A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Governo reavalia 'vários' programas sociais, diz ministro Nelson Barbosa

Ir para baixo

Governo reavalia 'vários' programas sociais, diz ministro Nelson Barbosa Empty Governo reavalia 'vários' programas sociais, diz ministro Nelson Barbosa

Mensagem por Parallax Qui Set 10, 2015 11:33 pm

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou nesta quinta-feira (10) durante entrevista no Palácio do Planalto que o governo está reavaliando vários programas sociais quanto aos gastos, cronogramas e execução, a fim de “adequá-los” ao cenário de crise econômica.

Barbosa fez a declaração um dia após a agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) retirar o Brasil da categoria de grau de investimento – com a decisão, o investimento no país passa a ser considerado pela agência de caráter "especulativo".

Segundo o ministro, o governo vai mandar ao Congresso Nacional sugestões de modificações no Orçamento de 2016, aumentando os cortes de despesas na tentativa de evitar o déficit (despesa maior que receita) de R$ 30,5 bilhões previsto no primeiro texto enviado pelo Executivo.

“Estamos numa fase de reavaliação dos programas. Não chamaria de cortes, porque o que mandamos no projeto de lei orçamentária é uma previsão de gastos e receitas. Estamos reavaliando vários programas, as regras, seus gastos. Nossa meta é o superávit primário”, declarou Barbosa.

Apesar de ter enviado ao Congresso uma proposta de Orçamento com previsão de déficit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), a equipe econômica do governo afirma que perseguirá um superávit de 0,7% do PIB.

A fala de Barbosa demonstra a mudança de discurso do governo na disposição de cortar gastos, após o agravamento da crise financeira e a retirada pela Standard and Poor's do selo de "bom pagador" do Brasil.

No início do mês, após entregar a proposta orçamentária, Barbosa declarou que o governo já havia feito os cortes possíveis e que novas contenções dependeriam da modificação de leis que tratam de despesas obrigatórias.

Desde que o projeto orçamentário chegou ao Congresso, o relator da proposta, deputado Ricardo Barros (PP-RS), tem defendido que o governo poderia ter evitado o déficit se tivesse cortado programas criados durante as gestões petistas no Palácio do Planalto. Para o parlamentar, o corte não foi feito “por questões ideológicas”.

Nelson Barbosa afirmou que está em contato permanente com o relator do Orçamento e que o governo pretende acolher sugestões e enviar propostas para “melhorar” o projeto.

“Esse esforço fiscal é considerável, procurando manter os principais programas do governo em andamento, mas adequando ao cenário fiscal. Estamos em contato com o relator, ouvindo as sugestões e temos outras sugestões para apresentar no momento adequado.”

Mais cedo nesta quinta, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, também reagiu às notícias de rebaixamento do Brasil pela agência de classificação de risco dizendo que pretende cortar gastos e aumentar receitas, para alcançar o superávit de 0,7%.

“A gente não deve ser vítima de uma miopia na questão dos impostos. A gente tem que ver porque a gente tem de fazer um esforço adicional. Tem que ser um pais seguro para investidores, para os trabalhadores, para as famílias, que a nossa condição fiscal seja uma condição sólida", afirmou.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Parallax
Parallax
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4617
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41

https://www.shareflash.xyz/portal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos