A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sony deverá pagar indenização por racismo em música de Tiririca

4 participantes

Ir para baixo

Sony deverá pagar indenização por racismo em música de Tiririca Empty Sony deverá pagar indenização por racismo em música de Tiririca

Mensagem por Jamm Sáb Dez 17, 2011 5:43 pm

Sony deverá pagar indenização por racismo em música de Tiririca

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio manteve na última quarta-feira decisão que condena a gravadora Sony Music a pagar indenização retroativa a 1997 por causa da música "Veja os Cabelos Dela", composta pelo agora deputado Tiririca (PR-SP).

A ação foi movida por dez ONGs do movimento negro, que diziam que a canção --lançada por Tiririca em 1996, em disco que vendeu cerca de 250 mil cópias-- tem conteúdo racista. "Essa nega fede, fede de lascar/ Bicha fedorenta, fede mais que gambá", diz um dos trechos da canção.

A Sony foi condenada em 2004 a pagar indenização de R$ 300 mil, com correção monetária retroativa a 1997, quando o processo foi ajuizado.

A gravadora recorreu, pleiteando que a correção contasse a partir da data da condenação, mas perdeu em julgamento na 16ª Câmara Cível do Rio, em março passado. Novo recurso da Sony foi rejeitado na quarta-feira. Segundo as partes, não cabem mais recursos.

A indenização, que deve ser destinada ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos, administrado pelo Ministério da Justiça, foi calculada a partir do lucro com as vendas do disco.

O valor era de cerca de R$ 1,2 milhão, na decisão de março passado, mas segundo Humberto Adami, advogado dos autores da ação, aumentará, pois será calculado novamente, acrescido da correção dos últimos nove meses.

Tiririca, que não era réu no processo, não tem mais contrato com a Sony.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Jamm
Jamm
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 18746
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sony deverá pagar indenização por racismo em música de Tiririca Empty Re: Sony deverá pagar indenização por racismo em música de Tiririca

Mensagem por Goris Sáb Dez 17, 2011 6:18 pm

Peraí, essas ONGs processaram a sony, mas não o Tiririca?

Até entendo processar a Sony por que realmente ela é responsável pelo que publica, mas em minha opinião de leigo, deveriam ser ambos julgados juntos...
Goris
Goris
Farrista Cheguei até aqui. Problem?
Farrista Cheguei até aqui. Problem?

Mensagens : 4591
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 49
Localização : Volta Redonda / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sony deverá pagar indenização por racismo em música de Tiririca Empty Re: Sony deverá pagar indenização por racismo em música de Tiririca

Mensagem por Brainiac Sáb Dez 17, 2011 6:52 pm

Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

Sony deverá pagar indenização por racismo em música de Tiririca Empty Re: Sony deverá pagar indenização por racismo em música de Tiririca

Mensagem por Mogur Sáb Dez 17, 2011 7:16 pm

Bem feito...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Sony deverá pagar indenização por racismo em música de Tiririca Empty Re: Sony deverá pagar indenização por racismo em música de Tiririca

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos