A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudantes do IFMA são chamados de ''macacos'' durante congresso no RJ

Ir para baixo

Estudantes do IFMA são chamados de ''macacos'' durante congresso no RJ Empty Estudantes do IFMA são chamados de ''macacos'' durante congresso no RJ

Mensagem por Jamm Sex Nov 10, 2017 3:38 pm

Estudantes do IFMA são chamados de ''macacos'' durante congresso no RJ
Maranhenses também relatam que foram chamados de "macumbeiros" ao apresentarem uma aula de tambor de Criola.


Durante evento na capital carioca, estudantes maranhenses sofreram com discurso racista e xenofóbico. A palavra “sujos” foi escrita nos ônibus da Instituição


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


lunos do IFMA  representaram o Maranhão no III Encontro Nacional de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas no IFF – campus Goytacazes. Durante o evento, sofreram com discurso racista e xenofóbico. O que era para ser um momento de valorização da riqueza e diversidade étnica brasileira, acabou em palanque para frases tais como “Macacos, macumbeiros”, proferidas aos alunos maranhenses.

O ato de covardia foi cometido por diversos alunos, ainda não identificados. Arnaldo de Aguiar Júnior, professor do Campus São Luís Maracanã, acompanhava a turma e relatou que as provocações se repetiram em alguns momentos. A palavra “sujos” foi escrita nos ônibus da Instituição. Pessoas gesticulavam e chamavam os maranhenses de “macacos” e “macumbeiros”.

Como se não bastasse, “na noite de ontem, dia 8, não foi servido jantar para os estudantes, que só conseguiram fazer a refeição às 2h da madrugada de hoje”, relata o aluno Éric. Apesar do constrangimento e revolta, a equipe pedagógica que acompanha as turmas auxiliou na organização dos atos de repúdio para combater o racismo e preconceito.

Em nota, o IFF  divulgou que os educadores maranhenses e integrantes da organização do III Enneabi discutem medidas a serem tomadas. Até às 12 horas de hoje, a reunião ainda prosseguia.

Em virtude do constrangimento e dificuldades sofridas, os acadêmicos voltarão para São Luís ainda hoje, 9, indignados pela falta de respeito. Confira o depoimento que os alunos deram para um portal do Rio de Janeiro:




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos