Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
4 participantes
Página 1 de 1
Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Um livro-reportagem lançado no Uruguai esta semana, e que conta os cinco anos do governo de José Mujica a partir do ponto de vista dele, traz à tona uma “confissão” que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe teria feito em 2010. Em “Una oveja negra al poder” (Uma ovelha negra no poder, em tradução livre), escrito pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, ainda sem data para chegar ao Brasil, Mujica relembra um dos encontros que teve com Lula. Relata que, ao falarem sobre o escândalo do mensalão, que consistia na compra de apoio político, o petista lhe teria dito que aquela era “a única forma de governar o Brasil”.
“Lula não é um corrupto como (Fernando) Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros”, disse Mujica aos jornalistas da revista “Búsqueda” em uma das cem horas de entrevistas que lhes concedeu. “Mas viveu esse episódio (do mensalão) com angústia e um pouco de culpa”.
De acordo com o relato de Mujica, quando o assunto veio à tona, numa reunião feita em Brasília nos primeiros meses de 2010, Lula lhe teria dito textualmente: “Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens”. Para logo em seguida, emendar: “Essa era a única forma de governar o Brasil”. Segundo Mujica, o ex-vice-presidente uruguaio Danilo Astori estava na sala e também ouviu a “confissão” do petista.
Lula sempre negou saber do escândalo do mensalão. Em agosto de 2005, pouco depois de o caso vir à tona, o então presidente fez um discurso dizendo que se sentia “traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tivera conhecimento” e que estava “tão ou mais indignado do que qualquer brasileiro” diante do episódio. Depois, passou a afirmar que a existência do esquema nunca havia sido comprovada e que seus colegas de partido tiveram uma punição política.
Procurado no fim da tarde desta quinta-feira pelo GLOBO para comentar o conteúdo do livro, o Instituto Lula informou que não teria “como encaminhar um comentário a essa hora” e pediu que as palavras de Mujica não fossem reproduzidas parcialmente. Na obra, o uruguaio também diz que admira Lula e que ele é um “baixinho bárbaro”.
— Mujica sempre viu Lula como uma espécie de padrinho. Sempre pensou que o Uruguai deveria seguir o rumo do Brasil, que é o grande protagonista da região — disse o jornalista Andrés Danza ao GLOBO. — Mujica sempre afirmou que Lula não é corrupto, mas que o Brasil vive na corrupção.
Danza e Tulbovitz, editor-geral e repórter de uma das revistas semanais mais respeitadas do Uruguai, acompanham a carreira de Mujica desde 1998. Viram-no ser eleito deputado e senador, se transformar em ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca, e, depois, em presidente.
— São 17 anos de convivência com encontros pessoais semanais — contou Danza. — Quando ele assumiu a Presidência, no dia 1º de março de 2010, começamos a fazer registros oficiais da Presidência e combinamos que só publicaríamos esse material depois que ele deixasse o cargo. Todas as conversas estão gravadas.
DILMA, LUGO E MERCOSUL
Em “Una oveja negra al poder”, publicado pela editora Sudamericana (Penguin Random House no Uruguai), os jornalistas ainda relatam que a proximidade de Mujica e Lula era tão grande que o uruguaio “soube que Dilma seria a candidata (à Presidência) muito antes que isso se tornasse público” e também que, depois, Lula apoiaria sua reeleição.
“(Mujica) Entendeu perfeitamente essa jogada”, escreveram os jornalistas. “Lula preferia ser o poder nas sombras e, depois do mensalão, não ficar exposto demais”.
— Mujica vê Dilma como uma mulher executiva, que resolve tudo muito rápido. Como uma administradora melhor do que Lula, mas sem o carisma dele — afirmou Danza.
Durante os cinco anos de trabalho que levaram ao livro, Danza e Tulbovitz reconstruíram episódios marcantes da vida política do Cone Sul, como a suspensão que o Mercosul aplicou ao Paraguai em 2012, após a destituição do presidente Fernando Lugo. Segundo contam, Mujica e Dilma tiveram papel definitivo. Ele era contra o veto, mas ela, evitando qualquer contato pessoal, teria feito chegar a ele um pedido para que apoiasse a decisão.
“Um encontro tão fugaz e repentino entre presidentes levantaria suspeitas, então o governo brasileiro resolveu enviar um avião a Montevidéu para transladar o emissário de Mujica à residência de Dilma, em Brasília”, escreveram os autores. “Assim se fez, e, quando o uruguaio chegou, Dilma estava esperando no escritório”.
— Vamos ao caso — teria dito a presidente, enquanto o emissário pegava um caderno. — Não. Sem anotações. Esta reunião nunca existiu.
Leia trecho do livro:
"Lula teve que enfrentar um dos maiores escândalos da História recente do Brasil: o mensalão, uma mensalidade paga a alguns parlamentares para que aprovassem os projetos mais importantes do Poder Executivo. Compra de votos, um dos mecanismos mais velhos da política. Até José Dirceu, um dos principais assessores de Lula, acabou sendo processado pelo caso.
'Lula não é um corrupto como Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros', disse-nos Mujica, ao falar do caso. Ele contou, além disso, que Lula viveu todo esse episódio com angústia e com um pouco de culpa. 'Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens', disse Lula, aflito, a Mujica e Astori, semanas antes de eles assumirem o governo do Uruguai. 'Essa era a única forma de governar o Brasil', se justificou. Os dois tinham ido visitá-lo em Brasília, e Lula sentiu a necessidade de esclarecer a situação."
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
Yo deseo tener esto libro y no estoy en absoluto preocupado si él habla o no de Lula e Dilma y estoy mucho menos preocupado con la orientación ideológica de Mujica.
Quero Café- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
Post do Pablo Villaça de hoje (pra fomentar a treta):
"CHUPA PETRALHAS!"
Algo havia acontecido. De repente, dezenas de tweets, comentários no Facebook e mesmo mensagens inbox chegavam trazendo o grito de guerra da neo-direita. Havia algo errado. Além, claro, do erro na concordância verbal e da falta de vírgula e de argumentos.
Curioso, fui diretamente ao UOL - pois se há um lugar que é repositório constante de retórica reacionária, é este portal (eu poderia ter ido ao site da Veja, mas a Vigilância Sanitária barrou o acesso a este título aqui no meu escritório).
Em dez segundos, a causa da gritaria: "Lula confessou a Mujica que sabia do mensalão".
Uau. "Realmente, esta era uma informação bombástica.", pensei. "Claro, não fazia o menor sentido: MESMO que soubesse, por que Lula confessaria algo assim a Mujica? E MESMO que Lula tivesse confessado, por que Mujica revelaria isso? Mas certamente o UOL não publicaria uma mentir..." HHAHAHAHAHAAHHA.
Respirei fundo, parei de rir e cliquei na notícia. Ou "notícia".
Vi que a informação havia sido gerada no Globo e extraída da biografia de Mujica escrita por dois autores uruguaios. Li o trecho que os jornalistas de O Globo usavam como prova de que Lula sabia do mensalão.
De imediato, notei que as frases pareciam tiradas do contexto original. Notei também que a manchete trazia a palavra "confissão" sem aspas, mas que a matéria em si usava as aspas, o que era revelador.
Finalmente, percebi que os "jornalistas" (com aspas) haviam inserido um "(o mensalão)" antes de uma frase na qual Lula confessaria ter sido obrigado a lidar com algo. Também revelador. Se eu quisesse colocar um "(o dildo gigante)" na mesma frase, poderia, claro - e a notícia ficaria ainda mais chamativa. Mas isto não a transformaria em realidade.
Pensei em escrever algo sobre o assunto, mas fiquei com preguiça. É CLARO que se tratava de uma matéria mentirosa. Sim, havia sido reproduzida por veículos que supostamente deveriam ser referência de bom jornalismo, mas há muito desisti de ver isso no Brasil, um país onde todas as principais emissoras de tevê, publicações impressas e portais na Internet reproduzem o modo "Fox News" de operar.
As mensagens de "CHUPA PETRALHAS" continuaram. Eu poderia apontar que o fato de ser de esquerda não faz de mim um "petista", mas a vontade de corrigir a concordância era ainda maior e eu havia resistido. Deixei pra lá.
Tuitei (ei, me "SEGUE LEITORES": [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que o Globo estava claramente manipulando a informação e imediatamente fui chamada de "canalha" por alguns integrantes desta neo-direita que ama insultar e teme argumentar. Um deles chegou a dizer que estava com o livro à sua frente e que confirmava a informação. Eu e outros leitores pedimos fotos do livro, mas ele disse apenas que "petista era tudo preguiçoso". Pensei em novamente apontar a diferença entre ser de esquerda e ser petista, mas a construção da frase me incomodava mais e ainda assim ignorei o impulso.
E, então, um dos AUTORES do livro se manifestou oficialmente. Desmentindo a informação de O Globo, é claro, e afirmando categoricamente que Lula nada falou sobre o "mensalão". (Para aqueles que ainda se interessam por um conceito chamado "fato", um dos links para o desmentido é [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Por alguns segundos, considerei que todos aqueles que reproduziram a "confissão" de Lula deveriam estar embaraçados: Noblat, colunistas da Veja, "jornalistas" de UOL, Globo, etc. Certamente ficariam envergonhados por terem espalhado uma informação calunios.... HAHAHAHAHAAHAHA.
Ai, ai. Eu me divirto sozinho.
Pensei no estado da imprensa brasileira:
O Globo divulgou que Lula havia confessado saber sobre o mensalão. Um dos AUTORES do livro no qual a "confissão" estaria DESMENTIU.
Época divulgou que o Ministério Público estava investigando Lula. O Ministério Público DESMENTIU.
Sherazade disse que black blocs haviam sido presos entre os professores no Paraná. A Defensoria Pública do estado DESMENTIU.
E, ainda assim, esta neo-direita brasileira abraça esta mídia e espalha as informações mentirosas em páginas e perfis no Facebook e no Twitter - sempre acompanhadas de insultos a qualquer um que aponte os erros factuais. E ainda assim esta neo-direita não hesita em afirmar sempre "agir em nome da ética e contra a corrupção".
Certamente devem sentir vergonha diante da hipocris...
HAHAhaaaaa... Interrompi a gargalhada.
A situação era triste demais para despertar o riso.
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Líder do DEM convidará Mujica para falar sobre confissão de Lula
O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), afirmou na tarde desta sexta-feira, 8, que vai apresentar um requerimento de convite para que o ex-presidente do Uruguai José Mujica fale sobre a suposta confissão que o ex-presidente Lula fez do envolvimento dele no escândalo do mensalão.
O pedido será apresentado na Comissão de Relações Exteriores da Casa e tem como base um livro-reportagem sobre Mujica em que Lula teria narrado ao ex-presidente uruguaio, em encontro em 2010, que esse esquema de corrupção "era a única forma de governar o Brasil".
"A acusação é muito séria, até porque é a própria esquerda brasileira que trata Mujica como uma espécie de mártir e coloca sua índole acima de qualquer suspeita. Se ele diz que o ex-presidente Lula, não só confirmou ter conhecimento sobre o mensalão, como admitiu que era a sua única forma de governar o País, isso coloca em xeque toda a tese que o inocentou do esquema", defende Caiado, em nota divulgada. O caso foi publicado em reportagem do jornal O Globo desta sexta-feira.
Segundo o líder do DEM, o convite também será feito ao ex-vice presidente do país Danilo Astori, que, segundo Mujica, estava na sala e também ouviu a confissão do petista.
O ex-presidente Lula sempre negou que soubesse da existência do mensalão. No auge do escândalo, Lula chegou a gravar um pronunciamento em que afirmou que se sentia traído e pedindo desculpas. Posteriormente, contudo, ele passou a rejeitar a existência do esquema de corrupção, mesmo após condenações de pessoas próximas a ele pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com informações do Estadão Conteúdo.
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
É.
De repente, é um lance para ser verificado mesmo com mais atenção.
Mas, senhor Pablo, (aliás, sou um grande fã dos vídeos dele sobre cinema), se o senhor escreve desse forma sobre erros de concordância e regência, não deveria cometê-los.
Até que o senhor não escreve mal, mas que história é essa de crase antes de pronome?
De repente, é um lance para ser verificado mesmo com mais atenção.
Mas, senhor Pablo, (aliás, sou um grande fã dos vídeos dele sobre cinema), se o senhor escreve desse forma sobre erros de concordância e regência, não deveria cometê-los.
Até que o senhor não escreve mal, mas que história é essa de crase antes de pronome?
Quero Café- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
Pelo visto, Mujica disse algo, jornalistas fizeram uma inferência a partir disso, o que, diga-se de passagem, não é errado, mas não avisaram a ninguém que estavam fazendo uma inferência.
E aí fez-se um estardalhaço em torno dessa inferência sem que se desse conta de que se trata de uma inferência.
O nome disso se chama sensacionalismo.
Essa inferência pode ser verdadeira, ou não.
(P.S. Não pretendo com essa postagem nem defender ou atacar a quem quer que seja. Só pretendo entender parte do que aconteceu nesse evento.)
E aí fez-se um estardalhaço em torno dessa inferência sem que se desse conta de que se trata de uma inferência.
O nome disso se chama sensacionalismo.
Essa inferência pode ser verdadeira, ou não.
(P.S. Não pretendo com essa postagem nem defender ou atacar a quem quer que seja. Só pretendo entender parte do que aconteceu nesse evento.)
Quero Café- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
Mas antes de pronome possessivo não é de uso facultativo?Halvaro Campos escreveu:Até que o senhor não escreve mal, mas que história é essa de crase antes de pronome?
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
E agora... falou ou não falou? Tá feita a polêmica...
Autor confirma! "Para Mujica, ficou claro que Lula falava do mensalão". Chorem, blogs sujos!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
cara só sendo muito ingenuo para acreditar que o lula não sabia de nada, mesmo se o mujica não tiver falado acredito que ele sabia, Lula não é diferente de nenhum presidente ou politico que a gente já teve, só quer santificar ele quem for cego
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
ediv_diVad escreveu:Mas antes de pronome possessivo não é de uso facultativo?Halvaro Campos escreveu:Até que o senhor não escreve mal, mas que história é essa de crase antes de pronome?
Também estou em dúvida. Sempre ouvi que não se usa crase antes de pronome, mas há mesmo esses casos facultativos. Vi na net que antes de possessivo feminino pode.
Esquece essa então.
Quero Café- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
ediv_diVad escreveu:E agora... falou ou não falou? Tá feita a polêmica...Autor confirma! "Para Mujica, ficou claro que Lula falava do mensalão". Chorem, blogs sujos!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Só acredito agora depois de ler o livro ou de ver alguma fonte confiável citando o tal trecho por inteiro.
Vai haver um bafafá na internet agora que torna pouco confiável qualquer coisa além da palavra textual do livro ou de uma entrevista direta com Mujica sobre o caso.
Quero Café- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Quero Café- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A página está aqui, se não for fake, não acho que o jornal errou não.
A página está aqui, se não for fake, não acho que o jornal errou não.
marcelo l.- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010
Re: Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão
Vixe.
Far-se-á nessa postagem um breve comentário pressupondo que o extrato pertença mesmo ao livro recente de Mujica e sem qualquer afiliação ideológico ou partidária.
O trecho é, diga-se, de chamar atenção, mas, seja lá o que tiver acontecido, ele não é claro sobre o episódio quer propositalmente quer sem intenção.
Por outro lado, autores de reportagens sobre essa página fizeram uma inferência sem comunicar aos leitores que se estava a praticar essa operação lógica em seus textos.
Far-se-á nessa postagem um breve comentário pressupondo que o extrato pertença mesmo ao livro recente de Mujica e sem qualquer afiliação ideológico ou partidária.
O trecho é, diga-se, de chamar atenção, mas, seja lá o que tiver acontecido, ele não é claro sobre o episódio quer propositalmente quer sem intenção.
Por outro lado, autores de reportagens sobre essa página fizeram uma inferência sem comunicar aos leitores que se estava a praticar essa operação lógica em seus textos.
Quero Café- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos