A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FIDE Campeonato Mundial de Xadrez!

Ir para baixo

FIDE Campeonato Mundial de Xadrez!  Empty FIDE Campeonato Mundial de Xadrez!

Mensagem por marcelo l. Sex Nov 15, 2013 10:29 am

É hora de se preparado para a sua nova obsessão de novembro: o Mundial de Xadrez FIDE finais do Campeonato entre Magnus Carlsen e Viswanathan Anand. Este é o jogo de xadrez mais aguardado desde primeiro de Garry Kasparov. Além dos jogos envolvendo o grande mestre russo, este é o jogo mais esperado desde Bobby Fischer quadrado fora contra Boris Spassky. É bem vale o seu tempo.

O que é o Campeonato Mundial de Xadrez FIDE?

O Campeonato Mundial de Xadrez FIDE coloca o atual campeão mundial contra o vencedor de um torneio round-robin de qualificação entre oito dos melhores jogadores do mundo. As finais é um best-out-of-12 torneio com chama ganhar meio ponto. Se a final terminar em um empate, quatro partidas rápida de xadrez são jogados como um desempate. Se aqueles empate, depois de xadrez relâmpago, jogou com um relógio de partida três minutos, serve como critério de desempate final.

Quem está competindo?

Anand é o atual campeão indiscutível campeão mundial de xadrez, um título que ocupa desde 2007. Anand também é um vencedor por seis vezes do Chess Oscar, um prêmio que é exatamente o que parece é. Ele tem sido um escalão superior da elite xadrez desde o início dos anos 90, quando ele era conhecido por jogar em ritmo de blitz em torneios regulares. Seu apelido é o Tigre de Madras, o que significa que os dois maiores atletas do mundo chamado Tiger dominam seus respectivos esportes vestindo camisas de colarinho e calças. Anand é uma lenda viva, funcionando muito bem na parte final de sua carreira.

Carlsen, o desafiante, é um verdadeiro prodígio. Aos 22 anos, Carlsen já atingiu o pico mais alto da classificação ELO da história do xadrez, e ele ganhou os últimos quatro Oscars de xadrez. Ele também é relativamente bem conhecida nos Estados Unidos (por escandinavo que joga xadrez normas prodígio) por causa de sua juventude, absurdamente alto nível de jogo, e boa aparência fizeram dele um queridinho da mídia (mais uma vez, por que joga xadrez normas prodígio escandinavos). Carlsen, como Anand, também é conhecido por seu jogo de blitz. Ele também é conhecido por suas tenazes acabamento, sempre tentando manter o adversário nas cordas, na esperança de encontrar uma nova maneira de transformar um empate em uma vitória.

Basicamente, estes são os dois melhores jogadores e os maiores nomes atualmente no xadrez. Esta é a primeira WCC de Carlsen final e pode muito bem ser Anand passado. É incrível ver a sua mente funciona, para vê-los decifrar movimento após movimento, cenário após cenário, jogando em um nível onde um único erro poderia ser o que os separa da imortalidade. A tensão criada pela sua precisão intelectual é inebriante.

Então, espere, onde estamos agora?

Atualmente, o jogo está desenhado em 2-2 (a primeira para 6,5 ​​vitórias). Quinta-feira é um dia de folga para os jogadores, com a ação de retomar na sexta-feira. A partida extenuante poderia esticar todo o caminho até 28 de novembro.

Os dois primeiros jogos da partida foram ambos desenhados de forma bastante morna. Ambos os jogadores estavam jogando jabs, testando seu oponente. Os próximos dois jogos, ao mesmo tempo, tanto empates, eram enormes tiros no corpo. De repente, os jogadores foram envolvidos em maratonas fadiga de indução em que ambos os jogadores picado e incitado a midgame do seu oponente para tentar abrir um final de jogo vencedor. No jogo 4, que durou sete horas, Carlsen brevemente tinha uma abertura para ganhar com o preto que ele perdeu. Será que isto vai assombrá-lo daqui para frente? Ele podia! (Provavelmente não.)

Como assistir

As finais da FIDE estão fluindo ao vivo no YouTube, com o comentário fornecido por um elenco rotativo de grandes mestres. O comentário é a peça necessária final para desfrutar o campeonato. É, em uma palavra, incomum.

Ao invés de ter uma personalidade estúdio na cabine, há dois grandes mestres analisando a placa e projetando estratégias diferentes daqui para frente. Porque o tempo entre movimentos podem ser tão pouco quanto um segundo e, tanto quanto meia hora, às vezes, os comentaristas será capaz de ir fundo, testando diferentes estratagemas viver. Isto dá mesmo um jogador de xadrez terrível (como eu) um ponto de apoio para a compreensão da ação. De repente, uma decisão estratégica de outra forma inescrutável que se manifesta como um homem de meia-idade, movendo um pequeno cavalo pode levar com ele o peso emocional enorme. Novamente, isso é inebriante. Este é o xadrez deve-relógio. Deve-relógio de xadrez!

The Bad News

Porque o torneio está sendo jogado na cidade de Chennai, na Índia, a casa de Anand jogo de cada dia começa às 04:00 ET. Então, você pode ter que realmente comprometer-se a assistir a alguns de xadrez. Mas quando mais você será capaz de sacrificar um pouco de sono para assistir a um duelo de xadrez vez-em-uma-geração como esta? E, pelo menos, você pode assistir o fim do jogo a partir do seu escritório como você fingir para fazer o trabalho. Isso é Gambit de um rei clássico (eu acho).

http://www.grantland.com/blog/the-triangle/post/_/id/82537/fide-world-chess-championship-get-psyched
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FIDE Campeonato Mundial de Xadrez!  Empty Re: FIDE Campeonato Mundial de Xadrez!

Mensagem por marcelo l. Sex Nov 29, 2013 11:16 am

Magnus Carlsen é o novo campeão mundial de xadrez

Magnus Carlsen é o sucessor de Viswanathan Anand no trono do xadrez, depois de ter derrotado o indiano por um concludente 6,5-3,5, num encontro que se realizou em Chennai, a capital do estado indiano de Tamil Nadu, previsto à melhor de 12 partidas. O norueguês, porém, necessitou apenas de disputar dez para garantir o triunfo.

Carlsen, na véspera de celebrar o 23.º aniversário, é o segundo mais jovem campeão do mundo da história da modalidade, só atrás de Garry Kasparov, ainda que por uma diferença de apenas alguns meses. É, também, o 16.º campeão mundial, numa modalidade em que esse título surgiu pela primeira vez de forma oficial quando, em 1886, o austríaco, nascido em Praga, Wilhelm Steinitz foi reconhecido como tal.

Voltam, assim, a estar reunidos na mesma pessoa a posição de líder do ranking da modalidade e o título mundial, algo que já não acontecia há vários anos, quando Anand se viu superado na lista mundial, primeiro por Kramnik, depois por Aronian e, desde 2010, por Carlsen.

O encontro ficou sentenciado na nona partida, quando Anand tentou o tudo por tudo para recuperar da situação de desvantagem que as derrotas nas quinta e sexta partidas tinham produzido. Anand, pela primeira e única vez no match, colocaria Carlsen sob forte pressão, com um ataque directo sobre o rei capaz de produzir calafrios a qualquer um que não o norueguês.

Com enorme sangue frio, Carlsen encontrou a defesa precisa e, simultaneamente, produziu contrajogo suficiente no flanco oposto. Anand permitiria mesmo que Carlsen coroasse um peão, ficando as negras com duas damas no tabuleiro, para prosseguir o ataque, mas dois lances depois confundiria as variantes e seria forçado a abandonar.

Na quinta-feira, na 10.ª partida, bastava a Carlsen um empate, mas seria o norueguês quem procuraria nova vitória. O indiano, a jogar na sua terra natal, aplicou-se a fundo para evitar um resultado humilhante e conseguiria resistir, ainda que não pudesse evitar o que já se esperava, a perda da coroa que ostentava desde 2007. Para muitos, aos 43 anos, será o ponto final da carreira deste grande jogador, embora o próprio não tenha posto de lado a hipótese de ainda voltar a lutar pelo título.

Mas como chegou Carlsen até ao topo desta modalidade? A sua ligação com o xadrez iniciou-se muito cedo quando o pai, Henrik Carlsen, engenheiro de profissão mas com uma forte afeição pelo xadrez, em que tinha alcançado como amador um nível muito razoável, lhe ensinou as regras do jogo com apenas cinco anos de idade.

Dotado de uma memória prodigiosa, já com essa idade Carlsen sabia de cor todas as regiões da Noruega, com as respectivas áreas e populações, bem como todas as capitais do mundo, mas inicialmente a criança não mostrou especial atracção pelo xadrez e, só dois anos depois, participaria no primeiro torneio oficial.

Seria aqui que Carlsen seria “descoberto” por Simen Agdenstein, o seleccionador norueguês, que na sua época chegara a integrar o top 50 mundial e que, curiosamente, também pertencera à selecção principal de futebol.

A partir daí, a ascensão de Carlsen foi meteórica: aos 12 anos torna-se mestre Internacional e, logo no ano seguinte, Grande mestre, o segundo mais jovem de sempre, apenas superado pelo russo Sergei Karjakin.

Em 2008 já está no top 20 e, dois anos depois, passa a ser o incontestado número um mundial, vencendo todos os torneios em que participa. Em 2011 recusa participar no torneio de candidatos por discordar do formato da prova, e assim gora-se a possibilidade de lutar pelo título no ano seguinte. Mas no novo ciclo as regras são mudadas e Carlsen aceita o convite para o novo torneio de candidatos.

Em Londres, é o favorito e desde cedo assume o comando, mas uma inesperada derrota com Ivanchuk, a três jornadas do fim, põe a sua vitória em perigo. Ainda assim, acaba por vencer, ao ter melhor desempate que Kramnik.

Agora, a pergunta que se impõe é por quanto tempo irá Carlsen manter-se no trono, ele que consegue manter na memória nada menos que 10 mil partidas e que, além disso, é capaz de utilizar a informação de que dispõe como ninguém.

http://www.publico.pt/desporto/noticia/magnus-carlsen-e-o-novo-campeao-mundial-de-xadrez-1613595
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos