A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Soldados israelenses atacam dois jornalistas da AFP durante protesto na Cisjordânia

Ir para baixo

Soldados israelenses atacam dois jornalistas da AFP durante protesto na Cisjordânia Empty Soldados israelenses atacam dois jornalistas da AFP durante protesto na Cisjordânia

Mensagem por marcelo l. Sáb Set 26, 2015 8:41 pm

Beit Furik, Territórios palestinos, 25 Set 2015 (AFP) - Dois jornalistas da AFP foram agredidos e ameaçados por soldados israelenses que destruíram seu equipamento nesta sexta-feira em confrontos após o funeral de um palestino morto pelo exército na Cisjordânia ocupada.

Um cinegrafista da AFP, Andrea Bernardi, de nacionalidade italiana, foi jogado no chão e atingido no peito com uma arma. Ele foi mantido no chão, com um joelho comprimindo seu peito, até conseguie mostrar um cartão de imprensa.

A cena, na aldeia de Beit Furik, perto de Nablus (norte da Cisjordânia), foi filmada e postada na internet por uma empresa local.

O cinegrafista da AFP sofreu contusões nas costelas e em um olho.

Os soldados israelenses apontaram suas armas para o cinegrafista e um fotógrafo da AFP palestino, Abbas Momani, que portavam um colete com a menção "press".


Os soldados quebraram duas câmeras e apreenderam outra câmera e um telefone celular.

Os dois jornalistas estavam cobrindo os confrontos entre palestinos e soldados israelenses quando foram atacados por soldados que lhes ordenaram a parar de gravar a cena.

AFP protestou junto ao exército israelense e indicou que irá apresentar uma queixa.



"Ações disciplinares serão adotadas", declarou à AFP o porta-voz do exército, o coronel Peter Lerner. "Os mais altos níveis de comando foram informados do incidente", disse ele, acrescentando que isso inclui o chefe do Comando Central, responsável pelas forças israelenses na Cisjordânia ocupada.

O fotógrafo da AFP maltratado nesta sexta-feira, bem como um colega palestino, já haviam sido agredidos em 24 de abril por soldados israelenses que atiraram pedras contra eles. A cena também foi filmada.

O exército anunciou medidas disciplinares contra os soldados envolvidos, até a prisão militar.

Os incidentes entre palestinos e soldados israelenses em Beit Furik ocorreram após o funeral de Ahmed Khatatbé, um palestino de 26 anos. Ele foi gravemente ferido ontem à noite por tiros do exército israelense perto de Nablus.

Ele havia lançado um dispositivo incendiário contra um veículo em uma estrada que leva ao grande assentamento judaico de Itamar, segundo o exército israelense.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Os soldados até agora nada, mas o oficial que filmou foi já suspenso, a eficiência dos Estados é algo impressionante.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos