A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO

3 participantes

Ir para baixo

Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO Empty Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO

Mensagem por Questao Sáb Jan 17, 2015 2:12 pm

fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ligado à causas ecológicas e pensando em diminuir o gasto com água em casa, o músico Geraldo Corredeira resolveu criar um sistema de filtragem para reciclar e reutilizar o recurso. Morador de Anápolis, a 55 km de Goiânia, ele revela que conseguiu reduzir o valor da conta no final do mês, mas foi surpreendido quando um agente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) esteve na sua residência afirmando que ele era obrigado a pagar, pelo menos, um consumo mínimo.
“O pessoal da Saneago percebeu que meu consumo de água caiu muito e veio procurar na minha casa o chamado ‘gato’. Eu percebi e mostrei para ele [funcionário da companhia] os filtros em que faço economia e imaginei que ele ia gostar da ideia, mas ele me penalizou com dez metros [cúbicos] de consumo mensal, eu gastando ou não”, afirmou.

No equipamento criado por Geraldo, a água que antes ia para o esgoto passou a descer por uma tubulação e é despejada em um sistema de filtragem, formado por caixas com areia e brita, que removem as impurezas. Depois de filtrada, a água vai para um reservatório e é reutilizada para afazeres domésticos, como limpar a casa, lavar a roupa e regar as plantas.
Esposa de Geraldo, a design de sobrancelhas Maria Rodrigues ficou orgulhosa com a atitude do marido. "Quando ele começou e fez tudo certinho, eu admirei muito, achei muito louvável da parte dele em preocupar-se em reciclar água porque normalmente a gente vê todo mundo é gastando água em excesso”, salienta.
A ideia surgiu depois dele assistir a um vídeo na internet. "Gosto muito de tudo que se trata de ecologia. Então, isso me deu muita satisfação pessoal. Mas acabou também me dando lucro financeiro, porque eu reduzi bastante o consumo da água”, revela.
Investimento
Para comprar as caixas, materiais hidráulicos e reservatórios utilizados, o músico gastou cerca de R$ 500. Porém, o retorno veio em menos de um ano. Neste período, sua família conseguiu economizar 70% da água consumida.
As tarifas do talão de água comprovam a economia. Antes da instalação do equipamento, a casa tinha consumo médio de 20 m³, com custo de R$ 63. Depois disso, a família passou a usar somente 6 m³ e a conta caiu para R$ 23.

Depois que a Saneago afirmou que uma quantidade mínima de consumo seria cobrada mesmo que não fosse usada, Geraldo resolveu parar de usar o o sistema, pois afirma que o que antes era econômico começou a dar prejuízo.
"Acho que foi uma falta de consideração e de entendimento da Saneago. Deveria ter dado mais apoio para a gente e até incentivado outras pessoas a fazerem o mesmo porque o planeta está pedindo socorro. Acho que se cada um fizer a sua parte, o mundo agradece”, diz Maria.
Esgoto
A gerente da Saneago em Anápolis, Tânia Valeriano, afirmou que a penalidade a que o músico se referia trata-se da cobrança feita pelo tratamento do esgoto. "O consumo de água, que é registrado no hidrômetro, somou-se a esse consumo estimado que ele citou, de dez metros [cúbicos], que é o que equivale ao lançamento do esgoto. Ele continua fazendo esse uso do esgoto", explica.
Ela diz ainda que não é possível evitar a cobrança do valor mínimo. "O volume que é lançado no esgoto é claro que é maior do que é lido no hidrômetro. É necessário que haja um acréscimo realmente, já que o custo do tratamento de esgoto é bem mais elevado do que o tratamento da água. E não é possível que esse custo não seja cobrado”, salienta.
Tânia negou que a estatal não incentive a economia de água. "O incentivo é o que ele já obteve, que é a redução no consumo, que é imediato. Com certeza, a Saneago já estuda outros tipos de incentivo, mas até o momento é só a redução no consumo”, afirma.


_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO Empty Re: Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO

Mensagem por elcioch Sáb Jan 17, 2015 2:29 pm

Não dá pra entender!
querem que o povo aprenda a consumir menos mas no fim querem que consuma o mínimo!
é putaria mesmo.
se for assim como fica são paulo???
elcioch
elcioch
Estou chegando lá
Estou chegando lá

Mensagens : 5875
Data de inscrição : 14/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO Empty Re: Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO

Mensagem por Victor Pax Seg Jan 19, 2015 11:20 am

Her... desculpem, mas para mim a "conta de água" sempre foi para o tratamento de esgoto (sei que a água que recebo está embutida no meio, mas me refiro que sempre visualizei que "a parte do leão" da conta era para tratamento de meus resíduos).
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO Empty Re: Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos