A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não?

5 participantes

Ir para baixo

Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não? Empty Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não?

Mensagem por Questao Ter Abr 04, 2017 1:17 pm

Decidi falar um pouco sobre a atual crise da Marvel e como a DC passou pelos mesmos problemas, mas conseguiu supera-los por aprender com seus erros.

O principal problema da Marvel e de alguns grandes sites que publicaram a noticia é não admitir que algo foi feito errado.

Alguns sites como a Uol tiraram todas as informações sobre as razões da crise e apenas colocaram a frase "leitores de quadrinhos são conservadores de um dos editores disse, tirando de fora todas as outras coisas que fora colocadas como descaraterização de personagens, muitas mega sagas uma em cima da outra e historias basicamente ruins, esses são os ponto chave para a atual crise da editora

A frase "Olha, o leitor de quadrinho é "conservador" parece funcionar bem nos tempos de hoje, mas o leitor não é conservador um sentido politico, mas sim de identidade de um personagem, por fazer parte de uma mitologia.

A Dc tem hoje diversos personagens gays com revistas solo, mas ela os tratou de acordo com as suas identidades, como a Batwoman por exemplo, sem querer forçar a barra com isso e criando assim historias ruins, sem pé nem cabeça, assim como a DC desdo anos 90 tem um grupo só de super heroinas chamado Aves de Rapina, sem precisar forçar a barra criando historias ruins como aconteceu com um grupo de super heroínas da Marvel, o que acontece é que a identidade de um personagem faz parte da sua mitologia.

Você pode colocar outra pessoa com a roupa do Batman, mas voltará sempre a ser Bruce Wayne porque a origem do Batman faz parte do mito, e tirar o protagonista pra substituir por outro sempre vai desconstruir esse mito (Vide Batman James Gordon que apesar de ser apenas uma saga pensada com começo, meio e fim já pensada pra ser assim foi intolerantemente execrada pelos leitores, afinal era um cara branco e hétero, daí as pessoas não ficaram com melindre de xingar e boicotar).

Basicamente o ERRO que a Marvel está fazendo é o mesmo dos anos 90, época que faliram pela primeira vez e tiveram que vender os direitos de seus personagens para diversos estudios de cinema.

Lembram quando substituíram o Homem-Aranha por Ben Reilly, trocaram a identidade secreta do Demolidor, uma armadura no Capitão América, e assim por diante? É a mesma coisa, só que hoje tem a fachada da "diversidade" pra se proteger da crítica e do boicote.

O problema é o mesmo, um personagem não é somente sua roupa colorida e superpoderes. Sherlock Holmes, James Bond, Tarzan, entre outros, não duraram tanto tempo na história da ficção mundial sendo eles mesmos a toa. E não ajuda a Marvel ter filmes onde os personagens são de um jeito, e o leitor eventual que pode virar um novo leitor pega uma das revistas e não tem nada a ver com aquilo que tem na telona. A Marvel esqueceu uma coisa fundamental: a maioria dos leitores é formada já há muitos anos por elementos de outra mídia.

Todos começaram desse modo de um jeito ou de outro, muitos começaram a gostar dos x-men por causa dos desenhos dos anos 90, outros começaram a gostar de quadrinhos por causa do filme do super homem de 78, ou o Batman de 89, assim como a molecada atual migrou para os quadrinhos por causa do sucesso dos Vingadores, é exatamente por esse motivo que a Marvel perdeu inclusive a inteligencia empresarial, pois poderia investir em simplesmente fazer um universo mais parecido com sua versão dos cinemas, ou pelo menos que tivesse alguma semelhança, mas preferiu fazer um verdadeiro universo bizarro completamente oposto ao seu sucesso nos cinemas.

A Dc aprendeu com os seus erros, ela tentou ser radical durante os novos 52 que inicialmente foram um sucesso de vendas mas logo cairam na vendagem, eles resolveram adotar uma forma radical como a Marvel nos anos 90, mudando a identidade e personalidade radicalmente dos personagens, criando mega saga em cima de mega saga, mas acabou se ferrando nas vendas ao longo do tempo, deixando seu universo mais incoerente.

A Dc teve que admitir seus erros editoriais e mudar, deixando seus personagens mais voltados as suas identidades classicas, algo que até mesmo sua versão dos cinemas deveria aprender, as revistas voltaram a vender bem mais, atualmente até mesmo superando a Marvel, apesar de publicarem em menos quantidade que sua concorrente, em uma entrevista seus editores disseram que tiveram que admitir para si mesmo os erros, entre eles historias forças que modificavam radicalmente a personalidade de seus personagens.

A DC aprendeu com seus erros, mas será que a Marvel vai aprender ou vai continuar mentindo para si mesma a razão do problema da suas baixas vendas?

A Marvel quase fez seu reboot com Guerras Secretas 2, apagando o passado e o futuro, mas ao que parece os editores ignoraram isso, criando um universo que cada vez mais parece um reboot, mas que continua mais confuso que as mais confusas cronologias.

Não se vê praticamente nenhuma repercussão acerca de Apolo e Meia Noite, tão pouco do Hulkling e Wiccano dentre vários outros casais gays. Mas mate uma personagem com uma legião de fãs e a substitua por um genérico com certeza vai ter a raiva dos fãs. Claro que é mais fácil culpar os leitores e acusa-los do que bem entender,mas o fato é que a partir do momento que se troca a formula de um produto,esta sujeito a trocar também o público alvo.

A Marvel tem sorte pois é bancada pela Disney, que não está preocupada com as suas vendas, mas sim em explorar em outras mídias os seus direitos autorais, assim nem se importando muito com que acontece no mercado de quadrinhos, mas nos os leitores nos importamos, então vamos torcer para que a Marvel reconheça e aprenda com seus erros.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não? Empty Re: Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não?

Mensagem por volpi Qua Abr 05, 2017 1:02 pm

Acho que foi o próprio Stan Lee que falou recentemente: quer um personagem de tal etnia? Crie um.
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não? Empty Re: Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não?

Mensagem por Goris Seg Abr 10, 2017 2:35 pm

Sábio Stan Lee.

Pena ele não ser mais o cara do escritório no ultimo andar da Marvel.

Aliás, o comentário sobre como os filmes tbm deveriam respeitar mais os personagens tbm é excelente.

Infelizmente a Marvel decidiu que havia um grande público SJW nos EUA e, ao escutar esse público (que em grande parte NÃO compra gibis) decidiu fazer esse monte de mudanças.

Os faz antigos foram deixando de ler (não por homofobia, negrofobia, xenofobia ou o que for, mas por não serem os personagens que elas gostavam) e os SJW's, que adoram decidir o que as pessoas podem e devem ler, mas que não leem não compraram.

O resultado tá aí.

Pior é ler que os editores da Marvel ao invés de entender seu erro, disseram apenas "Nossos leitores não querem diversidade e não gostam de mulheres", uma visão tacanha e que, espero, ça as vendas caírem ainda mais ´ra ver se gera mudança.
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não? Empty Re: Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não?

Mensagem por Banzé Seg Abr 10, 2017 3:33 pm

Mas será que eles notaram isso somente agora ? Será que vão mudar algo num futuro próximo ? Eu acho que não, o que funciona para DC não funciona para Marvel. Surprised
Banzé
Banzé
Farrista Não me manda sair do PC
Farrista Não me manda sair do PC

Mensagens : 572
Data de inscrição : 17/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não? Empty Re: Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não?

Mensagem por Goris Sáb Abr 29, 2017 1:10 pm

Funciona pra qualquer editora.

Cara, digamos que eu seja fã do Homem-Aranha.

Um cara normal, como eu e você, na verdade um nerd zoado na escola... E que um dia recebe grandes poderes e, como eu e vc faríamos, usa eles para ficar rico ao invés de combater o crime...

Ou seja, ele não é nem um pouco diferente de 99% dos nerds que compravam gibis uns anos atrás quando gibi ainda era coisa de nerd.

Mas, aí vem o ponto importante, por ter sido egoísta e usado seus poderes para si próprio, Peter permite que seu tio, que ele amava como a um pai, morresse. Ele aprendeu que grandes poderes trazem juntos grandes responsabilidades e decidiu impedir que outras pessoas tivessem o mesmo destino que ele e sua tia tiveram, de ter um ente querido morto e fez de sua vida combater criminosos...

Olha como é simples. Era um cara como eu que, como eu, ia se divertir (e até se vingar dos valentões da escola que o perseguiam) mas só não fez isso porque, ao perder o tio, percebeu que aquele caminho não era o certo.

Simples, efetivo, tem uma justificativa pra ele ser herói e etc...

Aí, mudam pra outro personagem, um gay que ganha poderes místicos de um totem indígena e que decide colocar o emprego em risco, o relacionamento em risco, se colocar em risco, porque o totem manda ele sair combatendo o mal...

Se um totem maluco me mandasse sair por aí arrumando briga com criminoso, eu ia é jogar longe esse totem.

Aí, os fãs do Homem-Aranha param de comprar esse gibi.

Não é porque são homofóbicos, mas porque aquele ali é outro personagem, outro herói com o mesmo nome. E, de repente, nem as motivações dele são legais (e a Marvel tá fazendo isso direto).

E se vc quer ler porque começou a acompanhar Peter Parker quando tinha 14 anos e se identificava com ele, sempre colecionando os gibis até nas fases ruins porque assim mesmo era um costume (uma tradição) seu, de repente aquela é a hora de parar de colecionar.

Pronto, vendas despencam.

Aí, a Marvel vem e diz "Os leitores pararam de ler porque odeiam gays"... O cara que ainda tem algum interesse no Homem-Aranha, mesmo que não compre o gibi, passa a não curtir nem ouvir falar do personagem e... Pronto, além das vendas despencarem, elas não retornam ao que eram antes mesmo que voltem ao Peter Parker.

Eu adorei a Saga do Clone (sim, me processem), porque havia anos que havia parado de ler o Homem-Aranha e tinha voltado naquela época e achei o clima quase igual aos quadrinhos que eu gostava quando tinha meus 12-14 anos... Era um estilo que batia com o que eu me lembrava (mas não com o de quem acompanhou a evolução do personagem nos 15 anos seguintes...

E, justamente por pegarem tudo que fizeram na Saga do Clone e jogarem fora, eu parei de ler de novo. E nunca mais voltei a ler todo mês.

E é isso, em grande escala que acontece com a Marvel.

As pessoas estão deixando de ler lenta, mas seguramente, a cada mês. E como o Questão disse, a cada leitor que deixa de comprar não está surgindo um leitor novo, porque ele termina de assistir ao filme do cinema e, ao invés de encontrar um Homem-Aranha adolescente tendo que lidar com os problemas da vida, tem os gibis de um personagem que nada tem a ver... Ele compra uma edição, duas, três, mas para de comprar e nunca mais volta.

Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 48
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não? Empty Re: Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não?

Mensagem por Ozzy Dom Jun 04, 2017 4:48 pm

Nem li tudo mas pelo que li, eu não concordo.
Ozzy
Ozzy
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1890
Data de inscrição : 17/07/2010
Idade : 41
Localização : Em frente do pc

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não? Empty Re: Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não?

Mensagem por Banzé Ter Jun 06, 2017 2:29 pm

Olha o velho Ozzy voltando. Por que não concorda, Ozzy ??? Smile
Banzé
Banzé
Farrista Não me manda sair do PC
Farrista Não me manda sair do PC

Mensagens : 572
Data de inscrição : 17/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não? Empty Re: Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos