A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

+2
Quero Café
ediv_diVad
6 participantes

Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por ediv_diVad Seg Mar 16, 2015 11:41 am

Decisão determina indenização de R$ 1 milhão a movimentos LGBT.
Em processo, PRTB negou incitação ao ódio; ainda cabe recurso.


O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou na última sexta-feira (13) Levy Fidelix, ex-candidato do PRTB à presidência, ao pagamento de R$ 1 milhão de indenização por danos morais a movimentos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) devido a declarações realizadas durante um debate nas eleições de 2014.

O valor, corrigido, será destinado a ações de promoção de igualdade da população LGBT.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O candidato Levy Fidelix (PRTB). (Foto: Evelson de Freitas/Estadão Conteúdo)

A sentença é em primeira instância e cabe recurso. O G1 fez contato com o filho de Levy, que era seu assessor durante a campanha eleitoral, e ele disse desconhecer a decisão. A reportagem também tentou contato com o partido e o advogado do ex-candidato e aguarda retorno.

A ação civil pública foi ajuizada pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo e alegou que, durante um debate presidencial transmitido em 28 de setembro de 2014, o candidato usou expressões como “dois iguais não fazem filho" e que "aparelho excretor não reproduz" ao se referir a casais homossexuais.

Ele respondia a perguntas da então candidata Luciana Genro (PSOL) sobre “o motivo pelo qual muitos daqueles que defendem a família se recusam a reconhecer o direito de casais de pessoas do mesmo sexo ao casamento civil”. “O candidato teria afirmado ainda que o mais importante é que a população LGBT seja atendida no plano psicológico e afetivo, mas ‘bem longe da gente’”, defendeu a defensoria na ação.

Na resposta, Levy teria comparado a homossexualidade à pedofilia, que é crime, afirmando que o Papa Francisco promove ações de combate ao abuso sexual infantil.

Na decisão, a juíza Flavia Poyares Miranda entendeu que o candidato, ao responder aos questionamentos, “ultrapassou os limites da liberdade de expressão, incidindo sim em discurso de ódio, pregando a segregação do grupo LGBT”. “Não se nega o direito do candidato em expressar sua opinião, contudo, o mesmo empregou palavras extremamente hostis e infelizes a pessoas que também são seres humanos e merecem todo o respeito da sociedade, devendo ser observado o princípio da igualdade. No que tange aos danos morais, a situação causou inegável aborrecimento e constrangimento a toda população, não havendo justificativa para a postura adotada pelo requerido”, entendeu.

Defesa negou incitação ao ódio

No processo, segunda a sentença, o partido alegou que, “em nenhum momento o candidato incitou o ódio, mas sim manifestou o seu pensamento em debate televisivo. No final da resposta, pontuou que se está na lei, que fique como está, mas estimular jamais a união homoafetiva”. Segundo a defesa, “o candidato deixou clara sua postura ideológica, quanto ao casamento igualitário entre pessoas do mesmo sexo, no sentido de demonstrar sua posição” e “que a postura do candidato não é homofóbica”.

A decisão da juíza Flavia Miranda determina a tutela antecipada para que seja realizado um programa, “com a mesma duração dos discursos” de Levy, “que promova os direitos da população LGBT.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por ediv_diVad Seg Mar 16, 2015 11:48 am

E aí Farristas, o que acham? Incitou ou não incitou ao ódio?

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Quero Café Seg Mar 16, 2015 12:07 pm

Parece que esses movimentos achamo que não ser a favor deles é o mesmo que pregar o ódio contra eles.
Isso não é correto e inclusive pode jogar mais pessoas contra eles.
Esses movimentos parecem crer que uma pessoa não possa nem ter opiniões desfavoráveis a eles. Opiniões contrárias às deles é uma ameça ontológica a sua existência. É como se falar fosse igual a ser e logo não se pode permitir que pessoas pensem ou falem qualquer coisa desfavorável a eles.
A postura em frente a pessoas como Levy e suas opiniões, mesmo que estúpidas, deveria ser "O.K. Pense como quiser. Respeitamos sua opinião, mas saiba que ela não vai mudar quem somos e somos muitos. Podemos, por outro lado, conviver em paz e pedimos que nos respeite. Não estamos aqui para destruir nada. Queremos só o direito de existir em paz com nosso modo de ser que não prejudica a ninguém."
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Quero Café Seg Mar 16, 2015 12:12 pm

Com episódios como esses, esses movimentos correm um risco muito grande de fortalecer Bolsonaros e Levys que existem aí.
Imaginem se Levy e Bolsonaro resolverem se unir e mobilizar pessoas contra esses movimentos?
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Questao Seg Mar 16, 2015 12:40 pm

bem feito! viu olha ai e ainda bem que para o fidelix 1 milhão é muita grana cara auhau

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por marcelo l. Seg Mar 16, 2015 12:57 pm

Incitou, deve pagar.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por ediv_diVad Seg Mar 16, 2015 1:16 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por marcelo l. Seg Mar 16, 2015 3:06 pm

Também não é único que tinha se pagar... hem. Só ver o herói aqui do PT e professor de filosofia.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Quero Café Seg Mar 16, 2015 3:51 pm

Pessoas não devem ser punidas por opiniões por mais imbecis que sejam até porque é útil saber que tipo de pessoas possuem determinados tipos de opinião e para que se possa ter uma chance de transformação de mentalidade na sociedade.
Lá nos Estados Unidos é assim. Aparece representante de tudo quanto é maluquice que falam coisas abertamente. Assim, a sociedade fica sabendo quem são essas pessoas e podem pelo menos tentar mudar sua mentalidade, ou conseguir que ela não se espalhe.
Aqui no Brasil, é que há esse mimimi todo quando alguém diz alguma coisa imbecil.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Quero Café Seg Mar 16, 2015 3:54 pm

Digam para esse senhor aí que crime é o que a lei diz que é.
Ele poderia dizer que não deveria ser crime já que há lei que determina isso.
Mas isso não é uma coisa defensável.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Victor Pax Ter Mar 17, 2015 12:52 pm

Liberdade de expressão é poder falar o que pensa... não deixar de se responsabilizar pelo que foi dito. Wink

"Sutil" a diferença, né.

Ediv_diVad, sua imagem reproduziu com perfeição o que eu pensei ao ver o Levy falando aquela besteira.

Ou o casamento de casais estéreis deve ser anulado?
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Jamm Ter Mar 17, 2015 1:26 pm

Boa Vitão.

like
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por ediv_diVad Ter Mar 17, 2015 1:32 pm

Victor Pax escreveu:Ediv_diVad, sua imagem reproduziu com perfeição o que eu pensei ao ver o Levy falando aquela besteira.
Ou o casamento de casais estéreis deve ser anulado?
Decerto...

É um papinho de filho da puta.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Quero Café Ter Mar 17, 2015 1:42 pm

Victor Pax escreveu:Liberdade de expressão é poder falar o que pensa... não deixar de se responsabilizar pelo que foi dito. Wink

"Sutil" a diferença, né.

Ediv_diVad, sua imagem reproduziu com perfeição o que eu pensei ao ver o Levy falando aquela besteira.

Ou o casamento de casais estéreis deve ser anulado?

Ninguém deve ser obrigado a ter opinião favorável ou desfavorável a nada.
A NADA.
O que esses movimentos fazem é parecer que todos devem ter opiniões favoráveis a eles.
Isso é um tremendo absurdo.
Eles deveriam dizer para pessoas como Fidelis.
"O.K. Pense como quiser, desde que você nos respeite." É só isso.
Por que uma pessoa não pode ter o direito de pensar como o Fidelis pensa por mais idiota que seja?
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Quero Café Ter Mar 17, 2015 2:02 pm

Por que ser a favor ou contra a homossexualidade deveria ser encarado de forma tão diferente de ser a favor ou contra a existência de Deus ou ser de direita ou de esquerda ou torcer para o time A ou B?
Pouquíssimas vezes, um desses lados vai convencer o outro da suposta exatidão de suas posições e a suposta incorreção das posições do outro, mas na maior parte das vezes, esses dois lados convivem mais ou menos bem e pacificamente. Geralmente, os discursos dos dois lados são mais eficientes em manter a coesão do próprio grupo e em arregimentar novos membros para suas posições. É muito difícil um lado convencer o outro.
Não se obriga ninguém a gostar ou deixar de gostar de algo. Pode-se ensinar que pessoas convivam bem com o diferente. Inclusive, esse tipo de processo pode ser um grande estímulo no sentido de retroceder a capacidade de pessoas ligadas a setores conservadores da atual sociedade de conviver bem com e tolerar esse diferente da homossexualidade.
Esses movimentos se tornaram muito eficientes e se fazerem ouvir, mas não aprenderam ainda a ouvir as vozes dos diferentes setores da sociedade em que eles desejam se incluir. Um número muito grande de pessoas pensa como o Fidelis e eles têm o direito a isso. Não se pode simplesmente querer extirpar uma forma de pensamento. Isso é tão ditatorial quanto a repressão que os homossexuais sofreram.
Deve-se estimular o respeito às diferenças.
"Você pensa assim. O.K. Continue a pensar como quiser, mas saiba que isso não vai mudar quem somos e queremos respeito assim como pretendemos respeitar a vocês."
P.S.
Estou falando isso do ponto de vista de alguém mais ou menos a favor da causa desses movimentos. Quero que os LGBT sejam cada vez mais tolerados, respeitados e integrados no sociedade atual. Só estou expressando o que penso que seja a atitude correta em relação a essas questões.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Victor Pax Ter Mar 17, 2015 2:11 pm

Uma pessoa pode não gostar de negros e falar que não gosta, só não pode dizer que não são gente e sim um bando de ignorantes que fedem.

Uma pessoa pode não gostar de ateus e falar que não gosta, mas não pode dizer que não tem caráter e que devem ser extirpados da sociedade.

Uma pessoa pode não gostar de judeus e falar que não gosta, mas não pode dizer que é um povo maldito, materialista e deicida.

Uma pessoa pode não gostar de brancos e negros casando e falar que não gosta, mas não pode dizer que isso é uma degeneração e que tem nojo dos filhos destes.

Uma pessoa pode não gostar de HQs, seriados, etc e falar que não gosta, mas não pode atribuir deficiência mental a quem gosta.

Uma pessoa pode não gostar de funcionários públicos e falar que não gosta, mas não pode atribuir a culpa de tudo de ruim no Brasil a eles e que devem ser extintos.

Uma pessoa pode não gostar de orientais e falar que não gosta, mas não pode dizer que são todos traiçoeiros e porcos.

Uma pessoa pode não gostar de ficar perto de deficientes físicos/mentais e falar que não gosta, mas não pode sair dizendo que “são aberrações que devem ficar dentro de casa”.

Uma pessoa pode não gostar de gatos e falar que não gosta, mas não pode dizer que tem de matar todos, pois eles não prestam.

Uma pessoa pode não gostar de religiosos e falar que não concorda com seus dogmas, mas não pode proibir a estes de terem religião e de individualmente seguir seus dogmas.

Você pode não gostar de quem quiser, só não pode incentivar esse ódio a parte da população nacional.

E mesmo dizendo com todo direito em alto tom sua “opinião”, de forma alguma isso obriga a quem escutar a concordar com ela sobre como parcela da população “merece” ser odiada, e calúnia e difamação (nem digo incitação ao ódio) ao que me consta é crime.

Se se acha que peguei pesado nos exemplos.... troque os protagonistas por "gay" e veja se não são as "opiniões" que vemos no dia-a-dia, até amparadas pela fala do ex-candidato. Wink
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por ediv_diVad Ter Mar 17, 2015 2:16 pm

Pois é, talvez a multa sirva pra ele guardar as opiniões de direito pra ele mesmo ao invés de vomitar em um debate presidencial.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ediv_diVad
ediv_diVad
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Victor Pax Ter Mar 17, 2015 2:21 pm

Fora que tenho certeza que eu, o ediv_diVad, o Questao, o marcelo l. e o Jamm não sejamos do movimentos gay e se a nós a fala já se mostrou ofensiva, (para não diser uma opinião totalmente errada) imagina a "quem de direito" ela o é.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Quero Café Ter Mar 17, 2015 2:38 pm

O.K.
Esses casos citados aí são bem "cabeludos".
Mas o que o Fidelix disse se nivela a isso tudo em termos de gravidade?
Houve alguma forma de incitação de ódio ou violência?
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais Empty Re: Justiça condena Levy Fidelix por declarações sobre homossexuais

Mensagem por Victor Pax Ter Mar 17, 2015 2:52 pm

Tanto quanto um Mala falia ou um Bolso nato da vida?

Talvez... tanto que como disse eu, o ediv_diVad, o Questao, o marcelo l. e o Jamm concordamos com a condenação... só queríamos que outras falas iguais ou piores também o fossem.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos