A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Titanossauros da América do Sul migraram para Austrália pela Antártida

Ir para baixo

Titanossauros da América do Sul migraram para Austrália pela Antártida Empty Titanossauros da América do Sul migraram para Austrália pela Antártida

Mensagem por Questao Qui Out 20, 2016 12:31 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Que a América do Sul já foi vastamente povoada pelos enormes titanossauros não é novidade – no Brasil são vários os fósseis achados, e recentemente foi descoberto o maior dinossauro nacional. Contudo, um estudo publicado nesta quinta (20) na Scientific Reports, da Nature, mostra que estes animais em determinado momento migraram da América para a Australásia.

Liderado por Stephen Poropat, do Museu de História Natual de Winton (Austrália), o estudo focou na chegada dos titanossauros no território australiano. A pesquisa descreve duas espécies de um sauropode – grande dinossauro herbívoro com pescoço longo e rabo -, sendo uma deles uma nova espécie.

Os animais habitaram a Austrália há cerca de 95 milhões de anos e dão luz a teorias de como estes dinossauros estavam no local nesta época. Os cientistas concluíram, baseados na anatomia e em análises de suas relações evolutivas, que os dois sauropodes são membros do grupo titanossauro.

A análise da distribuição pré-histórica deste grupo de dinossauros sugere que os Australian sauropods são partes remanescentes de animais que foram encontrados em todo o mundo há cerca de 125 milhões de anos. Muitos deles, na América do Sul.

E como eles chegaram à Austrália?
A pesquisa também buscou identificar como estes animais conseguiram ir parar na Australásia, região que inclui a Austrália, a Nova Zelândia, a Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte oriental da Indonésia. A proposta dos autores do estudo é de que estas linhagens se originaram na América do Sul e foram para a Australásia após cruzarem a Antártida.

Há, contudo, um problema. Evidências florais antigas sugerem que existia uma barreira climática entre a Antártida e a América do Sul entre 120 milhões e 110 milhões de anos atrás. A hipótese dos autores, então, é que a aparição de titanossauros na Austrália há cerca de 105 milhões de anos se deu por um período de aquecimento que removeu a tal barreira.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos