A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais novo escândalo de corrupção turco: áudio de gravação de Erdogan com filho vaza na internet

Ir para baixo

Mais novo escândalo de corrupção turco: áudio de gravação de Erdogan com filho vaza na internet Empty Mais novo escândalo de corrupção turco: áudio de gravação de Erdogan com filho vaza na internet

Mensagem por marcelo l. Ter Fev 25, 2014 3:38 pm

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, viu-se nesta terça-feira envolvido em um escândalo de corrupção que afeta seu governo há meses, depois da divulgação de uma gravação telefônica que denunciou como uma farsa.

A gravação, divulgada na segunda-feira no Youtube e da qual não foi possível confirmar a autenticidade com uma fonte independente, envolve pela primeira vez Erdogan de forma pessoal no escândalo de corrupção. Até agora apenas pessoas próximas ao primeiro-ministro haviam sido afetadas.

Na gravação de áudio, com data de 17 de dezembro, um homem apresentado como o primeiro-ministro turco pede a outro, apresentado como seu filho mais velho, Bilal, que faça desaparecer quase 30 milhões de euros, poucas horas depois de uma operação policial contra dezenas de pessoas ligadas ao governo.

"Filho, o que quero te dizer é que tire tudo o que tem em sua casa, de acordo?", afirma a voz apresentada como a de Erdogan.

"O que posso ter em minha casa? Só tem o seu dinheiro", responde o interlocutor.

Bilal já foi interrogado como testemunha por juízes que investigam casos de corrupção.

Erdogan não demorou a desqualificar a gravação.

"O que se faz é um ataque abjeto contra o primeiro-ministro da República da Turquia. Ninguém pode sair impune depois disto", afirmou em um discurso aos deputados do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).

"Nunca cederemos", completou, ante os aplausos dos integrantes de seu partido.

Mais cedo, o governo chamou a gravação de "montagem imoral e completamente falsa". Além disso, ameaçou processar os autores da denúncia.

A oposição, que há várias semanas acusa de corrupção o governo islamita moderado, no poder desde 2002, exigiu a renúncia "imediata" do premier.

"O governo deve renunciar de imediato. Perdeu toda a legitimidade", disse Haluk Koç, vice-presidente da principal força da oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP).

"O primeiro-ministro não tem tempo a perder para apresentar sua renúncia", insistiu Koç.

Na mesma linha, o líder do Partido de Ação Nacionalista, Devlet Bahçeli, anunciou que "o final absoluto e certo de Erdogan está muito próximo".

"A justiça tem que abrir de imediato uma investigação", disse.

Coincidência ou não, na mesma segunda-feira dois jornais ligados ao governo islamita acusaram juízes próximos ao rival político de Erdogan, o pregador muçulmano Fetulah Gülen, de terem ordenado escutas ilegais de milhares de pessoas, incluindo o primeiro-ministro.

Erdogan acusa Gülen de manipular as investigações anticorrupção em curso no país para que afetem o governo antes das eleições municipais de março e da eleição presidencial de agosto.

Para recuperar o controle da situação, o AKP de Erdogan, que tem maioria no Parlamento, determinou amplas punições na polícia e na justiça, além de ter aprovado leis que endurecem o controle sobre a internet e a influência do governo sobre a justiça.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Segundo o líder oposicionista as gravações são tão reais como o Monte Ararat.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos