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Mark Millar critica eventos da Marvel e DC Comics

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Mensagem por Chusma Ter Jun 21, 2011 8:33 am

Autor de Guerra Civil, a série-evento que deu o tom para praticamente todas as outras séries-evento da Marvel Comics desde 2006, o roteirista Mark Millar criticou a mania dessas sagas que duram meses e mobilizam vários títulos durante a Glasgow Comic-Con. Você sabe como funciona: a qualquer dado momento, tanto Marvel quanto DC estão com alguma série-evento nas bancas, interligando todos os títulos e prometendo mudar para sempre seus personagens prediletos.

Nos comentários das notícias do Omelete, é comum ler críticas à prática. O que é praticamente inédito é um autor que trabalha para as grandes editoras reclamar. As frases de Millar foram anotadas pelo blog ComicBookGrrrl: “Eu entendo como funciona”, ele disse. “A cada trimestre, eles precisam prestar contas aos seus chefes, e então olham o que funcionou no trimestre anterior. ‘Sabe aquele grande crossover com todo mundo? Vamos fazer outro no próximo trimestre’, entendeu? E isso acaba sendo tão redutor. Um evento não é um evento se acontece o tempo todo”, afirmou.

Para ele, o começo do fim foi justamente o sucesso de sua série, Guerra Civil. “As vendas foram duas vezes e meia as que eles esperavam e a Marvel ficou: ‘oh, voltamos aos velhos tempos!’, e a DC: ‘oba, vamos copiar!’”, afirmou. “Foi isso que quase matou os quadrinhos por um tempo nos anos 90, quando as coisas eram focadas mais nos eventos do que nas histórias. É um ciclo, sempre: nos anos 90, tudo veio abaixo e a Marvel apostou sério no começo da década de 2000, começou a trazer bons escritores e bons artistas, ou bons personagens, e fez funcionar, e isso durou uns cinco ou seis anos”, disse.

Millar disse que, agora que está fora da Marvel, pretende se concentrar em trabalhos mais atuais, porque o eventismo levou Marvel e DC a voltar “à fase chata” de novo. “A mesma coisa aconteceu há 20 anos e também 20 anos antes dela. Isso vai cansar e depois tudo vai mudar de novo”, disse.

Para provar que suas críticas não significam que ele está indo para a DC Comics, Millar reservou palavras duras para a editora e sua reformulação anunciada para setembro. Mas sua fala indica que ele chegou a ser sondado pela editora. “A DC parece estar num desespero gigantesco, estão relançando toda sua linha agora em setembro, tudo num mês só. Eu perguntei por que eles não espalhavam a coisa por um ano inteiro, pra todo mundo poder experimentar as primeiras edições. Eles disseram: na verdade, a Warner Bros está fazendo mais pressão do que nunca – precisamos mostrar lucros sérios”, disse. “Quando eu vi a nova Liga da Justiça que sai em setembro, toda levemente redesenhada, eu senti como se estivesse vendo a mãe do Sylvester Stallone cheia de botox. É bizarro”.

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Mensagem por Questao Ter Jun 21, 2011 9:11 am

ele tem razão pelo menos algum deles falou uhuahau

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Mensagem por Chusma Ter Jun 21, 2011 10:33 am

Olha, mas não foi ele que iniciou essa parada de grandes sagas. Isso aí é dos anos 80 ainda (Marvel com Guerras Secretas e DC com Crise de Infinitas Terras), só que vem aumentando de forma exponencial. Na década de 90 tb teve muito disso. Nos anos 2000, a coisa só explodiu. A DC, por exemplo,encerrou uma e já começou imediatamente outra (Flashpoint). E não passa um ano seque sem grande evento. Bicho, mas faço um questionamente: pq os americanos insistem em consumir essas revistas (sim, pq elas sempre são as mais vendidas das editoras)? Será qe eles não veem que eles mesmo estão retroalimentando esse sistema falido?

Uma coisa eu concordo com ele: no ínicio dos anos 2000, com a entrada do Quesada, a Marvel deu um up enorme em qualidade, quando praticamente todos os personagens estavam em boa fase. Mas a coisa não durou muito e a editora já voltou a merda total depois de uns 4, 5 anos(ainda não no nível merdistico da DC, mas está bem próximo disso). Creio, inclusive, que Guerra Civil foi que iniciou definitivamente essa má fase.
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Mensagem por Questao Ter Jun 21, 2011 4:46 pm

Chusma escreveu:Olha, mas não foi ele que iniciou essa parada de grandes sagas. Isso aí é dos anos 80 ainda (Marvel com Guerras Secretas e DC com Crise de Infinitas Terras), só que vem aumentando de forma exponencial. Na década de 90 tb teve muito disso. Nos anos 2000, a coisa só explodiu. A DC, por exemplo,encerrou uma e já começou imediatamente outra (Flashpoint). E não passa um ano seque sem grande evento. Bicho, mas faço um questionamente: pq os americanos insistem em consumir essas revistas (sim, pq elas sempre são as mais vendidas das editoras)? Será qe eles não veem que eles mesmo estão retroalimentando esse sistema falido?

Uma coisa eu concordo com ele: no ínicio dos anos 2000, com a entrada do Quesada, a Marvel deu um up enorme em qualidade, quando praticamente todos os personagens estavam em boa fase. Mas a coisa não durou muito e a editora já voltou a merda total depois de uns 4, 5 anos(ainda não no nível merdistico da DC, mas está bem próximo disso). Creio, inclusive, que Guerra Civil foi que iniciou definitivamente essa má fase.

são as mais vendidas mas as mas vendidas de hoje nem se comparam com a mais vendidas de antigamente

cavaleiro das trevas por exemplo chegou a vender 40 milhones de exemplares nos eua hoje se uma revista vende 200 mil é um mega sucesso pense nisso

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Mensagem por Parallax Ter Jun 21, 2011 5:36 pm

Isso é para aqueles que acham que dar reboot em tudo e a toda hora é a solução mágica para todos os problemas.
Querem saber porque é difícil conseguir novos leitores? Leiam o que o Mark Millar declarou.
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Mensagem por zkrk Ter Jun 21, 2011 5:56 pm

Chusma escreveu:Olha, mas não foi ele que iniciou essa parada de grandes sagas. Isso aí é dos anos 80 ainda (Marvel com Guerras Secretas e DC com Crise de Infinitas Terras), só que vem aumentando de forma exponencial. Na década de 90 tb teve muito disso. Nos anos 2000, a coisa só explodiu. A DC, por exemplo,encerrou uma e já começou imediatamente outra (Flashpoint). E não passa um ano seque sem grande evento. Bicho, mas faço um questionamente: pq os americanos insistem em consumir essas revistas (sim, pq elas sempre são as mais vendidas das editoras)? Será qe eles não veem que eles mesmo estão retroalimentando esse sistema falido?

Olha, eu costumo falar que boa parte da culpa cabe aos fanboys.. aquele tipo que "não importa se a história é boa ou ruim, a história é do Batman, e o Batman é fooooodaaaaa!".
O mesmo eu venho reclamando dos mangás, em especial no Brasil.. você tme pouca variedade de estilos... tudo lançado é "emo-shonen" ou "menininha-kawai"... por que? Porque o fã diz que coisas da década de 80, como Hokuto no Ken é "velho", "tosco",etc.
O fã é parcialmente responsável pelas cagadas das editoras sim. Eu parei de acompanahr Marvel e Dc. Não pretendo voltar. Mas 11 em cada 10 fanboys reclama, reclama, reclama, mas não deixa de comprar seu "Batman" mensal (mesmo na fase bizonha atual) do que dar chance de conehcer outras editoras, outras histórias em quadrinho, etc.
Sem ofensas pessoais a ninguém aqui do fórum, mas francamente? fanboy mais atrapalha do que ajuda no lance da qualidade das HQs.
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Mensagem por Chusma Ter Jun 21, 2011 6:06 pm

Acho que tem vários problemas que levam a escassez de leitores. Além da falta de criatividade (histórias péssimas e repetitivas), ainda tem falta de estratégia. Li aí que querem focar nas vendas para homens da faixa etária 18-34. Então pq não apostar em histórias maduras tb, novos autores? Se eu fosse o pessoal da DC, ignoraria um pouco essa cronologia maluca e daria mais liberdade criativa aos autores, algo na linha Vertigo. E,como eu disse em outros tópicos, encerraria de uma vez por todas essas milhões de interligações, necessidades de conhecimento prévio (isso sim é complexo... vc compra uma revista e tem que tentar adivinhar uma série de coisas que está acontecendo, sem quaquer tipo de explicação) e com abolindo histórias muito longas que sempre se perdem no final.

E se querem lançar essa linha de números 1, pq não fazer um pacotão com os 52 títulos (no formato digital) e vender com um desconto nesse primeiro mês, para os leitores tomarem conhecimento? Sei lá, uns 50-60 dólares. Ainda falta muita estratégia nesse povo. Querem é expremer até o último centavo do nerd que já compra, isso sim. Quando os "últimos moicanos" acandonarem o barco, aí que eles verão o que é uma crise de verdade.
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Mensagem por Chusma Ter Jun 21, 2011 6:15 pm

zkrk escreveu:
Chusma escreveu:Olha, mas não foi ele que iniciou essa parada de grandes sagas. Isso aí é dos anos 80 ainda (Marvel com Guerras Secretas e DC com Crise de Infinitas Terras), só que vem aumentando de forma exponencial. Na década de 90 tb teve muito disso. Nos anos 2000, a coisa só explodiu. A DC, por exemplo,encerrou uma e já começou imediatamente outra (Flashpoint). E não passa um ano seque sem grande evento. Bicho, mas faço um questionamente: pq os americanos insistem em consumir essas revistas (sim, pq elas sempre são as mais vendidas das editoras)? Será qe eles não veem que eles mesmo estão retroalimentando esse sistema falido?

Olha, eu costumo falar que boa parte da culpa cabe aos fanboys.. aquele tipo que "não importa se a história é boa ou ruim, a história é do Batman, e o Batman é fooooodaaaaa!".
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Sem ofensas pessoais a ninguém aqui do fórum, mas francamente? fanboy mais atrapalha do que ajuda no lance da qualidade das HQs.

Sempre reclamam que a Image fudeu com os quadrinhso na década de 1990, apostando mais na ação testosteronica do que nos bons roteiros, e isso acabou influenciando toda a indústria. Mas pq influenciou? Pq vendia como água. Porcarias como o Rob Liefeld só estão aí até hj pq vendem, essa que é a verdade. Agora, tudo tem o seu reflexo no futuro.

Falta tb uma atitude da industria para melhorar a qualidade. Quando os quadrinhos tiveram uma queda faraónica, veja o que foi feito para segurar os leiotores: muito pouco. A Marvel ainda apostou em alguns bons autores e na linha Ultimate, mas depois voltaram a desandar. Continuaram a apostar nas velhas formulas de milhares de revista.Enfim...
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Mark Millar critica eventos da Marvel e DC Comics Empty Re: Mark Millar critica eventos da Marvel e DC Comics

Mensagem por Questao Ter Jun 21, 2011 7:06 pm

HQ hoje não é de venda mas sim de imagem que a warner pode explorar mesmo se vender 1 edição os direitos de imagens vão lucar bilhoes,novos visuais e sagas geram novos personagens que geram novos bonecos,canecas,video games,bones e um monte de produtos,hqs não são mais o intuito das editoras,eles agora notaram que isso está dando merda( ou pior não estão notando ainda) que apesar de seus personagens serem icones e estão no inconciente coletivo cedo ou tarde eles vão ser esquecidos

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