Brasileiro quer voto facultativo e mandato de 4 anos
+2
Victor Pax
Parallax
6 participantes
Página 1 de 1
Brasileiro quer voto facultativo e mandato de 4 anos
Em meio às discussões sobre o sistema político brasileiro, uma pesquisa do Senado indica que a população quer mudanças profundas no modelo atual, como o voto facultativo em substituição ao voto obrigatório. Segundo o DataSenado, 65% das pessoas que responderam ao levantamento defendem a não obrigatoriedade do voto. A maior parte dos entrevistados, 79%, acredita que uma reforma política será benéfica para o País.
A maioria dos entrevistados (58%) também é a favor do modelo atual que institui quatro anos de mandato com direito a uma reeleição. Uma proposta de alteração nesse sistema foi aprovada pela comissão que trata do assunto no Senado. Os parlamentares propõem uma mudança para mandato de cinco anos, sem direito a reeleição. Para 55%, é preciso mudar a forma de eleição de deputados e vereadores, de voto proporcional para voto majoritário.
Nesta terça-feira, a Comissão de Reforma Política do Senado vai se reunir para discutir as últimas questões referentes ao tema: filiação partidária e domicílio eleitoral; fidelidade partidária; financiamento de campanha; candidatura avulsa; e cláusula de desempenho. Depois de fechar questão sobre todos os assuntos, a comissão vai produzir um documento que será levado a Plenário para votação.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A maioria dos entrevistados (58%) também é a favor do modelo atual que institui quatro anos de mandato com direito a uma reeleição. Uma proposta de alteração nesse sistema foi aprovada pela comissão que trata do assunto no Senado. Os parlamentares propõem uma mudança para mandato de cinco anos, sem direito a reeleição. Para 55%, é preciso mudar a forma de eleição de deputados e vereadores, de voto proporcional para voto majoritário.
Nesta terça-feira, a Comissão de Reforma Política do Senado vai se reunir para discutir as últimas questões referentes ao tema: filiação partidária e domicílio eleitoral; fidelidade partidária; financiamento de campanha; candidatura avulsa; e cláusula de desempenho. Depois de fechar questão sobre todos os assuntos, a comissão vai produzir um documento que será levado a Plenário para votação.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Re: Brasileiro quer voto facultativo e mandato de 4 anos
Tendo em vista as eleições de Tiririca, Maluf, Bolsonaro, Waldemar da Costa Neto e outros mais, está mais que na hora do voto ser facultativo no Brasil.
E também temos que rever o conceito do voto proporcional.
E também temos que rever o conceito do voto proporcional.
Convidad- Convidado
Justamente tendo em vista as eleições de Tiririca, Maluf, Bolsonaro, Garotinho, Waldemar da Costa Neto e outros mais, que o voto não pode ser facultativo no Brasil.
Como visto tem muita gente que vende seu voto ou é voto de cabresto.
O problema não é o voto ser obrigatório, mas o fato da população não saber votar ou querer se responsabilizar.
Victor Pax- Farrista já viciei...
o mandato de 8 anos dos senadores para mim sempre foi um insulto,sou contra o voto obrigatorio e o alistamento obrigatorio que hoje em dia nem é tão obrigatorio assim mais por parte dos militares do que pelos politicos mas em caso de guerra qualquer um de nos pode ser obrigado a se juntar a um lado
o voto obrigatorio é um insulto para mim tambem alem do fato de ter que pagar multa por não votar você perde uma serie de direitos politicos como não poder emitir passaporte,poder ter cargos publicos ou pior ainda não pode nem receber o dinheiro se vencer na loto
eu sempre voto e até curto votar apesar de achar que todos os partidos hoje são um lixo e ficar desanimado mas obrigar as pessoas a votar para mim é coisa de facista,veja se alguma essas democracias de paises de primeiro mundo tem voto obrigatorio da maneira do brasil para mim é um dos resquicios da ditadura como pms nas ruas ao inves de uma unidade só de policia
o voto obrigatorio é um insulto para mim tambem alem do fato de ter que pagar multa por não votar você perde uma serie de direitos politicos como não poder emitir passaporte,poder ter cargos publicos ou pior ainda não pode nem receber o dinheiro se vencer na loto
eu sempre voto e até curto votar apesar de achar que todos os partidos hoje são um lixo e ficar desanimado mas obrigar as pessoas a votar para mim é coisa de facista,veja se alguma essas democracias de paises de primeiro mundo tem voto obrigatorio da maneira do brasil para mim é um dos resquicios da ditadura como pms nas ruas ao inves de uma unidade só de policia
-J.R.R.Tolkien
Se o voto for facultativo, a tiazona fica em casa assistindo o Faustão e o tiozão fica em casa vendo o futebol dele. Ou seja, só vota quem tem consciência.
Tal coisa dificultaria a compra de votos, pois os políticos corruptos teriam que pagar uma grana para lá de preta para o povo que não quisesse votar.
Tal coisa dificultaria a compra de votos, pois os políticos corruptos teriam que pagar uma grana para lá de preta para o povo que não quisesse votar.
Convidad- Convidado
Cezzarus Guinness escreveu:
Exato. Eles teriam mais trabalho para ir atrás dos eleitores. Além de ter que "fiscalizar" para ver se o cara ia sair de casa mesmo para votar.
Se o voto for facultativo, não chega a 50% a participação.
Veja se lá eles vendem seu voto por um par de sapatos ou por um belo par de olhos ou votam em ciclano "por que a patroa mandou".
Se o voto for "livre" serão esses o grosso que estarão nas filas da urna aqui no Brasil.
Se o voto for "livre" serão esses o grosso que estarão nas filas da urna aqui no Brasil.
Victor Pax escreveu:Veja se lá eles vendem seu voto por um par de sapatos ou por um belo par de olhos ou votam em ciclano "por que a patroa mandou".
acho que ele pegaria a grana e ficaria em casa auhauhua lealdade entre bandidos? isso não é a yakuza pax auhau
-J.R.R.Tolkien
Hum grana... para que gastar?
Ou vocês acham que o Maluf, o Bolsonaro, o Tiririca, o Clodovil, o Collor, o ACM, a Marta Suplicy, o Romário e outros gastaram (ou precisaram gastar) um centavo com "presentes"?
Aqui na última eleição escutei várias falando que votaria no Serra porque a patroa mandou ou por que o patrão disse que ele era melhor?
Tem gente que se prejudicou nos mandatos de FHC (quase 10 anos se aumento), mas votou e votaria de novo (mesma coisa com o Lula/Dilma).
Dinheiro... para que gastar... apesar de ser muito menos (afinal só precisa de um número menor de votos) o pessoal dá seu voto "de graça".
E enquanto for essa a mentalidade dos votantes sim eu acho que deve ser obrigatório que os outros votem para contrabalançar.
Ou vocês acham que o Maluf, o Bolsonaro, o Tiririca, o Clodovil, o Collor, o ACM, a Marta Suplicy, o Romário e outros gastaram (ou precisaram gastar) um centavo com "presentes"?
Aqui na última eleição escutei várias falando que votaria no Serra porque a patroa mandou ou por que o patrão disse que ele era melhor?
Tem gente que se prejudicou nos mandatos de FHC (quase 10 anos se aumento), mas votou e votaria de novo (mesma coisa com o Lula/Dilma).
Dinheiro... para que gastar... apesar de ser muito menos (afinal só precisa de um número menor de votos) o pessoal dá seu voto "de graça".
E enquanto for essa a mentalidade dos votantes sim eu acho que deve ser obrigatório que os outros votem para contrabalançar.
Victor Pax escreveu:Hum grana... para que gastar?
Tudo isso porque é obrigatório. O cara é obrigado a votar. Não sabe votar, mas é obrigado. Então ele escolhe um palhaço, um ex-jogador de futebol, um galã de olhos azuis. Ou vota porque o patrão mandou.
Se não fosse OBRIGADO a votar, ele nem se importaria com isso. O patrão pode mandar votar em quem ele quiser, que o cara não vai sair de casa no domingo para votar.
Será?
Acho que só o exemplo da votação no Maluf já desacredita sua afirmação.
Imagina a votação do Crivella?
Se bobear ganha de primeira para presidente.
Lembrando que no caso não seria um voto em 10000000, mas um voto valendo (quem sabe) 10 ou 100x mais.
Afinal se só um porcento votar seriam 160000 votantes no país.
Se uma organização com 100000 de "seguidores" manda-se.. quer dizer orienta-se votar em certo candidato a senador seriam quase 10% dos votos válidos (se bobear uma das maiores vitórias da história).
Se a bancada ruralista se empenhar e encher os caminhões com "voluntários" eles elegem quem quiserem para prefeito/governador/deputado.
O Bolsonaro mesmo... deve ter muitas pessoas "sedentas" de trazer "moralidade" ao país.
Se bobear o PSTU se tornaria o partido mais forte.
E nunca desconsidere a facilidade de manipular, afinal ha algumas eleições atrás muitos ficaram realmente com medo do Lula e nessa muitos (eu incluso) não votei na Dilma por acha-la boa, mas por causa do Serra, mas vi a "publicidade" feita em alguns lugares para induzir (e conseguir) terem receio do Serra não ganhar.
Ou seja, vai ser o paraíso para grupos de interesse governarem (muito mais forte do que é atualmente, onde tem de "dividir os votos" com o restante dos votantes).
Acho que só o exemplo da votação no Maluf já desacredita sua afirmação.
Imagina a votação do Crivella?
Se bobear ganha de primeira para presidente.
Lembrando que no caso não seria um voto em 10000000, mas um voto valendo (quem sabe) 10 ou 100x mais.
Afinal se só um porcento votar seriam 160000 votantes no país.
Se uma organização com 100000 de "seguidores" manda-se.. quer dizer orienta-se votar em certo candidato a senador seriam quase 10% dos votos válidos (se bobear uma das maiores vitórias da história).
Se a bancada ruralista se empenhar e encher os caminhões com "voluntários" eles elegem quem quiserem para prefeito/governador/deputado.
O Bolsonaro mesmo... deve ter muitas pessoas "sedentas" de trazer "moralidade" ao país.
Se bobear o PSTU se tornaria o partido mais forte.
E nunca desconsidere a facilidade de manipular, afinal ha algumas eleições atrás muitos ficaram realmente com medo do Lula e nessa muitos (eu incluso) não votei na Dilma por acha-la boa, mas por causa do Serra, mas vi a "publicidade" feita em alguns lugares para induzir (e conseguir) terem receio do Serra não ganhar.
Ou seja, vai ser o paraíso para grupos de interesse governarem (muito mais forte do que é atualmente, onde tem de "dividir os votos" com o restante dos votantes).
ahuahua se o pstu fosse o pais mais forte seria diferente do pt,psdb,pmdb ou democratas? auhauau
-J.R.R.Tolkien
Acho que não, mas teria muito mais força que todos esses juntos.
A "lealdade" ao partido é extrema!
A "lealdade" ao partido é extrema!
Eu acho que o ponto que o Victor Pax levantou muito válido.
Na TEORIA, no "Mundo das Idéias", eu sou favorável ao voto facultativo, pois acho um contra-senso você ser OBRIGADO a votar.
Mas... no caso específico do Brasil, acho que uma transição dessas deve ser feita MUITO lentamente, com toda a tenção ao preparo da massa do povo para isso. Fazê-los entender o que o voto significa, o que vem a ser DEMOCRACIA, o que significa CIDADANIA, a relação entre CIDADANIA e participação política, a diferença entre ESPAÇO PÚBLICO e ESPAÇO PRIVADO, etc.
Uma mudança dessas, feita na base da CANETADA, como tudo no Brasil é feito, sem um longo processo de preparo, educação e criação de infra-estrutura, eu sou contra. Acho que o que o Victor Pax falou não deve ser desconsiderado em momento algum- muito pelo contrário, deveria ser a primeira coisa em mente ao se tentar mudar o esquema da votação no Brasil, para evitar que se mude algo na base da canetada e ficarmos ANOS E MAIS ANOS lidando e tentando resolver os problemas que essa canetada trouxe.
AGORA, PARA ACABAR COM O SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO, EU APOIO NO ATO!
Na TEORIA, no "Mundo das Idéias", eu sou favorável ao voto facultativo, pois acho um contra-senso você ser OBRIGADO a votar.
Mas... no caso específico do Brasil, acho que uma transição dessas deve ser feita MUITO lentamente, com toda a tenção ao preparo da massa do povo para isso. Fazê-los entender o que o voto significa, o que vem a ser DEMOCRACIA, o que significa CIDADANIA, a relação entre CIDADANIA e participação política, a diferença entre ESPAÇO PÚBLICO e ESPAÇO PRIVADO, etc.
Uma mudança dessas, feita na base da CANETADA, como tudo no Brasil é feito, sem um longo processo de preparo, educação e criação de infra-estrutura, eu sou contra. Acho que o que o Victor Pax falou não deve ser desconsiderado em momento algum- muito pelo contrário, deveria ser a primeira coisa em mente ao se tentar mudar o esquema da votação no Brasil, para evitar que se mude algo na base da canetada e ficarmos ANOS E MAIS ANOS lidando e tentando resolver os problemas que essa canetada trouxe.
AGORA, PARA ACABAR COM O SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO, EU APOIO NO ATO!
zkrk- Farrista desafio aceito!
Eu sempre fui contra alistamento militar obrigatório.
E voto obrigatório é o fim da picada!!! Fim já!
O FARRA apóia : Sim ao voto facultativo
Olha eu falando por todo mundo :
E voto obrigatório é o fim da picada!!! Fim já!
O FARRA apóia : Sim ao voto facultativo
Olha eu falando por todo mundo :
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
zkrk para você ver o estado da mentalidade da população aqui na cidade tem um lance de reuniões setoriais em cada bairro com a prefeitura e moradores para listar prioridades nos bairros.
Não vai ninguém....
Há um tempo apareceu um buraco no asfalto que vazava água e falando com os vizinhos nenhum havia comunicado o vazamento.
- Eles sabem... (só se for com bola de cristal).
Então se sendo obrigatório o pessoal não está nem aí imagina se puder jogar a responsabilidade para outros.
Aliás se hoje a frase mais ouvida quando dá algum problema é "não tenho nada com isso, a final não fui eu que votei nele", imagina depois.
Aliás a maioria que apoia o voto facultativo não o faz por ver vantagens, mas para levar vantagem e não se dar ao trabalho de esquentar a cabeça.
"EEEÔÔ vida de gado... povo marcado.... povo feliz!!!"
Não vai ninguém....
Há um tempo apareceu um buraco no asfalto que vazava água e falando com os vizinhos nenhum havia comunicado o vazamento.
- Eles sabem... (só se for com bola de cristal).
Então se sendo obrigatório o pessoal não está nem aí imagina se puder jogar a responsabilidade para outros.
Aliás se hoje a frase mais ouvida quando dá algum problema é "não tenho nada com isso, a final não fui eu que votei nele", imagina depois.
Aliás a maioria que apoia o voto facultativo não o faz por ver vantagens, mas para levar vantagem e não se dar ao trabalho de esquentar a cabeça.
"EEEÔÔ vida de gado... povo marcado.... povo feliz!!!"
Victor Pax escreveu:zkrk para você ver o estado da mentalidade da população aqui na cidade tem um lance de reuniões setoriais em cada bairro com a prefeitura e moradores para listar prioridades nos bairros.
Não vai ninguém....
Esta é a prova. Não vai ninguem. Para votar também não. Todos os exemplos que tu deu, eu vejo claramente que só acontecem exatamente porque é obrigatorio. O Maluf ganha porque o os malufistas são obrigados a votar. Milhares de seguidores do Maluf não sairia de casa se fosse facultativo. Como são obrigados a votar, votam no seu candidato.
Eu votei no Fogaça para o governo do estado. Se fosse facultativo, eu não iria votar. Foda-se Fogaça. Foda-se Serra. Foda-se Lula. Foda-se FHC.
As pessoas têm que ir votar. Existem aqueles que tem seus candidatos, sejam ruins ou não, e votam neles. Porque são obrigados.
Tu vai dizer, "ah porque não votam em branco então?"
Porque tem um numero esmagador de gente que acha que voto é campeonato. É disputa. Tem gente que vota em quem vai ganhar. Aqui ao meu lado por exemplo tem um cara que se orgulha de dizer que "nunca perdeu um voto". Todos os candidatos dele se elegem. Ele não tem candidato. Ele não tem ideologia nenhuma, apenas vota em quem vai ganhar. E acha que faz grande coisa. Existem milhões assim. Esse cara, se não fosse obrigatorio, não votaria.
Com sinceridade, eu vejo os teus exemplos apenas como confirmação de que o voto não pode ser obrigatório. É muito mais fácil "mandar" quando se sabe que o rebanho vai ter que ir lá votar. É muito mais difícil "convencer" que eles saiam de casa para votar.
E se tu estiver certo, a tua justificativa não é a mais certa. Impedir que alguém errado assuma o poder. Errado para tu, para mim, mas para os que gostam do Crivella é o certo. Isso também é criar um estado de terror, igual ao que tu mencionou sobre o Lula e o Serra. Não ao voto facultativo! O Crivella pode ganhar! Abram os olhos!
Se ele, ou o Maluff ganhar com o voto facultativo, vale o que falei lá em cima. Foda-se o Brasil. Bem feito. Quem desfrutem muito bem do mandato que receberam, e que façam as maiores safadezas possíveis.
Não se engane. O Brasil merece tudo isso. O Brasil merece tudo o que acontecem com ele, seja de bom ou de ruim. NÓS merecemos tudo isso que vemos por aí. É nossa culpa, com ou sem voto facultativo.
O voto, na forma atual, não deixa de ser facultativo, afinal, muitos podem furar as eleições (e "justificar") ou simplesmente votar nulo, que é muito semelhante (a não ser pelo trabalho de ter que ir votar).
Merdas como Bolsonaros e Tiriricas continuarão sendo eleitos, infelizmente. Ainda mais numa sociedade em que muitos pobres (muitos mesmo) vendem seus votos, ainda que de forma velada (vide aí as festinhas promovidas pelos candidatos).
A questão é que tem que ser feita uma reforma política profunda, de verdade. Só tornar o voto "facultativo" não resolve nada e pode até piorar (muitos podem se desiludir com a situação, por exemplo, fazendo valer outro tipo de voto).
Merdas como Bolsonaros e Tiriricas continuarão sendo eleitos, infelizmente. Ainda mais numa sociedade em que muitos pobres (muitos mesmo) vendem seus votos, ainda que de forma velada (vide aí as festinhas promovidas pelos candidatos).
A questão é que tem que ser feita uma reforma política profunda, de verdade. Só tornar o voto "facultativo" não resolve nada e pode até piorar (muitos podem se desiludir com a situação, por exemplo, fazendo valer outro tipo de voto).
Chusma- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Hahaha... A turma do PSTU dá para contar nos dedos (junto com os do PCO).
Convidad- Convidado
Claro que os crentes mais beatos iriam levantar a bunda do sofá para votar em seus pastores favoritos, mas a chance dessa corja que está lá (salvando-se raríssimos casos) teria mais dificuldade para entrar.
Convidad- Convidado
2 É isso que penso também.Victor Pax escreveu:
Justamente tendo em vista as eleições de Tiririca, Maluf, Bolsonaro, Garotinho, Waldemar da Costa Neto e outros mais, que o voto não pode ser facultativo no Brasil.
Como visto tem muita gente que vende seu voto ou é voto de cabresto.
O problema não é o voto ser obrigatório, mas o fato da população não saber votar ou querer se responsabilizar.
Convidad- Convidado