A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que os curdos iranianos migram em massa?

Ir para baixo

Por que os curdos iranianos migram em massa? Empty Por que os curdos iranianos migram em massa?

Mensagem por marcelo l. Ter Set 22, 2015 7:28 pm

Artigo abaixo é do rudaw, um órgão de notícia curda de Erbil.


Por que os curdos iranianos migram em massa?

OS ANGELES, EUA - Embora este fato está perdido na notícia, curdos iranianos estão entre a multidão gigante dos migrantes e refugiados que tentam encontrar um lar na Europa, contribuindo para uma das mais altas fuga de cérebros do mundo.

Isto não é novo, uma vez que muitos curdos deixaram no passado, principalmente após a Revolução Islâmica de 1979.

Embora não haja nenhuma guerra aparente desde o 1980-1988 conflito com o Iraque, curdos iranianos têm muitas razões fortes para deixar suas casas e começar uma nova vida em um país estrangeiro.

Uma mulher altamente educada fluente em quatro idiomas que queriam ser identificado apenas como "resistente", disse ela não teria deixado, se ela não tem que. "Leaving (iraniano) Curdistão deixou uma ferida incurável concurso na minha alma e mente. Eu nunca teria deixado se eu não fosse tratado como um, inútil coisinha incapazes que precisava ser cuidada. Era ridículo e insuportável para ser visto como um objeto para o prazer dos homens ", disse ela, uma das várias pessoas que falaram com Rudaw.

"Filosofias islâmicos e persas da vida têm penetrado profundamente raízes curdos, e é muito difícil agora para distingui-los uns dos outros", disse ela.

Mojgan, em seus 40 anos e espera para as Nações Unidas na Turquia para uma decisão sobre o seu pedido de asilo, é um ex-professor de escola secundária e mãe de dois filhos, que se recusou a dar seu sobrenome, porque ela disse que pertencia a uma família proeminente na Sanandaj.

"Meu marido me batia, mas o tribunal não permita-me divorciar dele", disse ela Rudaw. "É um direito do homem. Certa vez, ele puxou meu cabelo e me arrastaram para a rua. Os vizinhos observavam mas ninguém me ajudou. Minha família me pediu para ficar com ele, mencionando exemplos de muitos homens que se tornaram bons com suas esposas depois de terem tido filhos ou depois de alguns anos para o casamento. "

Esperando por tais melhorias, Mojgan ficou com seu marido violento por nove anos, e teve um filho e uma filha com ele.

"Mas meu filho pequeno desenvolveu um discurso impedimento depois que seu pai jogou um pote para mim, porque ele não gostou do sabor da comida que eu tinha feito. Meu ex-marido, em seguida, foi para a cozinha e atirou pratos e copos no chão e paredes ".

Ela disse que deixou o Irã para que seus filhos não seriam mais afetadas por seu comportamento e "por isso a minha filha não vai ter de colocar-se com um homem abusivo quando ela crescer."

Narges Rashidi de Kermanshah é mãe de dois filhos escapando Irã, não para salvar-se, mas seus filhos adolescentes.

"Minhas filhas não têm futuro no Irã", disse ela Rudaw. "Eles não são seguros em qualquer lugar. Homens em ruas atormentá-los. Polícia religiosa assedia-los.

Seu pai sempre luta com eles e eu estou preso no meio. Mesmo que meus filhos entrar nas melhores universidades, há um limite para o sucesso que pode ser no Irã. Curdos pode nunca ter posições elevadas ou mesmo de nível médio do governo no Irã ", queixou-se.

Golaleh Kamagar, um escritor e analista curda baseada na Noruega, disse que ela tinha muitos motivos políticos, sociais e culturais para deixar o Irã, mas que as razões aqui internas foram a motivação mais forte. Ela queria ser capaz de viver em um lugar onde ela poderia ser ela mesma.

"Eu queria trabalhar e algum lugar onde minhas crenças e olhares não estavam sendo investigados o tempo todo ao vivo. Eu estava cansado de sempre ter que censurar meus pensamentos. Aqui eu me sinto uma paz relativa, vivendo em um sistema livre e meritocrático ".

Mas até mesmo muitos homens acham difícil viver no Irã. Eles ainda têm de passar perto de dois anos de completar o serviço militar obrigatório, e vê poucas perspectivas de nunca viver uma vida normal em seu país de origem.

Azad, um engenheiro de 27 anos de idade estudando para seu doutorado em Michigan que não queria que seu sobrenome usado, disse que ele foi aceito em um programa de doutorado na Universidade de Teerã, mas deixou essa oportunidade para um destino desconhecido nos Estados Unidos.

"Eu não estava ansioso para deixar todo mundo que eu conhecia e viver sozinho como um estrangeiro em um lugar que não era meu, mas eu sabia que não têm futuro no Irã. Após a formatura, eu teria que passar dois anos de completar o serviço militar obrigatório e, mesmo depois que eu não teria muita chance de serem contratados em uma boa universidade no Irã. Seleções são baseadas em conexões e não qualificações. Sendo um curdo sunita e filho de um ex-preso político, foi-me garantido desemprego ", disse ele.

Azad acrescentou que, mesmo se ele foi capaz de encontrar um trabalho acadêmico no Irã ele ainda não seria financeiramente estável em um país com uma economia aleijada.

"Como um estudante de graduação na América Eu tenho uma vida melhor do que as pessoas no Irã com empregos a tempo inteiro. Eu tenho um apartamento decente e pode obter um carro se eu quiser. Assim que eu tiver um emprego como engenheiro, eu vou ter uma vida muito melhor na América do que eu jamais poderia ter no Irã. "

Mostafa Nosraty, um curdo canadense em seus 40 anos, disse que ele deixou o Irã de procurar um espaço maior ou melhores oportunidades para crescer. "Eu costumava nadar em um rio. Eu me mudei para aprender a nadar no mar", disse ele, puxando uma metáfora para o seu movimento.

Ele disse que as coisas eram particularmente grave durante o prazo do ex-presidente, Mahmoud Ahmadinejad. "A situação não era mais tão bom para ficar e trabalhar no Irã e foi pior para mim como um curdo", disse Nosraty, agora um engenheiro em Toronto e trabalhar para uma empresa canadense.

Ele disse que está feliz com sua decisão de deixar o Irã. "Era meu sonho e eu conseguido isso. Além disso, a situação no Irão não é melhor do que antes. Hoje, é muito pior e eu desejo que eu poderia ter toda a minha família para fora. Ao mesmo tempo, mantendo-se longe da família e vivendo em solidão é uma desvantagem significativa. Eu acredito que mesmo o céu não é um bom lugar se se está sozinho ".

Pedram, um 20-year-old de Sanandaj que fugiu para a Europa há dois anos, deixou porque ele sempre entrar em apuros com a polícia religiosa "por ser um homem novo" - como ele diz - ou sobre seus cortes de cabelo, T-shirts e jeans, que não estejam em conformidade com o código de vestimenta islâmico. "Eu não estava na política, mas eu ia ficar constantemente em apuros. Agora estou feliz e por isso é a minha família. "

Ibi, que está em seu 20s atrasado e tem um mestrado em engenharia civil e um trabalho decente, está tentando encontrar uma maneira de deixar o Irã. "Eu quero ir e viver uma vida com bem-estar básico, em algum lugar que eu sou capaz de trabalhar, estudar, ter vida divertido e experiência, não como aqui, com todas as carências. A vida é deprimente no Irã ".

O que todas essas pessoas deslocadas perderam em suas casas nativas é esperança - um elemento que falta na vida da maioria dos curdos iranianos. Algumas guerras são invisíveis, e que a guerra da República Islâmica do Irã está travando sobre sua população marginalizada é drenar a motivação ea alegria de sua minoria oprimida.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
tradução google chrome.

Rudaw também informa que Tikrit apesar de todas as faltas das milícias xiitas em termos de desrespeito aos Direitos da população, segundo HRW, 90% da população retornou ao lares, bem em alguns casos ao imóvel destruído ou saqueado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Por que os curdos iranianos migram em massa? Empty Re: Por que os curdos iranianos migram em massa?

Mensagem por marcelo l. Ter Set 29, 2015 8:51 pm

Saiu uma pesquisa da UNHCR nos acampamentos da Turquia.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O jornal apenas sintetizou os dados.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos