 02, 2013 5:52 pm

Po, faz uns tempos eu tava procurando umas paradas assim pra vê. Vou dar uma olhada nessa coleção aí!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Retrofuturismo - Tarja Editora Empty Re: Retrofuturismo - Tarja Editora

Mensagem por Convidado Ter Abr 08, 2014 10:31 pm

E tem o universopunk ultraateísta a ser explorado e ainda não vi algo fora do Ocidentalismo piegas e Futurismo verdadeiro sem cristianismo arretado a se meter em alguns enredos que eu gostaria de ver escritos. E o Anticristopunk, só para atanazar os religiosos fanáticos e intolerantes? Quando verei vertentes mais de vanguarda que ultrapassem a visão maniquepista dos EUA, Europa e Japão? Distopias e ultra-utopias me interessam, além das profecias do João XXIII Idea  e assuntos esotéricos de VERDADE... cyclops 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Retrofuturismo - Tarja Editora Empty Re: Retrofuturismo - Tarja Editora

Mensagem por Convidado Ter Abr 08, 2014 10:33 pm

Eu tenho mente MUITO aberta a miríades de assuntos além desses que citei antes...tolerÂncia zero e imparcialidade 1000!
Podem crer amizadinhas...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Retrofuturismo - Tarja Editora Empty Re: Retrofuturismo - Tarja Editora

Mensagem por Convidado Ter Abr 08, 2014 10:34 pm

Vou comprar esse livro duas vezes! A editora vai faturar uns 0.000000005%, quem sabe?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Retrofuturismo - Tarja Editora Empty Re: Retrofuturismo - Tarja Editora

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos