A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos.

4 participantes

Ir para baixo

Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos. Empty Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos.

Mensagem por Victor Pax Sex Abr 15, 2011 2:51 pm

O método para denominar os seres vivos tem quase 300 anos, mas na sexta-feira será desafiado na Universidade de Yale por aqueles que desejam substituí-lo por outro.

E não se trata de um debate puramente acadêmico, sem consequências.

Os cientistas que descobrem peixes, aves ou qualquer outro ser vivo desconhecido, ou aqueles que estudam os fósseis e os microorganismos, asseguram que têm cada vez mais problemas para dar nomes a suas descobertas.

James Prosek, naturalista, autor e artista, tomou consciência enquanto escrevia seu livro "Trout: An Illustrated History" que a nomenclatura tradicional dos seres vivos está ficando defasada em relação aos conhecimentos atuais.

Por exemplo, a truta de rio nativa do Connecticut, onde ele pescava quando criança, a truta irisada do oeste dos Estados Unidos e a truta europeia tem em comum a denominação "truta", mas a do rio está mais relacionada a um peixe do Ártico, a irisada, com o salmão do Pacífico; e a europeia, com o do Atlântico.

"Tecnicamente, nem seria correto chamar o livro 'Trutas'", disse Prosek.

Nesta sexta-feira, Prosek e outros biólogos de Yale e do Instituto Smithonian de Washington se reunirão no Centro Whitney de Humanidades no simpósio "Nomear a natureza: uma conversa sobre natureza, usos e limitações da taxonomia biológica".

A ideia revolucionária criada no fórum é a de que chegou a hora de abolir o sistema atual, inventado pelo botânico sueco Carl Linneo há 275 anos.

O sistema de Linneo divide o mundo natural em categorias precisas e nomeia as espécies com dois nomes em latim, como Homo sapiens para o homem, com grupos que se baseiam em semelhanças físicas.

Os reformistas da conferência de Yale, incluindo o professor de geologia Jacques Gauthier, o biólogo Michael Donoghue, e o zoólogo Kevin de Queiroz, opinam que o sistema de Linneo foi superado.

"Simplesmente, o sistema de Linneo não está à altura da tarefa de controlar a enorme quantidade de informação que acumulamos sobre a diversidade", disse Donoghue.

Sua ideia é substituir o sistema de Linneo por algo chamado "PhiloCode". Sob o novo sistema proposto, as formas de vida ficariam catalogadas em função de seus ancestrais e de princípios darwinianos.

Donoghue e seus colegas já mudaram o herbário de Yale do sistema de Linneo para o PhiloCode, e explicam que os nomes não necessariamente mudam, salvo para corrigir um novo conhecimento em matéria evolutiva.

Mas nem todos os participantes são a favor do PhyloCode. Richard Prum, de Yale, que reconstruiu as penas vermelhas, brancas e pretas de um dinossauro a partir de seus fósseis, considera que não é uma boa resposta.

"O PhyloCode não resolve o problema", diz. Prosek adverte no entanto que quando algumas espécies que considera mal nomeadas no sistema de Linneo não obtém o reconhecimento de sua diversidade, perdem a proteção de algumas leis de conservação.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pelo que entendi a proposta dos americanos é continuar tudo igual, mas a autoria não seria mais de um Inglês, mas de americanos. Rolling Eyes

Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos. Empty Re: Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos.

Mensagem por Convidad Sex Abr 15, 2011 5:38 pm

Lineu não era sueco? Fiquei mais interessado na parte da preservação, nomenclatura, classificação sem medidas preservacionistas não adiantam nada.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos. Empty Re: Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos.

Mensagem por Mogur Sáb Abr 16, 2011 9:28 am

Essa idéia já é antiga, e na verdade os nomes científicos continuam a ser descritos como proposto por Linneo, mas o agrupamento é que fica diferente, e baseado na filogenética.

Aqui no Brasil já existem trabalhos propondo reorganização de determinados grupos de animais. Para os flebotomíneos, por exemplo, uma pesquisadora da USP, Eunice Galatti, propôs a reorganização de acordo com estudos filogenéticos. Os nomes ficam muito semelhantes aos que já são conhecidos (Lutzomyia longipalpis, Lutzomyia intermedia, Lutzomyia umbratilis,...), mas as diversas espécies existentes no gênero estão sendo agrupadas de forma diferente ao que era antes.

Em termos práticos, é impossível utilizar filogenética para fazer taxonomia, e os caracteres morfológicos sempre continuarão a ser utilizados. Nesse ponto, a filogenética só está dando uma "arrumada" nos agrupamentos das espécies.

De certa forma é uma bobagem isso tudo, porque sempre são utilizados poucos marcadores moleculares ou fragmentos pequenos do genoma para a descrição filogenética. Sempre se utilizam dos mesmos marcadores (ITS2, COI, COII, ND4,...) e se formos pensar no tamanho real do genoma, esses fragmentos de DNA não poderiam representar nada...

Pessoalmente acho que a taxonomia clássica é perfeita para a descrição de nomes de espécies, e a filogenética é uma ferramenta extremamente importante para a compreensão da história evolutiva dos grupos de seres vivos.

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos. Empty Re: Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos.

Mensagem por Questao Sáb Abr 16, 2011 10:54 am

tipo sou um cara comum mas se não vai fazer diferença cientifica isso...porque raios mudar só para agradar os americanos é isso?

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos. Empty Re: Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos.

Mensagem por Mogur Sáb Abr 16, 2011 11:28 am

Muda o entendimento da evolução das espécies...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos. Empty Re: Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos.

Mensagem por volpi Sáb Abr 16, 2011 2:13 pm

Questao escreveu:tipo sou um cara comum mas se não vai fazer diferença cientifica isso...porque raios mudar só para agradar os americanos é isso?

Acho que ajuda também na hora de entender o processo evolutivo da espécie, como uma reportagem que eu li em que os pesquisadores descobriram através do DNA que o nosso bom e velho urubu seria parente da cegonha e não de outra ave fisicamente semelhante que imaginavam que fosse, cujo nome eu não lembro agora.

No fim só dei um exemplo para o que o Mogur já disse.
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos. Empty Re: Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos.

Mensagem por Questao Sáb Abr 16, 2011 3:37 pm

volpi escreveu:
Questao escreveu:tipo sou um cara comum mas se não vai fazer diferença cientifica isso...porque raios mudar só para agradar os americanos é isso?

Acho que ajuda também na hora de entender o processo evolutivo da espécie, como uma reportagem que eu li em que os pesquisadores descobriram através do DNA que o nosso bom e velho urubu seria parente da cegonha e não de outra ave fisicamente semelhante que imaginavam que fosse, cujo nome eu não lembro agora.

No fim só dei um exemplo para o que o Mogur já disse.

entendo...mas o nome popular continua so o nome cientifico que muda ou vão mudar tudo?

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos. Empty Re: Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos.

Mensagem por Mogur Sáb Abr 16, 2011 4:07 pm

Os nomes científicos vão continuar como são, mas os critérios para agrupamento é que vão seguir as questões filogenéticas.

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos. Empty Re: Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos.

Mensagem por Convidado Sáb Abr 16, 2011 6:00 pm

Mogur escreveu:

Pessoalmente acho que a taxonomia clássica é perfeita para a descrição de nomes de espécies, e a filogenética é uma ferramenta extremamente importante para a compreensão da história evolutiva dos grupos de seres vivos.

2
Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos. Empty Re: Cientistas reunidos em Yale debatem nomes dos seres vivos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos