A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria

2 participantes

Ir para baixo

Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria Empty Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria

Mensagem por marcelo l. Ter Nov 24, 2015 8:17 am

A Turquia anunciou que abateu um avião militar estrangeiro, perto da fronteira com a Síria, que estaria a violar o seu espaço aéreo. A Rússia diz que o avião abatido é um dos seus caças SU-24 que nunca saiu do espaço aéreo da Síria.

O Ministério da Defesa russo avançou, na rede social Twitter, que o avião abatido é um caça SU-24. Esta informação está também a ser avançada pelas agências Reuters e AFP, que citam fontes não identificadas da Presidência turca.

"Um avião russo SU-24 foi abatido de acordo com as regras de combate depois de ter violado o espaço aéreo turco, apesar dos avisos", disseram à agência AFP fontes da Presidência da Turquia.

Mas a Rússia tem uma interpretação diferente: "Hoje, sobre território sírio, na sequência de tiros disparados provavelmente a partir do solo, caiu um avião SU-24 da Força Aérea russa em combate na Síria", avança um comunicado do Ministério da Defesa russo. O ministério russo garante que o caça nunca saiu do espaço aéreo sírio.

Dmitri Peskov, porta-voz do Presidente russo, Vladimir Putin, disse que o abate do caça SU-24 é "um incidente muito grave", mas salientou que é muito cedo para tomar decisões. "É simplesmente impossível dizer alguma coisa sem ter toda a informação", disse Peskov.

De acordo com as autoridades turcas, o piloto do caça estrangeiro foi avisado de que estava a violar o espaço aéreo turco pelo menos dez vezes durante cinco minutos.

Várias estações turcas estão a transmitir um vídeo em que se vê um avião a despenhar-se na zona de Yamadi, na província síria de Latakia.

Testemunhas disseram que os dois ocupantes do caça conseguiram ejectar-se. A estação Haberturk TV partilhou um vídeo na rede social Vine e uma fotografia que diz serem do momento em que os pilotos estão a descer de pára-quedas. A agência turca Dogan noticiou que os pilotos estão a ser procurados por helicópteros russos. O canal CNN Turquia avança que um deles foi capturado por rebeldes sírios, mas não há qualquer informação oficial da parte de Moscovo.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, falou esta terça-feira com o seu ministro dos Negócios Estrangeiros para avaliar a situação na fronteira com a Síria, mas o comunicado final não faz referência a este incidente. Entretanto foi avançado que as autoridades turcas estão já em contacto com a NATO para falar sobre o abate de um caça na fronteira com a Síria – a Turquia é membro da NATO desde 1952.

Várias zonas da Síria estão a ser bombardeadas pela Rússia e por uma coligação liderada pelos Estados Unidos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Difícil um F-16 ter abatido um outro avião fora do espaço turco.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria Empty Re: Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria

Mensagem por Quero Café Ter Nov 24, 2015 8:29 am

Vixe!
Qual será a reação dos Russos?
Quero Café
Quero Café
Farrista

Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria Empty Re: Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria

Mensagem por marcelo l. Ter Nov 24, 2015 8:51 am

Xavier de Maistre escreveu:Vixe!
Qual será a reação dos Russos?

Não sei, mas dei uma procurada e o FSA tem fotos de um deles morto. E parece que um dos helicópteros de resgate foi abatido por eles, mas essa segunda parte tenho dúvidas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
foto de um dos pilotos (morto).

Edit: o mesmo grupo (Alwiya Al-'Ashar) informa que o segundo piloto também está morto.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista

Mensagem por Quero Café Ter Nov 24, 2015 9:58 am

Vixe!
Quero Café
Quero Café
Farrista

Mensagem por marcelo l. Ter Nov 24, 2015 2:47 pm

Um heli foi mesmo destruído por um TOW Shocked

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
marcelo l.
marcelo l.
Farrista

Mensagem por marcelo l. Qui Nov 26, 2015 9:18 pm

- Um piloto russo sobreviveu e deu entrevistas na base russa na Síria,
- Sobre o helicoptero, apesar da desinformação esse incidente foi em outro local, mesmo assim na operação SAR um dos helis foi atingido por armas leves, e teve falecimento.
- Quanto as notícias de mais 12 aviões russos na Síria como sendo impeditivos para TUrquia, é um bem, Ancara tem 236 F-16, em olhar todos dever ser C/D Block 50/52,
-
marcelo l.
marcelo l.
Farrista

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo