Carta aberta do pai do milagre bolivariano
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Carta aberta do pai do milagre bolivariano
Testemunho e responsabilidade para a história
Jorge Giordani
Sou obrigado por razões de consciência para publicar este documento, onde eu discutir uma série de considerações sobre o cumprimento da minha obrigação como ativista pela causa do socialismo e sua relação com o que têm sido os meus últimos performances como um funcionário público. Tendo sido ministro por tanto tempo é o meu dever de prestar contas ao país.
A minha participação ativa na revolução bolivariana tem sido acompanhado por periódicos resumos de actividades e responsabilidades assumidas sob a liderança do presidente Chávez. Junte-se a nós para o exercício constante de propostas e avaliações signaban Ministros trabalhar com o nosso comandante. No final o meu envolvimento Ministerial I Sumaré meu testemunho escrito referia a uma declaração sobre as circunstâncias em que o meu trabalho tem sido desenvolvido a partir de ir para Havana Comandante-em sua crise de saúde mais recentes, até hoje, onde gradualmente os contornos foram delineados uma nova proposta, a gestação, cuja matriz conceitual está sendo esclarecido.
Lenda de um relacionamento
Como primeira consideração que deve deixar claro o caminho junto com o Comandante Chávez, a partir do momento em que nos encontramos na prisão de Yare em 26 de março de 1993. Para este fim, narrar em anexo, o nosso encontro inicial e sentimentos e respeito que me ligados a essa pessoa que foi capaz de se explodir por e para o povo venezuelano. 1 Ao longo destas duas décadas de colaboração em curso, como um verdadeiro companheiro, que desempenhou um intenso vínculo ideológico , funcionários e programa, reconhecendo-o sempre as qualidades de um motorista de aldeias com posições de onde eles poderiam compartilhar uma relação permanente negócio tendo em conta as diferenças entre as duas formas de perceber a existência humana, e como deveria ou poderia construir uma mudança social profunda e radical na Venezuela, orientado depois que ele declarou que forma e desenho de uma sociedade socialista. As diferenças que surgiram ao longo do tempo, primeiro com o governo demitido por mim depois do golpe de abril de 2002, ou a renúncia apresentada a ele em dezembro de 2007 após uma grave diferença no conceito e compreensão de um problema grave que tem sido assolada; no entanto, tais divergências nunca foram obstáculos para manter laços de afeto, respeito e cooperação total, reconhecendo o papel que cada pessoa tenha tocado neste processo ao longo dos últimos vinte anos, antes de sua morte, em 5 de março de 2013 .
Como líder do processo bolivariano, como um companheiro de viagem, um amigo, sempre prevaleceu entre nós que procuram uma melhor, mais justo para a maioria do povo venezuelano, e além das nossas fronteiras, conhecer a utopia sonho bolivariano da Pátria Grande, dando o seu esforço e até mesmo a própria vida, mesmo quando eles acabaram com o Comandante Chávez própria. Um estilo de colaboração que foi resultado puro, como parte de nossa colaboração em curso para construir ¨ ¨ Simón Bolívar Projeto Nacional foi o desenvolvimento de ambas as propostas teóricas e práticas na concepção de modelos e mapas, táticas e estratégicas, para guiar o povo venezuelano em termos de programas e planos para realizar suas aspirações legítimas de desenvolvimento. Há o número de amostras e outros documentos públicos que a história fará com que eles se encontram, resultante da ação de tantas pessoas generosas, sob a orientação do comandante Chávez e as contribuições que poderiam ser feitas nessa direção programática. Documentos que tiveram um primeiro grande encontro na chamada ¨ ¨ Bolivariana Agenda Alternativa apresentada em Julho de 1996, como um documento que mais tarde permitiu continuar a desenvolver programas e planos da nação do governo em um caminho que terminou no último trabalho Programa Pátria, submetida ao eleitorado por ocasião da candidatura à reeleição como Presidente da República em 11 de junho de 2012.
No início de 2013 eu dei o então vice-presidente Maduro um documento preparado a pedido do presidente Chávez, que o ressuscitou como programa de acção acordado para o novo mandato. Tudo começou com um resumo do que foi alcançado e uma estratégia de ação, que eu copio:
¨ Orientação de políticas públicas no início de um novo mandato presidencial ¨.
Um olhar para trás nos permite identificar três grandes objetivos que ele estabelecidas e alcançadas nosso processo revolucionário.
Temas de grupos negligenciam importantes que faltam as ferramentas para superar o material sério, cultural, partilha de dificuldades que enfrentam. Ele não parecia governo ético não mobilizar e transferir recursos para aqueles grupos muitas vezes negligenciada e tentar satisfazê-los com promessas para o futuro.
Remova a alimentação da máquina que tinha instalado os grupos externos e internos que permitiram a gerenciar seu favor o estado e, entre outras conquistas usufruto alta medida de óleo excedente. É possível ilustrar a recuperação da PDVSA, as concessões de petróleo, o Banco Central, Controle de Comércio Exterior da terra realizada por grandes propriedades e comunicações públicas. Alinhe a FANB com os interesses populares e proporcionar-lhes capacidade efetiva para defender os interesses do país contra os interesses externos.
Criar uma máquina pública que dominam a produção em sectores-chave da estrutura produtiva, como insumos básicos, as exportações minerais, abastecimento de pontos-chave populares. Aos poucos, o reforço das capacidades do sector público no seu papel de planejamento e implementação de investimento produtivo na gestão de empresas públicas e para a formulação e implementação de programas e políticas destinadas a construir uma nova organização social.
A maneira de desarmar e construir é árdua. A construção do socialismo, historicamente, sempre foi um desafio significativo. No caminho tivemos que enfrentar um golpe de Estado, uma sabotagem petroleira e um ambiente externo hostil.
Desta forma, o processo bolivariano foi fundamental para superar o desafio de 7 de Outubro de 2012 e as eleições de 16 de Dezembro do mesmo ano. Foi a consolidação do poder político como um objectivo fundamental para a força da revolução e da abertura de uma nova fase. A melhoria foi conseguida com muito sacrifício e com um esforço económico e financeiro que tem o acesso e uso dos recursos a níveis extremos que exigem uma revisão para garantir a sustentabilidade da transformação econômica e social.
Incluem:
Enormes recursos dedicados à Segurança Social.
Melhorar a qualidade de vida da maioria dos venezuelanos via gastos do setor público.
Subsídios substanciais para Utilitários necessidades (alimentos, energia elétrica, combustível, água, transporte, bens de consumo, serviços de habitação)
Acesso aos recursos com um aumento substancial do endividamento da PDVSA e endividamento interno do governo central, e endividamento externo moderado.
Manter a taxa de câmbio, que favoreceu as importações e redução das exportações, e da iniciativa privada limitados.
Subsídio grandes empresas públicas para garantir os déficits operacionais no emprego e nos salários de quem trabalha lá de curto prazo.
O Presidente chamou-nos para rever a nossa ação, superando as ineficiências e fazer os sacrifícios que são necessários para estabelecer o funcionamento da sociedade em bases sólidas. (Fim de citação).
Pilares da construção do governo bolivariano, durante o governo do presidente Chávez.
Como um dos pilares da construção do governo bolivariano, é a união civil-militar, que se desenvolve claramente da explosão popular de fevereiro de 1989, onde o povo foi para a rua desamparado e foi massacrada, e militar rebeliões fevereiro e novembro de 1992, onde os soldados jovens pegaram em armas, sem apoio popular. Formula deve prevalecer neste momento, a unidade do povo e suas forças armadas, se você não quer voltar a tempo para a Quarta República. A confluência de um povo desarmado que tentam fazer valer os seus direitos e da organização armada do povo por tanto tempo encapsulado da Quarta República, em quartéis, vem mudando nas últimas décadas, após o clamor popular de fevereiro 1989 rebeliões militares e Fevereiro e Novembro de 1992. Com esta união deve ser mantida ao longo do tempo, conforme necessário, que, juntamente com o legado do Comandante Chávez, gerando uma liderança política coletiva que as bases das pessoas e Forças Armadas Nacional Bolivariana. Essa união professada, praticada e cultivada sem parar pelo comandante Chávez deve ficar se você quiser preservar a independência nacional, a luta contra o imperialismo e conspiração assuntos desses setores do império dos Estados Unidos, e, definitivamente, por sonhos de conquista Patria Grande porque nossos Libertadores lutaram e morreram. O delicado equilíbrio na relação feita pelo comandante Chávez e talento de seu motorista lhe permitiu prevalecer convicção pela pedagogia popular, em vez de decisão autoritária.
Outro fator que tem funcionado como um pilar de sustentação do governo bolivariano, tem sido a relação entre o Chefe de Governo e seus ministros, imbuídos de uma dinâmica que teve que passar primeiro por um golpe de Estado em abril de 2002, e uma sabotagem petroleira subseqüente com enormes perdas humanas e materiais, tendo que enfrentar uma tecnocracia dirigindo o domínio dos hidrocarbonetos como um Estado dentro do próprio Estado, sendo que ela agarrou um montante de recursos a partir de receitas do petróleo, estimada entre 15 e 17%, que produz em grande parte um e todos eles querem capturar. Este pilar da estrutura económica nacional ainda é e será por um fator de tempo que invalida o uso da renda e sua distribuição chegou a um montante destinado ao investimento social, estimado em cerca de 650 bilhões de dólares para o período 1999-2013.
Um terceiro elemento dos pilares, é a avaliação estratégica em curso permaneceu com o Comandante Chávez ao longo de todo o seu governo em estágios diferentes e em momentos diferentes. Combinando situações táticas e específicas de governo, com a visão de longo horizonte de tempo foi uma constante nas relações e análise do governo bolivariano que trabalharam ao lado do presidente Chávez, o seu envolvimento no desenvolvimento sempre foi incentivo para aqueles que tínhamos satisfazer as suas necessidades em curso e escopo. O suficiente para observar o trabalho mais abrangente, leitura, revisão, o processo de inovação e de criação, enquanto negligenciam a saúde para chegar a uma entrega total e absoluta ao compromisso que tinha adquirido muito jovem em sua dedicação de tempo cadete ou atleta todos os esforços. Nada escapou de seus principais interesses e trocar opiniões com os seus ministros e colaboradores. Não pediu, exigiu pontos de vista e propostas e, como comentou.
Um quarto elemento refere-se à correção dos desequilíbrios e as lições da experiência foram considerados ao longo desses 15 anos de governo, com uma linguagem clara e honesta, ao povo venezuelano, Comandante Chávez foi capaz de elevar o diretamente e duramente os problemas e as dificuldades apresentadas para o país, a veracidade de suas posições, a crueza de observar os momentos mais difíceis, com a verificação do uso limitado de recursos levou a progredir e consolidar pagar a dívida social e defesa dos direitos dos mais necessitados da população venezuelana. Levei-o na difícil político e podia sentir a sua coragem para enfrentar desafios, como foi a política de 2009-2012, que acomodou os gastos de recursos petrolíferos. O Comandante Chávez não contornadas, resolvido.
Como quinto pilar é necessário mencionar a preparação da última campanha eleitoral 7 de outubro de antes e depois dele e que estava a brincar com ele antes do ataque de grupos fascistas no país e seus aliados no campo do governo americano , aqueles na parte inferior não pode permitir que este processo seja bem-sucedida política social e, portanto, tentar desestabilizar internamente uníssono procurando isolar o governo bolivariano em todo o mundo.
Finalmente, como último, mas não menos importante é profundo e verdadeiro papel do povo venezuelano nas decisões do governo, apenas para confirmar a necessidade de um processo radical de transformação política, social, econômica e cultural. Antes da crise atual do capitalismo, deve ser adoptada a menos que uma estratégia totalmente defensiva, o que acabaria por prejudicar o futuro do nosso país.
A crise de saúde do presidente Chávez
Os primeiros sintomas de ruptura que levou à situação atual, a natureza eo estilo de tomada de decisão começou a se manifestar na medida em que a saúde do presidente veio cada vez mais complicada, a ausência de um contato viver com ele, e mediações permanentes através de algum particular tornou-se cada vez mais distante, tomada de decisão, o conteúdo eo tempo a ser postas em prática. Com a ausência do presidente Chávez e as poucas reuniões substantivas do Conselho de Ministros, me levou ao desenvolvimento de uma série de documentos para alertar sobre o estado de situações, o âmbito dos problemas que eles enfrentam e as soluções a tomar. Toquei durante sua estada em Havana, desenvolver e transmitir a um documento ao presidente Chávez como resultado do aumento do endividamento do país em moeda estrangeira, de forma positiva questão foi levada em consideração, paralisando um mecanismo perverso para a obtenção de recursos provenientes dilapidado através de um mecanismo para a obtenção de moeda estrangeira como SITME. 2
Um segundo documento foi elaborado como resultado da reunião que só foi possível com o presidente Chávez como o Conselho de Ministros em 20 de outubro de 2012. 3 Refletindo as idéias do presidente Chávez e, como final do ciclo anterior, apresentou um documento que não era possível dar-lhe diretamente a ele após o anúncio dramático do surto da doença e da necessidade de submeter-se a uma nova operação em Havana, disse que o documento é entregue ao Nicolás Maduro, a 09 de janeiro de 2013, apontando para a necessidade tomar gravidade da situação e as medidas que estavam sendo considerados após a vitória eleitoral dos 7 outubro de 2012. parágrafos citados acima correspondem às duas primeiras páginas do documento. 4
Com a entrega do documento acima Nicolas Maduro, com a data de seus deveres como Executivo e nomeado pelo Comandante Chávez em circunstâncias que podem ocorrer como um candidato para substituir, vice-presidente começou a mudanças observadas em termos de direcionalidade do processo bolivariano, viabilidade econômica financeira imediata, devido à crescente dependência das receitas do petróleo, o crescimento das obrigações do governo em termos de aumento da burocracia e compromissos justos para cuidar de pensionistas e aposentados, a incapacidade de continuar a manter a inflação que até à data tem-se mantido abaixo de 20%, uma tendência em que devem ser tomadas medidas, o problema estrutural da agricultura e da energia elétrica, os preços relativos e as relações entre crescimento e inflação.
Ligue levantou a necessidade de construir uma liderança política coletiva para abordar a relativa ausência do presidente Chávez e suas condições de saúde preocupantes, como anunciado por ele em seu discurso no dia 8 de dezembro. A urgência de uma maior e mais profunda do sector militar conjunta com o povo venezuelano, o perigo de tentar imitar o comportamento do Comandante Chávez a respeito da política de comunicação, a falta de política irá se sobrepor ao fato econômico, decisões insensatas equipe financeira econômica que tende a criar um novo estilo de interferência do governo por uma consultoria francesa que não tinha nada a ver com a situação que o país vivia, as nomeações CADIVI feitas em mudar as medidas sugeridas em reuniões anteriores o efeito, o tentar modificar o processo de leilão que estava em andamento, sem uma base racional, a delegação de responsabilidade para o desenvolvimento econômico antes da data das eleições de 14 de Abril, após a morte infeliz do presidente Chávez em 5 de março de 2013.
Tudo isso foi precedido pela aplicação de um documento solicitado pelo Comandante Chávez, em seu leito que poderia terminar em um projecto em 2 de Março de 2013 um documento foi discutido com Nicolás Maduro e uma equipe de Ministros e ao ser entregues na data de 2 de Março de 2013. 5 Este curso documento, não poderia atender o Comandante Chávez, tanto o progressivo agravamento das suas condições de saúde, tais como o tempo em que teve seu desenvolvimento, deixando o documento em questão, como referência para a ação do governo, uma vez que proceder a novas eleições presidenciais que tiveram lugar em 14 de Abril de 2013. Infelizmente as coisas estavam a tomar um novo rumo com o passar do Comandante Chávez e comportamento das instituições estavam sob seu controle como PDVSA e BCV, começou a mostrar sinais de independência que pioraram com a queda do valor das contribuições para o fruto do Tesouro de ação independente do governo central PDVSA guiados por seus interesses e problemas, em uníssono que tomaram decisões fora do controlo orçamental da despesa pública. Estas questões, que foram agravantes da situação financeira do país sujeito a uma campanha de desestabilização no interior eo isolamento exterior.
Com a campanha eleitoral em execução desenvolvida completo começou a notar muito diferentes elementos para a forte liderança do presidente Chávez, mostrando fraquezas e diferenças significativas na execução, favorável para os resultados do processo bolivariano, contudo, não foram submetidos a uma análise severa e crítica ou pelo governo, nem por organizações políticas e sociais que acompanharam o pedido de apoio Nicolas Maduro. Esta atitude acrítica em uma situação política cada vez mais complicado, enfrentando a oposição de caráter fascista net política, com interferência considerável de fora os fatores processo bolivariano que tinham sido construídos, mas não fizeram novos ataques contra líderes revolucionários, incluindo figura do presidente eleito que tenha sido submetido a uma campanha de descrédito pessoal e política. Tudo como parte da grave situação que a Venezuela após o desaparecimento físico do Comandante Chávez certamente difícil de substituir, e muito menos ser copiado na sua originalidade e estilo entregue ao povo venezuelano. A preservação eo desenvolvimento do legado de Chávez ¨ ¨ é apresentado como uma herança do processo de mudança e construção de uma sociedade socialista na Venezuela, que o legado não pode ser confiscado em nome de Chávez nem a pretensão de ser o único destinatário seu atual presidente e CEO .
Distanciamento nas relações com o novo presidente
O distanciamento das relações com o presidente eleito Nicolas Maduro começou com a minha reclamação pela interferência de alguns conselheiros franceses na operação do Ministério do Plano e Finanças. 6 No documento intitulado ¨ ¨ Contra-ofensiva econômica e outro documentado em detalhes a crise que causou o leilão de câmbio no processo de criação do Superior Órgão de Administração de Divisas. A atitude do outro absurdo pelo candidato no momento do Presidente da República marcou o sentido de uma falta de compreensão do fato econômico, oprimido talvez pelo avanço da campanha eleitoral anterior 14 de abril e decisão séria para desengatar a partir do direção da economia nacional, que estava passando por momentos difíceis e de alta complexidade. Isso me levou a escrever uma carta aberta ¨ ¨ escrito poucos dias antes das eleições de 14 de Abril, 7 , cujo texto foi conhecido por algumas pessoas que alertou para a gravidade da situação econômica e política e seu impacto sobre Resumidamente, tal como os períodos de escassez. Após as eleições o povo venezuelano honrou a pedido do presidente de nomear ele como um candidato se você pudesse causar desunidos ocorrer. O povo venezuelano também foi ao encontro de uma forma disciplinada solicitado pelo seu líder indiscutível.
Novas responsabilidades
Presidente Nicolas Maduro, em cerimônia realizada no Teatro Teresa Carreño ¨ ¨ anunciou sua nova equipe de governo em 22 de abril de 2013 no grupo definiu a minha participação como ministro do Planejamento e Vice-Presidente de Planejamento Estratégico. Novas responsabilidades com músicas antigas, agora em uma situação muito mais complexa e complicada. A nomeação recebeu uma grande responsabilidade, através do qual você pode atualizar o fruto e as lições da experiência que tem sido tomadas a partir de 2 de Fevereiro de 1999, quando o governo bolivariano começou com o Comandante Chávez, tais efetuar um documento que contém uma conceituação da atividade de planejamento, foi preparado em agosto , no âmbito do Estado venezuelano em seu atual estágio de desenvolvimento, a partir da perspectiva de uma sociedade cujo norte socialismo. Planejamento é considerado como uma atividade transustanciadora, o que deve contribuir como um mecanismo ex ante à ordenação e racionalização da sociedade venezuelana. Modelo de acumulação, definido em cinco aspectos: a primeira modificação da base produtiva do país em busca de uma maior democratização do poder econômico. Em segundo lugar, a mudança no papel do Estado, para garantir que o processo cumulativo é direcionado para a satisfação das necessidades básicas da população ea defesa da soberania. Em terceiro lugar, a incorporação de mecanismos de auto colectivamente produtivo. Em quarto lugar, o uso de planejamento democrático como um mecanismo de regulação das relações de produção, e Quinto, A localização autônoma do país contra a internacionalização do sistema capitalista. E o modelo de desenvolvimento, para alcançar uma revolução política ligada ao estabelecimento de novas relações de poder que defende os interesses dos setores populares e pequenos e médios produtores do país e da cidade, apenas para estabelecer um novo bloco hegemônico. 9
Com o início da nova responsabilidade começou a desenvolver uma série de teses sobre vários aspectos importantes da situação actual e futura do país, tais como as exportações, o setor de energia elétrica, o setor industrial, a criação do Banco do Sul, o resultados do primeiro leilão SICAD, balanço de energia, a política da dívida, a cooperação internacional, os serviços públicos, produção de alimentos, as reservas internacionais, uma proposta estratégica para o MERCOSUL, as metas e os projetos do Plano de Desenvolvimento Económico e II nação social, todas estas propostas e recomendações foram simplesmente adiada em resposta escrita do Presidente, apesar da urgência e importância de muitos deles.
Além disso, as atividades de muitos ministérios como um meio de realizar a atividade se juntou transustanciadora planejando como demonstração palpável de conteúdo que você quer dar para a atividade, que sempre foi uma atividade realizada com a participação do próprio presidente Chávez, que o estudado, analisado e, finalmente, eles tomaram as decisões que foram relevantes.
Governança de Gestão
Desde que o presidente assumiu o cargo em breve Maduro anunciou o novo conjunto de medidas na área econômica. Enquanto a mídia atuar impacto mais político parecia ser a desvalorização, o resto dos anúncios, uma enxurrada de acusações, me fez pensar sobre a medida em que ela havia aceitado o conjunto estruturado que eu tinha apresentado. Nesse ambiente confuso, uma das minhas principais preocupações era o movimento na direção de ajuste a uma nova etapa marcada pela eficiência aumento nuclear e combate à corrupção tão claramente anunciada pelo presidente Chávez, antes e depois de sua eleição.
Duas frentes ocupado a minha preocupação. O primeiro ataque corrupção por diminuir a velocidade de um novo controle de grandes fundos. O segundo introduziu novos mecanismos de gestão da despesa pública que permitam o retorno a causas sustentáveis ao longo do tempo.
Pela primeira frente eu era capaz de avançar a proposta de duas medidas associadas a um grande fundo do país, marcada pela revisão dos agentes de comércio exterior como fonte de corrupção: CADIVI e sua associada mecanismo SITME. Nicolas Maduro acolheu nesta área das duas medidas que propus. A criação de um comitê para aprovar a utilização permite taxas de câmbio privilegiadas que o Estado previstas importações básicos para a economia e a substituição do SICAD SITME. A segunda consiste em minha nomeação como autoridade CADIVI, para suportar o peso do Ministro do Plano e Finanças, a introdução de uma operação transparente. Meça este recusou. Ele preferiu uma dispersão de comando.
Uma nova atitude potencial nas nomeações nem mesmo teve a chance de planteársela o Presidente. Foi o diretor nomeações nas principais recursos financeiros do Governo, (Fonden, fundo chinês, Tesouro, Bco. Exterior, BIV), tendo em conta a necessidade de romper com a percepção da corrupção na gestão desses fundos. Parecia necessário recontar figuras da revolução que o país consideradas símbolos de impecável em lidar com recursos públicos . não era necessário nem juiz nem vetar outros candidatos. Foi com base no positivo e saudável.
Na segunda contra uma proposta de redução do gasto público real, que acomodados prioridades de defesa poder dos grupos vulneráveis ea correção do desperdício e da corrupção de compra, por meio de uma medida de alocação da despesa pública a ser concedido cada vez mais contra uma programação de despesas acompanhadas por indicadores de sucesso que facilitem a expansão gradual e conter gastos não conheceu seus compromissos realizações. Nesta área, a proposta não é aprovada, não só, mas uma nova onda de grandes gastos, sem os requisitos projetado, e com o agravamento das despesas aprovadas pelo Governo Rua ¨ ¨ começou, determinado, sem estudo, improvisado na verdade . A soma desses custos não foi apresentada como um todo, a menos que a necessidade de a Assembleia Nacional aprovou uma enorme expansão do orçamento público.
A contagem apresentada deve ser interpretado como uma tentativa de reviver no campo que tenham participado no processo da Revolução Bolivariana mecanismos de confronto de ideias e trabalhando juntos sob uma direção respeitado por todos. É também uma maneira de analisar a situação actual, identificando o grau em que ele difere do que construiu nos 20 anos anteriores.
É doloroso e preocupante ver um presidente que não transmite liderança, e que parece afirmar a repetição sem consistência adequada de abordagem, tal como formulada Comandante Chávez, e da concessão de recursos maciços para todos que solicitarem, sem um programa fiscal enquadrado em um planejamento socialista que dá consistência às atividades demandantes. Enquanto a política em relação aos agentes privados é, no mínimo confusa e pressões desses agentes parecem abrir caminho para o restabelecimento de mecanismos financeiros para atender as tentativas capitalistas de recapturar excedente de óleo através de meios financeiros. À luz desses fatos, há um claro sentido de vácuo de poder na Presidência da República, e concentração em outros centros de poder, destruindo o trabalho de instituições como o Ministério da Fazenda eo Banco Central, e assumindo a consumar PDVSA independência do poder central.
Em particular, os desafios gerados pelo apetite externo, particularmente aqueles que lutam para ganhar terreno na exploração de petróleo e da expansão da capacidade produtiva do setor, este último o negócio de maior magnitude na história do país, e empréstimos em PDVSA embarcou, não podem lidar com uma empresa pública autónoma ou uma política externa bolivariana não examinadas e aprovadas no âmbito das instituições políticas.
O mesmo se aplica aos desafios políticos internos, onde um dos recursos escassos e esforço desperdício não parece a melhor maneira de enfrentar uma oposição cada vez mais articulada aos inimigos externos. Quadro Improvisação inexperiente inadequados para lidar com o financiamento estatal grande ameaça a unidade dos bolivarianos imagens designações.
Finalmente, em termos de desenvolvimento de certos documentos devem mencionar incluindo alguns solicitado pelo presidente Nicolas Maduro próprio, o primeiro sobre o Mapa Estratégico Internacional 10 que foi entregue em devido tempo, ao ministro das Relações Exteriores, Elias Jaua para consideração e análise. O segundo documento diz respeito à análise estrutural da economia nacional, com o nome de ¨ Elementos para a construção de uma ¨ Produtivo agenda socialista bolivariano. 11 Além disso, um documento sobre a situação económica actual chamado ¨ Propostas para 2014, a situação econômica foi feita ¨ 12 material foi entregue ao presidente e alguns ministros, e, em seguida, entregue à Comissão Central de Planejamento. Estes últimos documentos são propostas sobre a política econômica de curto prazo, tais como a médio prazo relacionados com a implementação do Plano de Homeland 2013-2019. No caso do mapa internacional, continua a aplicar esses trabalhos que foram iniciados em Yare e continuou junto com o Comandante Chávez, depois de deixar o local, que em 26 de março de 1994.
Antes de concluir com este testemunho e para assumir as responsabilidades perante a história deste país, que eu nunca escapou, nem nunca evadiré, afirmo que vou continuar lutando pela independência da Venezuela e da América Latina e Caribe continente com a mesma constância Eu tenho feito isso desde que eu decidi pegar em armas contra a ditadura notório de Trujillo, ainda era um estudante de engenharia da Universidade Central da Venezuela, em 1959, e em que a terra onde eu nasci, San Francisco de Macoris, onde meus pais vieram e meu irmão sair de um campo de concentração na França como exilados, depois que meu pai tinha participado como membro digno da Brigada Internacional Garibaldi ¨ ¨ de volta em território ibérico defender os ideais da República Espanhola.
Opto, assim, continuar a assumir a responsabilidade pela minha vida, como eu sempre fiz, deixando este testemunho pessoal, mas eu não posso fazer é ser parte de outras circunstâncias e decisões que não são agiu de acordo com a minha consciência e que as minhas mais profundas convicções. Após a morte do comandante Chávez, expressa nesta nota, eu decidi continuar a trabalhar no governo, no lugar que me foi atribuído, eu sempre coloco, por escrito, a liderança política do processo, não só os meus desentendimentos, mas também propostas concretas , que não foram sequer mencionados, mas são hoje aprovado pelo meu comportamento e minha lealdade para com a revolução. Nestas circunstâncias, prefiro ficar com a declaração atribuída ao grande escritor universal José Saramago, ¨ o mais velho mais livre, eo ¨ livre mais radical.
1 ? Ver ¨ ¨ Chávez figura polêmica e controversa. Posted in Cotidiano Trilogy. (Editorial Caracas. Vadells Brothers., 2007). Volume III. pp 217-225. Além disso ver as impressões diárias de 2013.
2 ? Mecanismo criado uma das bases do que consistiram de endividamento do Estado venezuelano.
3 ? Hugo Chávez. greve Timon. Primeiro Conselho de Ministros do novo ciclo da revolução bolivariana. (Caracas. Ministério do Poder Popular para a Comunicação e Informação. Abril 2013). pp 9-13.
4 ? orientação de políticas públicas no início de um novo mandato presidencial. Mimeo. Dezembro de 2012.
5 ? contraofensiva Econômica. Mimeo. 02.03.2013.
6 ? Criação do Ministério do Plano e Finanças. Razões e desenvolvimento. Prospecto Documentos relativos as medidas tomadas. Ver, em especial a publicação ¨ Orçamentos e Relatórios. 2010-2013.
7 ? carta aberta. 14 abril de 2013.
8 ? desde o planejamento impossível improvisação permanente. Desafios do processo bolivariano . Mimeo. Agosto de 2013.
9 ? Ver Jorge Giordani A. C. A transição para o socialismo venezuelano. (Caracas. Vadells Irmãos Publishers., 2009). p. 22.
10 ? Internacional Mapa Estratégico. Equilíbrio de Poder Mundial. V2. Abril de 2014.
11 agenda socialista Produtivo bolivariano. Agosto de 2013.
12 ? Propostas para 2014 as condições econômicas. março de 2014.
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Jorge Giordani
Sou obrigado por razões de consciência para publicar este documento, onde eu discutir uma série de considerações sobre o cumprimento da minha obrigação como ativista pela causa do socialismo e sua relação com o que têm sido os meus últimos performances como um funcionário público. Tendo sido ministro por tanto tempo é o meu dever de prestar contas ao país.
A minha participação ativa na revolução bolivariana tem sido acompanhado por periódicos resumos de actividades e responsabilidades assumidas sob a liderança do presidente Chávez. Junte-se a nós para o exercício constante de propostas e avaliações signaban Ministros trabalhar com o nosso comandante. No final o meu envolvimento Ministerial I Sumaré meu testemunho escrito referia a uma declaração sobre as circunstâncias em que o meu trabalho tem sido desenvolvido a partir de ir para Havana Comandante-em sua crise de saúde mais recentes, até hoje, onde gradualmente os contornos foram delineados uma nova proposta, a gestação, cuja matriz conceitual está sendo esclarecido.
Lenda de um relacionamento
Como primeira consideração que deve deixar claro o caminho junto com o Comandante Chávez, a partir do momento em que nos encontramos na prisão de Yare em 26 de março de 1993. Para este fim, narrar em anexo, o nosso encontro inicial e sentimentos e respeito que me ligados a essa pessoa que foi capaz de se explodir por e para o povo venezuelano. 1 Ao longo destas duas décadas de colaboração em curso, como um verdadeiro companheiro, que desempenhou um intenso vínculo ideológico , funcionários e programa, reconhecendo-o sempre as qualidades de um motorista de aldeias com posições de onde eles poderiam compartilhar uma relação permanente negócio tendo em conta as diferenças entre as duas formas de perceber a existência humana, e como deveria ou poderia construir uma mudança social profunda e radical na Venezuela, orientado depois que ele declarou que forma e desenho de uma sociedade socialista. As diferenças que surgiram ao longo do tempo, primeiro com o governo demitido por mim depois do golpe de abril de 2002, ou a renúncia apresentada a ele em dezembro de 2007 após uma grave diferença no conceito e compreensão de um problema grave que tem sido assolada; no entanto, tais divergências nunca foram obstáculos para manter laços de afeto, respeito e cooperação total, reconhecendo o papel que cada pessoa tenha tocado neste processo ao longo dos últimos vinte anos, antes de sua morte, em 5 de março de 2013 .
Como líder do processo bolivariano, como um companheiro de viagem, um amigo, sempre prevaleceu entre nós que procuram uma melhor, mais justo para a maioria do povo venezuelano, e além das nossas fronteiras, conhecer a utopia sonho bolivariano da Pátria Grande, dando o seu esforço e até mesmo a própria vida, mesmo quando eles acabaram com o Comandante Chávez própria. Um estilo de colaboração que foi resultado puro, como parte de nossa colaboração em curso para construir ¨ ¨ Simón Bolívar Projeto Nacional foi o desenvolvimento de ambas as propostas teóricas e práticas na concepção de modelos e mapas, táticas e estratégicas, para guiar o povo venezuelano em termos de programas e planos para realizar suas aspirações legítimas de desenvolvimento. Há o número de amostras e outros documentos públicos que a história fará com que eles se encontram, resultante da ação de tantas pessoas generosas, sob a orientação do comandante Chávez e as contribuições que poderiam ser feitas nessa direção programática. Documentos que tiveram um primeiro grande encontro na chamada ¨ ¨ Bolivariana Agenda Alternativa apresentada em Julho de 1996, como um documento que mais tarde permitiu continuar a desenvolver programas e planos da nação do governo em um caminho que terminou no último trabalho Programa Pátria, submetida ao eleitorado por ocasião da candidatura à reeleição como Presidente da República em 11 de junho de 2012.
No início de 2013 eu dei o então vice-presidente Maduro um documento preparado a pedido do presidente Chávez, que o ressuscitou como programa de acção acordado para o novo mandato. Tudo começou com um resumo do que foi alcançado e uma estratégia de ação, que eu copio:
¨ Orientação de políticas públicas no início de um novo mandato presidencial ¨.
Um olhar para trás nos permite identificar três grandes objetivos que ele estabelecidas e alcançadas nosso processo revolucionário.
Temas de grupos negligenciam importantes que faltam as ferramentas para superar o material sério, cultural, partilha de dificuldades que enfrentam. Ele não parecia governo ético não mobilizar e transferir recursos para aqueles grupos muitas vezes negligenciada e tentar satisfazê-los com promessas para o futuro.
Remova a alimentação da máquina que tinha instalado os grupos externos e internos que permitiram a gerenciar seu favor o estado e, entre outras conquistas usufruto alta medida de óleo excedente. É possível ilustrar a recuperação da PDVSA, as concessões de petróleo, o Banco Central, Controle de Comércio Exterior da terra realizada por grandes propriedades e comunicações públicas. Alinhe a FANB com os interesses populares e proporcionar-lhes capacidade efetiva para defender os interesses do país contra os interesses externos.
Criar uma máquina pública que dominam a produção em sectores-chave da estrutura produtiva, como insumos básicos, as exportações minerais, abastecimento de pontos-chave populares. Aos poucos, o reforço das capacidades do sector público no seu papel de planejamento e implementação de investimento produtivo na gestão de empresas públicas e para a formulação e implementação de programas e políticas destinadas a construir uma nova organização social.
A maneira de desarmar e construir é árdua. A construção do socialismo, historicamente, sempre foi um desafio significativo. No caminho tivemos que enfrentar um golpe de Estado, uma sabotagem petroleira e um ambiente externo hostil.
Desta forma, o processo bolivariano foi fundamental para superar o desafio de 7 de Outubro de 2012 e as eleições de 16 de Dezembro do mesmo ano. Foi a consolidação do poder político como um objectivo fundamental para a força da revolução e da abertura de uma nova fase. A melhoria foi conseguida com muito sacrifício e com um esforço económico e financeiro que tem o acesso e uso dos recursos a níveis extremos que exigem uma revisão para garantir a sustentabilidade da transformação econômica e social.
Incluem:
Enormes recursos dedicados à Segurança Social.
Melhorar a qualidade de vida da maioria dos venezuelanos via gastos do setor público.
Subsídios substanciais para Utilitários necessidades (alimentos, energia elétrica, combustível, água, transporte, bens de consumo, serviços de habitação)
Acesso aos recursos com um aumento substancial do endividamento da PDVSA e endividamento interno do governo central, e endividamento externo moderado.
Manter a taxa de câmbio, que favoreceu as importações e redução das exportações, e da iniciativa privada limitados.
Subsídio grandes empresas públicas para garantir os déficits operacionais no emprego e nos salários de quem trabalha lá de curto prazo.
O Presidente chamou-nos para rever a nossa ação, superando as ineficiências e fazer os sacrifícios que são necessários para estabelecer o funcionamento da sociedade em bases sólidas. (Fim de citação).
Pilares da construção do governo bolivariano, durante o governo do presidente Chávez.
Como um dos pilares da construção do governo bolivariano, é a união civil-militar, que se desenvolve claramente da explosão popular de fevereiro de 1989, onde o povo foi para a rua desamparado e foi massacrada, e militar rebeliões fevereiro e novembro de 1992, onde os soldados jovens pegaram em armas, sem apoio popular. Formula deve prevalecer neste momento, a unidade do povo e suas forças armadas, se você não quer voltar a tempo para a Quarta República. A confluência de um povo desarmado que tentam fazer valer os seus direitos e da organização armada do povo por tanto tempo encapsulado da Quarta República, em quartéis, vem mudando nas últimas décadas, após o clamor popular de fevereiro 1989 rebeliões militares e Fevereiro e Novembro de 1992. Com esta união deve ser mantida ao longo do tempo, conforme necessário, que, juntamente com o legado do Comandante Chávez, gerando uma liderança política coletiva que as bases das pessoas e Forças Armadas Nacional Bolivariana. Essa união professada, praticada e cultivada sem parar pelo comandante Chávez deve ficar se você quiser preservar a independência nacional, a luta contra o imperialismo e conspiração assuntos desses setores do império dos Estados Unidos, e, definitivamente, por sonhos de conquista Patria Grande porque nossos Libertadores lutaram e morreram. O delicado equilíbrio na relação feita pelo comandante Chávez e talento de seu motorista lhe permitiu prevalecer convicção pela pedagogia popular, em vez de decisão autoritária.
Outro fator que tem funcionado como um pilar de sustentação do governo bolivariano, tem sido a relação entre o Chefe de Governo e seus ministros, imbuídos de uma dinâmica que teve que passar primeiro por um golpe de Estado em abril de 2002, e uma sabotagem petroleira subseqüente com enormes perdas humanas e materiais, tendo que enfrentar uma tecnocracia dirigindo o domínio dos hidrocarbonetos como um Estado dentro do próprio Estado, sendo que ela agarrou um montante de recursos a partir de receitas do petróleo, estimada entre 15 e 17%, que produz em grande parte um e todos eles querem capturar. Este pilar da estrutura económica nacional ainda é e será por um fator de tempo que invalida o uso da renda e sua distribuição chegou a um montante destinado ao investimento social, estimado em cerca de 650 bilhões de dólares para o período 1999-2013.
Um terceiro elemento dos pilares, é a avaliação estratégica em curso permaneceu com o Comandante Chávez ao longo de todo o seu governo em estágios diferentes e em momentos diferentes. Combinando situações táticas e específicas de governo, com a visão de longo horizonte de tempo foi uma constante nas relações e análise do governo bolivariano que trabalharam ao lado do presidente Chávez, o seu envolvimento no desenvolvimento sempre foi incentivo para aqueles que tínhamos satisfazer as suas necessidades em curso e escopo. O suficiente para observar o trabalho mais abrangente, leitura, revisão, o processo de inovação e de criação, enquanto negligenciam a saúde para chegar a uma entrega total e absoluta ao compromisso que tinha adquirido muito jovem em sua dedicação de tempo cadete ou atleta todos os esforços. Nada escapou de seus principais interesses e trocar opiniões com os seus ministros e colaboradores. Não pediu, exigiu pontos de vista e propostas e, como comentou.
Um quarto elemento refere-se à correção dos desequilíbrios e as lições da experiência foram considerados ao longo desses 15 anos de governo, com uma linguagem clara e honesta, ao povo venezuelano, Comandante Chávez foi capaz de elevar o diretamente e duramente os problemas e as dificuldades apresentadas para o país, a veracidade de suas posições, a crueza de observar os momentos mais difíceis, com a verificação do uso limitado de recursos levou a progredir e consolidar pagar a dívida social e defesa dos direitos dos mais necessitados da população venezuelana. Levei-o na difícil político e podia sentir a sua coragem para enfrentar desafios, como foi a política de 2009-2012, que acomodou os gastos de recursos petrolíferos. O Comandante Chávez não contornadas, resolvido.
Como quinto pilar é necessário mencionar a preparação da última campanha eleitoral 7 de outubro de antes e depois dele e que estava a brincar com ele antes do ataque de grupos fascistas no país e seus aliados no campo do governo americano , aqueles na parte inferior não pode permitir que este processo seja bem-sucedida política social e, portanto, tentar desestabilizar internamente uníssono procurando isolar o governo bolivariano em todo o mundo.
Finalmente, como último, mas não menos importante é profundo e verdadeiro papel do povo venezuelano nas decisões do governo, apenas para confirmar a necessidade de um processo radical de transformação política, social, econômica e cultural. Antes da crise atual do capitalismo, deve ser adoptada a menos que uma estratégia totalmente defensiva, o que acabaria por prejudicar o futuro do nosso país.
A crise de saúde do presidente Chávez
Os primeiros sintomas de ruptura que levou à situação atual, a natureza eo estilo de tomada de decisão começou a se manifestar na medida em que a saúde do presidente veio cada vez mais complicada, a ausência de um contato viver com ele, e mediações permanentes através de algum particular tornou-se cada vez mais distante, tomada de decisão, o conteúdo eo tempo a ser postas em prática. Com a ausência do presidente Chávez e as poucas reuniões substantivas do Conselho de Ministros, me levou ao desenvolvimento de uma série de documentos para alertar sobre o estado de situações, o âmbito dos problemas que eles enfrentam e as soluções a tomar. Toquei durante sua estada em Havana, desenvolver e transmitir a um documento ao presidente Chávez como resultado do aumento do endividamento do país em moeda estrangeira, de forma positiva questão foi levada em consideração, paralisando um mecanismo perverso para a obtenção de recursos provenientes dilapidado através de um mecanismo para a obtenção de moeda estrangeira como SITME. 2
Um segundo documento foi elaborado como resultado da reunião que só foi possível com o presidente Chávez como o Conselho de Ministros em 20 de outubro de 2012. 3 Refletindo as idéias do presidente Chávez e, como final do ciclo anterior, apresentou um documento que não era possível dar-lhe diretamente a ele após o anúncio dramático do surto da doença e da necessidade de submeter-se a uma nova operação em Havana, disse que o documento é entregue ao Nicolás Maduro, a 09 de janeiro de 2013, apontando para a necessidade tomar gravidade da situação e as medidas que estavam sendo considerados após a vitória eleitoral dos 7 outubro de 2012. parágrafos citados acima correspondem às duas primeiras páginas do documento. 4
Com a entrega do documento acima Nicolas Maduro, com a data de seus deveres como Executivo e nomeado pelo Comandante Chávez em circunstâncias que podem ocorrer como um candidato para substituir, vice-presidente começou a mudanças observadas em termos de direcionalidade do processo bolivariano, viabilidade econômica financeira imediata, devido à crescente dependência das receitas do petróleo, o crescimento das obrigações do governo em termos de aumento da burocracia e compromissos justos para cuidar de pensionistas e aposentados, a incapacidade de continuar a manter a inflação que até à data tem-se mantido abaixo de 20%, uma tendência em que devem ser tomadas medidas, o problema estrutural da agricultura e da energia elétrica, os preços relativos e as relações entre crescimento e inflação.
Ligue levantou a necessidade de construir uma liderança política coletiva para abordar a relativa ausência do presidente Chávez e suas condições de saúde preocupantes, como anunciado por ele em seu discurso no dia 8 de dezembro. A urgência de uma maior e mais profunda do sector militar conjunta com o povo venezuelano, o perigo de tentar imitar o comportamento do Comandante Chávez a respeito da política de comunicação, a falta de política irá se sobrepor ao fato econômico, decisões insensatas equipe financeira econômica que tende a criar um novo estilo de interferência do governo por uma consultoria francesa que não tinha nada a ver com a situação que o país vivia, as nomeações CADIVI feitas em mudar as medidas sugeridas em reuniões anteriores o efeito, o tentar modificar o processo de leilão que estava em andamento, sem uma base racional, a delegação de responsabilidade para o desenvolvimento econômico antes da data das eleições de 14 de Abril, após a morte infeliz do presidente Chávez em 5 de março de 2013.
Tudo isso foi precedido pela aplicação de um documento solicitado pelo Comandante Chávez, em seu leito que poderia terminar em um projecto em 2 de Março de 2013 um documento foi discutido com Nicolás Maduro e uma equipe de Ministros e ao ser entregues na data de 2 de Março de 2013. 5 Este curso documento, não poderia atender o Comandante Chávez, tanto o progressivo agravamento das suas condições de saúde, tais como o tempo em que teve seu desenvolvimento, deixando o documento em questão, como referência para a ação do governo, uma vez que proceder a novas eleições presidenciais que tiveram lugar em 14 de Abril de 2013. Infelizmente as coisas estavam a tomar um novo rumo com o passar do Comandante Chávez e comportamento das instituições estavam sob seu controle como PDVSA e BCV, começou a mostrar sinais de independência que pioraram com a queda do valor das contribuições para o fruto do Tesouro de ação independente do governo central PDVSA guiados por seus interesses e problemas, em uníssono que tomaram decisões fora do controlo orçamental da despesa pública. Estas questões, que foram agravantes da situação financeira do país sujeito a uma campanha de desestabilização no interior eo isolamento exterior.
Com a campanha eleitoral em execução desenvolvida completo começou a notar muito diferentes elementos para a forte liderança do presidente Chávez, mostrando fraquezas e diferenças significativas na execução, favorável para os resultados do processo bolivariano, contudo, não foram submetidos a uma análise severa e crítica ou pelo governo, nem por organizações políticas e sociais que acompanharam o pedido de apoio Nicolas Maduro. Esta atitude acrítica em uma situação política cada vez mais complicado, enfrentando a oposição de caráter fascista net política, com interferência considerável de fora os fatores processo bolivariano que tinham sido construídos, mas não fizeram novos ataques contra líderes revolucionários, incluindo figura do presidente eleito que tenha sido submetido a uma campanha de descrédito pessoal e política. Tudo como parte da grave situação que a Venezuela após o desaparecimento físico do Comandante Chávez certamente difícil de substituir, e muito menos ser copiado na sua originalidade e estilo entregue ao povo venezuelano. A preservação eo desenvolvimento do legado de Chávez ¨ ¨ é apresentado como uma herança do processo de mudança e construção de uma sociedade socialista na Venezuela, que o legado não pode ser confiscado em nome de Chávez nem a pretensão de ser o único destinatário seu atual presidente e CEO .
Distanciamento nas relações com o novo presidente
O distanciamento das relações com o presidente eleito Nicolas Maduro começou com a minha reclamação pela interferência de alguns conselheiros franceses na operação do Ministério do Plano e Finanças. 6 No documento intitulado ¨ ¨ Contra-ofensiva econômica e outro documentado em detalhes a crise que causou o leilão de câmbio no processo de criação do Superior Órgão de Administração de Divisas. A atitude do outro absurdo pelo candidato no momento do Presidente da República marcou o sentido de uma falta de compreensão do fato econômico, oprimido talvez pelo avanço da campanha eleitoral anterior 14 de abril e decisão séria para desengatar a partir do direção da economia nacional, que estava passando por momentos difíceis e de alta complexidade. Isso me levou a escrever uma carta aberta ¨ ¨ escrito poucos dias antes das eleições de 14 de Abril, 7 , cujo texto foi conhecido por algumas pessoas que alertou para a gravidade da situação econômica e política e seu impacto sobre Resumidamente, tal como os períodos de escassez. Após as eleições o povo venezuelano honrou a pedido do presidente de nomear ele como um candidato se você pudesse causar desunidos ocorrer. O povo venezuelano também foi ao encontro de uma forma disciplinada solicitado pelo seu líder indiscutível.
Novas responsabilidades
Presidente Nicolas Maduro, em cerimônia realizada no Teatro Teresa Carreño ¨ ¨ anunciou sua nova equipe de governo em 22 de abril de 2013 no grupo definiu a minha participação como ministro do Planejamento e Vice-Presidente de Planejamento Estratégico. Novas responsabilidades com músicas antigas, agora em uma situação muito mais complexa e complicada. A nomeação recebeu uma grande responsabilidade, através do qual você pode atualizar o fruto e as lições da experiência que tem sido tomadas a partir de 2 de Fevereiro de 1999, quando o governo bolivariano começou com o Comandante Chávez, tais efetuar um documento que contém uma conceituação da atividade de planejamento, foi preparado em agosto , no âmbito do Estado venezuelano em seu atual estágio de desenvolvimento, a partir da perspectiva de uma sociedade cujo norte socialismo. Planejamento é considerado como uma atividade transustanciadora, o que deve contribuir como um mecanismo ex ante à ordenação e racionalização da sociedade venezuelana. Modelo de acumulação, definido em cinco aspectos: a primeira modificação da base produtiva do país em busca de uma maior democratização do poder econômico. Em segundo lugar, a mudança no papel do Estado, para garantir que o processo cumulativo é direcionado para a satisfação das necessidades básicas da população ea defesa da soberania. Em terceiro lugar, a incorporação de mecanismos de auto colectivamente produtivo. Em quarto lugar, o uso de planejamento democrático como um mecanismo de regulação das relações de produção, e Quinto, A localização autônoma do país contra a internacionalização do sistema capitalista. E o modelo de desenvolvimento, para alcançar uma revolução política ligada ao estabelecimento de novas relações de poder que defende os interesses dos setores populares e pequenos e médios produtores do país e da cidade, apenas para estabelecer um novo bloco hegemônico. 9
Com o início da nova responsabilidade começou a desenvolver uma série de teses sobre vários aspectos importantes da situação actual e futura do país, tais como as exportações, o setor de energia elétrica, o setor industrial, a criação do Banco do Sul, o resultados do primeiro leilão SICAD, balanço de energia, a política da dívida, a cooperação internacional, os serviços públicos, produção de alimentos, as reservas internacionais, uma proposta estratégica para o MERCOSUL, as metas e os projetos do Plano de Desenvolvimento Económico e II nação social, todas estas propostas e recomendações foram simplesmente adiada em resposta escrita do Presidente, apesar da urgência e importância de muitos deles.
Além disso, as atividades de muitos ministérios como um meio de realizar a atividade se juntou transustanciadora planejando como demonstração palpável de conteúdo que você quer dar para a atividade, que sempre foi uma atividade realizada com a participação do próprio presidente Chávez, que o estudado, analisado e, finalmente, eles tomaram as decisões que foram relevantes.
Governança de Gestão
Desde que o presidente assumiu o cargo em breve Maduro anunciou o novo conjunto de medidas na área econômica. Enquanto a mídia atuar impacto mais político parecia ser a desvalorização, o resto dos anúncios, uma enxurrada de acusações, me fez pensar sobre a medida em que ela havia aceitado o conjunto estruturado que eu tinha apresentado. Nesse ambiente confuso, uma das minhas principais preocupações era o movimento na direção de ajuste a uma nova etapa marcada pela eficiência aumento nuclear e combate à corrupção tão claramente anunciada pelo presidente Chávez, antes e depois de sua eleição.
Duas frentes ocupado a minha preocupação. O primeiro ataque corrupção por diminuir a velocidade de um novo controle de grandes fundos. O segundo introduziu novos mecanismos de gestão da despesa pública que permitam o retorno a causas sustentáveis ao longo do tempo.
Pela primeira frente eu era capaz de avançar a proposta de duas medidas associadas a um grande fundo do país, marcada pela revisão dos agentes de comércio exterior como fonte de corrupção: CADIVI e sua associada mecanismo SITME. Nicolas Maduro acolheu nesta área das duas medidas que propus. A criação de um comitê para aprovar a utilização permite taxas de câmbio privilegiadas que o Estado previstas importações básicos para a economia e a substituição do SICAD SITME. A segunda consiste em minha nomeação como autoridade CADIVI, para suportar o peso do Ministro do Plano e Finanças, a introdução de uma operação transparente. Meça este recusou. Ele preferiu uma dispersão de comando.
Uma nova atitude potencial nas nomeações nem mesmo teve a chance de planteársela o Presidente. Foi o diretor nomeações nas principais recursos financeiros do Governo, (Fonden, fundo chinês, Tesouro, Bco. Exterior, BIV), tendo em conta a necessidade de romper com a percepção da corrupção na gestão desses fundos. Parecia necessário recontar figuras da revolução que o país consideradas símbolos de impecável em lidar com recursos públicos . não era necessário nem juiz nem vetar outros candidatos. Foi com base no positivo e saudável.
Na segunda contra uma proposta de redução do gasto público real, que acomodados prioridades de defesa poder dos grupos vulneráveis ea correção do desperdício e da corrupção de compra, por meio de uma medida de alocação da despesa pública a ser concedido cada vez mais contra uma programação de despesas acompanhadas por indicadores de sucesso que facilitem a expansão gradual e conter gastos não conheceu seus compromissos realizações. Nesta área, a proposta não é aprovada, não só, mas uma nova onda de grandes gastos, sem os requisitos projetado, e com o agravamento das despesas aprovadas pelo Governo Rua ¨ ¨ começou, determinado, sem estudo, improvisado na verdade . A soma desses custos não foi apresentada como um todo, a menos que a necessidade de a Assembleia Nacional aprovou uma enorme expansão do orçamento público.
A contagem apresentada deve ser interpretado como uma tentativa de reviver no campo que tenham participado no processo da Revolução Bolivariana mecanismos de confronto de ideias e trabalhando juntos sob uma direção respeitado por todos. É também uma maneira de analisar a situação actual, identificando o grau em que ele difere do que construiu nos 20 anos anteriores.
É doloroso e preocupante ver um presidente que não transmite liderança, e que parece afirmar a repetição sem consistência adequada de abordagem, tal como formulada Comandante Chávez, e da concessão de recursos maciços para todos que solicitarem, sem um programa fiscal enquadrado em um planejamento socialista que dá consistência às atividades demandantes. Enquanto a política em relação aos agentes privados é, no mínimo confusa e pressões desses agentes parecem abrir caminho para o restabelecimento de mecanismos financeiros para atender as tentativas capitalistas de recapturar excedente de óleo através de meios financeiros. À luz desses fatos, há um claro sentido de vácuo de poder na Presidência da República, e concentração em outros centros de poder, destruindo o trabalho de instituições como o Ministério da Fazenda eo Banco Central, e assumindo a consumar PDVSA independência do poder central.
Em particular, os desafios gerados pelo apetite externo, particularmente aqueles que lutam para ganhar terreno na exploração de petróleo e da expansão da capacidade produtiva do setor, este último o negócio de maior magnitude na história do país, e empréstimos em PDVSA embarcou, não podem lidar com uma empresa pública autónoma ou uma política externa bolivariana não examinadas e aprovadas no âmbito das instituições políticas.
O mesmo se aplica aos desafios políticos internos, onde um dos recursos escassos e esforço desperdício não parece a melhor maneira de enfrentar uma oposição cada vez mais articulada aos inimigos externos. Quadro Improvisação inexperiente inadequados para lidar com o financiamento estatal grande ameaça a unidade dos bolivarianos imagens designações.
Finalmente, em termos de desenvolvimento de certos documentos devem mencionar incluindo alguns solicitado pelo presidente Nicolas Maduro próprio, o primeiro sobre o Mapa Estratégico Internacional 10 que foi entregue em devido tempo, ao ministro das Relações Exteriores, Elias Jaua para consideração e análise. O segundo documento diz respeito à análise estrutural da economia nacional, com o nome de ¨ Elementos para a construção de uma ¨ Produtivo agenda socialista bolivariano. 11 Além disso, um documento sobre a situação económica actual chamado ¨ Propostas para 2014, a situação econômica foi feita ¨ 12 material foi entregue ao presidente e alguns ministros, e, em seguida, entregue à Comissão Central de Planejamento. Estes últimos documentos são propostas sobre a política econômica de curto prazo, tais como a médio prazo relacionados com a implementação do Plano de Homeland 2013-2019. No caso do mapa internacional, continua a aplicar esses trabalhos que foram iniciados em Yare e continuou junto com o Comandante Chávez, depois de deixar o local, que em 26 de março de 1994.
Antes de concluir com este testemunho e para assumir as responsabilidades perante a história deste país, que eu nunca escapou, nem nunca evadiré, afirmo que vou continuar lutando pela independência da Venezuela e da América Latina e Caribe continente com a mesma constância Eu tenho feito isso desde que eu decidi pegar em armas contra a ditadura notório de Trujillo, ainda era um estudante de engenharia da Universidade Central da Venezuela, em 1959, e em que a terra onde eu nasci, San Francisco de Macoris, onde meus pais vieram e meu irmão sair de um campo de concentração na França como exilados, depois que meu pai tinha participado como membro digno da Brigada Internacional Garibaldi ¨ ¨ de volta em território ibérico defender os ideais da República Espanhola.
Opto, assim, continuar a assumir a responsabilidade pela minha vida, como eu sempre fiz, deixando este testemunho pessoal, mas eu não posso fazer é ser parte de outras circunstâncias e decisões que não são agiu de acordo com a minha consciência e que as minhas mais profundas convicções. Após a morte do comandante Chávez, expressa nesta nota, eu decidi continuar a trabalhar no governo, no lugar que me foi atribuído, eu sempre coloco, por escrito, a liderança política do processo, não só os meus desentendimentos, mas também propostas concretas , que não foram sequer mencionados, mas são hoje aprovado pelo meu comportamento e minha lealdade para com a revolução. Nestas circunstâncias, prefiro ficar com a declaração atribuída ao grande escritor universal José Saramago, ¨ o mais velho mais livre, eo ¨ livre mais radical.
1 ? Ver ¨ ¨ Chávez figura polêmica e controversa. Posted in Cotidiano Trilogy. (Editorial Caracas. Vadells Brothers., 2007). Volume III. pp 217-225. Além disso ver as impressões diárias de 2013.
2 ? Mecanismo criado uma das bases do que consistiram de endividamento do Estado venezuelano.
3 ? Hugo Chávez. greve Timon. Primeiro Conselho de Ministros do novo ciclo da revolução bolivariana. (Caracas. Ministério do Poder Popular para a Comunicação e Informação. Abril 2013). pp 9-13.
4 ? orientação de políticas públicas no início de um novo mandato presidencial. Mimeo. Dezembro de 2012.
5 ? contraofensiva Econômica. Mimeo. 02.03.2013.
6 ? Criação do Ministério do Plano e Finanças. Razões e desenvolvimento. Prospecto Documentos relativos as medidas tomadas. Ver, em especial a publicação ¨ Orçamentos e Relatórios. 2010-2013.
7 ? carta aberta. 14 abril de 2013.
8 ? desde o planejamento impossível improvisação permanente. Desafios do processo bolivariano . Mimeo. Agosto de 2013.
9 ? Ver Jorge Giordani A. C. A transição para o socialismo venezuelano. (Caracas. Vadells Irmãos Publishers., 2009). p. 22.
10 ? Internacional Mapa Estratégico. Equilíbrio de Poder Mundial. V2. Abril de 2014.
11 agenda socialista Produtivo bolivariano. Agosto de 2013.
12 ? Propostas para 2014 as condições econômicas. março de 2014.
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marcelo l.- Farrista "We are the Champions"
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