DC censurou Super Homem Islâmico?
2 participantes
Página 1 de 1
DC censurou Super Homem Islâmico?
fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A coisa tá feia na DC, rapaziada... Estava programada pra ontem a publicação de Superman #712, edição do arco "Grounded", escrita pelo Straczynski e por Chris Roberson e desenhada pelo brazuca Eddy Barrows. A sinopse da edição era a seguinte:
Conheça o mais novo super herói de Los Angeles: Sharif! Mas Sharif descobre que no clima cultural atual, algumas pessoas não querem a ajuda dele - eles só querem que ele suma. Superman pode ajudar Sharif e acalmar um público preconceituoso ou existem alguns problemas grandes demais até pro Homem de Aço resolver?
Veja ai a capa, desenhada pelo Cassaday.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
pelo visto já tinha rolado uma mudança estranha na capa, pois a arte original do Cassaday incluia o símbolo do Sharif, que curiosamente foi cortado na versão final. Veja:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mas isso ainda não era nada. APENAS UM DIA ANTES DA PUBLICAÇÃO saiu a informação, para os lojistas, de que a história foi SUBSTITUÍDA por uma outra antiga inédita do Kurt Busiek e do Rick Leonardi. É uma hq que mostra como o Kripto ficou após a morte do Superboy e o sumiço do Superman após a Crise Infinita. Veja a capa desenhada pelo Carlos Pacheco.
null
A única explicação oficial dada foi de que a DC determinou que a história não funcionava dentro do arco "Grounded". O autor Chris Roberson, lamentou que a DC tomasse essa decisão pois tanto a premissa quanto o script foram aprovados pela DC e ela estava pronta. Vetaram quando estava indo para a impressão!!
Numa entrevista dada em março sobre a história, Roberson havia dito que Sharif é, assim como o Superman, um personagem com poderes e habilidades bem maiores que pessoas normais, que veio para os EUA ainda criança e cresceu dedicando sua vida à "verdade, justiça e modo americano", mas o fato de ter vindo de outro país ao invés de outro planeta complica tudo, e ele logo aprende que algumas pessoas tem uma idéia diferente do que significa o “modo americano”.
Nas próximas duas edições a saga prossegue normalmente, simplesmente como se a edição #712 original não tivesse existido.
E como cagada pouca é bobagem, isso ainda emputeceu o George Pérez, responsável pela capa variante da edição. Pérez já tinha divulgado a capa no seu facebook e informado que ela sairia ontem e que era uma homenagem em memória de um amigo e grande fã do Super.
Quando soube da mudança brusca, o artista reclamou da falta de cortesia de sequer terem o avisado, disse que ficou chateado e envergonhado e pediu desculpas aos familiares do amigo. Reprogramaram a capa pra edição #714, mas isso não parece ter diminuído muito o descontentamento dele. Veja a capa do Pérez.
null
Parabéns, campeões!! De quebra ainda arrumaram treta com o responsável por uma das principais revistas pós-reboot...
Cara, infelizmente não é o primeiro e muito menos o último caso de censura braba na DC. Nesse caso tem leitores até defendendo a editora, dizendo que preferem ler uma hq do Kripto pelo Busiek do que esse arco atual, bwahahaha
Embora a DC use personagens muçulmanos em suas hqs, como o Nightrunner de Batman Inc por exemplo, e já tenha até feito um crossover com grupo os 99, isso sempre gera protestos e já tivemos recentemente a polêmica renúncia do Super a cidadania estadounidense que repercutiu bastante na imprensa americana. Junte isso com um momento em que a DC, pelo visto, tem sofrido muita interferência e pressão da Warner e estão no meio de uma grande campanha para atrair novos leitores...
Tudo indica que os executivos vetaram porque um "Super Muçulmano é algo anti-americano", CERTO?
Só que o Rich Johnston, lá do site "Cú Sangrando", que é um cara cheio das amizades nas editoras, disse após ter passado a tarde sondando o assunto que entre os contratados pela editora só se fala que o veto não teve nada a ver com o Sharif, "mas sim porque na edição tinha uma cena do Superman resgatando um gatinho de uma árvore, no estilo da presente no filme do herói, e executivos da DC acharam que era muito piegas, doce demais, inocente demais, o tipo errado de história para o personagem, simbolizava tudo que havia de errado com as hqs do Superman e isso tinha que ser vetado!!"
Porra...
Que conversa é essa?
Que PORRA DE DESCULPINHA RIDÍCULA é essa????
Uma hq com um herói muçulmano sofrendo preconceito pelos americanos foi vetada por causa de uma cena com um gatinho?
E aí trocaram a história com um gatinho por uma com um cachorrinho?
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Re: DC censurou Super Homem Islâmico?
Nossa, lamentável. Ao invés de explorarem o pluralismo de ideias e etnias, eles se fecham e se censuram cada vez mais.
Marvel e DC sempre foram bastante ideologicas, sera que isso vai mudar algum dia? (Seria possível?)
***********
Detalhe do site CU SANGRANDO, essa foi a bomba do dia.
Marvel e DC sempre foram bastante ideologicas, sera que isso vai mudar algum dia? (Seria possível?)
***********
Detalhe do site CU SANGRANDO, essa foi a bomba do dia.
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
- Mensagens : 20441
Data de inscrição : 10/06/2010
Tópicos semelhantes
» BASTIDORES DO SUPER-HOMEM
» Como Fazer Pegadinha com o Super-Homem
» Super-Homem não é mais o mesmo...
» Mudaram o super homem em um passe de mágica
» O segredo da identidade secreta do Super-Homem
» Como Fazer Pegadinha com o Super-Homem
» Super-Homem não é mais o mesmo...
» Mudaram o super homem em um passe de mágica
» O segredo da identidade secreta do Super-Homem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos