A.R.R.A.F.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Monge e o Escorpião

4 participantes

Ir para baixo

O Monge e o Escorpião Empty O Monge e o Escorpião

Mensagem por Mogur Qui Fev 09, 2012 9:20 pm

Encontrei esse provérbio pela net.

Como eu gosto dos animais peçonhentos e predadores, e muitas vezes sou incompreendido por isso, gostei bastante desse texto.

"O Monge e o Escorpião
Um monge e os seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião a ser arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o escorpião picou-o e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem pegou no ramo de uma árvore, adiantou-se outra vez a correr, entrou no rio, colheu o escorpião e salvou-o. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles tinham assistido à cena e receberam-no perplexos e penalizados.

"Mestre, deve estar a doer muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia a sua compaixão!"
O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:

"Ele agiu conforme a sua natureza, e eu de acordo com a minha.""

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

O Monge e o Escorpião Empty Re: O Monge e o Escorpião

Mensagem por Quero Café Qui Fev 09, 2012 9:32 pm

Cara,
Fábulas e histórias orientais são foda.
É normalmente dito que os orientais pensam por imagens, enquanto os ocidentais pensam por conceitos (reproduzi simplificadamente uma fórmula para não ir além do que o momento pede). Desse modo, esse é o meio pelo qual a "filosofia oriental" melhor se apresenta. Essas fábulas e historinhas são muito profundas.
O problema é só encontrar fontes confiáveis. Assim, quem quiser saber um pouco mais terá que ser um pouco mais acadêmico.
Gosto muito de uma historinha budista que é mais ou menos assim:
Um bikhu (monge) perguntou a Buda como é o Nirvana.
Buda refletiu e respondeu:
- Como pode uma tartaruga dizer a um peixe como é a terra?
Há uma outra mais ou menos assim.
Um mendigo procurou a sanga (ordem budista) e disse a buda que estava disposto a largar tudo para poder seguir seus ensinamentos.
Buda respondeu:
- Como pode quem nunca teve nada largar alguma coisa?
Há ainda os famosos coans que são pequenos enigmas que guardam ensinamentos doutrinários.
Um famoso coan budista é o "Como se faz para não secar uma gota?" ou "Qual é o som de uma mão?"
Quero Café
Quero Café
Farrista "We are the Champions"
Farrista

Mensagens : 7858
Data de inscrição : 12/06/2010
Localização : Às vezes em Marte, às vezes no espaço sideral

Ir para o topo Ir para baixo

O Monge e o Escorpião Empty Re: O Monge e o Escorpião

Mensagem por Brainiac Qui Fev 09, 2012 9:37 pm

Vish, se segui-se minha natureza o mundo tava ferrado . Laughing
Brainiac
Brainiac
Farrista ninguém me alcança
Farrista ninguém me alcança

Mensagens : 15575
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 35
Localização : Planeta Colu

Ir para o topo Ir para baixo

O Monge e o Escorpião Empty Re: O Monge e o Escorpião

Mensagem por Mogur Qui Fev 09, 2012 10:09 pm

Eu evito ao máximo matar animais. Sempre penso em alguma forma para que o bicho continue vivo. Já soltei aranhas, serpentes e até um caramujo gigante (Megalobulimus sp.) em fragmentos de mata daqui de BH...

Acho que devemos sempre ter esse pensamento, porque esse planeta não nos pertence, estamos aqui como qualquer outra espécie, e devemos respeitar a vida acima de tudo.

_________________
Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro. (J. R. R. Tolkien, em Os filhos de Húrin)
Mogur
Mogur
Não tenho mais vida fora daqui
Não tenho mais vida fora daqui

Mensagens : 8799
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

O Monge e o Escorpião Empty Re: O Monge e o Escorpião

Mensagem por Jotaranha Sex Fev 10, 2012 2:57 pm


O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:

- Cambada de vagabundo, ficaram assistindo à cena perplexos e penalizados e nem mexeram um músculo pra me ajudar...

Laughing



Jotaranha
Farrista Zumbizando Serelepe
Farrista Zumbizando Serelepe

Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Monge e o Escorpião Empty Re: O Monge e o Escorpião

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos