A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Evento em apoio à ditadura da Coréia do Norte ocorre na UERJ

Ir para baixo

Evento em apoio à ditadura da Coréia do Norte ocorre na UERJ Empty Evento em apoio à ditadura da Coréia do Norte ocorre na UERJ

Mensagem por Questao Sex Fev 17, 2017 3:33 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ocorreu nesta quinta-feira (16) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) um evento para homenagear o 75º aniversário de nascimento do ex-ditador Kim Jong-Il e apoiar o regime norte-coreano. Organizado pelo Centro de Estudos da Política Songun – Brasil, o “Ato de Solidariedade à Coreia Popular” se propõe a “desmentir as farsas da mídia ocidental” e apoiar a “luta anti-imperialista do povo coreano”.

Assumindo um caráter de exaltação ao regime ditatorial, sem abertura ao debate ou ao contraditório, pelo menos de acordo com o material divulgado em uma rede social, o ato parece ir contra a proposta de espaço para a circulação de ideias que caracteriza as universidades. A reportagem tentou contato com a organização do evento, mas não obteve retorno. Por e-mail, a assessoria de imprensa da UERJ afirmou que a universidade não faz parte da organização e não é responsável pelo evento, tendo apenas cedido o espaço para a realização do mesmo.

Livre pensamento

O professor Gustavo Blum, do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) explica que o livre pensamento nas universidades não está limitado à presença de vozes favoráveis e contrárias aos temas propostos, principalmente nos casos em que eles são colocados em pauta por grupos independentes no sentido institucional.

“Impedir o grupo de falar seria ir contra o pressuposto básico da universidade, que é o direito ao contraditório. E ele, por sua vez, não precisa acontecer necessariamente nos momentos da fala [dos convidados], uma vez que a escolha editorial dos organizadores não impede que as pessoas que participem do evento expressem sua opinião”, pontua.

Abertura ao contraditório

Blum ilustra esta questão lembrando que o sujeito que vai ao evento para ouvir os palestrantes pode fazer perguntas e apresentar críticas após as falas, o que abre a oportunidade para a exposição do contraditório. “E esse movimento gera a dinâmica do debate”, acrescenta.

Para que isso ocorra de forma “saudável”, no entanto, é indispensável que as partes estejam abertas a ouvir os argumentos e a respeitar as opiniões contrárias, como reforça o professor.

Em eventos anteriores pessoas que contra argumentaram os professores foram alem de expulsas também agredidas por serem consideradas "fascistas", os professores não quiseram comentar sobre esses incidentes

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos