Ser escritor no Brasil é a mais patética em renda das profissões, diz jornal americano
+2
Jamm
Questao
6 participantes
Página 1 de 1
Ser escritor no Brasil é a mais patética em renda das profissões, diz jornal americano
fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
The New York Times cita ainda dificuldades de professores, matemáticos e historiadores
O jornal norte-americano The New York Times afirmou, em reportagem publicada em seu site no último fim de semana, que ser escritor no Brasil é a “mais patética de todas as profissões”.
O diário inicia a reportagem dizendo que os escritores brasileiros participaram de diversos encontros literários em países como Alemanha, Suécia e Itália, mas, mesmo assim, a carreira é desprezada no País.
O The New York Times adverte que, se você for ao Brasil, “não conte a ninguém sobre seu real ofício”. A publicação afirma que “não apenas vão negar seu cartão de crédito na mercearia, mas certamente eles irão rir de você e ainda vão questionar”.
— Não, sério, o que você faz para sobreviver?
Leia mais notícias de Empregos
A publicação, porém, lembra de Paulo Coelho, que é visto como dono de uma vasta, útil e lucrativa coleção de livros publicados.
O jornal destaca ainda que os escritores não estão sozinhos nessa jornada. Segundo a edição 2013 do ranking Global Teacher Status Index (Indicador Global de Professores, em tradução livre), referente à qualidade de vida dos educadores, o Brasil figura próximo da última posição na lista que reúne 21 países.
Em média, os professores recebem R$ 43 mil (US$ 18,5 mil) por ano, comparado com R$ 104 mil (US$ 44,9 mil) nos Estados Unidos. No entanto, quando são considerados professores de escolas públicas, o salário anual cai para R$ 18,6 mil (US$ 8.000). O jornal ainda revela que apenas 2% dos estudantes de segundo grau querem se tornar professores.
De acordo com o jornal, assim como nos Estados Unidos, artistas, atletas e executivos de negócios estão entre as carreiras mais bem pagas no Brasil. Ao contrário dos Estados Unidos, porém, a média salarial de um matemático, filósofo ou historiador é de menos de R$ 28 mil (US$ 12 mil) por ano.
A explicação da autora da reportagem, que também é escritora e é brasileira, para o descaso com tais profissões é que os brasileiros leem menos de quatro livros por ano, dois deles apenas de forma parcial. Entre as principais razões estão a falta de tempo (53%), a falta de interesse (30%) e a preferência por outras atividades (21%).
A escritora brasileira que assina o texto, Vanessa Bárbara, usa seus números para ilustrar o cenário precário da profissão no País.
— Eu escrevi um livro em 2008, que venceu um prêmio literário e recentemente vendeu a cópia de número 3.000. O livro custa, em média, US$ 15 (R$ 34,, o valor repassado para o autor é de 5%, então, eu recebia US$ 0,75 (R$ 1,34) por cada cópia vendida. Pelo livro que eu levei um ano para escrever e mais quatro anos para vender, eu recebi em torno de US$ 2.250 (R$ 5.220). Deveria ter destinado meu corpo para a ciência.
-J.R.R.Tolkien
Re: Ser escritor no Brasil é a mais patética em renda das profissões, diz jornal americano
Mas a qualidade dos escritores daqui, é estupenda!
Vai tomar no cú EUA!!!
Vai tomar no cú EUA!!!
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
Re: Ser escritor no Brasil é a mais patética em renda das profissões, diz jornal americano
Jamm, lendo o texto eu não percebi que eles falaram mal dos escritores brasileiros, falaram apenas do desprezo que é dado a essa carreira. E por fim, sim, eles estão cobertos de razão.
Mononoke Hime- Farrista "We are the Champions"
mas o problema não são os escritores. pelo contrário, há muito talento desprezado aqui no brasil porque ninguém liga!
jrr tolkien, jk rowling, rr martin, stephenie meyer, suzanne collins e tantos outros só ficaram conhecidos aqui pelos filmes, e muitos nem sabem que há um livro da sua franquia querida.
quem anda com a máscara do v, usa pelo filme ou pela hq?
enquanto o foco das pessoas estiverem na novela das 8, nas futilidades das nossas pseudocelebridades, nos bbb's ou no futebol, continuaremos nesta pobreza cultural e rindo das pérolas que os outros escrevem no facebook.
jrr tolkien, jk rowling, rr martin, stephenie meyer, suzanne collins e tantos outros só ficaram conhecidos aqui pelos filmes, e muitos nem sabem que há um livro da sua franquia querida.
quem anda com a máscara do v, usa pelo filme ou pela hq?
enquanto o foco das pessoas estiverem na novela das 8, nas futilidades das nossas pseudocelebridades, nos bbb's ou no futebol, continuaremos nesta pobreza cultural e rindo das pérolas que os outros escrevem no facebook.
Mononoke Hime escreveu:
Jamm, lendo o texto eu não percebi que eles falaram mal dos escritores brasileiros, falaram apenas do desprezo que é dado a essa carreira. E por fim, sim, eles estão cobertos de razão.
Poxa.. é que quando li jornal americano, o sangue ferveu, vi tudo vermelho...
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
Jamm escreveu:Mononoke Hime escreveu:
Poxa.. é que quando li jornal americano, o sangue ferveu, vi tudo vermelho...
Entendo... rsrsrsrs.
Ainda de acordo com o n-rod (que também entendeu que a crítica era sobre os escritores) chegamos no ponto crucial: A mídia televisiva. Que além de emburrecer, tira o prazer da leitura com suas nada imaginativas novelas.
De certa forma acredito que a humanidade caminhe para isso, para a falta de leitura. Poucos leem, tenho amigas que falam que detestam ler. Semana passada conversei com a mãe de um aluno que me falou que seu filho era apaixonado por leitura e depois que ganhou um tablet, quer distância dos livros. Dá pra concluir por ai que o problema da falta de leitura está no emburrecimento tecnológico da população....
eu achei mais que correto o texto! eu tento ganhar a vida com artes gráficas (desenhos) e quando falo isso (aprendi a não falar mais) riem, acham que sou algum vagabundo drogado, mulherada então!...
elcioch- Estou chegando lá
elcioch escreveu:eu achei mais que correto o texto! eu tento ganhar a vida com artes gráficas (desenhos) e quando falo isso (aprendi a não falar mais) riem, acham que sou algum vagabundo drogado, mulherada então!...
Tem um blog de uma desenhista que trata com ironia o assunto, é bem divertido, mas não deixa de ter aquela seriedade quando fala da falta de respeito com a profissão...
qual é o blog?
É o Di Vasca...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Leia os "contos" e se prepare para rir muito!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Leia os "contos" e se prepare para rir muito!
dei boas risadas, mas na boa o cara quer morrer na miséria, mas também os "clientes" não ajudam!
eu ainda não tenho tantas historias como ele pois se tivesse daria pra mandar um bom blog como o dele!
mas parece que o coitado ta ficando meio senil após tantos bobagens.
eu ainda não tenho tantas historias como ele pois se tivesse daria pra mandar um bom blog como o dele!
mas parece que o coitado ta ficando meio senil após tantos bobagens.