Comissão da Verdade é aprovada por unanimidade e presidente dilma inicia hoje as atividades
4 participantes
Página 1 de 1
Comissão da Verdade é aprovada por unanimidade e presidente dilma inicia hoje as atividades
fonte - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Hoje começou as atividades da comissão,legitimada pelo Stf,ela tem o prazo de 2 anos para fazer suas investigações de crimes dos dois lados e lista de desaparecidos
Crimes como tortura, assassinato e desaparecimento de militantes serão investigados
O Senado aprovou por unanimidade a criação da Comissão da Verdade, que vai apurar violações de direitos humanos durante a ditadura. Crimes como tortura, assassinato e desaparecimento de militantes serão investigados nos dois anos de funcionamento da comissão. Mas não será possível pedir abertura de processos contra torturadores. A lei da anistia não permite.
Por unanimidade, os parlamentares aprovaram o mesmo projeto de autoria do governo Lula, em uma sessão histórica. A Comissão da Verdade será formada por sete pessoas indicadas pela presidente Dilma Rousseff. Elas não poderão ter cargos executivos em partidos políticos nem cargos comissionados e funções de confiança em órgãos públicos.
Serão dois anos para investigar violações dos direitos humanos, mortes e desaparecimentos de 1946 até a promulgação da Constituição de 1988, período de instabilidade política e ditadura militar. Qualquer cidadão pode contar o que sabe desta época.
A Comissão poderá requisitar documentos, inclusive das forças armadas, convocar depoimentos e até solicitar perícias no exterior. Mas não terá poder para pedir a abertura de processo na Justiça contra torturadores, porque a Lei de Anistia não permite.
O relator do projeto, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), acredita que a comissão da verdade vai escrever a versão oficial dos acontecimentos. “E, mais ainda, vai contribuir para explicar, para mostrar ao povo brasileiro como é que funcionava esse instrumento repressivo e todas suas conexões.
Ao todo, 475 pessoas morreram ou desapareceram em perseguições políticas, segundo o governo. Para a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, que acompanhou a votação no Senado, vai ficar mais fácil virar essa página da história.
“Esperança quer dizer possibilidade real da verdade sobre as circunstâncias das mortes, da tortura e do desaparecimento forçado vir a publico e ser conhecida pelas familias”, comentou a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Hoje começou as atividades da comissão,legitimada pelo Stf,ela tem o prazo de 2 anos para fazer suas investigações de crimes dos dois lados e lista de desaparecidos
-J.R.R.Tolkien
Re: Comissão da Verdade é aprovada por unanimidade e presidente dilma inicia hoje as atividades
Bom.
Espero que ela liste os dois lados e esclareça o que puder esclarecer.
Espero também que não surja revanchismo disso... Se bem que quem tinha 40 anos em 1964 hoje teria quase 90 anos...
Espero que ela liste os dois lados e esclareça o que puder esclarecer.
Espero também que não surja revanchismo disso... Se bem que quem tinha 40 anos em 1964 hoje teria quase 90 anos...
Goris- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Re: Comissão da Verdade é aprovada por unanimidade e presidente dilma inicia hoje as atividades
Qual o efeito prático disso? Nenhum. Já que a comissão é apenas para apurar os fatos, e não punir ninguem. O máximo que pode acontecer é dar brecha para famílias pedirem indenizações.
E outra, essa preciso de ajuda técnica de alguém do fórum, qualquer crime que tenha sido cometido, já não prescreveu? Se partirmos de 1988, já temos 23 anos, acho que a maioria já não tem tempo hábil para ser julgado, se fosse ser julgado.
E outra, essa preciso de ajuda técnica de alguém do fórum, qualquer crime que tenha sido cometido, já não prescreveu? Se partirmos de 1988, já temos 23 anos, acho que a maioria já não tem tempo hábil para ser julgado, se fosse ser julgado.
Honestamente, se vc fosse familiar de uma pessoa morta pelo governo, não quereria justiça? Ou, tendo direito e sendo impossível a justiça, indenização?
Eu não sou parente de ninguém e acho importantíssimo saber o que foi feito dos desaparecidos e até mesmo todos os erros de ambos os lados e, por princípios até, ver a verdade sendo revelada.
Eu não sou parente de ninguém e acho importantíssimo saber o que foi feito dos desaparecidos e até mesmo todos os erros de ambos os lados e, por princípios até, ver a verdade sendo revelada.
Goris- Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Mas não vai ter justiça. Apenas apuração de fatos. Indenizações já acontecem todo ano sem essa lei. O que pode acontecer é facilitar.
Continuo com a pergunta: já não prescreveu? No Brasil homícido não prescreve com 20 anos? Como punir alguém que cometeu abuso em 1975 por exemplo?
Continuo com a pergunta: já não prescreveu? No Brasil homícido não prescreve com 20 anos? Como punir alguém que cometeu abuso em 1975 por exemplo?
Parallax escreveu:
Mas não vai ter justiça. Apenas apuração de fatos. Indenizações já acontecem todo ano sem essa lei. O que pode acontecer é facilitar.
Caro torcedor colorado, se eu fosse familiar de alguém que sucumbiu ao regime militar eu ia gostar da apuração de fatos. Pois aí eu poderia articular uma vingança pessoal.
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
Jamm escreveu:Parallax escreveu:
Caro torcedor colorado, se eu fosse familiar de alguém que sucumbiu ao regime militar eu ia gostar da apuração de fatos. Pois aí eu poderia articular uma vingança pessoal.
Achamos um efeito prático para isso. hauahuauahauahua
Bang bang sem mocinho.
Parallax escreveu:Jamm escreveu:Parallax escreveu:
Achamos um efeito prático para isso. hauahuauahauahua
Bang bang sem mocinho.
eu já acho que faz parte da historia e com ela aprendemos,alem do mais o regime militar nunca adimitiu que fez tortura ou matou pessoas(apesar de todos sabermos da verdade),conhecer a historia do nosso país é conhecer a nos mesmos,sendo capazes de melhorar
familias poderão enterrar corpos de seus familiares que até hoje estão desaparecidos,e tem um efeito pratico sim já que os arquivos secretos não são só sobre isso,mas tambem sobre projetos insanos que o brasil fez,alem de outras coisas,eu acho muito importante tudo isso
-J.R.R.Tolkien