A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

+6
marcelo l.
ediv_diVad
Chusma
Nika Hagen
Quero Café
Rurouni André
10 participantes

Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por Rurouni André Sáb Out 12, 2013 4:40 pm

TXT:  robertosegundo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Um dia desses eu estava pensando com meus botões sobre quando tinha sido a última vez que fui no cinema. Lembrei que foi para ver Pacific Rim (ou círculo de fogo, essa horrível tradução). Isso já faz mais um mês e fez eu me perguntar o motivo de eu nunca mais ter ido ao cinema. Eu costumava ir toda semana, às vezes até mais, dependendo do tempo livre, e agora eu tenho que parar pra pensar quando foi a última vez que eu pisei numa sala de exibição.

Mas o que foi que me fez frequentar cada vez menos a sala de tela grande? Bom, isso eu vou tentar explicar aqui.

Primeiramente vou descartar tudo que não é relacionado diretamente ao cinema. Coisas como trabalho, TCC, ou diversos tipos de atividades que requerem tempo são óbvios motivos para diminuir seu espaço para se divertir, mas coloca-los aqui não seria muito justo. Vou me manter somente no ambiente de cinema e tudo que o circunda para definir a diminuição na frequência de minha parte (e sua também, caso se identifique com esse texto).

Filas:
Veja bem, eu entendo que filas façam parte da magia do cinema. Eu fiquei na fila do clássico Cinema Nazaré pra ver os 3 Senhor dos Anéis, para a pré-estreia de O Hobbit, Dark Knight Rises (me arrependo) e diversos outros filmes  que eu queria muito ver. Entenda: QUERIA MUITO ver. Hoje você encara filas gigantescas pra absolutamente tudo. A fila é gigante pra comprar ingresso, pipoca, entrar na sala… Dá até um “neuvousor”. Acho que isso aconteceu justamente após o fim dos cinemas de rua. Com a predominância de cinemas em shopping centers, agora é muito mais cômodo comprar as coisas do que ficar na rua pegando chuva ou um sol infernal.

Com isso, quase todos os filmes acabam ficando lotados. Muitas pessoas vão para o cinema para ver algum filme, não importando qual (geralmente casais de namorados e grupos de adolescentes, que nem ligam muito pro que está passando). Então digamos que o blockbuster X esteja em cartaz, obviamente ele atrai mais público por ser um filme de massa. Só que devido a grande demanda que ele traz, geralmente as sessões ficam lotadas cedo. Isso acaba gerando o famoso “Eu já estou aqui mesmo” e os filmes adjacentes acabam ficando lotados.

Ou seja, para ver um filme hoje você precisa chegar, no mínimo, 2 ou até mesmo 3 horas antes se quiser comprar um ingresso para determinada sessão. O que me leva ao próximo tópico dessa minha reclamação.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa fila é pequena comparada com as de Belém

Preço e demanda:
Cinema está caro, muito caro. O grande problema é que vive lotado, sinal de que as pessoas não ligam para os preços? Talvez não.

Moro em Belém, capital do grande estado do Pará e digo com toda a certeza: não temos nada para fazer nessa cidade. Não temos bibliotecas de qualidade, os cinemas alternativos só passam aqueles filmes chatos que seu amigo comunistinha de faculdade vive falando “poxa cara, Goddard é demais! Viva o cinema europeu. Lars Von trier é vida” e todo esse tipo de babaquice. Fliperamas morreram, nenhum parque de diversões, sem peças teatro com frequência e quando temos, são aquelas horrorosas comédias com atores globais. Ou seja, o único passatempo decente para o grande público é cinema.

Então você faz uma matemática rápida comigo: Belém tem, mais ou menos, um milhão e meio de habitantes para 26 salas de cinema (estou contando apenas as salas comerciais, sem mimimi pra falar das outras). Dessas 26, apenas 12 ficam no “centro da cidade”, as 14 restantes ficam próximas da divisa da cidade, atraindo público das cidades vizinhas Ananindeua e Marituba, que tem mais meio milhão de habitantes juntas.

Isso acaba causando o inchaço do público, que paga caro por um serviço que não é tão bom assim. Você tem uma média de preço de mais ou menos 22 reais em dias normais, caindo pela metade nos dias de quarta-feira. Some isso ao preço da pipoca e refrigerante e mais estacionamento e você não gasta menos do que 50 mangos para ver um filme hoje em dia.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Público:
Entenda, eu não serei elitista aqui ou reclamar da “ascensão da classe C” e todas as coisas que a sua tia deve reclamar no facebook. O meu grande problema é com gente babaca. Sim, gente babaca que fica gritando, jogando pipoca, falando no celular e até mesmo escutando música alta no fone de ouvido (acho que meu pâncreas se liquefez só descrever isso). Não basta todo o trabalho que você tem para entrar na sala, ainda tem que encarar isso.

Só tem dublado?
Eu cresci vendo sessão da tarde, cinema em casa e filmes dublados durante a infância, amo as dublagens clássicas dos filmes de ação do Arnold, Stallone, Van Damme Steven Seagal e todos os outros, mas é diferente. Eu gosto de ver a atuação, a voz dos atores e tudo mais. Já não tenho mais 7 anos pra não notar essas coisas e, por melhor que a dublagem seja, ela pode melhorar ou piorar um filme. Nada contra quem quer ver dublado, mas eu gosto de ter opção. Você vai ao cinema com 7 salas e 4 delas tão passando filme nacional (que nem vou entrar na discussão pra não ativar minha úlcera), uma outra está passando um filme merda e as duas que estão com o filme que você quer estão dubladas. A única sessão legendada é 22h/23h  e só em dia de semana, acabando com você, eu , vocêe o resto do proletariado brasileiro que tem compromissos pela manhã.

Resumo da ópera:
Hoje ir ao cinema é um martírio muito grande, fazendo com que você só saia de casa se for um filme que você queira muito ver ou tenha tempo de sobra, coisa que quase desaparece depois que você entra na faculdade e/ou arranja um emprego. Isso acaba mudando a forma como você enxerga o filme. Depois de pagar caro, pegar uma fila gigante e ir a uma sessão no pior horário, você não quer que o filme seja mediano, você quer algo bom. Qualquer coisa menos que isso é perda de tempo e pode ser visto na locadora bit torrent.

Eu gosto muito de cinema, mas em tempos de netflix e downloads em HD, o cinema não pode se fingir de cego para o problema que vem sendo ver um filme na telona.

Mas isso é apenas a minha opinião ranzinza. Não curtiu? clica na vinheta abaixo e se divirta.
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por Rurouni André Sáb Out 12, 2013 4:42 pm

Para evitar os pentelhos e afins a solução é simples, a muitos e muitos anos ñ vou a estreias e nos dias posteriores, quando me interesso por algum filme sempre vou uns 10/15 dias depois.

OBS: Filmes dublados por globais, TÔ FORA!
Abro uma exceção para o filme nacional “Uma História de Amor e Fúria”.
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por Quero Café Sáb Out 12, 2013 5:25 pm

Pois é. 
Melhor ver filmes em casa.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por Nika Hagen Sáb Out 12, 2013 5:43 pm

Rurouni André escreveu:
Preço e demanda:
Cinema está caro, muito caro. O grande problema é que vive lotado, sinal de que as pessoas não ligam para os preços? Talvez não.
...
Teve um pica-grossa da industria automobilistica brasileira ao ser entrevistado em algum pais latino pq o carro que era frabicado no no brasil era bem + caro aqui no brasil do qe sendo importado para lá - acho que era mexico
A resposta foi curta e grossa ele respondeu algo como 'pq os consumidores pagam' naum so os carros como qalqer produto e serviço
Nika Hagen
Nika Hagen
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1037
Data de inscrição : 13/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por Chusma Sáb Out 12, 2013 5:45 pm

Uma coisa que desde que sou criança noto é que são poucas pessoas mais velhas na sala de cinema. A platéia é formada majoritariamente por adolescentes e universitários. Pessoas acima de 30 anos quase sempre estavam lá pra levar os filhos. A grande verdade é que, por uma série de razões, cinema é uma atividade voltado aos jovens. Alguns motivos:

1) Preço: cinema é uma atividade cara pra quem não paga meia entrada. 24 reais para ver um filme (fora custos de transporte e lanche) é um gasto alto pra se ter todo fim de semana. Li por aí que se não existisse meia entrada, o preço seria algo em torno de 14 reais (para um situação em que a meia é 12, por exemplo).

2) Filas: o cara falou que agora as filas são maiores. Não, nisso ele esta redondamente enganado. As filas sempre foram grandes. Sempre. Só que, com o passar do tempo, ficamos cada vez com menos saco para enfrentar horas esperando para uns poucos momentos de divertimento (se o filme for bom!), fora ter que encarar um sala suja e cheirando a mofo. Quando somos mais jovens, temos mais tempo e não nos importamos tanto com isso.

3) Ir ao cinema em grupos: não sei pq motivo, as pessoas não gostam de ir ao cinema sozinhas (não é o meu caso). Pessoas acima dos 30 tem cada vez mais dificuldade de achar esses grupinhos pela falta de tempo. Quando a galera arruma tempo, prefere ir no bar.

4) Avanço da tecnologia: com um setor de Home Video com cada vez mais qualidade de imagem e som, ficamos ainda mais desestimulados a vencer os problemas acima. Há 20 anos atrás, era ver o filme no máximo uma vez no VHS e esperar passar na tv aberta. Agora tempos mais opções.

5) Filmes: quando vamos ficando mais velhos, acabamos ficando mais exigentes, não aceitando engolir qualquer porcaria feito para atrair as massas usando as mesmas formas de sempre, tão comuns nas salas Multiplex de shoppings. Ainda mais pagando caro por isso.

Enfim... acho que esta chegando a nossa hora de passar o chapéu... a nossa hora de abandonar o bom e velho cinema. Talvez voltar eventualmente para levar os filhos ou dar uma passada nas salas de Belas Artes. Ir toda a semana? Creio ser fora de questão para a maioria. Só para os cinéfilos, que costumam "insistir", kk.
Chusma
Chusma
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4701
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por ediv_diVad Sáb Out 12, 2013 6:24 pm

Faz tempo que não vou no cinema, o que mais me emputece é a barulheira de comilança, bagunça e falta de educação,mas é fato que o mergulho no filme é muito mais profundo e a experiência na telona fica muito mais "encantadora".

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por marcelo l. Sáb Out 12, 2013 8:15 pm

Acho que ainda é lazer, mas por exemplo eu moro perto de cinemas e vou a péVery Happy , o preço é um complicante até por que como colocou o chusma o público basicamente é de quem é estudante ou criança, por isso o preço para pagar a sessão logicamente é aquele, a entrada nada mais é um ágio que a pessoa paga para quando dar a conta de dividir o preço se manter. Por isso fim de semana vou a tarde, e no meio dia de promoção, afinal acho meio sacanagem eu ter que pagar um sobrepreço

Filas aqui já foram piores, mesmo assim hoje em dia da para comprar antes o ingresso, a questão mesmo é em grupos é acertar o gosto, por isso existe os filmes família, ninguém ama, mas também ninguém detesta, no fundo você se pergunta depois de anos por que não deu certo com namorada que era a companhia ideal...dava para sair e comentar o filme Rolling Eyes 

Outro problema é como a maioria que vai ao cinema tem certo gosto, enchem as salas do mesmo filme, 2d, 3d, dublado e outras invenções, fica aquele filme fora do circuitão quase sem opção de horário.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por Brainiac Sáb Out 12, 2013 10:20 pm

não.
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por Goris Dom Out 13, 2013 9:15 am

Bem, depois que comecei a baixar filmes em Blu-Ray Rip de altíssima qualidade em casa, normalmente já uma ou duas semanas antes do filme estrear nos cinemas daqui, meio que só vou ao cinema pra filmes que requeiram cinema (dos quais Superman e Pacific Rim são os únicos que me lembro) mesmo.

Nisso, ainda acho que é um lazer sim. Oras, vc vai uma ou duas vezes no mês (ou a cada dois meses) e se o filme for bom, se diverte.

O chato é quando vc espera algo de um filme e sai de lá sabendo que te deram algo que poderia ter sido melhor (tipo Superman asassino).

Na verdade, isso é o que mais me faz não ir aos cinemas, a possibilidade de ir querendo ver o Remake de Total Recall com tecnologia e roupagem atual e ver um filme feito pra mulherzinhas.

Ou melhor ainda, ver o tanto de filmes feito pra mulherzinhas. Desde que os grandes estúdios decidiram que era legal ter mulheres assistindo aos mesmos filmes que os homens, começou a ficar estranha a coisa.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por elcioch Dom Out 13, 2013 9:28 am

depende.
quando não entra nem um maluco arrepiando todo mundo.
quando não tem um grupo de sarnas na sala.
a ultima vez que vi a entrada de um ingresso achei muito caro. então isso tira o meu lazer.
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por Rurouni André Dom Out 13, 2013 11:36 am

ediv_diVad escreveu:... mas é fato que o mergulho no filme é muito mais profundo e a experiência na telona fica muito mais "encantadora".
A ultima vez que tive essa sensação foi qndo assistir Tintin.

Goris escreveu:O chato é quando vc espera algo de um filme e sai de lá sabendo que te deram algo que poderia ter sido melhor.
Sem duvida, colocam as melhores cenas no trailer e saímos da sala com cara de pastel, fui assistir Carros2 pensando que teria + cenas de corridas duq encheção de linguiça...
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por Victor Pax Seg Out 14, 2013 12:32 pm

Sempre tive "sorte" com o preço do ingresso.

Em Santos tenha o posto cine que passava filmes legais a preços populares (não sei se ainda existe) e aqui em São Carlos tem o cine são carlos que é subsidiado pela prefeitura e passa alguns meses depois da estreia (ou até no mesmo na estreia nos cinemas) filmes do circuito atual.

E... pago meia por ter carteirinha de professor.Razz 
Dá uns R$5,00.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por Rurouni André Seg Out 14, 2013 8:04 pm

Victor Pax escreveu:Sempre tive "sorte" com o preço do ingresso.
Ñ sei hj em dia, + até alguns anos atrás um shopping aki do DF todas as 2ªs os ingressos eram/são 50% do valor, em compensação as salas são "um ovo".
Rurouni André
Rurouni André
Farrista me gusta
Farrista me gusta

Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir ao Cinema Ainda é um Lazer? Empty Re: Ir ao Cinema Ainda é um Lazer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos