140 Anos de Música, do Fonógrafo aos Arquivos Digitais
4 participantes
Página 1 de 1
140 Anos de Música, do Fonógrafo aos Arquivos Digitais
Quem anda com um fone de ouvido na orelha pode não imaginar que o primeiro equipamento de reprodução de música já tem quase 140 anos. Thomas Edison foi o grande responsável pelo primeiro passo na indústria fonográfica, uma história que passa por outros importantes nomes, como Sony, Apple e, mais recentemente, Spotify.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
FONÓGRAFO
No longínquo ano de 1877, foi lançado um equipamento capaz de gravar e reproduzir um som registrado na hora, de maneira mecânica. O cilindro fonográfico era a tecnologia usada no fonógrafo, ambos dispositivos patenteados por Thomas Edison. O grande problema do equipamento era a sua durabilidade, pois o mesmo só podia ser usado para três ou quatro gravações. Com o passar do tempo, outros materiais foram usados na composição da placa cilíndrica do fonógrafo, aumentando a durabilidade e o número de utilizações.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
GRAMOFONE
Cerca de dez anos depois do fonógrafo, surgia o gramofone, inventado pelo alemão Emil Berliner. A principal diferença entre os aparelhos é que o gramofone passou a usar discos planos constituídos de cera, vinil, cobre e goma laca em vez dos cilindros do fonógrafo de Thomas Edison, o que permitiu maior durabilidade e uma capacidade maior para as gravações.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
FITA MAGNÉTICA
Com a criação do gramofone, o disco de vinil se tornou uma das principais matrizes de gravações de fonogramas, mas não a única. No final dos anos 1920, surgiram as fitas magnéticas, patenteadas pelo alemão Fritz Pfleumer.As fitas magnéticas tinham uma ótima qualidade e portabilidade, além de permitirem a gravação de dois ou mais áudios gravados em fitas diferentes, com a posterior capacidade de uni-los em uma só fita: nascia a mixagem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
DISCO DE VINIL
A revolução da indústria fonográfica aconteceu no final da década de 1940, com o surgimento do disco de vinil, feito principalmente de PVC e que registrava a música em suas microrrachaduras. Também chamados de "Long Play", os LP's eram reproduzidos por um toca-discos - também conhecido como vitrola ou radiola -, por meio de uma agulha. Por serem maleáveis, compactos e com capacidade para quase uma hora de gravação, os discos de vinil se tornaram extremamente populares nas décadas subsequentes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CARTUCHO 8-TRACK
Lançado em 1958 e bastante popular nos Estados Unidos nas décadas seguintes, o cartucho 8-track foi o pioneiro em gravar conteúdos sonoros em fitas magnéticas. Possui a particularidade de gravar em formato "fechado", ou seja, sem necessidade de rebobinar, pois assim que a fita chega ao final, recomeça automaticamente.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
FITA CASSETE
A fita cassete viveu seu auge entre as décadas de 70 e 90. Elas são uma evolução dos cartuchos 8-track, com a vantagem de serem menores. No início, devido à baixa qualidade sonora, essa mídia era usada apenas para gravação de conversas, entrevistas e palestras. Com os reparos das falhas mecânicas e de gravação existentes nas primeiras versões da tecnologia, as fitas cassete se tornaram bastantes populares e também ficaram famosas pela capacidade de gravar vídeos, com fitas maiores.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
WALKMAN
O ano de 1979 marcou o início de uma revolução na forma como as pessoas ouvem música. Nesta data, chegava às lojas do Japão o revolucionário modelo TPS-L2, o primeiro Walkman da história, criado pela Sony. Esse primeiro modelo talvez seja o mais o mais clássico de todos: era um case de metal nas cores azul e prateado. A ideia básica era a de um aparelho portátil capaz de reproduzir fitas cassetes e rádios AM e FM, no qual o usuário conectava um fone de ouvido. Outros aparelhos foram eventualmente lançados, impulsionando cada vez mais esse modelo de consumir música e deixando o termo "walkman" como sinônimo para tocadores portáteis de fita cassete.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CD
Não demorou muito para que um novo paradigma abalasse a indústria fonográfica. Um pouco depois do lançamento do Walkman, chegou ao mercado uma das principais inovações no que diz respeito ao armazenamento de mídia: o CD (Compact Disc). A tecnologia foi criada em 1979, no entanto, os compact discs só começaram a ser comercializados a partir de 1982. Compacto, durável e com um preço acessível, o CD permitia a gravação de até duas horas de áudio em alta qualidade digital. Foi extremamente popular e é a base do desenvolvimento de outros meios de guardar conteúdos digitais, como os DVDs e os discos de Blu-Ray.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
DISCMAN
Em 1984, a Sony lança o Discman, uma modernização do Walkman, que trocava o suporte da fita cassete pelo CD. O primeiro modelo lançado pela empresa japonesa foi o D-5 (ou D-50), que apesar de grande, pesado e caro, introduziu o equipamento ao mercado, tornando-o bastante popular, mas sem o mesmo impacto de seu antecessor.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
MINIATURIZAÇÃO
Com a popularidade do Discman e do Walkman, outros aparelhos de música também surgiram, como o MiniCD, em 1990, e o MiniDisck, em 1992. O primeiro usa uma mídia que é, basicamente, um CD menor com capacidade de armazenamento reduzida. O foco era substituir o CD na questão da portabilidade, no entanto, a tecnologia não fez muito sucesso e foi pouco usado para a reprodução de músicas.O MiniDisc foi criado pela Sony, com o intuito de transformar conteúdos analógicos em digitais a partir de equipamentos de gravação, ou seja, ele é um miniCD regravável voltado para o armazenamento e reprodução de músicas. De acordo com a empresa, a mídia aguenta até 1 milhão de regravações. A tecnologia teve grande sucesso no Japão, mas não deu muito certo no resto do mundo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
MP3 PLAYER
Em 1998, outra grande revolução aconteceu na indústria fonográfica: a criação do MP3 player. O aparelho nasceu na Coreia do Sul, fabricado pela Saehan. Em seguida, grandes marcas, como Samsung e LG também lançaram seus modelos. O primeiro MP3 player lançado tinha apenas 32 MB de memória . O aparelho não reproduz apenas músicas, mas também é, geralmente, um dispositivo móvel de armazenamento de dados, que pode ser conectado a um computador com um cabo USB.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
MP4 E MP5
Com o imenso sucesso do MP3 player, diversas empresas investiram na evolução do aparelho, como o MP4. Ele já trazia uma pequena tela LCD e tinha a capacidade de executar vídeos também. O interessante é que o nome MP4 não faz alusão ao formato de vídeo, mas sim ao número de funções. Estes aparelhos nem sequer liam arquivos em *.mp4, mas outros formatos de vídeo. Depois surgiu o MP5, uma evolução do MP4. Além de reproduzir músicas no formato mp3, exibir fotos e vídeos, o MP5 contava com uma rústica câmera fotográfica.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
NAPSTER
O primeiro serviço de compartilhamento de música na internet foi o Naspter, criado em 1999. A plataforma permitia que os usuários fizessem downloads gratuitos – e ilegais – de canções disponibilizadas por outros usuários. O surgimento do Napster e de outros programas similares foi decisivo na transformação do consumo de música de plataformas físicas para digitais. O Napster encerrou as atividades em 2001 e atualmente funciona como uma plataforma de streaming de músicas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ÁUDIO DIGITAL
O áudio digital também foi importante na evolução de armazenamento de áudio. Os computadores se tornavam cada vez menores, com HDs cada vez maiores, possibilitando armazenar dias e dias de música com grande qualidade. Além disso, a popularização dos CDs fez com que a maior parte dos computadores contasse com drives de leitura e gravação de CDs, permitindo que os usuários ouvissem seus discos preferidos ali mesmo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PENDRIVE
O pendrive não foi criado com o intuito de armazenar músicas, mas a popularização de eletrônicos com portas USB, como PCs, TVs, notebooks e aparelhos de som – inclusive automotivos –, deu aos pendrives essa nova função. Esses aparelhos começaram a ser vendidas em 2000 (tendo suas patentes registradas em 1999 pela empresa israelense M-Systems) e ofereciam apenas 8 MB de espaço – mesmo assim esse espaço era cinco vezes maior do que o dos disquetes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
SIEMENS SL45
Quando se fala em reprodução de música portátil, é importante lembrar do Siemens SL45, o primeiro telefone celular com suporte para MP3. Lançado em 2001 pela Siemens, o celular vinha com um cartão de memória de 32 MB e suporte para a reprodução de arquivos no formato MP3.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
IPOD
Atualmente, a evolução dos reprodutores de música passa pela Apple. Em 2001, chegava ao mercado norte-americano o primeiro modelo do iPod. Inicialmente, o aparelho só podia ser abastecido por meio de um computador com Mac OS e vinha com 5 GB de espaço. Em 2004, o iPod começou a se tonar popular, ganhou mais memória interna e outros modelos, se tornando febre em várias partes do mundo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CARTÃO DE MEMÓRIA MICROSD
Inicialmente, os cartões microSD de memória foram usados apenas em celulares. No entanto, o pequeno tamanho e enorme espaço de armazenamento foram adotadas por outros tipos de aparelhos eletrônicos – incluindo GPS, som automotivo e câmeras digitais. Quando anunciados pela primeira vez, em 2005, os cartões dessa categoria tinham no máximo 128 MB.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
STREAMING
A tecnologia de streaming permite a execução de áudio e vídeo em tempo real sem a necessidade de transferência do arquivo para o computador. O Spotify é um dos programas de streaming mais populares desde sua fundação, em 2008. Ele conta com um armazenamento offline de mais de três mil músicas, funciona em conexões mais lentas e permite a integração do celular com o computador, para que o primeiro seja utilizado como um controle remoto.[/b]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
FONÓGRAFO
No longínquo ano de 1877, foi lançado um equipamento capaz de gravar e reproduzir um som registrado na hora, de maneira mecânica. O cilindro fonográfico era a tecnologia usada no fonógrafo, ambos dispositivos patenteados por Thomas Edison. O grande problema do equipamento era a sua durabilidade, pois o mesmo só podia ser usado para três ou quatro gravações. Com o passar do tempo, outros materiais foram usados na composição da placa cilíndrica do fonógrafo, aumentando a durabilidade e o número de utilizações.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
GRAMOFONE
Cerca de dez anos depois do fonógrafo, surgia o gramofone, inventado pelo alemão Emil Berliner. A principal diferença entre os aparelhos é que o gramofone passou a usar discos planos constituídos de cera, vinil, cobre e goma laca em vez dos cilindros do fonógrafo de Thomas Edison, o que permitiu maior durabilidade e uma capacidade maior para as gravações.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
FITA MAGNÉTICA
Com a criação do gramofone, o disco de vinil se tornou uma das principais matrizes de gravações de fonogramas, mas não a única. No final dos anos 1920, surgiram as fitas magnéticas, patenteadas pelo alemão Fritz Pfleumer.As fitas magnéticas tinham uma ótima qualidade e portabilidade, além de permitirem a gravação de dois ou mais áudios gravados em fitas diferentes, com a posterior capacidade de uni-los em uma só fita: nascia a mixagem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
DISCO DE VINIL
A revolução da indústria fonográfica aconteceu no final da década de 1940, com o surgimento do disco de vinil, feito principalmente de PVC e que registrava a música em suas microrrachaduras. Também chamados de "Long Play", os LP's eram reproduzidos por um toca-discos - também conhecido como vitrola ou radiola -, por meio de uma agulha. Por serem maleáveis, compactos e com capacidade para quase uma hora de gravação, os discos de vinil se tornaram extremamente populares nas décadas subsequentes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CARTUCHO 8-TRACK
Lançado em 1958 e bastante popular nos Estados Unidos nas décadas seguintes, o cartucho 8-track foi o pioneiro em gravar conteúdos sonoros em fitas magnéticas. Possui a particularidade de gravar em formato "fechado", ou seja, sem necessidade de rebobinar, pois assim que a fita chega ao final, recomeça automaticamente.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
FITA CASSETE
A fita cassete viveu seu auge entre as décadas de 70 e 90. Elas são uma evolução dos cartuchos 8-track, com a vantagem de serem menores. No início, devido à baixa qualidade sonora, essa mídia era usada apenas para gravação de conversas, entrevistas e palestras. Com os reparos das falhas mecânicas e de gravação existentes nas primeiras versões da tecnologia, as fitas cassete se tornaram bastantes populares e também ficaram famosas pela capacidade de gravar vídeos, com fitas maiores.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
WALKMAN
O ano de 1979 marcou o início de uma revolução na forma como as pessoas ouvem música. Nesta data, chegava às lojas do Japão o revolucionário modelo TPS-L2, o primeiro Walkman da história, criado pela Sony. Esse primeiro modelo talvez seja o mais o mais clássico de todos: era um case de metal nas cores azul e prateado. A ideia básica era a de um aparelho portátil capaz de reproduzir fitas cassetes e rádios AM e FM, no qual o usuário conectava um fone de ouvido. Outros aparelhos foram eventualmente lançados, impulsionando cada vez mais esse modelo de consumir música e deixando o termo "walkman" como sinônimo para tocadores portáteis de fita cassete.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CD
Não demorou muito para que um novo paradigma abalasse a indústria fonográfica. Um pouco depois do lançamento do Walkman, chegou ao mercado uma das principais inovações no que diz respeito ao armazenamento de mídia: o CD (Compact Disc). A tecnologia foi criada em 1979, no entanto, os compact discs só começaram a ser comercializados a partir de 1982. Compacto, durável e com um preço acessível, o CD permitia a gravação de até duas horas de áudio em alta qualidade digital. Foi extremamente popular e é a base do desenvolvimento de outros meios de guardar conteúdos digitais, como os DVDs e os discos de Blu-Ray.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
DISCMAN
Em 1984, a Sony lança o Discman, uma modernização do Walkman, que trocava o suporte da fita cassete pelo CD. O primeiro modelo lançado pela empresa japonesa foi o D-5 (ou D-50), que apesar de grande, pesado e caro, introduziu o equipamento ao mercado, tornando-o bastante popular, mas sem o mesmo impacto de seu antecessor.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
MINIATURIZAÇÃO
Com a popularidade do Discman e do Walkman, outros aparelhos de música também surgiram, como o MiniCD, em 1990, e o MiniDisck, em 1992. O primeiro usa uma mídia que é, basicamente, um CD menor com capacidade de armazenamento reduzida. O foco era substituir o CD na questão da portabilidade, no entanto, a tecnologia não fez muito sucesso e foi pouco usado para a reprodução de músicas.O MiniDisc foi criado pela Sony, com o intuito de transformar conteúdos analógicos em digitais a partir de equipamentos de gravação, ou seja, ele é um miniCD regravável voltado para o armazenamento e reprodução de músicas. De acordo com a empresa, a mídia aguenta até 1 milhão de regravações. A tecnologia teve grande sucesso no Japão, mas não deu muito certo no resto do mundo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
MP3 PLAYER
Em 1998, outra grande revolução aconteceu na indústria fonográfica: a criação do MP3 player. O aparelho nasceu na Coreia do Sul, fabricado pela Saehan. Em seguida, grandes marcas, como Samsung e LG também lançaram seus modelos. O primeiro MP3 player lançado tinha apenas 32 MB de memória . O aparelho não reproduz apenas músicas, mas também é, geralmente, um dispositivo móvel de armazenamento de dados, que pode ser conectado a um computador com um cabo USB.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
MP4 E MP5
Com o imenso sucesso do MP3 player, diversas empresas investiram na evolução do aparelho, como o MP4. Ele já trazia uma pequena tela LCD e tinha a capacidade de executar vídeos também. O interessante é que o nome MP4 não faz alusão ao formato de vídeo, mas sim ao número de funções. Estes aparelhos nem sequer liam arquivos em *.mp4, mas outros formatos de vídeo. Depois surgiu o MP5, uma evolução do MP4. Além de reproduzir músicas no formato mp3, exibir fotos e vídeos, o MP5 contava com uma rústica câmera fotográfica.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
NAPSTER
O primeiro serviço de compartilhamento de música na internet foi o Naspter, criado em 1999. A plataforma permitia que os usuários fizessem downloads gratuitos – e ilegais – de canções disponibilizadas por outros usuários. O surgimento do Napster e de outros programas similares foi decisivo na transformação do consumo de música de plataformas físicas para digitais. O Napster encerrou as atividades em 2001 e atualmente funciona como uma plataforma de streaming de músicas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ÁUDIO DIGITAL
O áudio digital também foi importante na evolução de armazenamento de áudio. Os computadores se tornavam cada vez menores, com HDs cada vez maiores, possibilitando armazenar dias e dias de música com grande qualidade. Além disso, a popularização dos CDs fez com que a maior parte dos computadores contasse com drives de leitura e gravação de CDs, permitindo que os usuários ouvissem seus discos preferidos ali mesmo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PENDRIVE
O pendrive não foi criado com o intuito de armazenar músicas, mas a popularização de eletrônicos com portas USB, como PCs, TVs, notebooks e aparelhos de som – inclusive automotivos –, deu aos pendrives essa nova função. Esses aparelhos começaram a ser vendidas em 2000 (tendo suas patentes registradas em 1999 pela empresa israelense M-Systems) e ofereciam apenas 8 MB de espaço – mesmo assim esse espaço era cinco vezes maior do que o dos disquetes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
SIEMENS SL45
Quando se fala em reprodução de música portátil, é importante lembrar do Siemens SL45, o primeiro telefone celular com suporte para MP3. Lançado em 2001 pela Siemens, o celular vinha com um cartão de memória de 32 MB e suporte para a reprodução de arquivos no formato MP3.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
IPOD
Atualmente, a evolução dos reprodutores de música passa pela Apple. Em 2001, chegava ao mercado norte-americano o primeiro modelo do iPod. Inicialmente, o aparelho só podia ser abastecido por meio de um computador com Mac OS e vinha com 5 GB de espaço. Em 2004, o iPod começou a se tonar popular, ganhou mais memória interna e outros modelos, se tornando febre em várias partes do mundo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CARTÃO DE MEMÓRIA MICROSD
Inicialmente, os cartões microSD de memória foram usados apenas em celulares. No entanto, o pequeno tamanho e enorme espaço de armazenamento foram adotadas por outros tipos de aparelhos eletrônicos – incluindo GPS, som automotivo e câmeras digitais. Quando anunciados pela primeira vez, em 2005, os cartões dessa categoria tinham no máximo 128 MB.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
STREAMING
A tecnologia de streaming permite a execução de áudio e vídeo em tempo real sem a necessidade de transferência do arquivo para o computador. O Spotify é um dos programas de streaming mais populares desde sua fundação, em 2008. Ele conta com um armazenamento offline de mais de três mil músicas, funciona em conexões mais lentas e permite a integração do celular com o computador, para que o primeiro seja utilizado como um controle remoto.[/b]
Última edição por Rurouni André em Ter Fev 16, 2016 8:31 pm, editado 2 vez(es)
Rurouni André- Farrista me gusta
- Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010
Re: 140 Anos de Música, do Fonógrafo aos Arquivos Digitais
Reza a lenda que o primeiro "walkman com arquivo digital" foi criado por um brasileiro, mais, porém, entretanto, toda via, ... aconteceu o mesmo que o BinA, o camarada criou e alguém lá de fora viu, gostou e copiou a ideia.
Rurouni André- Farrista me gusta
- Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010
Re: 140 Anos de Música, do Fonógrafo aos Arquivos Digitais
Pô!
Bacana!
...
É por isso que uma grande ideia deve ser muito bem preservada.
...
...
Eu amo internet!
Bicho, você não tem ideia!
Bacana!
...
É por isso que uma grande ideia deve ser muito bem preservada.
...
...
Eu amo internet!
Bicho, você não tem ideia!
Quero Café- Farrista "We are the Champions"
- Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral
Re: 140 Anos de Música, do Fonógrafo aos Arquivos Digitais
Sem duvida, por isso que até hj tenho o meu walkman e meus k7.
Ganhei de um amigo mui estimado um minidisc com o álbum de uma banda que gosto, o qual NUNCA ouvi, por essas banda o formato teve um certo prestigio nas rádios universitárias
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ganhei de um amigo mui estimado um minidisc com o álbum de uma banda que gosto, o qual NUNCA ouvi, por essas banda o formato teve um certo prestigio nas rádios universitárias
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Rurouni André- Farrista me gusta
- Mensagens : 2543
Data de inscrição : 28/06/2010
Re: 140 Anos de Música, do Fonógrafo aos Arquivos Digitais
Foda! Usei muitos walkmen. Gostava daqueles que tinha auto-reverse. Sempre usando um cotonete pra limpar o cabeçote...
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Re: 140 Anos de Música, do Fonógrafo aos Arquivos Digitais
Cotonete e alcoolediv_diVad escreveu:Foda! Usei muitos walkmen. Gostava daqueles que tinha auto-reverse. Sempre usando um cotonete pra limpar o cabeçote...
RSRSRSRSRS
Nika Hagen- Farrista das mil e uma noites
- Mensagens : 1037
Data de inscrição : 13/07/2010
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|