A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

+3
Victor Pax
Mononoke Hime
Koppe
7 participantes

Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Koppe Seg Jan 16, 2012 2:51 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por Alessio Esteves

Jovens revoltados com o aumento da passagem de ônibus em Teresina, Piauí, e em Vitória, no Espírito Santo, resolveram mostrar sua insatisfação de maneira nem um pouco sutil: foram às ruas, pararam o trânsito e chegaram até a queimar/depredar alguns veículos.

No sétimo dia de protestos em Teresina, a polícia militar colocou 600 homens nas ruas para acabar com as manifestações. Todos sem identificação. Entre relatos de abuso de violência, invasão de lojas e padarias e prisões arbitrárias, me espantou o silêncio da mídia em geral sobre o assunto.

É fácil encontrar fotos e matérias louvando a Primavera Árabe ou condenando a polícia de Nova Iorque pela maneira que tentou acabar com o Occupy Wall Street. Mas não vi praticamente nada sobre o que houve em Teresina divulgado na chamada Grande Mídia. Por que o que acontece no Oriente Médio ou na América do Norte recebe muito mais atenção do que atos parecidos em nosso próprio país? O pior é que, quando o essas ações foram minimamente mostradas, tentaram criminalizar o movimento. O Brasil é tão democrático assim para acharmos este tipo de manifestação um absurdo?

Não vou discutir aqui os interesses que levam grandes grupos midiáticos a não mostrar ou condenar estas ações, mas muito me espanta ver pessoas que considero esclarecidas e próximas a mim emitirem opiniões semelhantes . Não acho que todos devem concordar quanto a isso ser certo e prefiro os que abertamente condenam o que houve: esses eu sei claramente o que estão pensando. Refiro-me àqueles que acham que a reivindicação é justa, mas acham que os estudantes “passaram do limite”.

Não entendo o que é “passar do limite”. Não acho ruim ter um ônibus queimando em Vitória ou Teresina. O que acho ruim é não termos ônibus queimando por todo o país!

Eu moro na cidade de São Paulo e, todo dia, quem trabalha é humilhado e maltratado a caminho do trabalho por ônibus e metrôs lotados a preços altíssimos. Somos obrigados a acordar horas antes do expediente para ficarmos parados tentando ir trabalhar. Já calculou quanto tempo você perde indo e voltando do trabalho? É um período que você está usando para descansar (e curtir a vida) e que é jogado no lixo diariamente. Mas ai do empregado que chegar atrasado por causa do trânsito. É obrigação dele chegar no horário.

E temos aquelas cenas bizarras de pessoas correndo para entrar no vagão do metrô antes dele fechar. Temos pessoas em posições desconfortáveis por longos períodos de tempo devido à superlotação. Como não se estressar com isso? Quem aqui nunca viu discussões ou até mesmo agressões físicas entre trabalhadores estressados por estar nestas condições? Os manifestantes passaram do limite mesmo? E os nossos limites enquanto seres humanos mentalmente e fisicamente saudáveis?

Ouvi muito também que só estudantes foram protestar porque são “vagabundos”. Sabia que, caso eles consigam impedir o aumento da passagem, TODOS serão beneficiados, você inclusive? Preferia o que, eles em casa jogando videogame? Eles estão se arriscando fisicamente para mudar algo que tenho plena certeza que você acha injusto. Já que, devido a trabalho, família, etc., não temos condições (ou seria coragem?) de ir às ruas, creio que o mínimo que podemos fazer é mostrar que os apoiamos.

Seja divulgando na internet o que a grande mídia não mostra, seja esclarecendo para as pessoas ao seu redor o que está acontecendo, seja jogando papel picado da janela do seu apartamento quando eles passam, faça algo. Mostre que eles não estão sozinhos.

Diversos conhecidos emocionaram-se ao ver pela internet ou TV a festa que os egípcios fizeram ao derrubar a ditadura que os oprimia. Mas estes mesmos se esquecem do quanto foi quebrado e de quanto se brigou para chegar naquela festa. Podemos ter uma festa parecida aqui ao lado. O que nos falta é culhão de pagar o preço da entrada.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Koppe
Koppe
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2246
Data de inscrição : 13/06/2010
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://mdhq.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Mononoke Hime Seg Jan 16, 2012 8:18 am

Isso já aconteceu em Recife, mas foi um pouco diferente, a empresa de ônibus queria retirar a meia passagem, pois havia sido "oferecida" apenas por um período, acho que 10 anos. Então quando numa manhã de segunda os estudantes não conseguiram pagar a metade, simplesmente desceram e foram para a principal avenida de acesso ao centro da cidade e pararam ela. O congestionamento durou o dia inteiro porque houve desvio da rota. Milhares de estudantes sentaram no chão e estabeleceram que só sairiam quando a EMTU mantivesse a meia passagem... foi o dia inteiro, num sol de rachar... mas eles conseguiram.

Os estudantes ainda são a esperança de mudanças que o Brasil tanto precisa, pena que grande parte deles seja completamente alienado.

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Victor Pax Seg Jan 16, 2012 8:30 am

Bom Mononoke, se eu também a cada reveindicação ou mobilização fosse denegrido e julgado como filhilho de papai e olhado como ameaça a sociedade também chegaria em um momento que mandaria tudo as favas e "deixava correr solto" ou só pelo que me atingi-se profundamente.
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Mononoke Hime Seg Jan 16, 2012 8:35 am

Victor Pax escreveu:Bom Mononoke, se eu também a cada reveindicação ou mobilização fosse denegrido e julgado como filhilho de papai e olhado como ameaça a sociedade também chegaria em um momento que mandaria tudo as favas e "deixava correr solto" ou só pelo que me atingi-se profundamente.

Você tem razão, mas me referi aos jovens amantes de funk, jovens vítimas de restart ou ainda os adolescentes que se preocupam mais com a aparência propria do que com o mundo ao redor.

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Victor Pax Seg Jan 16, 2012 9:23 am

Olha minha amiga... levando-se em conta a "lavagem cerebral" a que estão expostos (by globo, veja, istoé, etc) é até compreensível.

Lembrando que o neoliberalismo pós anos 80 é bem isso... voce é o que tem (roupa, casa, carro, tênis, etc), o importante é o seu umbigo e f_d_se o resto!
Victor Pax
Victor Pax
Farrista já viciei...
Farrista já viciei...

Mensagens : 4157
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por marcelo l. Seg Jan 16, 2012 10:44 am

A falta de atitude que leva esse tipo de violência, o silêncio da mídia e os abusos policiais e até a cobertura que tivemos da Primavera Árabe e do occupy Wall Street dá para ver que no nosso país aceita-se criminalizar um movimento social desde que não seja a nosso favor.

Teresina é um campo que há um silêncio tanto da mídia tradicional ou não, pode chocar as pessoas, no Brasil não há hesitação, ou apoio de imediato ou não, o que interessa é o que o movimento social serve ao projeto político.

A visão aqui é simplesmente desoladora para tudo, o caso de Teresina eu só tinha lido antes em em português da VICE,a curioso que os lugares que li todos tem o mesmo apoio aos movimentos sociais seja nos EUA, Europa, Oriente Médio e agora sobre Teresina.

Por que saiu algo aqui sobre a Primavera ou Occupy Wall Street por que lá existe uma mídia que apoia esses movimentos e quer discutir dentro de sua perspectiva política, por isso mesmo contra tinha que sair no Brasil pela quantidade de notícias e embate ideológico, Já Belo Monte e Teresina existe convergências de interesses por isso existe o silêncio.
marcelo l.
marcelo l.
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 6877
Data de inscrição : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Mononoke Hime Seg Jan 16, 2012 10:52 am

marcelo l. escreveu:A falta de atitude que leva esse tipo de violência, o silêncio da mídia e os abusos policiais e até a cobertura que tivemos da Primavera Árabe e do occupy Wall Street dá para ver que no nosso país aceita-se criminalizar um movimento social desde que não seja a nosso favor.

Teresina é um campo que há um silêncio tanto da mídia tradicional ou não, pode chocar as pessoas, no Brasil não há hesitação, ou apoio de imediato ou não, o que interessa é o que o movimento social serve ao projeto político.

A visão aqui é simplesmente desoladora para tudo, o caso de Teresina eu só tinha lido antes em em português da VICE,a curioso que os lugares que li todos tem o mesmo apoio aos movimentos sociais seja nos EUA, Europa, Oriente Médio e agora sobre Teresina.

Por que saiu algo aqui sobre a Primavera ou Occupy Wall Street por que lá existe uma mídia que apoia esses movimentos e quer discutir dentro de sua perspectiva política, por isso mesmo contra tinha que sair no Brasil pela quantidade de notícias e embate ideológico, Já Belo Monte e Teresina existe convergências de interesses por isso existe o silêncio.



A mídia manipula demais, é impressionante como tudo que vem dela chega a ser verdade absoluta. O movimento que eu citei anteiormente acontecido em Recife, mal foi exposto na mídia, mesmo que tenha mexido com a vida de 90% dos recifenses na época...

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Convidado Seg Jan 16, 2012 11:34 am

Os movimentos que gritam, esperneiam e saem as ruas normalmente são vistos como "lixos", como os estudantes, MST, Sem Teto. Esses são os únicos que ainda tem a coragem e a visão de que as coisas precisam mudar e que não tá bom não. A falta de ação do brasileiro chega a ser patética,mostra que fomos muito bem domesticados para ficar caladinhos.

Mas sabe de uma coisa, cansa ser xingado o tempo todo por fazer algo. E eu nem sou de mov. estudantil (ok de certa forma sou, sou estudante e "milito"), mas qundo a gente sai p apoiar os professores em greve somos xingado, quando saímos p gritar na prefeitura, somo xingados, quando vamos protestar contra esse aumento abusivo de tarifa de onibus somos é xingado tbm. Sempre pela população, tomar porrada da polícia a gente sabe que vai, polícia é cachorro do governo. Agora a população falar o que falam para a galera é de lascar viu...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Quero Café Seg Jan 16, 2012 11:44 am

Eu detesto baderna, mas em determinados contextos, muitos específicos (tão específicos quanto o homicídio por legítima defesa) acho-a justa e salutar.
Creio que essa talvez seja a situação.
A passagem dos ônibus já passou do limite do aceitável.
Está carríssima.
Tenho visto pessoas andando a pé para economizar dinheiro. Conquanto essa seja uma prática saudável, é demoníaco que ela seja motivada pelo atual preço das passagem.
E sinceramente não vejo motivo para mais um descalabrado aumento.
E não podemos nos esquecer de que o transporte público é um serviço de natureza pública concedido publicamente para a exploração dos particulares, mas que isso não os desobriga a respeitar o regime jurídico da administração pública.
Ouso dizer, correndo o risco de passar por pueril, que o preço atual da passagem está desrespeitando um dos princípios da administração pública que é o interesse da coletividade.
Temos o direito de lutar contra isso.
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Mononoke Hime Seg Jan 16, 2012 11:59 am

fabiola_a9 escreveu:Os movimentos que gritam, esperneiam e saem as ruas normalmente são vistos como "lixos", como os estudantes, MST, Sem Teto. Esses são os únicos que ainda tem a coragem e a visão de que as coisas precisam mudar e que não tá bom não. A falta de ação do brasileiro chega a ser patética,mostra que fomos muito bem domesticados para ficar caladinhos.

Mas sabe de uma coisa, cansa ser xingado o tempo todo por fazer algo. E eu nem sou de mov. estudantil (ok de certa forma sou, sou estudante e "milito"), mas qundo a gente sai p apoiar os professores em greve somos xingado, quando saímos p gritar na prefeitura, somo xingados, quando vamos protestar contra esse aumento abusivo de tarifa de onibus somos é xingado tbm. Sempre pela população, tomar porrada da polícia a gente sabe que vai, polícia é cachorro do governo. Agora a população falar o que falam para a galera é de lascar viu...

Exemplo:
Professores paralisam as aulas devido a violência na escola e aos baixos salários

A mídia expõe: "Sem aulas, alunos de escolas públicas padecem nas ruas da cidade!"

Fala de uma mãe: "Tive que faltar trabalho para cuidar de meu filho porque os professores (que tem duas férias por ano) pararam de trabalhar!"

Outra manchete: "Professores em greve deixam milhares de alunos a mercê da violência nas ruas!"

Fala de um pai: "Os professores tinham que acabar com a greve, tinham que suar um pouquinho como nós, trabalhadores de verdade!"

Visão geral da sociedade idiotizada: professor=vagabundo

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Mononoke Hime Seg Jan 16, 2012 12:00 pm

Só uma mera representação do que a mídia faz com nossas cabeças...

Mononoke Hime
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7009
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 46
Localização : Floresta do Shishi-Gami

Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Brainiac Seg Jan 16, 2012 12:04 pm

Quem passou dos limites foi essa porra de governo.
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Mogur Seg Jan 16, 2012 12:20 pm

Quem tem acesso à informação apenas pela televisão, está muito fodido mesmo...

Nós vemos como as notícias que correm a internet são diferentes. Vemos que existe mais diversidade de informação, mais pontos de vista alternativos, contrários ao que passa nas TVs abertas (e olha que as TVs pagas estão indo para o mesmo caminho!)...

Não sei quando a população do Brasil vai acordar para a realidade, porque os abusos estão demais, e ninguém percebe, já que existem as novelas e os BBBs da vida para acalmar a raiva...

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

"Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?" Empty Re: "Quem passou dos limites: os estudantes ou nossa falta de atitude?"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos