HQ independente vira fenômeno após ser pirateada na internet e explode em vendas
5 participantes
Página 1 de 1
HQ independente vira fenômeno após ser pirateada na internet e explode em vendas
fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Underground, HQ dos autores Jeff Parker (Hulk) e Steve Lieber (Whiteout), foi “vítima” de pirataria: as cinco edições da série, lançada no ano passado pela Image Comics, apareceram completas em um dos fóruns nerds mais populares da internet, o 4Chan. Qualquer um poderia baixar, página a página, a HQ completa.
O desenhista da HQ, Steve Lieber, entrou no fórum para negociar com os autores do scan e explicar que o material, se publicado indevidamente, afetava sua vida e seus lucros. Além disso, a versão em coletânea foi lançada há poucos meses nos EUA e estava disponível via Amazon e outros pontos de venda online. O debate no fórum acabou rendendo uma discussão sobre direitos autorais, pirataria, divulgação e lucros na era digital.
O resultado: Lieber postou em seu blog os gráficos de vendas da HQ na Amazon após a discussão no 4Chan. Sem entregar números, o gráfico mostra um aumento de vendas gigantesco. Além disso, no site Etsy, onde qualquer pessoa pode montar sua própria loja, o aumento nas vendas durante a discussão no 4Chan também foi fora dos padrões. Veja as imagens aqui.
Os autores então decidiram disponibilizar a HQ através de seu blog. Underground pode ser baixada em cinco capítulos aqui. Quem achar que a série merece, pode pagar direto aos autores via PayPal. O valor sugerido – você decide se vai pagar mais ou menos – é de US$ 5 (R$ 8,50).
Lieber também diz, no blog, que ele e Parker estão negociando edições traduzidas de Underground, a serem publicadas também em formato digital.
opa os caras venderam mais porque foi divulgado via scan hauhauhuahua acho que a galera anti scan vai ter que engolir os mimimi aauhaua
Underground, HQ dos autores Jeff Parker (Hulk) e Steve Lieber (Whiteout), foi “vítima” de pirataria: as cinco edições da série, lançada no ano passado pela Image Comics, apareceram completas em um dos fóruns nerds mais populares da internet, o 4Chan. Qualquer um poderia baixar, página a página, a HQ completa.
O desenhista da HQ, Steve Lieber, entrou no fórum para negociar com os autores do scan e explicar que o material, se publicado indevidamente, afetava sua vida e seus lucros. Além disso, a versão em coletânea foi lançada há poucos meses nos EUA e estava disponível via Amazon e outros pontos de venda online. O debate no fórum acabou rendendo uma discussão sobre direitos autorais, pirataria, divulgação e lucros na era digital.
O resultado: Lieber postou em seu blog os gráficos de vendas da HQ na Amazon após a discussão no 4Chan. Sem entregar números, o gráfico mostra um aumento de vendas gigantesco. Além disso, no site Etsy, onde qualquer pessoa pode montar sua própria loja, o aumento nas vendas durante a discussão no 4Chan também foi fora dos padrões. Veja as imagens aqui.
Os autores então decidiram disponibilizar a HQ através de seu blog. Underground pode ser baixada em cinco capítulos aqui. Quem achar que a série merece, pode pagar direto aos autores via PayPal. O valor sugerido – você decide se vai pagar mais ou menos – é de US$ 5 (R$ 8,50).
Lieber também diz, no blog, que ele e Parker estão negociando edições traduzidas de Underground, a serem publicadas também em formato digital.
opa os caras venderam mais porque foi divulgado via scan hauhauhuahua acho que a galera anti scan vai ter que engolir os mimimi aauhaua
-J.R.R.Tolkien
Re: HQ independente vira fenômeno após ser pirateada na internet e explode em vendas
Pois é, mas mesmo assim a pirataria tem conseqüências, por exemplo: ninguém foi no cinema assistir Tropa De Elite, porque o filme foi muito pirateado e todos já tinham visto em casa. Bilheteria zero. Daí ninguém está indo ao cinema agora assistir T.E. 2, porque vão esperar sair o DVD pirata. Bilheteria zero de novo.
Re: HQ independente vira fenômeno após ser pirateada na internet e explode em vendas
Gostei bastante da idéia do preço (sugerido acessível, por sinal) e da possibilidade de pagar mais ou menos. Acho que a maioria dos leitores pagaria o preço sugerido, ao mesmo tempo que aqueles com menor poder aquisitivo não seriam excluídos da leitura, devido a possibilidade de pagar menos.
Tomara que tais iniciativas se expandam e diversifiquem.
Tomara que tais iniciativas se expandam e diversifiquem.
zkrk- Farrista desafio aceito!
Bem legal! Um professor meu costumava dizer que o Windows 3x foi um dos programas mais pirateados da história, e olha onde o Bill Gates foi parar...
Convidad- Convidado
[quote="Koppe"]Pois é, mas mesmo assim a pirataria tem conseqüências, por exemplo: ninguém foi no cinema assistir Tropa De Elite, porque o filme foi muito pirateado e todos já tinham visto em casa. Bilheteria zero. Daí ninguém está indo ao cinema agora assistir T.E. 2, porque vão esperar sair o DVD pirata. Bilheteria zero de novo. [/quot]
tropa de elite 1 foi uma das maiores bilhaterias do país porque todo mundo conheceu graças a pirataria na minha cidade durou 6 meses nos cinemas o filme
tropa 2 é 4 bilheteria nacional e ainda em primeiro lugar nas bilheterias até agora com varios filmes estrangeiros estreiando
tropa de elite 1 foi uma das maiores bilhaterias do país porque todo mundo conheceu graças a pirataria na minha cidade durou 6 meses nos cinemas o filme
tropa 2 é 4 bilheteria nacional e ainda em primeiro lugar nas bilheterias até agora com varios filmes estrangeiros estreiando
-J.R.R.Tolkien
E tem mais: teve uma dupla sertaneja, chamada "Bruno & Marrone", que estava em início de carreira e foram muito pirateados, acabaram não vendendo mais discos e falindo, hoje poderiam ser famosos no Brasil inteiro.
E teve uma empresa nos EUA chamada ID Software, que lançou nos anos 90 um jogo chamado Doom. O jogo fez sucesso, mas foi pirateado. Apesar disso, a empresa com muito custo conseguiu lançar Doom 2. Esse foi muito pirateado, e a empresa acabou falindo. Hoje poderíamos ter Doom 3, Doom 4, quem sabe até filme com o enredo do jogo... mas como a ID Software faliu no final dos anos 90, a história acabou ali.
E teve uma empresa nos EUA chamada ID Software, que lançou nos anos 90 um jogo chamado Doom. O jogo fez sucesso, mas foi pirateado. Apesar disso, a empresa com muito custo conseguiu lançar Doom 2. Esse foi muito pirateado, e a empresa acabou falindo. Hoje poderíamos ter Doom 3, Doom 4, quem sabe até filme com o enredo do jogo... mas como a ID Software faliu no final dos anos 90, a história acabou ali.
hauhaa mas essa empresa faliu por causa do escandalo de ações que eles não souberam administrar a grana e investiram em ações junto com a marvel na epoca que a marvel quase faliu vc se lembra?
-J.R.R.Tolkien
(hã... não lembro. Só pra constar, eu tava sendo irônico... todos os exemplos que dei foram de coisas que geraram muito dinheiro depois de pirateadas. Tropa De Elite foi tão bem-sucedido que permitiu que se fizesse uma parte 2 melhor ainda, B&M são hoje uma das duplas sertanejas mais bem-sucedidas do Brasil e o Doom virou uma franquia milionária, Doom 3 rendeu milhões, Doom 4 já foi anunciado e o filme Doom realmente existe... tudo isso apesar da pirataria. Não sabia dessa história da ID Software ter realmente falido, achei que essa idéia fosse um absurdo depois do sucesso que foi Doom. Mas, até aí... se eu não tivesse lido sobre a falência da Marvel também não acreditaria logo de cara. O mercado tem dessas... interessante lembrar que a falência da Marvel (1997) foi antes da explosão de scans atual. Hoje os scans correm soltos, e a Marvel não faliu de novo...)
sim é que nessa epoca as empresas ricas investiram TUDO em ações já que tava dando uma grana só que se você não sabe mexer com ações dá merda auhauhaua você perde tudo como aconteceu com a marvel e a produtora não adianta ter graça se você não sabe mexer com as ações tanto que a marvel,hoje em dia a marvel é um investimento seguro já que depois de 97 a marvel tem acionistas especializados em gestão de ações a idw só faliu recentemente pela crise financeira ela investiu grana em ações e a dc comprou se me lembro bem ela ou posso estar enganado ela não é a mesma de MK?
-J.R.R.Tolkien
Não, Questão você se confundiu e me deu um susto sem tamanho, estou aguardando ansiosamente por Doom 4 e tu me dá uma notícia dessa!!!!
A empresa que desenvolvia Mortal Kombat era a Midway Games, essa realmente faliu, a ID Software continua firme e forte.
A empresa que desenvolvia Mortal Kombat era a Midway Games, essa realmente faliu, a ID Software continua firme e forte.
Hiena- Farrista das mil e uma noites
Hiena escreveu:Não, Questão você se confundiu e me deu um susto sem tamanho, estou aguardando ansiosamente por Doom 4 e tu me dá uma notícia dessa!!!!
hauhauhua foi mal cara viajei na maionese,de video game não entendo quase nada das empresas parei nos anos 90 auhauh
eu nem joguei doom 3 porque precisava ter um computador marromeno na epoca alem de ser carinho,eu vou ver se compro doom 3,sou viciado naquele doom antigão mesmo com aqueles graficos meia boca auhua e duke nukem ouvi falar que eles fizeram um novo
-J.R.R.Tolkien
Nem precisa se desculpar, eu que gosto muito de jogar não consigo estar sempre atualizado com relação as empresas, tanto é que tu me deu um baita susto.
Doom 3 é muito bom, mas gosto muito do Doom antigão tb kkkk, o Duke Nukem Forever tá em produção a uns 10 anos, já nem espero mais por esse lançamento.
Doom 3 é muito bom, mas gosto muito do Doom antigão tb kkkk, o Duke Nukem Forever tá em produção a uns 10 anos, já nem espero mais por esse lançamento.
Hiena- Farrista das mil e uma noites
Então somos 3, eu também prefiro o Doom "antigão". Os jogos de gerações depois, com monstros quadrados, tipo Quake e Half Life, no me gustam. Prefiro esse antigos mesmo, Heretic, Blood, etc.
Também torço pra que a ID Software, já que está firme e forte, algum dia retome a franquia Commander Keen, anterior ao Doom. (O Commander Keen é "homenageado" no Doom2, na fase 32, segunda fase secreta.)
(Uma dica: procurem na internet por um programa chamado ZDoom, é um executável que melhora os gráficos e é adaptado ao Windows, não dando conflito com a placa de som como acontece em alguns PCs. Basta baixar e colocar o arquivo WAD na mesma pasta do programa antes de abrir.)
Também torço pra que a ID Software, já que está firme e forte, algum dia retome a franquia Commander Keen, anterior ao Doom. (O Commander Keen é "homenageado" no Doom2, na fase 32, segunda fase secreta.)
(Uma dica: procurem na internet por um programa chamado ZDoom, é um executável que melhora os gráficos e é adaptado ao Windows, não dando conflito com a placa de som como acontece em alguns PCs. Basta baixar e colocar o arquivo WAD na mesma pasta do programa antes de abrir.)
Vai ser questão de tempo pra esses downloads "ilegais" perderem sua ilegalidade.
alancosme32- Farrista das "Árvores Somos Nozes"
Conteúdo patrocinado