Alemães criam céu virtual para melhorar ambiente de trabalho
+2
Parallax
Victor Pax
6 participantes
Página 1 de 1
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sistema funciona a partir de LEDs coloridos cobertos por um filtro difusor na cor branca que deixa luz das lâmpadas homogênea
Foto: ZTOP/Reprodução
Pesquisadores do Instituto Fraunhofer (sim, aqueles que criaram o MP3) criaram um novo sistema de iluminação de teto que simula dinamicamente o azul do céu e a passagem das nuvens carregadas pelo vento. A ideia é criar um ambiente profissional mais agradável e que passe a impressão de trabalho ao ar livre, independente de como está o tempo lá fora - o que, por sinal, pode ser uma mão na roda para aqueles países onde o clima é mais chato.
O mais interessante desse trabalho é que apesar da simulação do céu ser feita por computador, a reprodução das imagens não é feita por sofisticadas (e caras) telas de LCD, mas sim por painéis de 50 cm de lado formados por 288 LEDs coloridos (vermelho, azul, verde e branco) cobertos por um filtro difusor na cor branca.
Leia a matéria completa no ZTOP ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ).
De [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Vai um céu virtual no escritório aí?
Pesquisadores do Instituto Fraunhofer (sim, aqueles que criaram o MP3) criaram um novo sistema de iluminação de teto que simula dinamicamente o azul do céu e a passagem das nuvens carregadas pelo vento.
A ideia é criar um ambiente profissional mais agradável e que passe a impressão de trabalhar ao ar livre, independente de como está o tempo lá fora — o que, por sinal, pode ser uma mão na roda para aqueles países onde o clima é mais chato.
Para mim, o mais interessante dessa pesquisa é que apesar da simulação do céu ser feita por computador, a reprodução das imagens não é feita por sofisticadas (e caras) telas de LCD, mas sim por painéis de 50 cm de lado formados por 288 LEDs coloridos (vermelho, azul, verde e branco) cobertos por um filtro difusor na cor branca.
A grande sacada aqui é que esse filtro fica a 30 cm de distância dos LEDs — assim eles não não percebidos como pontos de luz e sim como uma massa homogênea capaz de reproduzir até 16 milhões de tons diferentes. Fora isso, o sistema de iluminação a LED é mais econômico que outros sistemas convencionais, o que pode ajudar a reduzir a conta de luz no final do mês.
Esse projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer para Engenharia Industrial (IAO) — localizado em Stuttgart, na Alemanha — em parceria com a LEiDs GmbH, que estudou o efeito da passagem da luz natural através das nuvens e a sua variação de tom e intensidade conforme as massas de nebulosidade se movem pelo firmamento.
Isso porque é preciso que a simulação do céu seja a mais perfeita possível, já que qualquer comportamento anormal ou inesperado (digamos, como um flash de relâmpago num dia de sol) costuma chamar a atenção das pessoas, tirando assim o seu foco no trabalho. A tecnologia aqui pretende encontrar o ponto ideal que ajude as pessoas manterem-se ao mesmo tempo alertas e concentradas nas suas atividades.
E para testar essa tecnologia, os pesquisadores convidaram voluntários que trabalharam o quatro dias sob esse novo sistema de iluminação, sendo que no primeiro dia as luzes permaneceram estáticas. Já no segundo dia, as luzes mudavam suavemente e no terceiro as mudanças eram mais rápidas.
No quarto dia as pessoas puderam escolher que tipo de luz mais lhe agradaram sendo que 80% delas optaram pelas luzes mais rápidas e dinâmicas. Um protótipo em maior escala desse céu virtual já está sendo desenvolvido e irá cobrir uma área de 34 metros quadrados onde serão usados 34.5609 LEDs. A intensidade dessa luz ambiente é de mais de 3.000 lux, apesar de que números em torno de 500 a 1.000 lux já são considerados níveis de iluminação bastante confortáveis.
O custo estimado desse sistema é de ~ 1.000 Euros por metro quadrado, mas esse valor obviamente tende a cair a medida que a produção ganhe escala.
Essa pesquisa será mostrada no stand da CeBIT em Hannover, entre os dias 6 a 10 de março de 2012.
Victor Pax- Farrista já viciei...
Re: Alemães criam céu virtual para melhorar ambiente de trabalho
Eu não sei se isso iria me ajudar ou me distrair mais ainda. hehe
Lembrei de Harry potter! Achei bem legal, ainda mais que sou uma dessas pessoas que o humor tem relação direta com o tempo. Amo um céu claro e ensolarado!
Convidado- Convidado
Os alemães são inteligentes né?
Jamm- Farrista além das fronteiras da sanidade
Seria legal em países como o Canadá.
Teve uma amiga minha que foi para lá e diz que em muitas cidades tem temporadas de meses em que a população praticamente não vê o céu (tudo era interligado por túneis, desde prédios até shoppings e nas ruas só nevascas ou nuvens) e que por isso os índices de suicídio e depressão eram altos.
Teve uma amiga minha que foi para lá e diz que em muitas cidades tem temporadas de meses em que a população praticamente não vê o céu (tudo era interligado por túneis, desde prédios até shoppings e nas ruas só nevascas ou nuvens) e que por isso os índices de suicídio e depressão eram altos.
Victor Pax- Farrista já viciei...
Inglaterra, dizem que fica meses nublado.
Última edição por Parallax em Ter Fev 07, 2012 11:53 am, editado 1 vez(es)
Parallax escreveu:Inglaterra, dizem que fica meses dublado.
legendado não fica não?
Brainiac- Farrista ninguém me alcança
Brainiac escreveu:Parallax escreveu:Inglaterra, dizem que fica meses dublado.
legendado não fica não?
hauhauhhaaahuahuahau
saiu uma letra errada.
Isso me lembrou daquela base da Umbrela Corp. no Resident Evil 1
Convidad- Convidado
Victor Pax escreveu:Seria legal em países como o Canadá.
luiza?
Mano a Luiza já voltou do Canadá.....
Ja pensou esse lance de céu virtual aqui... de repente uma tela da pau e ninguém nem liga pra isso ai começa a ter um monte de telas com defeito no céu e o responsavel por arrumar isso joga pra outro cara... Lembro quando o PC de um laboratorio q eu dava aula queimou, o pessoal da informatica dizia q era pro pessoal da parte de eletrica ver, e o pessoal da parte de eletrica dizia q era o pessoal da manutenção, o pessoal da manutenção dizia q era pra passar pro pessoal de compras pra eles fazerem uma cotação e finalmente o pessoal de compras passou pro pessoal da informatica e o ciclo continuava assim sem sair do ritmo... Fiquei mais de 6 meses sem o computador... Acabou q um professor de manutenção concertou ele. Acho q o céu virtual aqui ia passar pela mesma burocracia depois q desse pau
Ja pensou esse lance de céu virtual aqui... de repente uma tela da pau e ninguém nem liga pra isso ai começa a ter um monte de telas com defeito no céu e o responsavel por arrumar isso joga pra outro cara... Lembro quando o PC de um laboratorio q eu dava aula queimou, o pessoal da informatica dizia q era pro pessoal da parte de eletrica ver, e o pessoal da parte de eletrica dizia q era o pessoal da manutenção, o pessoal da manutenção dizia q era pra passar pro pessoal de compras pra eles fazerem uma cotação e finalmente o pessoal de compras passou pro pessoal da informatica e o ciclo continuava assim sem sair do ritmo... Fiquei mais de 6 meses sem o computador... Acabou q um professor de manutenção concertou ele. Acho q o céu virtual aqui ia passar pela mesma burocracia depois q desse pau
Convidado- Convidado
Isso é só o começo, logo teremos cortinas e janelas domésticas imitando o mundo real, isso vai abrir espaço para as salas de realidade interativa, aí sim jogar videogame vai voltar a ter graça...
ediv_diVad- Farrista além das fronteiras da sanidade
ediv_daVid escreveu:
Isso é só o começo, logo teremos cortinas e janelas domésticas imitando o mundo real, isso vai abrir espaço para as salas de realidade interativa, aí sim jogar videogame vai voltar a ter graça...
E depois todos estarão condicionados, da maneira que a corporação maligna tanto sonhara e assim controlar o mundo.
Ou
Não perceberemos quando as máquinas tiverem dominado tudo nos transformando em vegetais cibernéticos .
Mudamos de 1984 pra Matrix.. Foi uma evolução Jamm
Convidado- Convidado
comentários conspiratórios e/ou paroinóicos reinam o tópico....
seria esse o mito da caverna contemporâneo? ou já não vivemos há muito tempo trancados num mundinho "virtual", alienados com futebol, ai se eu te pego,bbb's e pseudocelebridades.....?
nunca experimentei trabalhar em tal ambiente. se for como aonde trabalho, que tenho que ouvir uma rádio que tem um imenso repertório de menos de 20 músicas,em maioria mpb, incluindo a nova música do lenine, consideraria tortura chinesa.....
[fim do desabafo...]
seria esse o mito da caverna contemporâneo? ou já não vivemos há muito tempo trancados num mundinho "virtual", alienados com futebol, ai se eu te pego,bbb's e pseudocelebridades.....?
nunca experimentei trabalhar em tal ambiente. se for como aonde trabalho, que tenho que ouvir uma rádio que tem um imenso repertório de menos de 20 músicas,em maioria mpb, incluindo a nova música do lenine, consideraria tortura chinesa.....
[fim do desabafo...]
te compreemdo cara... trabalhei numa escola q so tocava o maldito show do Luan Santana em loop.. Se eu topasse com o cara na rua acho q eu batia nele...
O DVD ficava de frente com meu laboratorio... Um dia eu trouxe um dvd dos Titãs e eles resolveram tirar pra por a merda do Luan Santana... Misteriosamente o DVD apareceu quebrado no lixo do meu laboratorio.
Juro q não fiz nada..
E ameacei q colocaria Slayer se eles colocassem Netinho (q na minha sincera opinião merecia uma desconfortável cela em algum presidio cheio de tarados marombados)... Depois desse dia apareceu um DVD do papa léguas e o mundo se tornou um lugar mais feliz.
Meu DVD do Slayer sumiu...
O DVD ficava de frente com meu laboratorio... Um dia eu trouxe um dvd dos Titãs e eles resolveram tirar pra por a merda do Luan Santana... Misteriosamente o DVD apareceu quebrado no lixo do meu laboratorio.
Juro q não fiz nada..
E ameacei q colocaria Slayer se eles colocassem Netinho (q na minha sincera opinião merecia uma desconfortável cela em algum presidio cheio de tarados marombados)... Depois desse dia apareceu um DVD do papa léguas e o mundo se tornou um lugar mais feliz.
Meu DVD do Slayer sumiu...
Convidado- Convidado
Lucas Daniel escreveu:
É já fomos menos entusiasmados Lucas....
Jamm escreveu:Lucas Daniel escreveu:
É já fomos menos entusiasmados Lucas....
O entusiasmo q nos levara a evolução
Convidado- Convidado
Tu prefere evoluir em 1984 ou na Matrix?
na verdade em nenhum dos dois... Prefiro acreditar q ainda é possível encontrar flores nos jardins do futuro e q a humanidade vai acordar e ver q esta fazendo merda.
Mas entre viver uma realidade falsa q é boa ou uma merda q é verdadeira fica dificil de escolher.... Pelo menos na matrix a gente tem internet
Mas entre viver uma realidade falsa q é boa ou uma merda q é verdadeira fica dificil de escolher.... Pelo menos na matrix a gente tem internet
Convidado- Convidado