A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Irena Sendler

Ir para baixo

Irena Sendler Empty Irena Sendler

Mensagem por Convidad Seg Jul 26, 2010 7:14 am

bem, nem é uma notícia recente, ela morreu em 2008, mas é uma história que eu não conhecia (o que é bastante comum, hehe) e de repente alguem mais pode não conhecer
mas principalmente porque me encantei com a foto da irena, ai, quero uma vó assim, que linda *-*

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fui pesquisar para um post de um filme sobre ela, The Courageous heart of Irena Sendler, e aqui o texto q coloquei com base na wikipedia e outras fontes:

Irena Sendler conseguiu resgatar mais de 2.500 crianças judias por vários meios: começou a recolhê-las em ambulâncias como vítimas de tifo, mas logo se valia de todo o tipo de subterfúgios que servissem para os esconder, sacos, cestos de lixo, caixas de ferramentas, carregamentos de mercadorias, sacas de batatas, caixões... nas suas mãos qualquer elemento transformava-se numa via de fuga. Foi descoberta pelos nazistas e em 1943 foi presa pela Gestapo e brutalmente torturada.

Irena, a única que sabia os nomes e moradas das famílias que albergavam crianças judias, suportou a tortura e negou-se a trair seus colaboradores ou as crianças ocultas. Quebraram-lhe os ossos dos pés e das pernas, mas não conseguiram quebrar a sua determinação. Foi condenada à morte mas escapou com a ajuda dos membros da Żegota.

Irena mantinha registros com os nomes de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto guardados num frasco de vidro. Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir as familias. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais, Irena ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adotivos.

Nascida a 15 de Fevereiro de 1910, Irena permaneceu relativamente desconhecida na Polônia, à imagem de Oskar Schindler, que morreu na pobreza, mas foi imortalizado no cinema pelo realizador Steven Spielberg em "A Lista de Schindler".

Irena Sendler viveu até os 98 anos de idade.

Convidad
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

Irena Sendler Empty Re: Irena Sendler

Mensagem por Convidado Seg Jul 26, 2010 9:32 am

eu realmente não a conheci, mas são pessoas assim que restauram nossa fé na humanidade. Mto obrigada por postar sobre ela!Very Happy

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidad Seg Jul 26, 2010 3:44 pm

fabiola_a9 escreveu:eu realmente não a conheci, mas são pessoas assim que restauram nossa fé na humanidade. Mto obrigada por postar sobre ela!Very Happy

a história dela é incrível mesmo, qta força e coragem, sozinha enfrentando tanto perigo, mas pelo rostinho dela dá pra ver como valeu a pena, morreu feliz e em paz porque fez a parte dela meixxxmo !!!

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Seg Jul 26, 2010 4:00 pm

acullen escreveu:
fabiola_a9 escreveu:eu realmente não a conheci, mas são pessoas assim que restauram nossa fé na humanidade. Mto obrigada por postar sobre ela!Very Happy

a história dela é incrível mesmo, qta força e coragem, sozinha enfrentando tanto perigo, mas pelo rostinho dela dá pra ver como valeu a pena, morreu feliz e em paz porque fez a parte dela meixxxmo !!!

Fiquei um bom tempo procurando, e reparei como faz sentido toda essa idolatria.
Fez a parte dela como ninguém.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidado Seg Jul 26, 2010 11:10 pm

Heroina

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado