ONU acusa Brasil de desalojar pessoas à força por conta da Copa e Olimpíadas
2 participantes
Página 1 de 1
ONU acusa Brasil de desalojar pessoas à força por conta da Copa e Olimpíadas
Genebra, 26 abr (EFE).- A relatora especial da ONU para a Moradia Adequada, Raquel Rolnik, acusou nesta terça-feira as autoridades de várias cidades-sede da Copa do Mundo e do Rio de Janeiro, que receberá as Olimpíadas, de praticar desalojamentos e deslocamentos forçados que poderiam constituir violações dos direitos humanos.
"Estou particularmente preocupada com o que parece ser um padrão de atuação, de falta de transparência e de consulta, de falta de diálogo, de falta de negociação justa e de participação das comunidades afetadas em processos de desalojamentos executados ou planejados em conexão com a Copa e os Jogos Olímpicos", avaliou.
Raquel destacou que os casos denunciados se produziram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza.
A relatora explicou que já foram feitos múltiplos despejos de inquilinos sem que se tenha dado às famílias tempo para propor e discutir alternativas.
"Foi dada insuficiente atenção ao acesso às infraestruturas, serviços e meios de subsistência nos lugares onde essas pessoas foram realojadas", afirmou Raquel.
"Também estou muito preocupada com a pouca compensação oferecida às comunidades afetadas, o que é ainda mais grave dado o aumento do valor dos terrenos nos lugares onde se construirá para estes eventos", acrescentou a relatora.
Raquel citou vários exemplos, como o de São Paulo, onde "milhares de famílias já foram evacuadas por conta do projeto conhecido como 'Água Espraiada', onde outras dez mil estão enfrentando o mesmo destino".
"Com a atual falta de diálogo, negociação e participação genuína na elaboração e implementação dos projetos para a Copa e as Olimpíadas, as autoridades de todos os níveis deveriam parar os desalojamentos planejados até que o diálogo e a negociação possam ser assegurados".
Além disso, a relatora solicitou ao Governo Federal que adote um "Plano de Legado" para garantir que os eventos esportivos tenham um impacto social e ambiental positivo e que sejam evitadas as violações dos direitos humanos, incluindo o direito a um alojamento digno.
"Isto é um requerimento fundamental para garantir que estes dois megaeventos promovam o respeito pelos direitos humanos e deixam um legado positivo no Brasil", finalizou. EFE
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
"Estou particularmente preocupada com o que parece ser um padrão de atuação, de falta de transparência e de consulta, de falta de diálogo, de falta de negociação justa e de participação das comunidades afetadas em processos de desalojamentos executados ou planejados em conexão com a Copa e os Jogos Olímpicos", avaliou.
Raquel destacou que os casos denunciados se produziram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza.
A relatora explicou que já foram feitos múltiplos despejos de inquilinos sem que se tenha dado às famílias tempo para propor e discutir alternativas.
"Foi dada insuficiente atenção ao acesso às infraestruturas, serviços e meios de subsistência nos lugares onde essas pessoas foram realojadas", afirmou Raquel.
"Também estou muito preocupada com a pouca compensação oferecida às comunidades afetadas, o que é ainda mais grave dado o aumento do valor dos terrenos nos lugares onde se construirá para estes eventos", acrescentou a relatora.
Raquel citou vários exemplos, como o de São Paulo, onde "milhares de famílias já foram evacuadas por conta do projeto conhecido como 'Água Espraiada', onde outras dez mil estão enfrentando o mesmo destino".
"Com a atual falta de diálogo, negociação e participação genuína na elaboração e implementação dos projetos para a Copa e as Olimpíadas, as autoridades de todos os níveis deveriam parar os desalojamentos planejados até que o diálogo e a negociação possam ser assegurados".
Além disso, a relatora solicitou ao Governo Federal que adote um "Plano de Legado" para garantir que os eventos esportivos tenham um impacto social e ambiental positivo e que sejam evitadas as violações dos direitos humanos, incluindo o direito a um alojamento digno.
"Isto é um requerimento fundamental para garantir que estes dois megaeventos promovam o respeito pelos direitos humanos e deixam um legado positivo no Brasil", finalizou. EFE
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Convidad- Convidado
Re: ONU acusa Brasil de desalojar pessoas à força por conta da Copa e Olimpíadas
"Brasil: Um país de todos."
Convidad- Convidado
Re: ONU acusa Brasil de desalojar pessoas à força por conta da Copa e Olimpíadas
Isso deve aumentar. Já que a OAB pediu que a Dilma tenha "mão forte" para acelerar as obras.
Isso acontece em todo país que sedia competições deste porte. Foda é quando tentam deixar os proprietários de mãos abanando. Acreditar em promessas de que o governo vai pagar pega um banco e espera sentado.
Isso acontece em todo país que sedia competições deste porte. Foda é quando tentam deixar os proprietários de mãos abanando. Acreditar em promessas de que o governo vai pagar pega um banco e espera sentado.
A prefeitura do Rio fez isso para a construção do estádio panamericano, uma familia lutou até o final, não sei que fim levou, mas a casinha deles permaneceu de pé enquanto o estadio estava sendo construído.
Plano de legado é ótimo.
O velódromo do Rio, novinho com uma das melhores pistas do país vai precisar ser ampliado para as olimpiadas. O parque aquático recém construído não serve mais, porque não tem o tamanho especificado pelo COI.
O Maracanã está sendo usado pra testar mísseis, o valor da obra deve passar de 1 bilhão.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A Dilma já viu que se não fizer alguma coisa, vai tudo cair no colo dela. Só quero ver se ela vai ter pulso firme mesmo.
O Brasil não tinha a menor condição de sediar esses eventos.
Plano de legado é ótimo.
O velódromo do Rio, novinho com uma das melhores pistas do país vai precisar ser ampliado para as olimpiadas. O parque aquático recém construído não serve mais, porque não tem o tamanho especificado pelo COI.
O Maracanã está sendo usado pra testar mísseis, o valor da obra deve passar de 1 bilhão.
A Dilma já viu que se não fizer alguma coisa, vai tudo cair no colo dela. Só quero ver se ela vai ter pulso firme mesmo.
O Brasil não tinha a menor condição de sediar esses eventos.
Convidad- Convidado
Condição financeira para contruir até tem, só não tem condição moral de fazer sem roubalheira.
Se sem acontecer bulhufas nenhuma, já ocorre um desvio de verbas violento, imagine então, com dois grandes eventos internacionais importantes como esses.
E fodam-se aqueles que lutaram uma vida inteira para comprar um terreno e construir uma casa.
E fodam-se aqueles que lutaram uma vida inteira para comprar um terreno e construir uma casa.
Convidad- Convidado
depois toda a sujeira,sangue e corrupção irão transbordar e aqueles que se revoltarem serão vandalos e aqueles que os deterem serão servidores fazendo seu trabalho ambos serão vistos como criminosos mas aqueles por tras do sistema usando ternos nunca são atingidos justamente os causadores de toda essa loucura
-J.R.R.Tolkien
Cara isso é condenável é um absurdo, quem sempre se fode é o pobre por ler pouco saber menos ser mal informado e votar sem consciência, apesar de que qualquer governo não importando a linha faria semelhante, que não é nenhuma desculpa, agora a ONU não tem legitimidade pra cobrar nada de ninguém enquanto ignorar os abusos de toda natureza cometido pelos seus integrantes de cadeira permanente principalmente o tio Sam! Um Exemplo têm vários conhecidos e ignorados mas vai um depois do Katrina muita gente tentou buscar auxilio, (já que Bush não mexeu o rabo e não mandou nenhum) na cidade vizinha quando foram atravessar a ponte foram alvejados pela policia do condado adivinha qual era a cor da pele dos cidadãos, nem quero citar Guantánamo, sem falar que a china fez coisa pior, a África do sul,claro não é desculpa, mas vão encher o saco de outro, a ONU é meramente ilustrativa!
Convidad- Convidado
por essas e outras mais que sofreremos que não vejo valia nenhuma nessa merda de copa e olimpíadas. Muito pobre, sem teto vai ser violentado nesses anos.
Convidado- Convidado
fabiola_a9 escreveu:por essas e outras mais que sofreremos que não vejo valia nenhuma nessa merda de copa e olimpíadas. Muito pobre, sem teto vai ser violentado nesses anos.
Na última copa (África do Sul), sumiram com os mendigos nas grandes cidades. Será que aqui vai acontecer a mesma coisa?
Convidad- Convidado
Cezzarus Guinness escreveu:fabiola_a9 escreveu:por essas e outras mais que sofreremos que não vejo valia nenhuma nessa merda de copa e olimpíadas. Muito pobre, sem teto vai ser violentado nesses anos.
Na última copa (África do Sul), sumiram com os mendigos nas grandes cidades. Será que ?
deixa eu reformular a sua frase:
"aqui vai acontecer a mesma coisa."
o que eu me pergunto é: esse mendigos vão p a cadeia ou para a vala?
Convidado- Convidado
fabiola_a9 escreveu:Cezzarus Guinness escreveu:fabiola_a9 escreveu:por essas e outras mais que sofreremos que não vejo valia nenhuma nessa merda de copa e olimpíadas. Muito pobre, sem teto vai ser violentado nesses anos.
Na última copa (África do Sul), sumiram com os mendigos nas grandes cidades. Será que ?
deixa eu reformular a sua frase:
"aqui vai acontecer a mesma coisa."
o que eu me pergunto é: esse mendigos vão p a cadeia ou para a vala?
Hehehe... Obrigado por completar minha pergunta, Fabiola. Acho que me deu blackout...hehehe...
Voltando ao assunto: ou vão mandar todos para o interior.
Convidad- Convidado
Conteúdo patrocinado