Bebê nasce com sexo indefinido na Paraíba
+3
Victor Pax
Questao
Parallax
7 participantes
Página 1 de 1
Bebê nasce com sexo indefinido na Paraíba
Pai não pode registrar a criança por não haver sexo definido.
Casal é primo de 2º grau, o que pode ter causado problemas de formação.
Um casal do município de Sousa, localizado a 434km de João Pessoa, está vivendo um drama depois do nascimento do segundo filho. O bebê nasceu no domingo (22) com diversos problemas de saúde e sem sexo definido.
“Me disseram que eu não posso nem definir o sexo e nem registrar o bebê”, disse o pai. A criança deve ser submetida ao estudo do cariótipo, para que o sexo seja descoberto e ela possa ser submetida à cirurgia de correção da genitália.
Ainda na cidade do Sertão paraibano, a família foi avisada pelo médico de Sousa, no sexto mês de gestação, durante o pré-natal, que havia complicações na gestação e que havia sido identificado que o feto tinha mais líquido na cabeça do que o normal. Por isso, a mãe passou a ser acompanhada por médicos da Maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa.
Elenildo e sua esposa, Luciana Oliveira, são primos de 2º grau, o que a diretora Ana de Lourdes considera que pode ter motivado os problemas na formação da criança. Eles já têm um filho de 5 anos, porém, Luciana já perdeu dois bebês antes do caso atual.
Segundo a obstetra e diretora geral da maternidade onde o bebê nasceu, Ana de Lourdes Vieira Fernandes, o caso é raro. “Ao nascer, a criança apresentou múltiplos problemas na formação. Está sendo avaliado, estudado a que síndrome essa criança pode pertencer”, explicou. Além da indefinição no sexo na região externa dos órgãos genitais, o bebê também tem problemas graves no coração.
Em entrevista ao G1 na manhã desta quarta-feira (25), o pai da criança Elenildo dos Santos explicou que foi feita uma cirurgia na para que o bebê pudesse evacuar. Segundo ele, os próprios médicos que realizaram o procedimento acharam que a criança parecia ser uma menina, mas a confirmação só deve ser dada após alguns exames. Ele também informou que médicos de Recife, capital pernambucana, serão chamados para avaliar o coração do paciente.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Casal é primo de 2º grau, o que pode ter causado problemas de formação.
Um casal do município de Sousa, localizado a 434km de João Pessoa, está vivendo um drama depois do nascimento do segundo filho. O bebê nasceu no domingo (22) com diversos problemas de saúde e sem sexo definido.
“Me disseram que eu não posso nem definir o sexo e nem registrar o bebê”, disse o pai. A criança deve ser submetida ao estudo do cariótipo, para que o sexo seja descoberto e ela possa ser submetida à cirurgia de correção da genitália.
Ainda na cidade do Sertão paraibano, a família foi avisada pelo médico de Sousa, no sexto mês de gestação, durante o pré-natal, que havia complicações na gestação e que havia sido identificado que o feto tinha mais líquido na cabeça do que o normal. Por isso, a mãe passou a ser acompanhada por médicos da Maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa.
Elenildo e sua esposa, Luciana Oliveira, são primos de 2º grau, o que a diretora Ana de Lourdes considera que pode ter motivado os problemas na formação da criança. Eles já têm um filho de 5 anos, porém, Luciana já perdeu dois bebês antes do caso atual.
Segundo a obstetra e diretora geral da maternidade onde o bebê nasceu, Ana de Lourdes Vieira Fernandes, o caso é raro. “Ao nascer, a criança apresentou múltiplos problemas na formação. Está sendo avaliado, estudado a que síndrome essa criança pode pertencer”, explicou. Além da indefinição no sexo na região externa dos órgãos genitais, o bebê também tem problemas graves no coração.
Em entrevista ao G1 na manhã desta quarta-feira (25), o pai da criança Elenildo dos Santos explicou que foi feita uma cirurgia na para que o bebê pudesse evacuar. Segundo ele, os próprios médicos que realizaram o procedimento acharam que a criança parecia ser uma menina, mas a confirmação só deve ser dada após alguns exames. Ele também informou que médicos de Recife, capital pernambucana, serão chamados para avaliar o coração do paciente.
Re: Bebê nasce com sexo indefinido na Paraíba
nossa cara e eu pensava que esse negocio de primo com prima fosse lenda,tem algum biologo ou medico que possa explicar se primo com prima tem maiores chances e talz?
-J.R.R.Tolkien
Primeiramente o hermafroditismo não é tão raro assim, talvez se referissem ao órgão genital tão intermediário que não tinha em canal urinário aberto.
Sobre primos, sim realmente quanto mais próximo geneticamente maiores a chances de características genéticas se acentuarem em famílias já com propensão (ou seja se a família tem o gene de uma característica, seja de uma doença, seja de cabelos claros e ondulados ou nanismo ou resistência a determinada doença, ele vai se manifestar mais facilmente nessa criança).
Mas casamentos assim não são exatamente uma sentença de deformidades e doenças.
Voltando a casamentos consangüíneos, na criação de peixes, de aves, de gatos, de cães, etc eles são muito utilizados para reforçar características (cor de pele, resistência, olfato, comportamento, tamanho, etc).
Sobre primos, sim realmente quanto mais próximo geneticamente maiores a chances de características genéticas se acentuarem em famílias já com propensão (ou seja se a família tem o gene de uma característica, seja de uma doença, seja de cabelos claros e ondulados ou nanismo ou resistência a determinada doença, ele vai se manifestar mais facilmente nessa criança).
Voltando a casamentos consangüíneos, na criação de peixes, de aves, de gatos, de cães, etc eles são muito utilizados para reforçar características (cor de pele, resistência, olfato, comportamento, tamanho, etc).
Victor Pax- Farrista já viciei...
Acasalamento consanguíneo aumenta exponencialmente a probabilidade de ocorrência de genes deletérios em homozigose. Depois vou dar uma olhada no meu livro de genética médica para dizer os valores exatos...
Concordo, mas achei que a notícia poderia se mais construtiva.
Não é por que o casal é primo de segundo grau que o filho tem de nascer com algum problema.
Não é por que o casal é primo de segundo grau que o filho tem de nascer com algum problema.
Victor Pax- Farrista já viciei...
Claro, por isso que se fala de "probabilidade" e não certeza...
Victor Pax escreveu:Primeiramente o hermafroditismo não é tão raro assim, talvez se referissem ao órgão genital tão intermediário que não tinha em canal urinário aberto.
Em animais isso é menos problemático, porque a própria evolução já eliminou grande parte das doenças genéticas antes de serem domesticados. Mas em casos exagerados ainda acontece, e já tem muitas raças de cães apresentando problemas por causa disso. Essa reportagem da Superinteressante fala sobre isso: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
"para acelerar o desenvolvimento das raças, os canis recorrem ao incesto. É considerado normal colocar indivíduos da mesma família para se reproduzir entre si - mãe com filho, avô com neta, etc. -, pois isso ajuda a reforçar as características dos animais. Se uma família de cães é orelhuda e seus integrantes só se reproduzem entre si, há chances enormes de que os descendentes também saiam orelhudos. Mas, a cada geração, todos os defeitos presentes no DNA da família são mantidos e reforçados, até explodir numa avalanche de doenças genéticas. É por isso que 63% dos golden retrievers têm câncer, 47% dos são-bernardos sofrem problemas nos quadris e 80% dos collies ficam total ou parcialmente cegos."
Não era o Darwin que se casou com a prima e teve filhos com problemas?
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
Meu Vô e minha Vó são primos, e meu pai e minha tia, não tem problemas...xD
Cara, esse papo me lembrou do 'The Preacher'...Quem Leu sabe do que eu estou falando...xD
Cara, esse papo me lembrou do 'The Preacher'...Quem Leu sabe do que eu estou falando...xD
Christopher...Pekneo- Farrista das mil e uma noites
Vocês estão confundindo probabilidade com certeza...se fosse assim, ninguém nunca ganharia na Mega-Sena, porque a probabilidade de erro é de quase 100%...
Christopher...Pekneo escreveu:Meu Vô e minha Vó são primos, e meu pai e minha tia, não tem problemas...xD
É verdade, tô rindo aqui... e em Preacher esse problema aparece duas vezes.
Koppe escreveu:Christopher...Pekneo escreveu:Meu Vô e minha Vó são primos, e meu pai e minha tia, não tem problemas...xD
Pois é...xD
Christopher...Pekneo- Farrista das mil e uma noites
Christopher...Pekneo escreveu:Koppe escreveu:Christopher...Pekneo escreveu:Meu Vô e minha Vó são primos, e meu pai e minha tia, não tem problemas...xD
Pois é...xD
mas no preacher já é linhagem auhahau
-J.R.R.Tolkien
Consanguinidade
O acasalamento consanguíneo (endocruzamento), assim como a estratificação e o cruzamento preferencial positivo, causa aumento da frequência de ambos os genótipos homozigotos e uma redução da forma heterozigótica correspondente. Diversamente dos distúrbios em populações estratificadas, onde cada subgrupo tende a ter uma alta frequência de alguns alelos, o acasalamento consanguíneo permite que alelos menos comuns se tornem homozigóticos, e os tipos de distúrbios recessivos observados na progênie de pais aparentados podem ser muito raros e incomuns.
Uma característica importante de alguns distúrbios recessivos raros é que eles frequentemente aparecem na progênie de acasalamentos consanguíneos. Quanto mais raro o distúrbio, mais forte é essa tendência. Assim, a maioria dos indivíduos afetados por um distúrbio relativamente comum, como a fibrose cística, não resulta de consanguinidade, pois o alelo mutante é muito comum na população em geral. Contudo, a consanguinidade é encontrada mais amiúde nos antepassados de pacientes com afecções muito incomuns. No xeroderma pigmentoso, um distúrbio autossômico recessivo infrequente do reparo do DNA, por exemplo, mais de 20% dos casos relatados resultam de casamentos entre primos de primeiro grau.
Embora na maioria das populações das atuais sociedades ocidentais a incidência de casamento entre primos seja baixa, em alguns grupos é relativamente comum. Neste sentido, todos os acasalamentos são pelo menos remotamente consanguíneos, pois quaisquer duas pessoas tem no mínimo um ancestral antigo em comum. Se houve três gerações por século, os adultos jovens atuais possuem cerca de 64 (26)ancestrais (tetravós) que eram adultos jovens na época da Revolução Francesa (1789), e estes podem muito bem ter sido 64 indivíduos não aparentados; mas cada pessoa tem cerca de 224 ancestrais, ou quase 17 milhões, que viviam na época da Carta Magna (1215). É muito improvável, senão impossível, que 17 milhões de indivíduos diferentes estivessem envolvidos. Assim, uma criança de praticamente qualquer acasalamento costuma ser homozigótica por descendência em um ou mais loci, tendo herdado a cópia idêntica de um gene através de ambas as linhagens parentais.
Embora a pesquisa genealógica elucide a história da espécie humana como uma única família, o risco genético para a prole de casamento entre indivíduos aparentados não é tão grande como às vezes se imagina. Os riscos absolutos de uma progênie anormal para casamentos entre primos em primeiro grau são menos que o dobro do risco populacional global para casamentos entre pessoas não aparentadas. A consanguinidade ao nível de primos em terceiro grau ou parentescos mais remotos não é considerada geneticamente significativa, e o aumento do risco de uma prole anormal é desprezível nesses casos. Mesmo assim, provavelmente muitas pessoas homozigotas para um alelo raro o herdaram de ambos os pais desde um ancestral comum remoto que era heterozigoto.
Fonte: Thompson & Thompson (1993) Genética Médica. Quinta edição. Guanabara Koogan. pp 105-106.
Este é um trecho do livro Genética Médica que descreve um dos fatores que afetam o Equilíbrio de Hardy-Weinberg.
O livro é dedicado à Genética Médica, mas acasalamento consanguíneo afeta qualquer população de seres vivos que realizem cruzamento...
Pelo menos esse é indefinido, e aquele bebê que os pais não quiseram revelar qual era o sexo dele?
Pais decidem revelar que filho é homem após cinco anos de segredo
Casal britânico afirmava apenas que Sasha era de um 'gênero neutro'.
'Queria evitar toda essa coisa dos estereótipos', disse a mãe.
Notícia completa aqui:
Convidado- Convidado