A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade

+2
Questao
Brainiac
6 participantes

Ir para baixo

Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade  Empty Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade

Mensagem por Brainiac Qua Ago 17, 2011 9:12 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma das coisas que eu mais gostava nas histórias do Super-Homem eram os cristais de memória, que serviam como um "pendrive mais estiloso". Eu mesmo queria ter um treco daqueles e achava, em minha tola crendice infantil, que o futuro traria bibliotecas com aquele formato. Tempo passou e o futuro que imaginei não veio… Ou quase.

Pesquisadores ingleses da Universidade de Southampton andaram estudando como a interação com lasers com átomos de vidro poderiam servir para gravar informações e serem usadas em nossos computadores e criaram um novo tipo de vidro nanoestruturado que pode servir como memória mais estável e duradoura.

Em um trabalho publicado na Applied Physics Letters, o professor Peter Kazansky e sua equipe descrevem como um processo de gravação a laser no dispositivo pode guardar informações para sempre,ou pelo menos ter uma durabilidade muito maior que a dos CD's e DVD's.

Além disso, o material aguenta temperaturas de mais de 980º C e, se necessário, pode ser apagado e reescrito.


O processo consiste basicamente em mudar a maneira como a luz viaja no vidro puro de sílica. Nesse material são aplicados pulsos de laser super curtos que imprimem pequenos pontos na superfície – uma espécie de pixel 3D chamado Voxel. O vidro fica opaco e cria rodamoinhos de luz polarizada, que podem ser lidos da mesma maneira que os dados de fibra óptica.


Atualmente, os pesquisadores conseguem colocar 50 GB em um pedaço de vidro do tamanho de uma tela de celular.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Além de criar um novo tipo de memória de computador, a tecnologia pode levar a novos métodos de manipulação de objetos do tamanho de átomos, à gravação de imagens em resolução super alta e até mesmo no desenvolvimento de novos aceleradores de partículas.


O trabalho, que está sendo relacionado aos cristais de memória da série Super Homem, pode em breve chegar ao mercado. É que a universidade trabalha em parceria com a empresa lituana Altechna para comercializar a descoberta.


A pesquisa foi publicada na revista científica Applied Physics Letters


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade  Empty Re: Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade

Mensagem por Questao Qua Ago 17, 2011 11:51 am

eu sempre achei foda tambem,imagina no futuro o video do super homem ser considerado um arquivo historico? ahauhauha so espero que não tenhamos o mesmo destino de krypton

muito foda espero um dia usar cristais como pendrives uahuua

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien
Questao
Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 28229
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 39

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade  Empty Re: Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade

Mensagem por Hiena Qua Ago 17, 2011 2:44 pm

50 GB naquele pedacinho de vidro? imagina um HD com esse material!!!!
Os Kryptonianos sabiam das coisas ein !!!
Hiena
Hiena
Farrista das mil e uma noites
Farrista das mil e uma noites

Mensagens : 1431
Data de inscrição : 11/06/2010
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade  Empty Re: Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade

Mensagem por Convidado Qua Ago 17, 2011 3:53 pm

QUE ANIMAL!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade  Empty Re: Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade

Mensagem por Jamm Qua Ago 17, 2011 7:56 pm

Isso sempre foi possível, bastava apenas alguém fazer, precisou aparecer o pendrive pra isso.

Será que será 1 pendrive em forma de cristal? scratch Laughing
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade  Empty Re: Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade

Mensagem por Convidado Qua Ago 17, 2011 10:46 pm

Legal!! Vou comprar qdo sair por aqui ^^

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade  Empty Re: Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade

Mensagem por volpi Qui Ago 18, 2011 7:52 pm

Hiena escreveu:50 GB naquele pedacinho de vidro? imagina um HD com esse material!!!!
Os Kryptonianos sabiam das coisas ein !!!

Foi bem o que eu pensei! E isso que ainda estão desenvolvendo a coisa!
volpi
volpi
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1516
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade  Empty Re: Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade

Mensagem por Brainiac Ter Fev 16, 2016 1:23 pm

Virou realidade! Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade  2830166019

Optical Data Storage Squeezes 360TB on to a Quartz Disc—Forever

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Want to make sure you back something up indefinitely? Then you could do worse than a digital data storage technique that uses laser light to store 360 terabytes of information on nanostructured quartz for up to 14 billion years.

Developed by researchers at Southampton University in the UK, the technique uses femtosecond laser pulses to write data in the 3D structure of quartz at the nanoscale. The pulses create three layers of nanostructured dots, each just five microns above the other. The changes in the structure can be read by interrogating the sample with another pulse of light and recording its polarisation —the orientation of the waves—after it’s passed through.

The team has now written a series of major works to small glass discs— including the Universal Declaration of Human Rights, Newton’s Opticks, the Magna Carta and the Kings James Bible. The density of the data aboard these discs suggests that they could squeeze a total of 360 terabytes onto a single piece of quartz. They also point out that the data is extremely stable: It could endure for as long as 13.8 billion years at temperatures up to 350 degrees Fahrenheit.

The idea of archiving data in this way has been around for a little while, but until now the density of data storage has been modest. Back in 2012, a similar technique was used to store 40 megabytes per square inch—approximately the same density of a music CD. The new advance, though, makes the technique a genuine means of archiving vast quantities of information in perpetuity.

[Southampton University]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade  Empty Re: Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade

Mensagem por Quero Café Ter Fev 16, 2016 7:36 pm

Foda.
Do Karelo.
Prestem atenção em algo que vou lhes dizer.
Num futuro próximo, a capacidade de armazenamento de dados será tão fantástica que a vida inteira de uma pessoa caberá num dispositivo mais ou menos do tamanho de uma caixa de fósforos.
As filmagens de seu nascimento. Filmagens de todos seus aniversários. Filmagens de seu casamento. Todos os seus exames médicos. Todos os seus documentos. Todas suas contas pagas. Todas suas provas escolares. Todos livros que leu e não leu, mas quis ler. Relação de todos os bens que teve. E muito mais.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade  Empty Re: Cristais de memória do Super-Homem podem se tornar realidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos